quinta-feira, janeiro 29, 2004

Dia do Nhoque da Fortuna ou da Sorte

Conta a lenda que São Pantaleão, num certo dia 29 de dezembro, vestido de andarilho, perambulava por um vilarejo da Itália. Faminto, bateu a porta de uma casa e pediu comida. A família era grande e tinha pouca comida, mas apesar disso eles não se importaram em dividir o seu nhoque com o andarilho, cabendo a cada um sete massinhas. São Pataleão comeu, agradeceu a acolhida e se foi. Quando foram recolher os pratos, descobriram que embaixo de cada um havia bastante dinheiro. Por isso, tradicionalmente todo dia 29 é dia do nhoque da fortuna ou da sorte, acompanhado do famoso ritual de colocar dinheiro embaixo do prato, comer os primeiros sete pedacinhos em pé, fazer um pedido para cada um deles e depois comer a vontade. Bom apetite e boa fortuna!

Fonte: Elefante

Nhoque

Ingredientes:

- 1 quilo de batatas
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1 gema
- 1 colher de manteiga
- 1 pitada de sal

Modo de fazer:

Cozinhe a batata em água e sal. Passe as batatas pelo espremedor e deixe esfriar. Acrescente a gema, a manteiga e a farinha aos poucos, até dar ponto de enrolar. Quanto menos farinha melhor. Pode ser que se use menos do que as duas xícaras. Polvilhe a mesa com farinha e corte a massa em tiras, faça rolinhos e corte no formato de nhoques. Cozinhe em água fervente com sal e um pouco de azeite. Quando os nhoques começarem a flutuar é sinal de que estão prontos.

Retire-os da água e sirva com molho de sua preferência.

Sugestão de molho

ingredientes:

- 1 cebola picada
- 1 colher de chá de açucar
- 1 kg e meio de tomate maduro batido no liquidificador e peneirado
- 1 colher de sopa de extrato de tomate
- 2 tabletes de caldo de carne
- meia xícar de chá de vinho branco seco
-1 colher de sopa de salsinha picada

modo de fazer:

Doure bem a cebola, junte o açucar e os tomates. Acrescente os tabletes de caldo de carne, o extrato de tomate, meia xícara de chá de água, o vinho branco e a salsa. Abaixe o fogo e tampe a panela deixando até meia hora.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Eu acredito no ignhoque da fortuna! Faço o ritual a mais de 10 anos, sem faltar um dia 29. Já aconteceu, poucas vezes de esquecer ou de não ser possivel comer ignhoque no dia 29. Fico lamentando o ocorrido.
Quando comecei estava muito endividada com agiota e bancos. Depois que conheci o ritual em Ubatuba- SP, comecei a fazer e hoje vejo muita prosperidade em minha vida! Não que seja superstição! E sim uma meta a acreditar e seguir. Primeiramente Deus, depois as outras coisas. Mas, acredite, vale a pena! Já fiz estripulias para comer ignhoque no dia 29 quando o local não era possivel....valeu, valeu muito....Abraços a todos!

29 de dezembro de 2008 às 22:25  

Postar um comentário

<< Home