domingo, dezembro 30, 2007

Ozooni

OZOONI (Porção para 6 a 8 pessoas)

Ingredientes:
1 unidade de Kamaboko (rodelas finas)
2 unidades de tikuwa (cortar em tiras finas)
2 unidades de shiitake (cortar em tiras finas)
100 g de broto de bambu (picado)
6 a 8 unidades de moti

CALDO
Ingredientes:
½ envelope de hondashi
1 colher (sobremesa) de sal
2 colheres (sopa) de saquê kirin
2 colheres (sopa) de saquê mirim
1 colher (chá) de açúcar
5 colheres (sopa) de shoyu (ou à gosto)
1 colher (chá) de Ajinomoto

PREPARO
Deixe o shiitake de molho (em água) para amolecer, por 2 ou 3 horas. Depois, corte-os em tiras finas. Separe.

Coloque os motis em uma grelha, em fogo médio, por aproximadamente 1 minuto cada lado, até ficar meio tostado. Separe.

Em uma panela, misture todos os ingredientes do caldo até levantar fervura.

Acrescente os ingredientes picados e cozinhe por 5 minutos.

Por último, coloque os motis e deixe por mais 2 minutos (até amolecer).

Sirva em tigelas e lembre-se: esta deve ser a primeira refeição do ano. No dia 1º, a primeira refeição deve ser o Ozooni, sopa com moti (à base de arroz, considerado vindo de Deus, ou seja, traz sorte e prosperidade).

< humor negro>
Lembrete 2, muito importante: mastigue pequenos bocados de cada vez para ter longa vida!
< /humor negro>

Publicado originalmente em 03 de janeiro de 2003.

No blogue do Marcelo Katsuki tem uma versão diferente, e na revista Zashi é até capa da edição de dezembro. Eu confesso que não sou muito fã, prefiro mochi frito e com molho de shoyu e açúcar - e prefiro mochi feito em casa na panela elétrica própria pra fazer mochi que meu pai trouxe do Japão, mas que só foi usada uma vez. Nhé.

Em todo caso, os dois pacotes que reservamos com o pessoal do kaikan já estão na geladeira e os ingredientes pro ozooni do dichan já estão na geladeira dele. Sá falta dar uma refrescada na hora de comer, caus que essa sopa dá um suadouro...

Marcadores: , , ,

sexta-feira, dezembro 28, 2007

Para quem já vai

Para quem tá fechando a conta do boteco, pronto pra reaparecer só em 2008: feliz ano-novo!

Dirija com cuidado, use protetor solar, beba muita água [pelo menos 200ml/hora], não abuse da comida e da bebida.

Muita gente diz "bah, é só uma vez por ano". Titia Batata não concorda: tem todo o próximo ano pra comemorar o fato de estar vivo.

[Diz a pessoa que acaba de devorar meia bandeja de namagashi sozinha. Faça o que eu digo, etc.]

Marcadores: ,

Feijão maravilha

G1: "Com o preço do feijão em alta, o brasileiro já começa a buscar alternativas para o produto. Segundo a nutricionista Flávia Renata Dotti, do Grupo Seiva de gerenciamento de serviços de alimentação, o feijão preto, a lentilha e a soja são opções mais acessíveis e nutricionalmente equivalentes."

Dona mãe reclama do preço do feijão faz meses. Em Pedra Lascada, 1kg já custa mais do que um pacote de 5kg de arroz. Feijão preto aqui costumava ser mais caro e já foi alcançado pelo carioquinha; soja e lentilha saem um pouquinho mais barato mas também não é taaaanto assim. Ainda mais do jeito* que se faz em casa, a diferença de preço some.

Não vou esfregar esses fatos na cara de Paul McCartney porque ele não lê o PdUBT, heh.

* Com bacon e lingüiça defumada, e fubá pra engrossar o caldo.

Marcadores: ,

quinta-feira, dezembro 27, 2007

Go gal!

Henshin: "Elas não tinham super-poderes, mas fizeram de sua valentia e audácia as armas para enfrentar a bandi­dagem. Nos anos 60, Safiri e Trixie foram as responsáveis por abrir o caminho para uma legião de super-heroínas que surgiriam nas décadas seguintes."

Aaah, eu adorava a Princesa Safiri! Acho que vou ali reler os mangás...

Marcadores: ,

Desculpem a nossa falha

Se pá ainda não corrigiram. Folga de fim-de-ano, coisetal.

Marcadores:

quarta-feira, dezembro 26, 2007

Iei!

Zero vezes foi o quanto ouvi "Então é natal" ca Simone neste Natal. 1/2 vez foi o quanto ouvi a versão original do John Lennon [numa propaganda de loja de informática na rádia; desliguei assim que começou].
\o/

Marcadores:

Belga, Madame. Não francês!

Graças à dica da Fernanda [senquiu!] consegui completar os episódios de Ugly Betty antes do previsto no IsLife. Já baixei até o ep 10 da 2ª temporada, e só faltam mais 8 pra terminar de assistir. É uma delícia ficar catando citações, referências, participações especiais, curiosidades... Tem muita referência ao Brasil, de modelos [Gisele, Alessandra, Adriana] à edição brasileira da Mode e, é claro, a cirurgias plásticas.

No episódio Swag, Betty chega mesmo a falar português com a recepcionista da Casa Brazil. O português da atriz America Ferrera não é mau e soa brasileiro, levemente acaipirado por causa do R puxado, ao contrário da recepcionista pretensamente brasileira que tem um sotaque definitivamente lusitano. Bom, acho que devo me dar por satisfeita porque pelo menos não colocaram alguém falando espanhol, né?

Papa Poirot também fica bravo quando os ingleses acham que ele é francês, porque a nacionalidade faz parte da identidade da pessoa. Da personagem, digo.

Eu não chego a ficar [muito] brava mas me incomoda o jeito genérico como tratam os orientais: tem olho puxado é japonês. Imagino que chineses, coreanos, tailandeses, malaios também não gostem muito. Recebi um exemplo perfeito disso na semana passada quando mandaram emeio avisando que a agenda da Pucca que encomendei tinha sido despachada. Decerto acharam que só porque a Hello Kitty e o Keroppi são japoneses, todo personagem infantil também é.

Custa pesquisar um pouco?

Marcadores: , , , ,

Top Doutores Fazíveis


1- Gregory House, interpretado por Hugh Laurie em House

Marcadores: , ,

domingo, dezembro 23, 2007

Cartão

Este ano, Titia Batata está sem cabeça para mensagem de fim de ano... eu nem me lembro se teve isso nos anos anteriores. Bâs, em todo caso, deixo um cartão-postal da cidade à guisa de. Não fui eu que fotografei, quando fui lá ver não levei câmera e, de qualquer mod, toda noite tá lotado de gente, não daria pra sair assim clean na foto.
;o)

Marcadores:

sábado, dezembro 22, 2007

Eita

Conversa relembrada enquanto procuro receita legal pra takô.

-- E ae, quando que você termina a faculdade?

-- Este ano, ainda bem. Trabalhar e estudar ao mesmo tempo, não agüento mais.

-- É por isso que o nosso querido presidente não fez nem uma coisa nem outra, né?

* Takô = polvo, carne sólida. Lula é iká e é oco. Daí se fazem anéis de lula mas não de polvo.

Marcadores: ,

Top Doutores Fazíveis


2- Sheldon Hawkes, interpretado por Hill Harper em CSI: NY

* Agora ele faz parte da equipe de cientistas forenses, mas começou a série como médico-legista, antes da bicuda da Peyton.

Marcadores: , ,

sexta-feira, dezembro 21, 2007

A palavra é de prata, o silêncio é de ouro

Made in Japan: "Quando falam que as pessoas fazem qualquer coisa para ficar mais bonitas, elas não estão brincando. Um tratamento revolucionário importado da Turquia coloca os japoneses em uma situação inusitada, a de refeição para peixes que se alimentam de pele humana."

Originalmente, o tratamento com os peixinhos Garra Rufa trata doenças da pele. Soubesse disso antes, talvez o norte-americano Paul Karason escaparia de desenvolver Argyria [do latim argentum, relativo ao elemento químico prata (Ag)] quando foi medicado com prata coloidal para curar uma dematite. Os efeitos externos da Argyria são visíveis: os sais de prata se depositam na pele, que assume uma coloração cinza-azulada [ou azul-acinzentada, depende de quem olha].

Já os efeitos internos são bem menos engraçados: problemas neurológicos que provocam convulsão, dor de cabeça, cansaço, falência dos rins e fígado, efeitos colaterais deveras indesejados para o que é anunciado como panacéia para todos os males.

Outra coisa que os japoneses usam para obter boa saúde e que parece não ter efeitos colaterais [exceto, talvez, o empobrecimento da carteira] é comer e beber ouro, desde manjus cobertos com uma película dourada até saquês com flocos de ouro. Meu pai trouxe dos dois mas pra dar de lembrancinha pros tios, eu não vi nem o cheiro...

Vídeo no Youtube de entrevista de Paul Karason para a ABC News.

[Tinha acabado de ver essa tal de Argyria no filme das 5 pessoas, e antes que conseguisse pesquisar na Internet recebi a dica do vídeo. Se isso não é transmissão de pensamento, não sei o que é.]

Marcadores: , , , ,

Isso era aquilo

Eu tava sem nada pra fazer, num tééédio... Quando recebi emeio comercial da Saraiva com um erro* [de digitação ou ortográfico, quem há de saber?] e percebi que toda vez penso nesse livro com o título antigo, tendo que me corrigir logo em seguida. Como um planeta puxa o outro num carrossel em volta do sol**, lembrei também de outros dois livros que tiveram os títulos alterados, por um motivo ou outro.

Título original britânico: Northern Lights [Philip Pullman, 1995]
Título americano: The Golden Compass
Justificativa: The Golden Compass era o título pretendido quando o autor enviou o manuscrito para os editores americanos, mas eles demoraram a aprovar e os editores britânicos acabaram por mudar o título do primeiro livro, assim como o próprio nome da série - que era para ser "The Golden Compass Says..." e mudou para "His Dark Materials", uma linha do poema Paradise Lost, de Milton. [Fonte: Site não-oficial]
Título brasileiro: A Bússola Dourada, reeditado como A Bússola de Ouro - série Fronteiras do Universo.
Justificativa: um objeto feito de ouro é mais nobre do que um que apenas tem a cor dourada. [Fonte: Omelete]


Título original britânico: Ten Little Niggers, depois reeditado como Ten Little Indians, Ten Little Soldiers e, em 1985, sucumbiram ao And Then There Were None [Agatha Christie, 1939]
Título americano: And Then There Were None
Justificativa: a brigada politicamente correta norte-americana considera ofensiva a palavra 'nigger' e outras referências que denigrem [ops] índios. [Fonte: Rethinking Schools]
Título brasileiro: O Caso dos Dez Negrinhos


Título original britânico: Harry Potter & The Philosopher's Stone [J. K. Rowling, 1997]
Título americano: Harry Potter & The Sorcerer's Stone
Justificativa: os editores norte-americanos acharam que a menção à filosofia intimidaria as crianças de lá. Que grande consolo saber que não é só a editora e a tradutora brasileiras que consideram as crianças-alvo incapazes de ler um livro se não for beeem tatibitati. A edição dos EUA também foi adaptada para a criança média americana [titia Batata olha com raiva para sua coleção com 6 dos 7 livros editados pela Scholastic].
Título brasileiro: Harry Potter & A Pedra Filosofal

* Ver captura de tela do tal emeio.

** Trecho da música Em Volta do Sol [letra de Guillaume Isnard], do Zero.

Marcadores:

quinta-feira, dezembro 20, 2007

As Cinco Pessoas Que Você Encontra No Céu

Titia Batata falou várias vezes sobre como um preconceito bobo pode pôr a perder a oportunidade de conhecer alguma coisa legal, já não já?

Pois é, Titia Batata comete esse mesmo pecado da soberba e torce o nariz quando o assunto cheira, mesmo que vagamente, a auto-ajuda.

Tive a chance de ler As Cinco Pessoas Que Você Encontra No Céu, de Mitch Albom, e passei a vez. No fim de semana, no entanto, não pude escapar de assistir o filme baseado no livro caus que dona mãe queria muito ver, mas não sabe usar o dvd player. "Ora," direis, "podia ter colocado o filme pra ela e saído." Até podia, mas minha outra ocupação foi mantê-la acordada durante as 2h40 de duração. Não porque foi um filme aborrecido, e sim porque é uma característica dela, mesmo. Até a dona da videolocadora sabe que minha mãe assiste filmes mais com a boca aberta do que com os olhos.

Não consegui fazê-la assistir o filme inteiro [viu só 4 das 5 pessoas], mas eu vi. E gostei muito. É daquele tipo que deixa um efeito residual agradável, faz a pessoa se sentir uma pessoa melhor. Claro que meu lado ranzinza encontrou algo para criticar mas, face ao espírito natalino, vou me abster de comentar essa parte. Aliás, este é um filme ideal para se ver nesta época do ano se estiver se sentindo deprimido por causa das resoluções não cumpridas, dos balanços com saldo vermelho... Muito melhor, eu diria, do que os que a tv vai passar na semana que vem, aqueles filmes de pessoas vestindo túnica bege.

Marcadores: ,

Olha pra cá

-- Eu não reconheci o namorado de A. ...

-- É porque você só tinha visto uma vez.

-- Não, é porque daquela uma vez ele tava com a perna engessada.

-- Ah, e isso muda muito a fisionomia da pessoa?

-- Totalmente.

Marcadores:

quarta-feira, dezembro 19, 2007

Vai cantar que você ganha mais

Eu não ia falar nada. É época de festas, diz a minha voz interior que às vezes acredita na humanidade e tentava me impedir. Ninguém quer se preocupar com isso agora. Tá, respondi.

Mas não deu.

Folha: "O músico Paul McCartney pediu à população mundial que se converta ao vegetarianismo para salvar o planeta dos efeitos da mudança climática."

Claro. Se não conseguem nem fixar metas para um grupo de países cortar o uso de combustíveis fósseis, por que não convencer um mundo em que milhões morrem de fome a deixar de comer carne, não é?

Plantar grãos que substituem, a custo altíssimo, a proteína essencial provocando o desmatamento de áreas de reserva não é viável agora. Primeiro tem que se desenvolver variedades mais resistentes, mais nutritivas e que produzam mais em áreas menores. Depois tem que negociar o subsídio pra produção, investir em logística e transporte, silos para armazenagem e centros de distribuição.

Do jeito que a coisa é hoje em dia, grãos que precisarão ser transportados em caminhões e navios poluentes são vendidos a peso de ouro por causa da política de subsídio agrícola dos mesmos países que não concordam com as metas de emissão de carbono.

A intenção de Sir Paul e outros pode ser até boa, mas a mim soa como alguém que está confortavelmente sentado no sofá de sua mansão aquecida com combustível mineral ou fóssil na hora do chá, entre uma refeição e outra. Ou, relembrando Melville:

"Of all the preposterous assumptions of humanity, nothing exceeds the criticisms made of the habits of the poor by the well-housed, well-warmed, and well-fed." Herman Melville.

De todas as absurdas suposições da humanidade, nada excede as críticas feitas aos hábitos dos pobres feitas pelos que têm boa moradia, estão bem aquecidos e bem alimentados.

Marcadores: , ,

Top Doutores Fazíveis


3- Luka Kovac, interpretado por Goran Visnjic em ER - Plantão Médico

Outro médico de ER foi top fazível em 2004, o Dr. Romano - mas na categoria Semi-Carequinhas.

Marcadores: , ,

terça-feira, dezembro 18, 2007

[S] Objeto de desejo

Um Lembrol [ou Remembrall] igual o que Neville ganhou da avó.

Na falta de um, tenho que apelar para dispositivos trouxas. Nhé.

Marcadores:

Iei!

Titia Batata ganhou recomendação na revista Zashi, fonte de muitos postes dedicados aos temas japoneses no PdUBT.

Agradeço de montão aos redatores da revista, especialmente à Erika Horigoshi que captou o espírito esdrúxulo do blogue.

Domo arigatou gozaimashita!

Marcadores: , , ,

Horroróscopo

-- Fulana não sai da piscina, né?

-- Ela é do signo de água, tá no elemento dela...

-- Tá explicado. Eu sou de terra, se misturar vira lama.

Marcadores: ,

segunda-feira, dezembro 17, 2007

Captain Jack Sparrow

Confesso que nunca bateu fissura de ficar baixando séries pela internet pra assistir assim que estreasse nos EUA, mesmo no caso de Ugly Betty - que esperei mais de ano. O primeiro que baixei foi o episódio de CSI niqui acontece o crossover com Without a Trace, nesta semana. Agora que abriu a porteira, faço download duas vezes por dia pelos links informados no Séries Free. Tive que instalar a extensão do Megaupload no Firefox, mas é um mal menor. Os outros hosts de arquivos, como o RapidShare, não rolam aqui.

Pelas minhas contas demorarei mais ou menos 2 semanas pra alcançar o episódio mais recente de Ugly Betty, ufa.

Marcadores: ,

sábado, dezembro 15, 2007

Top Doutores Fazíveis


4- Percival "Perry" Cox, interpretado por John C. McGinley em Scrubs

Marcadores: , ,

sexta-feira, dezembro 14, 2007

Alfabetizando

Nova Escola: "Foi-se o tempo em que os gibis eram proibidos na sala de aula e as crianças tinham de escondê-los sob a carteira. Os quadrinhos são uma excelente opção para incentivar a leitura em quem está entrando no mundo das letras. A começar pelos personagens, que, por si só, são atraentes para a garotada. 'Eles despertam interesse por serem bem conhecidos', explica o psicólogo José Moysés Alves, da Universidade Federal do Pará."

Marcadores:

:o(

Folha: "O escritor Terry Pratchett, um dos autores do Reino Unido que vende mais livros no mundo todo, anunciou que sofre de mal de Alzheimer em comunicado divulgado hoje pela imprensa britânica."

Será que a Vovó Esmerelda Cera do Tempo não dá um jeito? Nah, a especialidade dela é cabeçologia. Talvez Nanny Ogg?

*Triste.*

Marcadores: , ,

Awwwmm!



A Claro pode não ter o melhor serviço de telefonia celular do mundo, mas faz as propagandas mais legais. Tem essa série natalina da promoção 6 centavos o minuto que usa apenas quianças atuando - eu paixonei no garotinho do vídeo acima [Presente]! Quando ele dá aquela risadinha hehe não consigo evitar de rir junto, de tão bunitinho da titia! que ficou.

Minha segunda favorita da série é a do Velhote, niqui um grupo de meninos arma uma tocaia pra surpreender Papai Noel, vulgo Barba. A frase final, tirada de Tropa de Elite, foi bem encaixada.

De Meninas eu não gostei.

Marcadores:

quinta-feira, dezembro 13, 2007

Pois é

Nos episódios de Criminal Minds geralmente são feitas duas citações quando a equipe está no avião, uma na ida e uma na volta. Também geralmente eu esqueço [a citação] logo em seguida. Talvez porque o episódio desta semana tenha me interessado mais, por causa da questão moral que levantou, as citações grudaram na cabeça.

"Of all the preposterous assumptions of humanity, nothing exceeds the criticisms made of the habits of the poor by the well-housed, well-warmed, and well-fed." Herman Melville.

De todas as absurdas suposições da humanidade, nada excede as críticas feitas aos hábitos dos pobres feitas pelos que têm boa moradia, estão bem aquecidos e bem alimentados.

"Nothing is permanent in this wicked world, not even our troubles." Charles Chaplin.

Nada é permanente neste mundo difícil, nem mesmo nossos problemas.

Marcadores: ,

Outra lista

Estava a ler o Clareando Idéias, do Fernando, quando vi o poste sobre o lançamento do DVD duplo do filme Laranja Mecânica. Na resenha do Rubens Ewald e no Submarino não especificam nada do que vem no disco extra, mas eu sei que, não faz muitos dias, achei a versão dietética [disco simples] no bancão de R$9,90. Pelo menos outros dois filmes do Kubric [De Olhos Bem Fechados e O Iluminado] também têm novas edições duplas saindo do forno depois de jogar a simples no bancão.

Nhé!

Isso me lembrou de mais filmes que estão na minha lista de preciso assistir [ou rever, em alguns casos] que comprei na promoção e agora têm versões mais incrementadas que quase me fizeram ter um ataque de caspa.

O Gold Box Edition de Twin Peaks

A Edição Imaculada de Monty Python: A Vida de Bryan

A Edição Especial Tripla de Blade Runner

Lição aprendida, não vou comprar o box do Senhor dos Anéis agora que caiu de preço - quem sabe finalmente sai a versão estendida no Brasil?

Marcadores:

quarta-feira, dezembro 12, 2007

Listas de listas

A Time juntou 50 listas dos 10 melhores em 5 categorias: Notícias, Arte&Entretenimento, Ciência, Negócios/Tecnologia/Esportes e Cultura Pop. É um jeito de relembrar o que aconteceu em 2007.

Marcadores:

Top Doutores Fazíveis

Nova série de top fazíveis, provavelmente a última do ano; vale lembrar que o conceito batatal de "fazível", muitas das vezes, não bate com o conceito popular de "bonitinho". Depende muito mais de atitude do que de aparência física.


5- Eric Foreman, interpretado por Omar Epps em House

Marcadores: , ,

Aaaaaaaaaah!!

A Cor da Magia, de Terry Pratchett, vai virar filme! Tim Curry [eu lóvo ele] vai ser Trymon, Sean Astin [o Sam Gamgee de O Senhor dos Anéis] vai ser o Duasflor, David Bradley [o Filch de Harry Potter] vai ser Cohen, o Bárbaro e *ataque histérico* Christopher Lee vai ser A VOZ DO MORTE!

*Cataploft*

Eu preciso reler o livro, eu preciso assistir Hogfather [o filme anterior] e eu acho que sou obrigada a acompanhar a série em inglês mesmo, porque lá se foram 15 meses desde o último lançamento de um livro do Discworld pela Conrad, desperdiçando matéria da Veja.

Nem a Grande A'Tuin entende cabeça de editor.

Marcadores: , , ,

terça-feira, dezembro 11, 2007

Limonada suíça

1 limão
1/2 l de água gelada
1 xícara [chá] de açúcar cristal
1/2 cuba de gelo

Lavar bem o limão e cortar em cruz, descartando sementes e a pele branca [mas deixar a verde]. Bater tudo junto no liqüidificador, coar e juntar mais meia cuba de gelo. Beber imediatamente.

É só isso o que me ajuda a sobreviver a esse calor da moléstia.

Marcadores:

Don't nobody know my troubles but God



Essa musga fechou o episódio de ontem de Cold Case, na versão sem o Blue Man Group mas assim uma das minhas favoritas.

Natural Blues
Moby

oh lordy, trouble so hard
oh lordy, trouble so hard,
don't nobody know my troubles but God
don't nobody know my troubles but God

went down the hill, the other day
my soul got happy and stayed all day

oh lordy...

went in the room, didn't stay long,
looked on the bed and brother was dead

oh lordy...

Marcadores: ,

Ouvidos moucos

Notícia policial, ouvi hoje na rádia:

"O cidadão chegou ao hospital já completamente morto."

Já não se fazem mais mortos-vivos como antigamente, tsc.

Marcadores:

segunda-feira, dezembro 10, 2007

Crossover

TeleSéries: "Depois de cinco anos, a rede americana CBS resolveu investir em mais um crossover de CSI. Desta vez Grissom e sua equipe dividiram a cena com Jack Malone e os agentes de Without a Trace."

Graças às idiossincrasias da tv paga brasileira, a segunda parte do crossover [quando duas séries participam de episódios uma da outra] vai ao ar hoje na Warner no episódio Where & Why de Without A Trace [Desaparecidos], enquanto a primeira sai sabe-deus quando no AXN [março, talvez abril de 2008].

Capaz que vou ser *obrigada* a baixar esse episódio pela Internet.

Marcadores: , ,

Coisices

Notícias do gatinho que esgueirou-se em casa, o Coisinha. Eu disse antes que ele nunca seria um gatinho fofinho, né? Dois erros: primeiro que ele é ela, hehehe... Mas descobrimos isso tarde demais e não dá mais pra botar um nome legal, ela só atende por "Gatinho" agora.

E ganhou outros apelidos: Carrapatinho, Sombra, Encosto, Chicletinho. Se antes ela não deixava a gente nem olhar pro lado em que estava, agora não desgruda mais. Tá até difícil de fazer xixi, caus que ela corre na frente e senta no tampo esperando o nosso aperto chegar num ponto em que temos que espanar ela dali, para em seguida ela subir no colo.

Ela cresceu bastante, mas come menos ração. Ué. Minha mãe descobriu o motivo: ela é uma caçadora. Tá acabando com os bichinhos [como moro perto do mato, tem muito bichinho por aqui: insetos, lagartixas, baratas] e ela - bleargh! - come o dia inteiro. É uma dieta variada, tenho que admitir. A vantagem é que ela bebe muita água, tanto que tem dois potes de água, um dentro e outro fora de casa, sem contar o que ela afana da pia, do chuveiro... Menos preocupação com as doenças do trato urinário.

Marcadores:

sábado, dezembro 08, 2007

Quizás, Perhaps, Talvez

Graças a dicas e arquivos recebidos dos comentadores, o álbum Quizás, Quizás, Quizás da Ouvateca tem mais 10 [dez!] novas versões. Eu paixonei na da Laura Fygi, mas a ska turca e a reggae também tão rodando direto no loop aqui.

Ainda faltam uns que foram comentados, mas no eMule nem sinal dos caras.

Marcadores: ,

sexta-feira, dezembro 07, 2007

Harry Potter & Tropa de Elite

Uma das coisas mais criativas e engraçadas que li no Orkut até hoje. O autor é Carlos Cerqueira.

---

Afinal, e se a JK escrevesse usando o linguajar característico do Tropa de Elite?

Vão aqui alguns trechos:


1 - O Voldemort era o cara que mandava nos Comensais da Morte. Eu sei como termina a história do Voldemort, mas não sei como começou. Ele deve ter tido uma infância fudida, virar praticante da arte das trevas pode ter sido a única opção. O que me fode é o sujeito que nasce com oportunidade e termina entrando nessa vida. Eu já disse isso antes, mas não custa repetir: pra mim, quem ajuda comensal é cúmplice, tem que ir pra Askaban.


2 - Nessa situação todo bruxo tem que escolher: ou vira comensal, ou se omite, ou vai pra guerra. Naquela noite eu fiz minha opção: eu parti pra guerra.


3 - "Se o mundo da magia dependesse só do pessoal do ministério os comensais já teriam tomado o poder faz tempo. É por isso que existe a Ordem da Fênix, tropa de elite dos opositores de Voldemort. Quando os aurores não dão conta do recado, entra em ação a Ordem.


4 - Meu nome é Harry Potter: eu chefiava um grupo de destacamento da Ordem da Fênix, chamada Armada de Dumbledore. Eu tava naquela guerra fazia tempo e estava começando a ficar cansado e a minha vida tava ficando cada vez mais complicada. Encontrar as Horcruxes, um não poder viver enquanto o outro não morrer...eu tava de pavio curto.


5 - Antes da acessão do Voldemort, se o ministério quisesse, dava pra acabar com essa guerra. Mas eles recebiam suborno pesado dos comensais da morte. Dar uma varinha na mão de quem é mal-remunerado só pode dar merda.
_ Harry!
_ Fala Rony
_ To com ele aqui na mira!
_ Quem?
_ O Malfoy, tá recolhendo a mercadoria dos comensais.
_ É 100% Rony?
_ É sim senhor.
_ Então senta o dedo nessa porra.


6 - Aula de Estudo dos Trouxas
_ Esses traidores do sangue não querem saber de nada não, matam primeiro pra depois saberem que é. Ficam ai, escondendo o Potter, aquele criminoso.
_ Peraí, peraí que o sr. Longbottom quer falar.
_ Eu até concordo que haja traidores do sangue violentos. Mas a maioria é honesta e Potter não é criminoso
_ AAAAAAA
_ Ow, ow, silêncio, deixem ele falar.
_ Porque vocês sangue-puros são todos protegidos do ministério. Mas tem muita coisa que vocês estão por fora. Ficam acreditando em Profetazinho Diário e não sabem da verdade...não sabem de nada não.


7 - Treinamento:
_ Sr. Simas, o senhor não está empunhando a sua varinha?
_ Não senhor.
_ Faz 10 anos que vc treina isso e não está empunhando a varinha. O que vai acontecer se um colega seu for estuporado, vai largar a varinha no chão?
_ Não senhor.
_ Vai enfiar no cu?
_ Não senhor.
_ Então empunha a porra da varinha!


8 - _ Sr. Crabbe, sabe porque o senhor não vai conseguir?
_ Não senhor.
_ Porque o senhor é um corrupto filho da puta. E na armada não entra corrupto. Pede pra sair, pede pra sair, filho da puta.
_ Eu desisto senhor!

_ Sr. Goyle, o senhor é o novo xerife!
_ Eu, eu desisto senhor!


9 - Comensal entrando na tropa
_ Eu quero uma tatuagem igual a essa no braço.
_ Mas meu senhor, eu tenho aqui este unicórnio lindo
_ Não quero saber caralho, eu quero cobra na caveira, cobra na caveira!


10 - E a cicatriz de Harry começou a arder, e ele viu um bruxo cercado de comensais.
_ Cadê Potter, cadê Potter filho da puta.
_ AArrr, eu-não, eu, não sei.
_ Rabicho, traz o saco.
_ Vai falar onde ta o Potter
_ Mas.....aaaarrrrgggg....eu não sei.
_ Filha da puta, claro que sabe, cadê Potter, cadê Potter??
_ Eu não sei senhor, não sei.
_ Filho da puta, Belatriz, traz o cabo de vassoura!


11 - Harry chegando à Hogwarts
_ Todo mundo parado aí, ninguém vai subir, ninguém entrar nessa merda, todo mundo quieto.


12 - Antes do golpe final.
_ Potter, não atira na cara não, pra não estragar o velório.
_ O que? Wesley, traz a 12!

Reproduzido com a autorização do autor: Carlos Cerqueira

Marcadores: , ,

quinta-feira, dezembro 06, 2007

Ué...

De um dia pro outro, as configurações do Blogger voltaram pro idioma inglês, mesmo setado para Pt-Br. A Si do Só Seriados de TV informou que as configurações da caixa e comentários estavam setadas para usuários do Bloger apenas - e eu juro que não mexi em nada.
:o(

Em todo caso, resetei tudo e espero que esteja funfando agora...

Marcadores:

Listas e listas

Fim de ano é época de lançar listas de mais isso, menos aquilo e, de novo em dois lugares, vi referências à edição especial da revista Bravo que relaciona os 100 livros essenciais da literatura mundial. Inda não achei a lista completa dos 100 pra brincar de fazer contas, apenas as de duas edições anteriores da mesma revista: 100 livros essenciais da literatura brasileira [esgotado, na loja da Abril - li 26, quase tudo "pra escola"] e 100 filmes essenciais [lançada em ago/07, se não me engano, ainda não apareceu na loja da Abril - nem vou contar pra não passar vergonha, embora tenha em casa "Era uma vez no Oeste"... legendado em japonês e que só roda em player da região 2. Nhé], que tem alguns filmes em comum com a lista da AFI.

Da lista da AFI o canal MGM vai passar 50 filmes agora em dezembro, segundo nota do Omelete - infelizmente, em horário desumanos pra batatas em geral.
:oS

Marcadores: ,

quarta-feira, dezembro 05, 2007

Mais jogos

Do cinema para o futebol, o lance é acertar os nomes dos 64 jogadores que atuaram no Brasileirão'07. E eu descobri que sou tremendo pé-frio: acertei 2! E só porque são do time que torço e um deles só porque apareceu no noticiário por coisas extra-campo. Pra quem quiser tentar a sorte tá no site da Placar.

[Fizeram uma sacanagem com o nº 30, que aceita duas respostas corretas, uma das quais tem a ver com o segundo jogo, abaixo.]

Soletrando requer placa de som e um bom conhecimento da língua portuguesa. Esse tipo de passatempo sempre me lembra a D. Clara, profa da sétima série no Maria Ubaldina que nos fazia manter um caderno à parte só para anotar coisas como "50 palavras escritas com X e som de CH", "50 palavras proparoxítonas", "50 palavras que começam com H", e coisas assim. Eu achava divertido e mantive esse caderno até a última mudança, ainda encapado com papel encerado pra proteger de sujeira. Não se fazem mais profas como a D. Clara...

Marcadores:

terça-feira, dezembro 04, 2007

Bobby

Prestenção nos sinais, diz Pablo Conejo. Titia Batata tem que confessar que é supersticiosa e acredita que as coisas vêm em pacotes de três. Com isso e mais o fato de que japonês acha que número par não dá sorte, resolvi comentar o que achei do filme Bobby depois de ler resenhas [muito melhores do que a que vem a seguir, diga-se de passagem] em dois blogues amigos.

O diretor, roteirista e ator Emilio Estevez é filho do também ator Martin Sheen mas, ao contrário de seu irmão Charlie, optou por não usar o sobrenome famoso do pai quando entrou para a indústria do cinema. Na minha modesta opinião, isso já dá bem uma mostra de caráter ético do moço, que preferiu ser reconhecido por suas qualidades próprias e, por outro lado, não ser cobrado por ser filho de quem é quando apresentasse seus defeitos particulares também.

Esta foi uma opção que o senador Robert Keneddy não teve, quando se lançou candidato à Presidência dos EUA. Irmão mais novo do clã que pretendia ser a nova Camelot, considerado o patinho feio da família que gerou o mito John Kennedy, ele professava ideiais utópicos mesmo para a época em que os hippies protestavam contra a Guerra no Vietnã.

O que Emilio Estevez fez, quase 40 anos depois, foi tentar mostrar como esses ideais, utópicos ou não, ainda são atuais e desejáveis num mundo em que o conceito de "democracia" é confundido, muitas vezes, com a ditadura esclarecida. São personagens tipicamente americanos? Sem dúvida. Realidade distante da brasileira? Ô. Mas dá pra dizer, honestamente, que isso não nos atinge a todos?
Isso não diz respeito a nenhuma raça em particular. As vítimas da violência são negros e brancos, ricos e pobres, jovens e velhos, famosos e desconhecidos. São, acima de tudo, seres humanos que foram amados por outros seres humanos, os quais necessitavam deles. Ninguém, não importa onde viva ou o que faça, pode certificar quem será a próxima vítima de derramamento de sangue sem sentido. E isso continua sem parar no nosso país.

Trecho de discurso traduzido por Fernando Baia, do blogue Clareando Idéias. Original em inglês aqui.

Marcadores:

segunda-feira, dezembro 03, 2007

Prêmio Spoiler

Depois do momento sissi, titia Batata agora tássia!

Pelo terceiro ano consecutivo, este blogue foi indicado ao Prêmio Spoiler de Cinema & Blog e, pelo segundo ano seguido, na categoria Melhor Pauta Adaptada, concurso realizado pelo Marfil do Spoilernews.

Eu confesso que me dá um baita frio na barriga concorrer com profissionais do naipe do Luís Nassif [comentarista econômico da TV Cultura], Pedro Alexandre Sanches [crítico de música da Folha], Leonardo Cruz [crítico de cinema da Folha] e do blog de tiras do Calvin mais famoso da blogosfera brasilis, sem contar os demais indicados nas outras categorias. É gente de alto nível.

A votação está aberta ao público no endereço http://spoilernews.blogspot.com/, ali na barra lateral direita. Pede-se que votem em todas as categorias.

Marcadores:

Olhar antigo

Meus óculos resolveram se aposentar após 3 anos de uso intenso e começaram a derrubar a lente. Como eles estão realmente detonados, com ferrugem verde em alguns pontos e lentes riscadas, dei a mão à palmatória e mandei a receita pra ótica. Ficaram prontos no sábado - quando foram furtados do malote com todos os outros óculos aviados na semana, dentro da loja lotada.

Cidade que tem delegacia que é um centro de triagem acaba vendo aumentar o índice de criminalidade mesmo.

Marcadores:

sábado, dezembro 01, 2007

Conosco ninguém podosco!

Hah! Hoje eu tou sissi! Consegui descobrir quase tudo do caso apresentado no episódio de NCIS ontem: qual a arma do crime, o motivo, o modus operandi. Só errei o bandido porque os roteiristas deliberadamente ignoraram uma regra básica do clube do mistério.

Poste cheio de spoilers, leia por sua conta e risco. Depois não me venha com nhenhenhé.

Uma curiosidade: logo no começo, o tenente Sanders comenta que achou que tinha passado mal por causa da moqueca. Minhas incríveis faculdades dedutivas deduziram que ele esteve no Brasil: batata! Ele veio inspecionar uma usina que manipula elementos radioativos devido à "tendência histórica que os brasileiros têm de encobrir armamentos nucleares, assim como o hábito de abrigar criminosos em colaboração com a Alemanha". Não com estas palavras, mas o sentido continua o mesmo. Enfim. O tenente Sanders e seus companheiros inspetores de usinas que disfarçam suas atividades nucleares fizeram o programa típico brasileiro antes de voltar para os EUA: foram a um bar para beber cerveja e fumar charutos. Sério. Que brasileiros são vocês que não fazem isso? Ímpios. Imagino que foram atendidos por um garçom chamado Juan e pagaram a conta com notas de 10 guaranis, igual a todo mundo aqui.

O caso! Bem, *ar de superioridade* qualquer fã de Agatha Christie reconheceu imediatamente --->os sintomas de envenenamento por tálio [reportados no livro O Cavalo Amarelo - link aqui]<--- - embora eu tenha pensado também na opção --->do polônio, por causa daquele agente russo - link aqui<---. Entretanto, com a definição --->do tálio como agente, foi possível depois excluir a Rússia como suspeita de país mandante do crime, justamente por causa do ex-espião<---. E, é claro, ---> veneno é arma potencialmente feminina, então podia-se descartar o colega Mark Sedowsky da lista de suspeitos, antes mesmo dele apresentar os sintomas de envenenamento colateral <---.

Foi aí que os roteiristas tanto ignoraram a regra de ouro do clube do mistério quanto fizeram pouco caso dos espectadores: ---> a criminosa era uma mulher, sim, mas não a outra colega do tenente que fazia parte da equipe. Era uma mulher que não tinha aparecido nem sido mencionada antes, o que é muito injusto mesmo a série não sendo whodunit.<---

Não fosse por isso, eu teria matado toda a charada!

Marcadores: , ,

Momento Infantil

Diário de Marília: "O Teddy Bear Hospital, o Hospital do Ursinho de Pelúcia, é atração pelo terceiro ano consecutivo no Esmeralda Shopping, amanhã, das 11h às 19h. O objetivo do projeto é fazer com que as crianças não apresentem resistência na hora de ir ao médico."

Pra quem tem criança pequena e tá em Marília ou região, é uma boa.

Terra: "Comunidades muçulmanas dispersas pelos Estados Unidos estão formando tropas de bandeirantes como uma espécie de ferramenta de assimilação a fim de ajudar meninas que se sentem alienadas da cultura dominante no país, e para criar uma aura de boa vizinhança em torno da religião islâmica."

O vice-versa que é mais importante, né: ajuda a derrubar as barreiras construídas com tijolo de preconceitos [uia] em volta dos WASPs.

Marcadores: