sexta-feira, janeiro 09, 2004

Pra quem gosta de acompanhar a curva estatística dos reports de spam e incidentes de segurança: NBSO.

Essa tabela não lista [porque não pode e nem é da alçada da NBSO] casos de pirataria de domínios. Os DPNs [domínios de primeiro nível] disponíveis no Brasil obedecem uma lógica simples: se uma empresa registra hikawa.com.br ela não detém os direitos sobre outros DPNs como hikawa.org.br , hikawa.net.br , hikawa.psi.br , etc., sendo necessário registrar cada um separadamente. Se não fizer isso, outra empresa/pessoa pode registrar essses domínios legalmente.

No entanto, a regra não vale para instituições de ensino. Como foram as primeiras detentoras de domínios brasileiros, as instituições de ensino [universidades principalmente] não seguem o padrão comercial brasileiro [xxx.br] nem o padrão universal [edu] - por exemplo unimar.br ou famema.br .

Domínios registrados por universidades ficam reservados em todos os níveis para a unversidade que registrou: ninguém mais pode registrar unimar.com.br ou famema.eti.br. O lado ruim dessa regra é que uma certa faculdade tem registrado com sua ID zilhares de domínios comuns que depois são vendidos aos interessados [cases AOL e co.br - sem o m].

É ilegal? Não, do modo como está a legislação atual eles podem fazer isso. Enquanto não sair a alteração que obriga instituições de ensino a migrarem para edu.br ou g12.br [se não me engano] a Lady Gerson vai rolar solta.

Veja aqui lista completa dos DPNs disponíveis no Brasil.