sábado, janeiro 12, 2008

Orgulho e Preconceito - série

No catálogo da Ediouro do final da década de 80 em que achei Jane Eyre tinha outro clássico romântico obrigatório: Orgulho e Preconceito da escritora britânica Jane Austen, da mesma coleção [não encontrei com a mesma capa e tradutor (Lúcio Cardoso) da minha pra botar linque aqui... As edições atuais disponíveis, da Ediouro e a da Martin Claret, foram traduzidas por outros profissionais (ótimo motivo para ter esperanças de um dia ler a série Harry Potter com uma tradução decente, heh)]. Também faz parte da minha lista de Top Favoritos, algumas posições abaixo de Jane Eyre.

Nada mais natural, portanto, que eu aproveitasse pra baixar os seis episódios da minissérie da BBC pra assistir, ainda mais porque [não me atirem pedras!] a minha versão favorita da história é O Diário de Bridget Jones, niqui o ator Collin Firth interpreta a edição moderna do Mr. Darcy que fez tanto sucesso em 1995 [a propósito, a famosa cena do mergulho no lago está no episódio 3: nham nham!].

Passei a gostar mais ainda da história: o roteiro captou as idéias centrais do livro - algumas, eu confesso, não tinha captado quando li - e Jennifer Ehle fez uma Lizzy Bennet bem do jeitinho que eu imaginava: delicada mas com um senso de humor agudo, educada e polida mesmo quando emitia seus pontos de vista mais duros. A caracterização das personagens, aliás, me capturou dicumforça!

Não vou comparar com a versão para cinema com a Keira Knightley porque... Bem, eu assisti mas não lembro de nada. Desconfio que achei marromeno, nem muito bom nem horrível - senão eu lembraria, né? Né?

Tenho a vaga memória de que foi muito centrado na personagem de Keira - como o livro o é, no fim das contas: apesar de ser narrado na 3ª pessoa, é Lizzy Bennet quem fica sob o holofote o tempo todo, o que ela diz, o que ela faz, o que ela pensa. Na minissérie a presença de Mr. Darcy é maior, percebemos melhor a evolução dos seus sentimentos. Outros personagens também ganham mais destaque, e foi aí que descobri onde mais estavam o orgulho e o preconceito do título que perdi na leitura, além do par central.

Recomendo a minissérie com entusiasmo. E o livro - se possível no original junto com Sense And Sensibility [meu favorito da autora] e Emma [não me taquem pedras de novo, mas minha versão filmada favorita desse livro é... As Patricinhas de Beverly Hills].

* Resenha muito boa em português brasileiro do livro no blogue Bookworm

Marcadores: , , ,

10 Comments:

Blogger Unknown said...

Olá...

Navegando a ermo pela net (nunca lembro como acho as coisas), encontrei os 6 episódios de Orgulho e Preconceito... Já tinha lido o livro, já adorava o livro... Enfim, quero sempre fazer um ar "obscuro e to-nem-ai", mas na verdade devo ser uma romântica, aff.

Das versões que vc citou para O&P, eu prefiro a série... Há tempo na série para conhecermos tb o Mr. Darcy, para acompanharmos as mudanças de sentimento e, principalmente, o susto que essas mudanças provocam. Mas... gostei muito da versão com a Keira, sei lá... acho que a interpretação dela me convenceu, claro que não há tanto força em Mr. Darcy nessa versão..

Voltando a série.... adoro as danças, adoro a forma como eles se olham, adoro a cara de nojo do Collin Firt, amo aquele lance das mãos, a forma histérica da pronúncia das sílabas da mãe, a descoberta do orgulho da Elizabeth, até então ela só via orgulho nele... E o preconceito que há tb nela por imaginá-lo a partir de fragmentos de informação.

Acho que escrevi de forma confusa, há tempos que não assisto a série (sim...sou daquelas que assiste uma mesma coisa por várias vezes)e agora estou mergulhada em Dostoiévski.. tentando entender o porque que a Liz some em Demônios depois de uma pedrada na cabeça.

bjs.... (gostei daqui)

PS: não tenho blog... postei com o meu gmail (anacandido@gmail.com).

PS2: valeu pelas dicas da versão em português do livro da Brontë.

12 de janeiro de 2008 às 16:18  
Blogger Unknown said...

Eiiiiii..

Vi que vc comentou "Secretária de Futuro", nos idos de 2003... Ah.. não resisti... tenho que comentar tb...

Olha, adoro esse filme... tenho o DVD (não ria, please). Lembro que me assustei com o cabelo das secretárias, quidiaboeraaquilo??? Que amei o Harrison trocando de camisa e fazendo pose para as mulheres do outro lado do vidro... Que amo a Joan perguntando se ele quer chá, água, "me?"... :)

E, principalmente, pensei que quando fosse uma mulher de negócios, quando fosse "dominar o mundo", seria como a Tess.. com direito a levar uma lancheira para o trabalho preparada por um Harrison Ford...

Enfim, nem tudo aconteceu, mas se há algo da Tess em mim, talvez seja a mania de buscar inspiração para o trabalho nos mais diversos lugares... a gente nunca sabe de onde vem as idéias :)... se é que elas vêm de algum lugar ;).

bjs...

PS: só depois, já de posse do DVD que vi o David Duchovny lá.... Eu amo XFiles... não sei ser coerente ao discutir XF... tudo é lindo e maravilhoso, perdi meu bom senso, se é que algum dia o tive.

12 de janeiro de 2008 às 16:55  
Blogger naomi . said...

ana, com a trindade [emily e charlotte brontë e jane auten] ficamos desculpadas de ler romances de época [aaaah, e com a mary-louise alcott tb]!

de minha parte, leio até barbara cartland quando dá, hehehe...

concordo com tudo o que vc comentou sobre a série! e mr. collins, jizuys, quantos mr. collins a gente não conhece de verdade, bem de perto?

acho interessante como a trindade critica a igreja de forma bem dura [m.l. alcott nem tanto], sendo que elas tinhas tanta ntimidade com o meio religioso... dá bem o que pensar, né?

---

ai, secretária de futuro! ainda não está na minha dvdteca *snifs* mas há de estar, um dia. adooooro essa cena com a joan cusack! e adooooro aquele vestido que a tess usa quando conhece o harrison ford, mas os cabelos eram mesmo uma personagem à parte...
hahahahaha!

13 de janeiro de 2008 às 11:47  
Blogger naomi . said...

ahn, e dostô rola de um lado pro outro na minha estante...
*vregonha*

13 de janeiro de 2008 às 11:50  
Anonymous Anônimo said...

Olá!!!
Me chamo Marta e sou louquinha pelas obras da Jane Austen, tenho alguns livros, os quais li, tenho alguns dvds tb e ... como na ainda não assisti a serie da BBC de O&P gostaria q vcs me ajudassem a encontra-lo!! como faço, me ajudem... tenho os seguintes dvds: orgulho e preconceito(2005), emma, razão e sensibilidade. aproveitando, vcs assistiram Persuasão ?? sabem onde encontra-lo em DVD?? tb não acho esse!!!
desde já, mto obrigada

28 de janeiro de 2008 às 23:05  
Blogger naomi . said...

marta, oi!

a série orgulho e preconceito eu baixei do site www.islifecorp.com.br

tem que fazer cadastro e aguardar email de confirmação [tive que fazer 3 vezes, nas 2 primeiras não recebi a confirmação]. o&p está na seção de downloads de séries canceladas.

já persuasão eu não encontrei em nenhuma loja... é um francês de 1995, com o ciaran hinds [o julio césar da série roma]?

29 de janeiro de 2008 às 14:04  
Anonymous Anônimo said...

mto mto obrigada, mas a serie q vc baixoiu de O&P já vem com legenda em portugues?
qto ao filme persuasão assisti com legendas em portugues e por incrivel q pareça, eu o aluguei em uma locadora, mas não o acho mais!!!!

29 de janeiro de 2008 às 21:31  
Blogger naomi . said...

marta, vem com legenda, sim. são amadoras, mas de muito boa qualidade. rodam no real player.

sabe que eu acho que esse filme não chegou na minha cidade?
:o(

30 de janeiro de 2008 às 00:16  
Anonymous Anônimo said...

Naomi....
mto obrigada pelas dicas!!!
qto ao filme, acho q vc tb iria gostar!!!

2 de fevereiro de 2008 às 17:48  
Anonymous Anônimo said...

ja assiti esse filme mas q ria asistir agora
e n sei como baixar
ajuda!

7 de março de 2008 às 22:35  

Postar um comentário

<< Home