terça-feira, janeiro 06, 2004

Digna de Reis

[por Vânia Lobo]

A rosca de reis tornou-se o prato símbolo do dia 6 de janeiro, data em que Gaspar, Melchior e Balthazar, os três reis magos, chegaram a Belém para conhecer Jesus, segundo a tradição cristã.

Cada cultura tem a sua receita do doce e lembra a data segundo seus hábitos religiosos. Em alguns países, como a Espanha, o Dia de Reis é mais festejado que o Natal. No Brasil, o costume manda desmontar a árvore de Natal neste dia. Como a ocasião acaba sendo mais uma oportunidade para reunir a família, que tal preparar um almoço diferente e encerrá-lo com a tradicional rosca de reis?

A receita dada aqui sugere uma brincadeira antiga, para alegrar a ocasião: esconder no doce uma fava ou algum pequeno objeto que resista ao calor (com o cuidado de não ser algo que possa ser engolido e causar prejuízo à saúde). Quem encontrar a prenda ganha o título de "rei" do dia. O monarca fictício recebe, além de uma coroa de papelão, a tarefa de trazer a rosca de reis na comemoração do ano seguinte.

ROSCA DE REIS
Rendimento: 6 a 8 porções
Custo: R$ 20
Tempo: 4 h e 30 min
Calorias por porção: 343 (considerando 8 porções)
Grau de dificuldade: médio

INGREDIENTES
- 20 g de fermento fresco
- 4 colheres (sopa) de leite morno
- 50 g de açúcar
- 1/2 colher (chá) de sal
- 1 colher (café) de casca de limão ralada
- 400 g de farinha de trigo
- 125 g de manteiga
- 2 ovos batidos
- 20 ml de licor de anis
- Leite, frutas secas e açúcar cristal para decoração

PREPARO
Em uma tigela, dilua o fermento no leite morno. Adicione o açúcar, o sal, a casca de limão, 100 g da farinha de trigo e misture. Quando estiver homogêneo, cubra a tigela com um pano e deixe a massa crescer por 30 minutos. Bata a manteiga até que fique com consistência de pomada. Faça uma segunda mistura com a farinha de trigo restante, os ovos, o licor de anis e a manteiga. Adicione à primeira massa e mexa. Cubra novamente e espere crescer por mais 90 minutos. Polvilhe farinha de trigo sobre uma mesa e coloque a massa (ela fica meio mole). Passe farinha de trigo nas mãos e molde-a com cuidado, dando o formato de um salsichão bem grosso. Coloque na massa uma fava crua e uma prenda. Arrume-a dentro de uma fôrma de anel untada com óleo. Faça alguns furos na superfície e deixe descansar por 30 minutos. Com um pincel, umedeça a rosca com um pouco de leite e enfeite com frutas secas picadas e açúcar cristal. Leve ao forno preaquecido (220ºC) por cerca de duas horas ou até dourar por cima. Desenforme depois de fria e, se desejar, decore com mais frutas secas ou em calda.

Fonte: Revista da Folha