Dia do Nhoque da Fortuna ou da Sorte
Conta a lenda que São Pantaleão, num certo dia 29 de dezembro, vestido de andarilho, perambulava por um vilarejo da Itália. Faminto, bateu a porta de uma casa e pediu comida. A família era grande e tinha pouca comida, mas apesar disso eles não se importaram em dividir o seu nhoque com o andarilho, cabendo a cada um sete massinhas. São Pataleão comeu, agradeceu a acolhida e se foi. Quando foram recolher os pratos, descobriram que embaixo de cada um havia bastante dinheiro. Por isso, tradicionalmente todo dia 29 é dia do nhoque da fortuna ou da sorte, acompanhado do famoso ritual de colocar dinheiro embaixo do prato, comer os primeiros sete pedacinhos em pé, fazer um pedido para cada um deles e depois comer a vontade. Bom apetite e boa fortuna!
Fonte: Elefante
Nhoque
Ingredientes:
- 1 quilo de batatas
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1 gema
- 1 colher de manteiga
- 1 pitada de sal
Modo de fazer:
Cozinhe a batata em água e sal. Passe as batatas pelo espremedor e deixe esfriar. Acrescente a gema, a manteiga e a farinha aos poucos, até dar ponto de enrolar. Quanto menos farinha melhor. Pode ser que se use menos do que as duas xícaras. Polvilhe a mesa com farinha e corte a massa em tiras, faça rolinhos e corte no formato de nhoques. Cozinhe em água fervente com sal e um pouco de azeite. Quando os nhoques começarem a flutuar é sinal de que estão prontos.
Retire-os da água e sirva com molho de sua preferência.
Sugestão de molho
ingredientes:
- 1 cebola picada
- 1 colher de chá de açucar
- 1 kg e meio de tomate maduro batido no liquidificador e peneirado
- 1 colher de sopa de extrato de tomate
- 2 tabletes de caldo de carne
- meia xícar de chá de vinho branco seco
-1 colher de sopa de salsinha picada
modo de fazer:
Doure bem a cebola, junte o açucar e os tomates. Acrescente os tabletes de caldo de carne, o extrato de tomate, meia xícara de chá de água, o vinho branco e a salsa. Abaixe o fogo e tampe a panela deixando até meia hora.
Senquisgóde aqui a gente pode roubar abacate no quintal do vizinho que ele até agradece. Talvez por isso mesmo não sou grande fã dessa fruta - mas de vez em quando gosto de comer de dois jeitos.
A família Ogino está de mudança para uma nova cidade. O casal, Akio e Yuko, estão muito empolgados com a viagem. Mas o mesmo não acontece com sua filha Chihiro, uma garotinha de 10 anos que está muito chateada por ter que deixar todas as suas lembranças e amigos de infância para trás. Nas mãos, ela carrega um buquê de flores, o último presente que ganhou antes de ir embora.
Chegando a nova cidade, o pai pega um atalho e a família acaba parando na frente de um imenso prédio vermelho no qual um túnel infinito boceja como uma boca gigantesca. Atraídos pela curiosidade, os três seguem caminhando através do túnel. Mesmo com muito medo Chihiro acompanha os pais.
Do outro lado do estranho prédio, os três encontram uma cidade misteriosa e deserta. Depois de andar alguns passos, Akio e Yuko, avistam um suculento banquete e começam a devorá-lo. De repente, a noite começa cair e os dois transformam-se em porcos, diante dos olhos da filha apavorada.
Perdida e sozinha, a pequena Chihiro se vê diante de um mundo repleto de espíritos e deuses. Para sua sorte, surge Haku, um misterioso jovem que resolve ajudá-la. Ele ensina a Chihiro o melhor caminho para se chegar até a bruxa Yubaba, a dona da casa de banhos.
A feiticeira revela que todos os humanos que entram em seus domínios são transformados em animais, antes de serem devorados. Aqueles que não têm o triste destino precisam provar seu valor no trabalho, ou são condenados à morte. Sem alternativa, a menina faz um trato com Yubaba para trabalhar na casa de banhos, renunciando sua humanidade e mudando de nome que passa a ser Sen.
Enquanto trabalha, Chihiro terá que descobrir uma maneira de encontrar suas lembranças, salvar seus pais e sair da cidade, ou então será escrava da bruxa para sempre...
Hoje é aniversário de Nuno e Alex D., da família
Amigo é coisa pra se guardar
Macaco (Hóu)
Bem, amigos da Rede PDUBT... Começou a pré-temporada da Fórmula 1 2004. E começou bem, com a apresentação no novo FW26 ao lado, debaixo do Ralf Schumacher e do Juan Pablo Montoya. Se corre rápido ou se é resistente o bastante pra aguentar o braço do Montoya eu não sei, mas que é bonitinho, é!
Passo-a-passo: o sushi do peixe à mesa

O rapaz do lado esquerdo de quem olha, Luke Wilson, apareceu na TV aberta segunda-feira no filme As Panteras. Também tá na seqüência Panteras Detonando e nos dois Legalmente Loira.
É comum na região Sul. Nos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo.
[por Vânia Lobo]






