sexta-feira, abril 30, 2004

Undokai

Uma das melhores traduções que conheço para Undokai é gincana esportiva familiar. Familiar porque participam desde as crianças que já sabem andar até o avô mais idoso. Esportiva porque envolve atividade física - embora não o que primeiro vem à mente quando se menciona "esporte": nada de futebol, aeróbica, etc. As atividades são aquelas que servem mais para relaxar e se divertir como corrida do ovo na colher, cabo de guerra, rolar no tambor, às vezes um baseball ou softball... E gincana porque são distribuídos prêmios. Geralmente para todo mundo que participa, porque esse é o espírito: confraternização.

O Undokai dura um dia inteiro e costuma ter lugar em maio, quando ainda não faz muito frio e o sol já não é tão forte. As famílias levam o bentô [farnel] de casa como se fosse um piquenique ou compram a comida no local mesmo: sushis, espetinhos, pastel, qualquer coisa que dê para comer com a mão. Bandeirinhas coloridas são estendidas por toda a extensão do campo e várias competições acontecem ao mesmo tempo, então o barulho é razoável ;o) E apitos e criançada correndo e música...

Na minha época [*caham! cof cof cof*] os preparativos começavam meses antes, pra organizar. Correr o Livro de Ouro nas empresas, comprar papel de seda colorido, mandar pra gráfica pra gulhotinar as bandeirinhas, comprar barbante e cola, montar as bandeirinhas, ver quem ia ficar no som, no caixa [onde eu ficava sempre], vixi. Bons tempos, minha netinha... Pena que não tem mais Seinenkai aqui. Agora o poder é dos adultos.

Em Pompéia o Undokai acontecia no Dia Das Mães, mas todo ano Lady Murphy dava suas caras e fazia chover, daí mudaram para setembro/outubro. Em Marília a ACE Okinawa vai manter a tradição de promover o Undokai no Dia do Trabalhador - amanhã - já que o objetivo da gincana é homenagear os trabalhadores e proporcionar diversão a integrantes de todas as classes sociais. Além de toda a festa ainda vão apresentar um dos grupos de taiko da cidade. Vou perder o taiko de novo!

Se alguém estiver nas redondezas de Marília/SP/Brasil e quiser dar uma espiada começa às 9h e vai até 17h [taiko na hora do almoço], na sede campestre do Nikkey Clube, que fica na avenida Benedito Alves Delfino, s/nº, ao lado do Banespinha. É digrátis.

[Ouvindo: Aaliyah - U Got Nerve - Aaliyah (Australia) (3:42)]
Hoje é sexta-feira! Véspera de feriado! Todos preparados para viajar/descansar/churrasquear... Que maravilha, que dia tão feli-iz!

Vou trabalhar no fim-de-semana. Sim, mandem-me um postal da vida lá fora.

*suspiro*

[Ouvindo: Aaliyah - I Refuse - Aaliyah (Australia) (0:-1)]

Uma coisa puxa outra que puxa outra...

Ontem à tarde aconteceu uma loucura no servidor de email aqui. Nosso servidor barra spam através da lista da Spamcop, que é um serviço sério e nunca tinha dado problema nenhum. Só que, de repente, o serviço passou a rejeitar vários IPs e domínios [inclusive Yahoo e alguns Terra] - chegou num ponto em que ou se desativava o bloqueio via Spamcop ou ninguém mais recebia emails. Achamos estranho mas fomos dormir depois de desativar o bloqueio.

Hoje um participante de uma das listas de ER jogou uma lanterna sobre o assunto: os vírus como Netsky e Bagle têm se disseminado via mecanismos próprios de SMTP. Envio massivo de emails = spam, segundo o Spamcop. Isso gerou uma onda de bloqueios sem precedentes e acabou por prejudicar várias redes e provedores com serviço de email.

Esse negócio de vírus tá ficando cada vez mais sério...

[Ouvindo: Aaliyah - Rock the Boat - (3:45)]

quinta-feira, abril 29, 2004

Ritmoooo... é ritmo de festaaaa!

Pata Lógica (6:25 PM) :
rapaz...
sonhei com você hj
e o eddie van halen
e o joe perry

§håÐøwbµilÐër (6:26 PM) :
putz... q rock!!!

Pata Lógica (6:26 PM) :
uma jam cês iam fazer
num porão perto do inferno, de tanta escada q desci
affe!

§håÐøwbµilÐër (6:27 PM) :
hahahahahah.... só me faltava essa! Virei ícone roqueiro!

Virou :o) E há muito tempo também virou meu irmão gêmeo, Lobo Mau. Hoje é seu aniversário e - o que posso dizer a você exceto "po**a, acabou o inferno astral!! vam botá pra quebrá!" E você ainda me deve uma voltinha, nem sisqueça.

Lóvo tu pra xuxu ;o)

E hoje tambééééém é neversário da xará Luky! É a Lindinha 2.0, caso não estejam ligando o nome à pessoa ;o) Lotus Undomiel, feliz aniversário! Espero que ganhe muitas cervejas Guiness pra espantar o frio. Não, espere, elfas não bebem cerveja... Hidromel! Espero que ganhe muitos copos de hidromel para a imortalidade.

E, é claro, é meu neversário também. Vou te dizer, tou em ótima companhia!

quarta-feira, abril 28, 2004

Experiências Oníricas Esdrúxulas - parte VIII

Eu sou dona de um navio enorme - 500m? Um quilômetro de comprimento? Algo realmente grande e pesado. Um homem misterioso contrata o navio para uma viagem perigosa; o que ele havia contratado antes virou numa onda gigantesca, vi tudo pela escoltilha. O céu está escuro, faz frio e venta, mas tudo está bem seco.

A tripulação está descarregando o peso supérfluo para a viagem enquanto eu estou na banca do cais comprando livros e gibis [!!]. Joe Perry, Eddie Van Halen e um amigo passam por trás de mim. O amigo diz que vão fazer uma jam no porão do cais [!!!] e é pra eu ir junto. Largo todas as revistas na banca e sigo os três por corredores cada vez mais escuros e escadas de concreto.

Chegamos numa antecâmara com uma mesa comprida lotada de frutas [muitas melancias] e uma fila de gente que não pode entrar na câmara onde vai ser a jam. As pessoas sem convite avançam sobre meu amigo e eu passo pelo meio delas. Quando coloco a mão no trinco para ver Joe e Eddie acordo.

Vou te contar, viu, nem em sonho! Lys, os seus pelo menos fazem sentido...

[Ouvindo: Vanessa Mae - Storm (Techno Vivaldi) - Storm (3:43)]

Ele voltou!!

O advogado do fusca cereja voltou! Parece que trocou de carro, agora é um Gol bolinha branco. Mas a camisa cereja sob o terno grafite continua a mesma.
:oD

[É, eu não presto, só não bata na cara!]

[Ouvindo: Bach Street Prelude - Vanessa-Mae - Storm (4:25)]

terça-feira, abril 27, 2004

ÊÊÊÊÊÊ!

Saiu a lista dos cinco vencedores do concurso de contos policiais patrocinado pelo iG e pela editora Nova Fronteira: Leo Lopes, da ACBR, é um dos ganhadores. Parabéns, Leo!!

Em email para a lista ele adiantou que já escolheu o prêmio, "Cai o Pano". Eu li no mês passado; mesmo já sabendo quem era o culpado foi uma leitura ótima - e com tradução de Clarice Lispector, ainda por cima...
;o)

Parabéns de novo, Leo!

Pesquisadores desenvolvem cebola doce brasileira

Pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) desenvolveram uma variedade brasileira de cebola com baixo teor de acidez. A redução do ácido pirúvico, responsável pela acidez, faz com que a nova cebola provoque menor sensibilização dos olhos ao ser descascada ou mau-hálito quando ingerida.

Terra

A nota traz ainda uma informação utilíssima para aquele pessoal que adora boicotar cocacola e tomar guaraná dolly no lugar [que eu boicoto porque é ruim, mesmo, e ainda tem propaganda com o filho da Vanusa e o tal do bambam]: todos os tipos de cebola cultivados e vendidos no Brasil vêm de sementes norteamericanas. Assim como o chocolate de cupuaçu [tecnologia desenvolvida pela mesma Embrapa], a cebola doce é um produto 100% brasileiro desenvolvido através de melhoramento genético pelo Laboratório de Genética da Embrapa Semi-árido, em Pernambuco.

Isso me lembra que tou doida pra comer anéis de cebola empanados, *nham*!

Anéis de cebola empanados

Ingredientes:

massa
1 e 1/3 xícaras de farinha de trigo
2 ovos
1 colher (sopa) de óleo
sal
1 colher (chá) de pimenta-do-reino
3/4 de xícara de cerveja sem gás

2 cebolas graúdas
1/2 litro de óleo de soja
1/2 xícara de leite
1/2 xícara de água

Modo de Preparo:
Descasque as cebolas, corte-as em fatias de ½ cm e separe em anéis. Em uma tigela, misture o leite à água e coloque os anéis de cebola. Deixe repousar na geladeira por 3 horas. Separe os ovos. Prepare a massa peneirando a farinha com o sal e a pimenta-do-reino. Acrescente as gemas e o óleo, misture bem e vá acrescentando lentamente a cerveja, misturando bem para obter uma massa lisa e homogênea. Coloque na geladeira para descansar por 3 horas. Escorra as cebolas da mistura leite e água e seque os anéis levemente com papel absorvente. Bata levemente as claras reservadas e acrescente à massa. Misture bem e coloque os anéis de cebola na tigela com a massa. Coloque o óleo em uma pequena panela e leve ao fogo para aquecer. Com um garfo, vá retirando os anéis de cebola da massa deixando escorrer o excesso da massa. Coloque-os aos poucos no óleo quente e frite até que estejam bem dourados. Escorra em papel absorvente e sirva quente.

[Ouvindo: a capella - a capella - Walkin' on Broken Glass - (3:06)]

Duas perguntas não-retóricas que não sei responder

Situação A Ficção

Você recebe um email anônimo que cheira a chantagem e:
a. apaga
b. apaga e limpa a lixeira
c. segue o passo-a-passo da Batata Transgênica descrito em 23/04 com o título "Papo Sério" para pegar o código-fonte do email e pôr um detetive no encalço do chantagista
d. segue o passo-a-passo da Batata Transgênica descrito em 23/04 com o título "Papo Sério" para pegar o código-fonte do email e pôr a polícia no encalço do chantagista
e. imprime em letras garrafais que podem ser lidas a 3 metros de distância; 5 se tiver bons óculos

Lentes de contato cinza derretem neurônios, é isso?

Situação B Realidade

Uma pessoa cometeu um crime. Cumpriu os anos de detenção entre cadeia e clínica psiquiátrica. Quando é solto um veículo midiático publica matéria "alertando a população" com os dizeres Cuidado: fulano está em liberdade.

É caso de cadeia, num é?

Pra quem escreveu, por supuesto.

[Ouvindo: Hector Lavoe - Pasado No Perdona - (6:17)]

Google & Gmail

Continuam caindo no PDUBT pessoas que procuram "fotos de deusa temis" ou "fotos de seres mitológicos" - e outros tipos de imagens também. O colunista B. Piropo, do portal Globo, deu a dica na coluna da semana passada mas [1] como a coluna já foi trocada e [2] nem todo mundo tem paciência de preencher cadastro no portal, vou repetir aqui:

. logo abaixo do logotipo do Google tem uma série de linques que começa com Web e segue com Imagens, Grupos e Diretório. Para buscar uma imagem é só digitar uma ou mais palavras-chave no formulário e clicar no linque Imagens. Não precisa digitar fotos de ou coisa parecida. Para achar as figuras da deusa grega da justiça Temis, por exemplo, é só digitar temis. Se digitar deusa temis a busca fica muito limitada e cai de quase 2 mil resultados pra cinco, apenas.

Assinante Blogger tem Gmail antes do público

Se você tem blogue no sistema Blogger americano pode ter uma conta de email com 1 GB de capacidade. Eu já tou testando ;o) e troquei o email de contato no sistema. Agora é lunaomi@gmail.com.

segunda-feira, abril 26, 2004

De grão em grão a galinha enche o bico

Ele nunca foi campeão mundial na categoria em que compete há 11 anos; assim como Rubens Barrichello apenas outros dois pilotos conseguiram a façanha de estar no Top Ten Pontuadores de todos os tempos da Fórmula 1 sem nunca terem ganhado um campeonato: o melhor segundo piloto de Ayrton Senna, Gerhard Berger [13 temporadas], e o queixudo David Coulthard [10 temporadas].

Claro que essa lista pode e merece ser questionada, porque os programas de milhas - digo, de pontos - mudaram nesses anos todos e o calendário também cresceu. Para os pilotos modernos é mais fácil marcar mais pontos em menos tempo. Mesmo assim, é um conforto ver que os primeiros lugares ainda estão ocupados por gente com talento.

Ghetobôru

Gateball é um esporte derivado do cricket inglês, inventado no Japão pós-guerra como uma alternativa de lazer para as crianças.

Por ser um esporte mais de estratégia do que de força, logo ganhou adeptos na terceira idade. O objetivo é acertar uma bola no pino central passando por três arcos [gate = portão, ball = bola. pós-guerra, 1947, dominação americana na área]. Como na sinuca e na bocha vale acertar a bola do adversário para tirá-la da mira.

Para se espalhar pelo resto do mundo foi mais rápido que a gripe do frango. No Brasil, por causa da comunidade nipônica massiva, o esporte atingiu nível profissional, com campeonatos regionais, estaduais e um nacional.

Em 2004 o Campeonato Brasileiro aconteceu em Marília e teve a participação de 304 [trezentas e quatro!!] equipes. Claro que não significa que foram 304 cidades; Pompéia mesmo tem mais de 15 equipes oficiais. Mesmo assim foi o campeonato recordista em participação.

Yoshio Kaneda, de Ourinhos/SP, era o atleta mais velho em campo e ganhou homenagem na abertura do campeonato, com 96 anos.

Minyo

Neste sábado, 1/5, haverá concurso de karaoke estilo Minyo, pela Alta Paulista. Minyo é - como direi... Manja gato quando tá namorando? Parece um pouco com aquilo.

Vai ser no kaikan da Associação Cultural e Esportiva de Pompéia, às 20h. A entrada deve ser de graça, como sempre. Se houver prêmio para a pessoa mais idosa eu já sei quem leva: obatian Hikawa. 94 anos berrando na nossa zorêia.
;o)

O microscópio e o telescópio são extensões da nossa visão; o telefone é a extensão da nossa voz; em seguida, temos o arado e a espada, extensões do nosso braço. O livro, porém, é outra coisa: o livro é uma extensão da nossa memória e da nossa imaginação.

Jorge Luis Borges, citado em A Sedutora História da Leitura.

domingo, abril 25, 2004

Arquivo X

A resposta para um dos maiores mistérios da humanidade está lá fora: Como são feitas as listras na pasta de dentes?

[Ouvindo: Ruben Blades - Caballo Viejo - (4:54)]

Oye, mi cuerpo pide salsa

Foi num poste da Rafaela sobre o filme "Era uma vez no México" [Once upon a time in Mexico] que siliguei que aquele cantor panamenho de salsa que ouvo tanto fez um monte de filme. Juro que só tinha posto reparo nele neste filme.

Valem a pena:

. a resenha que ela fez no Caderno Dourado;
. ouvir Rubén Blades [é no mínimo surreal ouvir crítica social em ritmo rebolante];
. o filme. Outro cantor estréia no cinema nele [Enríque Iglesias], é uma oportunidade de rever Marco Leonardi [Como agua para chocolate], apreciar Johnny Depp interpretando outro personagem bizarro...

[Ouvindo: Ruben Blades & Roberto Anglero - Si Dios Fuera Negro - (3:46)]

Orra, meu, teje preso!

A Delegacia Virtual de SP não tem um domínio próprio como a do RJ e do PA: fica dento do site da Secretaria de Segurança Pública - a tal SSP/SP que aparece nos RGs dos paulistas - e leva o sugestivo subdomínio BO.
;o)
Já ouviu falar naquele ditado "em casa de enforcado não se fala de corda"? É um mínimo de respeito e bom-senso que arrente carrega pela vida.

Se você fosse a pessoa responsável por organizar um evento homenageando duas vítimas de violência proveniente da guerra do tráfico, convidaria para abrilhantar este evento [sem trocadilhos] um artista condenado por associação com esse tráfico? Eu acho que não ;o)

Veja no tio Sounds of Silence como um detalhe tão pequeno pode estragar algo legal.

sábado, abril 24, 2004

Teje preso!

Delegacia Virtual do RJ

Delegacia Virtual do PA

... permite o registro online de pequenas ocorrências, como furto de celular ou extravio de documentos, com direito inclusive a comprovante. A ocorrência pode ser encaminhada de qualquer parte do Pará, do Brasil e até do exterior.

A novidade permite a liberação dos investigadores de polícia para outras atividades, mesmo porque 60% das ocorrências em delegacias acontecem por conta de pequenos fatos que não exigem “procedimentos e investigações posteriores”.

IDG! Now

Diz que tem uma DV no Ceará também, mas não sei a URL. E a do Pará não acedeu quando tentei.

sexta-feira, abril 23, 2004

Remake de "Betty, a Feia" é o novo projeto de Salma Hayek

Uma adaptação para o inglês da novela colombiana "Betty, a Feia" é o novo projeto da atriz mexicana Salma Hayek.

UOL

Uia uia uia! Legal!! Quem viverá Don Armando Mendoza?? E aquela entojada da Marcela Valencia? E a Patsy Pats? E o Hugo Lombardi?? Ai ai ai... mal posso esperar pra ver!!

Parece que fazer feias tem se tornando especialidade da Hayek, que fez Frida e, se não estou desatualizada, é namorida do Edward Norton e lindíssima - como a Ana Maria Orozco, que fez a Betty original.

* A Rafaela e a Sílvia me atualizaram: Salma Hayek e Edward Norton não estão mais juntos. Senquis, meninas!
Blogmark atualizado.
;o)

Papo sério

Batata Transgência abre um parêntese para falar de um assunto chato. Se você tiver paciência de ler até o fim eu ficarei feliz - mas se não tiver compreenderei. Inda mais numa sexta-feira, o tema é mei que espinhoso para esse espírito de 'hey, vou tomar todassss hoje depois do serviço!"

Antes um aviso: não sou advogada, então tem muita coisa que não sei dizer onde encontrar a referência.

Discriminação

Separar, estabelecer critérios diferentes por causa da cor, condição sexual, opção religiosa, gênero sexual, time de futebol é crime previsto na Constituição Federal Brasileira. É a aplicação ideal da isonomia, todos são iguais perante a lei.

A Internet é um meio complicado de regulamentar. Por isso talvez seja a mídia preferida para distribuir mensagens de intolerância pelo mundo. Quando a gente diz "intolerância" pensa logo naqueles sites que vira e mexe aparecem nas notícias, de conteúdo racial principalmente, hospedados em países onde a legislação protege esse tipo de site [mais por omissão do que por leis específicas], mas esquece que às vezes a discriminação está mais perto do que se pensa.

De ontem pra hoje eu vi um email em dois lugares diferentes com palavras que incitam o ódio. Talvez quem esteja lendo isso tenha recebido também [as pessoas das listas Ena sabem a que me refiro]. Não vou dizer aqui sobre o quê era, pois isso foi uma lição que aprendi há alguns anos, quando denunciei um site anti-semita: não se amplia a voz dos imbecis.

O caso é que crime é crime, e pode [e deve] ser denunciado à polícia.

Esse tipo de mensagem de conteúdo discriminatório não merece repúdio: merece CADEIA. Processo, Polícia Federal, juiz e imprensa caindo em cima. Se eu posso sugerir alguma coisa é que não respondam a quem enviou, a gente nunca sabe o tipo de pessoa que está por trás disso. Quero dizer, até faz uma [triste] idéia, mas sabe-se lá se não é um spammer recolhendo emails válidos.

Ah, tia Lu, mas uma coisa dessas não pode ficar de graça...

Não pode mesmo! Denuncie para a Polícia Federal! Discriminação de qualquer tipo é CRIME, não interessa se por email ou o que seja.

Para denunciar é importante ter em mãos o conteúdo completo do cabeçalho do email. No Outlook Express faça assim:

1. clique 2 vezes no email para que abra em nova janela;
2. clique lá em cima em Arquivo -> Propriedades;
3. clique na aba Detalhes;
4. clique no botão Código fonte da mensagem...;
5. copie todo o conteúdo da tela que abriu e cole numa nova mensagem.

No Eudora:

1. clique 2 vezes no email para que abra em nova janela;
2. clique no botão Blah Blah Blah;
3. copie todo o conteúdo da tela que abriu e cole numa nova mensagem.

Nos web e freemails de modo geral deve ter um link "Ver cabeçalho" ou "Header". É só clicar lá e copie todo o conteúdo da tela que abriu e cole numa nova mensagem.

No Netscape Mail e no Pegasus eu não lembro mais como se faz...

Você pode endereçar esta denúncia para a Polícia Federal, para a OAB do seu Estado, para Delegacia Eletrônica do seu Estado [se tiver] e até para a Anistia Internacional. Aaaaah, e outra coisa: a denúncia pode ser aberta em qualquer Estado da federação brasileira. Assim, várias pessoas podem denunciar ao mesmo tempo. Mesmo que o site ou email venha de outro país [neste caso eles acionam a Interpol], ou se for estrangeiro que queira denunciar site ou email brasileiro.

Vejam o que diz um amigo da PF:

"Policia Federal e Ministerio Publico Federal ou estadual ... eles fazem uma pre-analise sendo o caso requisitam a Policia instauracao de inquerito ... da pra enviar pra Policia direto tambem, mas o bom seria ter uma visao clara do tipo de discriminacao, para saber se é atribuicao estadual ou federal, portanto o melhor mesmo é o MP.

Trocando em miudos -> http://www.pgr.mpf.gov.br (MP Federal)

Tem a area de DENUNCIE ! Pode dar inicio a todo tipo de denúncia sua por eles, pois eles encaminham pra Polícia que tenha atribuicao (federal ou estadual), e sendo o caso eles REQUISITAM a instauracao de inquerito policial.

A Denuncia deverá ser feita a Polícia Federal diretamente tambem, e neste caso encaminhamos a Delegacia competente na hora, que comunica o MP Federal, etc, etc.

Neste caso -> http://www.dpf.gov.br/

Minha sugestao -> denuncie para AMBOS sempre, garantindo assim a efetividade e eficiencia da denúncia. Se for ocorrencia local ou regional, vai cair na Delegacia Federal de Marilia, atendida por uma equipe de ponta, comandada pelo Dr. Washington Menezes, e tera encaminhamento e solucao rapida tambem. Se nao for atribuicao federal, a Policia Fedral encaminha a denúncia em ofício a Polícia Civil, Ministrio Publico competente, etc."

Observação: Claro que bom-senso nessas horas é melhor do que canja de galinha. Não dá pra ocupar o tempo da polícia com uma suposta apologia à maconha feita sei lá quando em que música pelo Gilberto Gil... Tou falando de sites e emails que falam em matar, torturar, etc. Vale pra pedofilia também.

E para completar o dia Utilidade Pública Batata Transgênica Inc.: pessoas com mais de 60 anos de idade têm direito à vacina antigripal digrátis. Procure o posto de saúde mais próximo de sua casa até o dia 30 de abril.

Grata,
A Gerência.

quinta-feira, abril 22, 2004

Lombriguices

Meninos, eu vi! E ouvi também.

Primeira vez que assisto meia hora inteira dessa novela dazôito e por duas vezes em menos de 30 segundos chamam o personagem do Alexandre Borges de... Alexandre.

O que é que tem de errado com Cristiano, senhor?

Poucos minutos depois, a muié da lente de contato cinza recebe telefonema anônimo "eu sei o que você fez e vou contar pro seu marido, irrú!". Ninguém nunca ouviu falar de BINA, identificador de chamadas, essas coisas, não?

Ah, ouviram falar... A muié manda o secretário comprar o aparelho. Chega na hora de instalar e... Raios! A incompetente não consegue nem ligar um BINA na tomada! Tem que mandar o secretário fazer isso. Mas peraí - ela só comprou o aparelho. Alguém lembrou de contratar o serviço na operadora telefônica??

Vou te dizer, tá certo que novela é obra de ficção, mas essa daí parece mais uma comédia de erros.

[Ouvindo: Antonio Carlos Jobim & Elis Regina - Triste - Elis & Tom (2:39)]

O que há em comum entre Harry Potter e o 25 de abril português?

SLYTHERIN, Salazar

(fundador de Sonserina) - Segundo Julia Dylan, "Antonio Salazar era o nome de um ditador que governou Portugal com mão de ferro desde o fim da Segunda Guerra Mundial até 1968, quando morreu. Ele era, como Hitler, a favor da 'limpeza étnica', embora não defendesse isso abertamente. Como a JK Rowling morou um tempo em Portugal, acho que ela se inspirou nessa maldade inata do Salazar para criar o Salazar Slytherin, que preferia os bruxos de sangue-puro aos filhos de trouxas."

Portal do Harry

Mais sobre a Revolução dos Cravos
O mundo vai acabar
E ela só quer dançar dançar dançar!

Pneus de carro cantam
Tchururu tchuru tchururu

...

Natasha - Capital Inicial

terça-feira, abril 20, 2004

Enquanto isso, na Sala de Justiça...

Brad Pitt disse na terça-feira que relutou em parar de fumar durante meses de intenso treinamento físico para as preparações para o papel do herói grego Aquiles, do filme "Tróia". Ele admitiu, no entanto, que agora está feliz por ter deixado o vício.

iG

[Ouvindo: DJ PATIFE & FERNANDA PORTO - Só Tinha Que Ser Com Você - LZ 129 (0:-1)]

Post-It

Coisas que preciso fazer:

1. adicionar botãozinho do w.bloggar à esquerda;
2. adicionar linque para blogue n&n's também à esquerda;
3. atualizar blogmark;
4. declarar IR.

Sim, minha lista de prioridades precisa ser revista ;o)

[Ouvindo: Elis Regina e Tom Jobim - Águas de Março - (3:34)]

Mais Rosa

Felícia, apenas, a mais jovem, clamou, falando ao pai: "Pai, a vida é feita só de traiçoeiros altos-e-baixos? Não haverá, para a gente, algum tempo de felicidade, de verdadeira segurança?" E ele, com muito caso, no devagar da resposta, suave a voz: --"Faz de conta, minha filha... Faz de conta..."

João Guimarães Rosa, "Nada e a nossa primeira condição", Primeiras Estórias, ed. Nova Fronteira.

[Ouvindo: Samba de uma nota só - Elis Regina e Tom Jobim - (2:07)]

segunda-feira, abril 19, 2004

Experiências Oníricas Esdrúxulas - parte VII

Estou numa chácara. A sede é uma casa grande e ainda não acabada, as paredes de tijolo sem reboco e chão de terra batida. Dentro é fresco e escuro. O banheiro fica do lado de fora. O dia é de sol bem claro, sem vento e sem calor. Dia de abril ou maio.

Vou fazer xixi e descubro que o vaso sanitário fica uns 10cm abaixo do nível do chão. Tento me ajeitar como dá. Olho para o pasto e descubro que as paredes são de vidro liso: qualquer um que passe pode ver tudo dentro do banheiro. Tem um cortinado de voal negro que preciso correr pelas quatro paredes mas desisto, porque na cerquinha vem o velho sr. Kera dizer que a vizinha não lhe pagou. Passando pela parede da casa vem um amigo que é advogado e peço pra ele assumir o caso da vizinha.

Ele vai tomar banho no banheiro de vidro e eu acordo pra fazer xixi que não dava mais pra segurar. Meleca! Eu sempre quis ver esse amigo sem roupa.

[Ouvindo: Harvard Veritones - Time After Time - (4:12)]

A moda é crossover

A Marvel foi pega de surpresa em Março. Um dos títulos X sempre ocupava o primeiro lugar nas listas de vendagens mas, no mês passado, a revista Superman/Batman #8 foi a mais vendida, e não só isso, a edição 7 da mesma revista foi a 4º mais vendida. A segunda posição é o final do crossover entre Vingadores e Liga da Justiça.

A Arca

Bem que achei estranha coincidência: das HQs que li entre março e abril pelo menos 3 apresentavam esse tar de cróçover: a série mencionada LJA * Vingadores, Wolverine & Homem-Aranha, Wolverine & Hulk [embora o Wolvi tenha nascido nas historinhas do Hulk mesmo]. Já o duo Batman & Superman apareceu no mensal do Bat na saga Silêncio, na Liga da Justiça Desígnios Divinos e na * Vingadores e na trilogia Trindade.

O problema da linha X é que é difícil acompanhar todas as revistas. Só pela Panini saem Arma X, Marvel Millenium, X-Men e X-Men Extra - sem contar as especiais e minisséries. Eu desisti.

[Ouvindo: Gal Costa e Tom Jobim - Wave - (3:19)]

A que depois de morta foi rainha

Ela inspirou alguns dos mais belos momentos de Os Lusíadas, no qual Luís de Camões, em dezenas de estrofes, cantou a donzela "que despois de ser morta foi rainha". Pois foi a triste história da dama espanhola Inês de Castro que deu origem à expressão "agora é tarde, Inês é morta", para designar a inutilidade de ações tomadas depois do momento apropriado.

D. Pedro, príncipe herdeiro do rei português Afonso IV, casou-se, por questões de conveniência política, com d. Constança, fidalga de Castela. Esta levou consigo, como dama de honra, uma bela espahola, Inês, por quem d. Pedro terminou por se apaixonar. Perdidamente, como diriam os autores românticos. Com a morte da esposa legítima, em 1345, o herdeiro do reino tornou-se amante de Inês, com quem teve quatro filhos.

Influenciado pelos cortesãos mais íntimos, que recriminavam a união espúria, Afonso IV condenou Inês à morte, em 1355, durante uma ausência do príncipe herdeiro. A decapitação da amada, em Coimbra, provocou a fúria de d. Pedro, que, à frente de leais seguidores, iniciou grande devastação no país. Só se reconciliou com o pai, Afonso IV, depois de muitas súplicas da mãe.

Dois anos mais tarde, porém, chegou o momento da doce vingança: com a morte do pai, o herdeiro assumiu o trono e mandou executar, com extrema crueldade, os conselheiros do rei a quem sucedeu. A seguir, promoveu a reabilitação da bela Inês. O cadáver da paixão da sua vida foi levado, com muita pompa e ostentação, de Coimbra para Alcobaça, onde Inês, depois de morta, recebeu o título de rainha. No mosteiro dessa cidade repousam hoje não apenas os restos mortais de Inês, mas também os de d. Pedro I, que se tornara o oitavo rei de Portugal.

Eduardo Martins, Revista História Viva, ed. Duetto, março/04, pág. 17.

Foto: Túmulo de d. Inês de Castro no mosteiro de Alcobaça.
Mais sobre Inês de Castro.

[Ouvindo: Chico Buarque - Retrato em Branco e Preto (2:41)]

sábado, abril 17, 2004

1. Pegue o livro mais próximo.
2. Abra na página 23.
3. Encontre a quinta frase.
4. Coloque em seu blog o texto desta quinta frase junto com estas instruções.

Ninguém é doido.
João Guimarães Rosa - Primeiras Estórias - Ed. Nova Fronteira.

Âpideite: Não fui eu que inventei; vi em vários blogues pelaí - justamente por estar em vários não coloquei uma fonte específica...

sexta-feira, abril 16, 2004

Li no Trapos Coloridos que Alexandre Frota, aquela montanha de sensibilidade e -ãrrãm- vigor lançou seu segundo filme pornô. A Bela e O Prisioneiro; é um talento fenomenal até na hora de titular os filmes. Só espero que o grandalhão se ligue que plastificar os documentos é bom e evita situações como a do Darren James, que descobriu que virou soropositivo depois de vir ao Brasil filmar umas ceninhas há 4 semanas. Devido à alta rotatividade do instrumento de trabalho, o moço faz exames a cada 3 semanas. Neste espaço de tempo teve contato com 14 [catorze] atrizes, que por sua vez rodaram entre 35 [trinta e cinco] outros atores. Todas estas 49 [quarenta e nove] pessoas estão de resguardo enquanto não saem os resultados de seus exames de HIV.

EUA usam heavy metal em guerra psicológica no Iraque

Faluja - Nas ruas vazias de Faluja, tropas americanas tocam “Hell’s Bells”, do AC/DC, no último volume, para irritar os rebeldes e animar os soldados na linha de frente. Com a infantaria impedida de avançar pela cidade, equipes de guerra psicológica esperam que uma mistura de rock pesado e insultos em árabe - incluindo, “Você atira como um pastor de cabras” - irrite os rebeldes a ponto de fazê-los deixar seus esconderijos.


Associated Press

"Você atira como um pastor de cabras" foi ótimo. Bobo e feio também deviam entrar na lista de ofensas.
Cês viram o concurso de Miss ontem? O que era aquela Paula Lima? Mais linda que muita candidata a miss que apareceu lá! E a Deise Nunes? Benzadeus, aquela mulher é um fenômeno de bonita.

Foi bem merecida a vitória da Miss Rio Grande do Sul. Tava torcendo por ela, Amazonas, Minas Gerais e Santa Catarina, nessa ordem. Terminou RS em primeiro, MG em segundo, AM em quinto e SC ficou de fora das 5 primeiras. O título de Miss Simpatia ficou com Sergipe.

Dos meninos, muito simpático o host - Oscar, acho que era esse o nome - Mister Brasil [?] 2003. O cara parece ter nascido pra fazer TV. E Gustavo Scherer foi o mais bonito ;o)

O site oficial está fora do ar [pelo menos na hora que tentei acessar] mas tem uma fotinha da Miss Brasil 2004 no site da Band, que transmitiu o concurso. No site não-oficial tem as fotos de todos os Estados.

Pomps rumo ao pOgresso!

Prenderam um carteiro que violava correspondência e roubava cartão de banco e sacava o dindin das contas alheias.

Espero que não seja o Tiririca...
:o(

Tiririca é o carteiro que faz[ia] a região nonde moro. Correspondência pode tar endereçada lá pro Distrito Industrial, se é meu ele entrega aqui na mão.

Desda semana passada que tem um carteiro novo fazendo essa rota. Será?

quinta-feira, abril 15, 2004

Você Sabia?

Apesar de ser comercializado em mais de 30 países, apenas no Brasil o ovinho de chocolate com surpresa se chama Kinder Ovo. Nos demais é Ovo Surpresa no idioma local. Kinder vem do alemão "crianças"; o produto é italiano.

Deutsche Welle também é cultura.

[Ouvindo: EnVogue - Giving Something He Can Feel - Funky Divas (0:-1)]

Golfe

O objetivo do golfe é encaçapar uma bolinha usando um taco no menor número de tacadas possível. A diferença entre golfe e sinuca é o tamanho do campo. Claro, e no golfe usa-se só uma bolinha, a branca. De resto é tudo igual: sai melhor quem manja de geometria e física.

São 18 buracos ["holes"] no campo. Cada buraco tem um par que indica quantas tacadas são necessárias para encaçapar. O jogador deve igualar ou, melhor ainda, negativar o par: quanto menos tacadas, mais fera o jogador. Assim uma espécie de Michael Schumacher dos gramados.

Por exemplo:

. Se um par é 4 e o jogador usa 3 tacadas [uma a menos] para encaçapar diz-se que fez um birdie.
. Se usa 2 tacadas diz-se que fez um eagle.
. Se conseguiu em 1 tacada fez um hole-in-one e é obrigado a pagar uma rodada de champanhe para todo mundo.

. Se usou 5 tacadas [uma acima do par] é bogey; 6 tacadas double-bogey. E se fez em 4 então é par.

Se não conseguir acertar o hole em 10 tentativas, passa para o seguinte com handicap de 7. É bem simples, na verdade... Só requer concentração e boa visão.

Tacadas longas = mais velocidade e força; tacadas curtas são mais precisas.

Tendo isso em mente, dê adeus à produtividade jogando golfe online.

[Ouvindo: Nick Cave - Just a Perfect Day - (2:54)]

quarta-feira, abril 14, 2004

Retornos musicais 2004:

. Van Halen

. Robi Rosa [ex-Menudo]

. Black Sabbath

. Twisted Sister [O Kiss colorido]
[Ouvindo: Metallica - Mama Said - Load (5:19)]

Big Brother Bangu 1

Blog volta ao ar por força de habeas corpus
Uma ação judicial inédita resolveu um impasse na Internet brasileira há poucos dias. Um blog satírico foi posto novamente "no ar" por força de um habeas corpus impetrado contra ato da titular da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI) do Rio de Janeiro. [...] Com pseudônimos como "Elias Eunuco" (um evidente trocadilho com o apelido do traficante Elias Maluco, principal acusado pela morte do jornalista Tim Lopes), "Ranca Toco" e "Paraíba Ninja", os presos de mentirinha atualizavam o blog como se estivessem dentro do presídio. A intenção do site seria satirizar e criticar o sistema carcerário do Rio e de outras partes do Brasil, alvo constante de denúncias de corrupção e regalias para presos, como telefones celulares, computadores e outros aparatos que permitem que criminosos comandem quadrilhas a partir de suas celas.


InfoGuerra

No olho do furacão - Marcos Sá Correia

O furacão Catarina serviu pelo menos para que um satélite da NASA tirasse uma foto impressionante do litoral brasileiro. Com o verde salpicado pelo desmatamento [...] Agora que ela passou, vale a pena clicar aqui para vê-la de novo, em alta resolução, na página da NASA.



Fonte: AOL

terça-feira, abril 13, 2004

Top Of Mind?

A todos[as] os mais de 15 googlenautas que caíram aqui atrás de Intimus Gel: troquem por Always.

[Ouvindo: Adam And The Ants - Ant Music - 80's Greatest Hits (3:38)]
Usei o recurso de

[envie esta mensagem]

dum uolblog como subertfúgio pra pegar o permalink de um poste, enviando pro meu emeio do Estadão.
Descobri duas coisas:

1. o Estadão bloqueia sender sem DNS reverso configurado direito.
2. o UOL não tem DNS reverso configurado direito. Pelo menos o do servidor de blogues.

----- Transcript of session follows -----
[Transcricao da sessao]
... while talking to mx1.estadao.com.br.:
>>> MAIL From: SIZE=2055
<<< 553 sorry, your mail from a host without valid reverse DNS was administratively denied (#5.7.1)
501 ... Data format error [Formato de dados incorreto]



[Ouvindo: Cake - Perhaps, Perhaps, Perhaps - (2:23)]

Sinfonia

Roçadeira de grama.

Betoneira.

Pedreiro trocando telhado.

Furadeira.

Caminhão.

CarroSSS de som. Sim, dois ao mesmo tempo.

Eu quero uma casinha no campo...
Por onde anda, que foi feito de, o que virou aquele irritante que gritava a cada comercial de tv vendendo carro? Aquele que não era consórcio [mas levava o maior jeito de ser treta, pirâmide...]

Âpideite: Silvia e Kel, eu não sei o nome da pessoa, mas cês devem ter visto, ano passado. O sujeito invadia os comerciais berrando, quase engasgando com a própria saliva. Era um tal de plano Sul-América pra comprar carro pagando vinte reais por mês, ou coisa assim. Uma vez li que apelidaram o cara de anão-de-jardim - e ele levava o maior jeito mesmo

Experiências Oníricas Esdrúxulas - Parte VI

Estava na granja antiga dos meus avós, morava lá. Meus pais convocaram eu e amigo para dizer que iam nos fazer estudar química, porque amigo e eu vamos trabalhar numa farmácia, que há poucas farmácias na cidade - o que leva a crer que era uma outra época porque hoje hão 13 na cidade.

Amigo e eu subimos pra cidade que já não era essa mesma. Amigo também não era aquele um, era outro amigo de outra cidade nessa outra cidade. Amigo-outro foi namorado muito muito tempo atrás. Século passado, milênio passado. E nós andamos e andamos atrás do curso de química, mas antes amigo-ex-namorado precisava ir à igreja. Comigo. E nada de igreja.

Chegamos num bairro que conheço e digo que, de lá, sei chegar numa. Vejo a porta da igreja fechada e volto - mas amigo-ex-namorado não está mais ali. Sei que nunca mais vou vê-lo de novo. Nas ruas fecho os olhos e *vejo* contorno de torres góticas, muitas. Nunca mais abro os olhos.

Saudade é uma meleca.

Finalmente chegaram os livros que comprei na Somlivre em 18/03: 25 dias hoje. Faltando um livro.

Eram pro aniversário da minha mãe - que foi ontem.

Aprende, Luciana, aprende...

segunda-feira, abril 12, 2004

Agora me diz que doideiras são essas que pessoas conseguem comentar no Comentar e eu não consiiii-iiiigo responder?

Bad carma?

Agora consigo ;o)

Big Brother é issaí

Um novo DVD player permitirá extrair segmentos dos filmes que apresentem conteúdo sexual, violência em excesso ou linguagem ofensiva, mantendo o DVD intacto, graças a uma tecnologia chamada ClearPlay.



Blog do Mundo Digital

Presente do tio Nuno

sexta-feira, abril 09, 2004

Para inglês ver o quê?

Afinal, o que devia ver e quem era o inglês citado na expressão acima que, desde o século XIX, indica uma tomada de atitude apenas na sua aparência ou por mera simulação de quem a pratica?

Na explicação mais antiga para os estudiosos da frase, o inglês era o almirante Jervis, que veio ao Brasil no navio britânico Belford para dar proteção à família real portuguesa que fugia das ameaças dos franceses. Chegando a Salvador no final da tarde de 22 de janeiro de 1808, o rei dom João VI deslumbrou-se com a bonita iluminação da cidade. Falando aos cortesãos que o acompanhavam na nau capitânia, exclamou: "Está bom para o inglês ver". E apontou para o local onde estava fundeado o navio sob o comando do almirante Jervis.

Na versão mais verossímil, porém, o inglês tanto podia ser o governo britânico como os comandantes dos navios dessa nacionalidade que cruzavam os mares para combater o contrabando de escravos. O Brasil firmara acordos com a Inglaterra para reprimir esse comércio ilegal. Apesar dos compromissos, a Marinha imperial vigiava as costas brasileiras com extrema tolerância em relação ao tráfico negreiro. Por isso se dizia que o patrulhamento era apenas "para inglês ver".

Raymundo Magalhães Jr. registra crônica de Machado de Assis, de 1893, na qual o escritor-mor trata de "posturas municipais que têm o sono das coisas impressas e guardadas". E conclui: "Nem se pode dizer que são feitas para inglês ver".

E, já que o dia é de perguntas sobre adjetivos pátrios, por que "o holandês pagou pelo mal que não fez"? No século XVI, os Países Baixos caíram sob a dominação espanhola, e o rei Filipe II nomeou para governá-los o Duque de Alba. A Holanda, país que prezava a liberdade de consciência, havia acolhido milhares de judeus expulsos da Península Ibérica. Por isso, seus habitantes, para o governo espanhol, passaram a ser suspeitos dos mesmos crimes atribuídos aos judeus na época. Numa demonstração de força e crueldade, o duque mandou executar quase 20 mil pessoas no território que administrava. A frase original, aliás, que se estendeu aos naturais dos Países Baixos, era: "Paga o judeu pelo mal que não fez". Holandês, vamos convir, é rima bem melhor para fez...

Eduardo Martins, Revista História Viva n. 5, março/2004, pág. 17, ed. Duetto
Prepare seu chá verde

O doutor Frederico A. N. Berardo nos ensinou a maneira correta de preparar o chá de modo que se preservem os princípios ativos da planta. O chá deve ser feito com folhas frescas da planta ou ainda com o chá seco, vendido em saquinhos nas farmácias de manipulação. Ele chama atenção para a necessidade de ficar atento a procedência do chá, que deve ser consumido em farmácias de manipulação e distribuidores certificadamente idôneos.
- ferva a água sem nada
- desligue o fogo
- só depois de desligar o fogo, jogar as folhas
- abafa e deixa coberto de 5 a 10 minutos
- seu chá está pronto!

O doutor Frederico A. N. Berardo não vê problemas em adoçar o chá, mas orienta o uso do mel ou ainda do açúcar mascavo por serem naturais e não prejudicarem a saúde como o açúcar refinado. É possível ainda misturar o chá com um chá de camomila, por exemplo, fazendo um chá misto. Ele pode ainda ser bebido gelado. Só não vale chá industrializado de saquinho, eles perdem os princípios ativos na manufatura.
[...]
Para ficar atenta:
O médico acupunturista Norvan Martino Leite alerta ainda para a quantidade máxima que deve ser ingerida do chá por dia: 1,5 gramas. Tomado em excesso, o chá pode causar irritabilidade, insônia, tontura e palpitação devido presença de cafeína.


Notas pessoais:
1. se deixar as folhas de chá muito tempo na água fica amargo dum tanto que nem com um quilo de mel resolve.
2. eu prefiro sem doce.
3. a sensação de depuração é mesmo fenomenal. Especialmente quando a gente abusa da carne vermelha.
4. se deixar esfriar e beber gelado nesse calor faz o mesmo efeito. Não é obrigatório que seja quente.
5. o meu acabou.
:o(

quinta-feira, abril 08, 2004

Há um ano...

Dona Floripes tinha um cachorrinho, um lulu que era tratado como um bebê. O Bitoquinha dormia numa cesta ao lado da cama de D. Floripes; se era inverno dormia na cama de D. Floripes. Para esquentar seus pés, ela dizia.

Dona Floripes era viúva, professora aposentada e vivia sozinha numa casa com quintal e jardim e vasos de samambaia e violetas espalhados por todos os cantos.

Numa noite quase fria D. Floripes acordou com o latido do Bitoquinha, que tentava se esconder debaixo da coberta enquanto fingia ser um cão de guarda. Ela se levantou, colocou o cachorro sobre o travesseiro e foi para a cozinha tomar um copo de água.

Ela não acendeu a luz pois havia claridade suficiente no corredor; na cozinha a claridade era ainda maior. D. Floripes pensou ter perdido a época certa para podar a roseira perto do portão da garagem, "já é lua cheia, devia ter podado na crescente. Estou ficando velha e não dou mais conta de cuidar do meu próprio jardim, ora essa".

Parou num tranco antes de chegar à pia. Uma pessoa mexia na geladeira, essa era a claridade que chegava até o corredor.

"Um ladrão!" Dona Floripes congelou igual o frango caipira que ela tinha guardado na geladeira ainda à tarde. E com o susto espirrou.

-- Ó, Florzinha, não queria te acordar.

Florzinha? Só uma pessoa se atreveu a dar um apelido a Dona Floripes em toda a sua vida.

"É alma do outro mundo!", Dona Floripes espirrou de novo.

-- Ainda vai pegar uma pneumonia desse jeito, Florzinha. Por que não volta a dormir? E onde você guarda a cerveja nessa casa, Florzinha?

O cachorro latiu de novo, embora não saísse dos limites da cama.

-- Ainda não deu um fim nessa amostra grátis de cachorro, Florzinha? Pensei que já tivesse morrido. Você devia arranjar um canário, faz menos sujeira e não é tão barulhento.

-- J-Joca?

-- Que foi?

-- Joca... você não morreu?

-- Morrer, morri, ué.

-- Virgem Maria! E virou alma penada, Joca?? Mas se eu mando rezar uma missa todo ano no dia que você morreu!

-- Eu sei, Florzinha. Umas missas muito bonitas, até vi algumas, muito obrigado.

-- Você viu? Algumas?

-- É, sabe como é, né, tem ano que o pessoal resolve comemorar fora, fica chato eu faltar já que é em minha homenagem... Mas você entende, né?

-- Ah... Entendo, claro. - Dona Floripes não entendia nada.

-- Então tá... mas e a cerveja?

-- C-cerveja? Eu não bebo cerveja, Joquinha.

-- Ah, é, esqueci. - cara de *então até logo*.

-- Joca...

-- Que foi?

-- Joca, você está em sofrimento?

-- Sofrimento?

-- É, Joca, sofrimento, perdido na Terra, enquanto poderia estar no Céu, eu rezo muito pra você, Joca, pra você merecer o Céu, o descanso eterno, Joca...

O marido de Dona Floripes fez, então, uma cara de sofredor. Tinha lembrado do motivo de não ter se importado de ir embora mais cedo. O falatório da Florzinha, ou melhor, de Dona Floripes.

-- Olhe, Florzinha, acho que fiz mal aparecendo aqui em casa a essa hora da noite, acordei você assim desse jeito, ora veja, até assustei aquele projeto de cachorro, acho melhor ir embora e olhe, esqueça o que aconteceu, sabe, você na verdade está sonhando com isso e...

-- Você precisa de uma missa, Joquinha?

-- Não, eu preciso de uma cerv...

-- Uma missa pra encomendar sua alma, Joquinha?

-- Ahn... Tá, é isso, preciso de uma missa mas tem que ser agora, vai lá, Florzinha, avisa que eu preciso agora.

E enquanto Dona Floripes sai correndo pela porta da frente Joquinha vai até o quarto, dá um tapa na orelha do cachorro e some.

* Baseado em fatos reais.
** Ô, Joca, vambora que já providenciei o tiragosto. Deixa o cachorro quieto!
Sabe essa série nova - nova mais ou menos, o último volume sai agora fim de abril - Trindade? A Mulher-Maravilha não usa calcinha cavada: é short. Tá lá, na capa. Agarrado, mas short.

Aliás, rolou um clima entre ela e o Batman. Um Megera Domada muito na cara - sendo o Batman a Megera.

Casa Godinho.

Nunca nem fui lá, não - mas achei o nome tão bonitinho.

Casa Godinho.

Fica em São Paulo/Capitarrr, cês sabem.

[...]

Aqui em Pompéia tem a Lotérica do Waldomiro. Acho que num é Diniz, acho. O nome mesmo em si é algo marqueteiro como Lotérica Sorte Grande, Trevo da Sorte ou Pó de Giz Amarelo. Não sei por quê esse pessoal gasta sinapses pensando em nomezinho vendedor se no fim vira a Padaria do Zé, a Sapataria do Paulo, o posto da Tata, a banca do Sinhá. É. O Sinhá.

quarta-feira, abril 07, 2004

Esse foi o paredão mais emocionante de todos! De um lado, o gostosão - de outro, a fora d'água. No fim, por 49,40% versus 50,60% dos votos, Merovingian continua no Big Brother Matrix!

Iei iei iei!
:o)
Aaaai que gastura!

Piercing no olho!!

[ O que enxerga, claro]

Ui ui ui!

[Aqui imagine uma Luciana rolando no chão com as mãos cobrindo os olhos]
Sol e chuva = casamento de viúva.

Chuva e sol = casamento de espanhol.

terça-feira, abril 06, 2004

A Jardineira e O Morto-Vivo

Na década de 50 uma única jardineira fazia o trajeto Pompéia-Vila Queiroz e era comum ela sair lotada, com as pessoas aboletadas no bagageiro quando não havia mais vagas dentro do carro. Muitas histórias foram contadas sobre essa época, mas uma em especial permaneceu na memória de quem participou dela e até hoje dá muitas risadas quando relembra do fato.

Ônibus cheio esperando no ponto, chega um matuto.

Motorista: - Não tem mais lugar aqui dentro, não.

Caboclo: - Mas eu preciso chegar em Queiroz ainda hoje!

Motorista: - Só se você subir lá no bagageiro.

Caboclo: - Então eu vou, mas vê se não corre muito!

Meio cabreiro por ter que viajar sozinho no capô, o matuto subiu a escadinha do lado da jardineira e, chegando lá em cima, tomou um baita susto: um caixão de defunto que estava sendo levado para um recém-falecido seria sua companhia até Queiroz. Se acomodou meio longe - cruz-credo - e a jardineira tomou seu caminho.

Sacolejando na estrada de terra, logo sentiu os primeiros pingos de chuva. Olhou o tempo fechado e pensou:

- Lá vem água da grossa, e agora? O que eu vou fazer pra não me molhar?

Nisso olhou pro lado e viu o caixão fechado. Ficou cismado, pensou, matutou... Mas uma chuva mais pesada acabou com as suas dúvidas. Abriu a tampa, se acomodou o melhor que pôde e logo cochilou, por causa do balanço da jardineira e do lugar quentinho, ouvindo o barulho da chuva que caía. Nem viu que outros passageiros subiram no bagageiro, estava tão bom dormir ali.

Chegando próximo a Queiroz o caboclo despertou. Não ouvia mais o barulho da chuva, ouvia sim a conversa dos outros. Abriu a tampa e perguntou:

- Parou de chover? Será que eu já posso sair daqui?

Foi um susto enorme, tão grande que os demais saltaram correndo da jardineira ainda em movimento, alguns até se machucando. O motorista não sabia se freava de uma vez, correndo o risco de derrubar os que permaneciam no teto apavorados, ou se ia parando aos poucos, rezando para que nenhum matuto atravessasse correndo na sua frente. Depois de tudo esclarecido e com os ânimos serenados, a viagem prosseguiu sem maiores incidentes, ficando o ocorrido anotado no folclore da cidade.

(1999)
Chocolate dá prazer e pode sim beneficiar a pele

Chocolate emocional

Em se tratando de efeitos emocionais, as propriedades estimulantes do chocolate se destacam. É o que diz a nutricionista Alessandra Caviglia: "O chocolate tem cafeína, teobromina e tiramina, que agilizam o raciocínio, além de conter também serotonina, que desperta sensação de prazer."

Na tensão pré-menstrual (TPM), o estado de ansiedade comum do período faz com que algumas mulheres tenham mais vontade de comer chocolate do que no resto do mês: "A sensação de saciedade faz com que o chocolate atue como um paliativo para a TPM ou para quando nós estamos carentes".

---

Beleza... agora só falta inventar um chocolate que não suje a roupa.
;o)

segunda-feira, abril 05, 2004

Deu na BBC

Violinistas alemães querem aumento por 'tocar mais notas'

"Violinistas de uma orquestra alemã entraram na Justiça por um aumento de salário, alegando que eles tocam mais notas, por concerto, do que seus colegas. "

Será que isso consta na CLT?

[Consolidação das Leis Trabalhistas]

Por falar em números

De sábado pra domingo teve um boom de vírus tão violento que deixou minha caixa postal do Yahoo com 114% de utilização.
Pergunte pra qualquer pessoa qual a matéria que ela mais detestava na escola. É muito provável que a resposta seja Matemática -- ou outra que necessite dela, como Física ou Química. Eu acho que isso acontece por causa da chatura dos professores; a maioria deles não consegue estabelecer uma ligação divertida entre os alunos e os números. Tem uma propaganda do Instituto Universal Brasileiro que passava até recentemente na TV e que mostrava bem os resultados desse medo da Matemática: uma senhora idosa não consegue somar o valor das compras que fez no supermercado e passa vergonha no caixa. Outros não conseguem decorar um número de telefone, ou do ônibus.

O professor brasileiro Júlio César de Mello e Souza, ou Malba Tahan, foi um dos que transformou a Matemática em uma coisa fácil de aprender através de historinhas. Do outro lado do Atlântico é a vez do físico e matemático português Jorge Buescu fazer o mesmo, em forma de crônicas do dia-a-dia.

Qual é a relação do jogo Minesweeper [Campo Minado, no Brasil] com o problema mais importante da matemática? Por que é que a investigação sobre números primos pode provocar o colapso dos sistemas financeiros, tal como há alguns anos humilhou o gigante da electrónica Intel? O que é a teleportação quântica? Por que é falso e completamente absurdo o mito segundo o qual os seres humanos «usam apenas 10% do seu cérebro»?

O Mistério do Bilhete de Identidade e Outras Histórias – Crónicas da Fronteira da Ciência
Jorge Buescu

Colecção CIÊNCIA ABERTA
Editora Gradiva
Nº de páginas: 224
Ano de Edição: 2001
8ª edição – setembro de 2003
ISBN: 972-662-792-3

O Bilhete de Identidade (BI) português corresponde ao RG (Registro Geral) brasileiro, com duas diferenças:
1. a cédula portuguesa é mais chique, trilíngüe (português, inglês e francês);
2. todos eles apresentam o algorismo de controlo, que no Brasil equivale ao Dígito Verificador que alguns RG’s têm – mas só a partir de uma certa data.

Uma lenda urbana diz que o número suplementar que se segue ao número do BI indica quantas pessoas existem com o mesmo nome registradas em Portugal. Ora, sendo o algorismo de controlo obrigatoriamente um número de 0 a 10, fica difícil crer que o número máximo de homônimos seja 10 – ainda mais em Portugal, onde raramente vemos nomes esdrúxulos como Waldisneide Creuza. O que indica esse dígito, então? Simples.

Do mesmo modo que, ao ligar para o telefone xxx-3021, ao inverter os dígitos para xxx-2031 acabe falando na oficina do Terém em vez de com a Luciana, ou errar um dígito (por exemplo, xxx-3022) também cai em lugar errado, os códigos de identificação exigem que a ordem dos dígitos seja respeitada. O algorismo de controlo verifica se tal ordem é mantida. Como ele faz isso?

O algorismo de controlo do BI utiliza a mesma lógica matemática dos códigos ISBN (International Standard Book Number) que é baseado nos teus parentes, os primos – mais especificamente o 11, que é o primo mais próximo do 10. Pegue o ISBN do próprio livro:

972-662-792-3

Sendo abc.def.ghi-j, J é o algorismo de controlo. O algorismo de controlo é o valor que complete um número inteiro divisível por 11 na fórmula:

10a + 9b + 8c + 7d + 6e + 5f + 4g + 3h + 2i + 1j

No nosso caso:

(10x9) + (9x7) + (8x2) + (7x6) + (6x6) + (5x2) + (4x7) + (3x9) + (2x2) + (1x3) = 319
319 / 11 = 29

QED – ou, em português brasileiro, CQD (Como Queríamos Demonstrar). Se o seu RG tem o dígito verificador faça as contas e veja se é o mesmo caso (o meu não tem, não tive como testar. e velha é a sua vó!). Em Portugal faça o teste com seu BI - sempre da direita para a esquerda.

O algorismo de controlo do BI português, então, serviria para checar se a ordem dos dígitos está correta, não fosse por um pequeno problema no algorismo de controlo 0 (zero). Assim como no código ISBN se convenciona chamar o dígito 10 pela letra X, assim era para ser no BI. Mas:

“Ora, muito provavelmente alguma mente burocrática (...) deve ter achado muito desagradável que alguém visse escrito um X à frente de seu número de BI, enquanto outras pessoas tinham apenas um número. Talvez pudesse ser considerado politicamente incorreto (...) Para abreviar: alguém responsável, na sua reconfortante ignorância, teve a brilhante idéia de substituir o dígito de controlo X, quando ocorresse, por 0. Ou seja, quando 0 ocorre como dígito de controlo, pode ter, na realidade, dois valores: 0 e 10! (...) Esta situação ridícula afeta 9% dos portugueses!”

O autor profere mais adiante uma verdade universal: “A ignorância pode ficar muito cara.”

O Caso do BI é a única crônica do livro que se refere a uma característica exclusiva portuguesa, embora exponha a lógica matemática dos ISBN, de passagem. As demais 34 crônicas explicam de forma simples [ou quase isso] problemas universais de Matemática, Física, Cepticismos e Fronteiras.

Uma curiosidade para brasileiros: Malba Tahan é mencionado no capítulo “A Escalada do Monte Pi”. Para gostar de matemática, então, sugiro O Mistério do Bilhete de Identidade e O Homem Que Calculava como literatura de apoio.

Infelizmente O Mistério do Bilhete de Identidade não está disponível no Brasil. Foi o tio Nuno quem trouxe de encomenda.

*algorismo = algarismo em português do Brasil.

domingo, abril 04, 2004





Dormi às 4h da manhã.

Acordei às 7h30.

Tenho que assistir um filme antes de devolver pra videolocadora, ainda.

Já sei com que cara vou ficar o resto da semana.

Senquisgóde essa vai ser uma semana curta...

Fórmula 1, O Xeique, A Princesa e O Soldado

Hoje assisti o primeiro GP de F1 no ano, o de Bahrein. Com a saída de Spa acho que é o circuito mais interessante do calendário, que exige raciocínio e talento do piloto tanto quanto um bom conjunto mecânico+tecnológico. Tirando a Ferrari, que vive hoje num mundo à parte, todos os pilotos tiveram ali a chance de mostrarem a que vieram nesse mundo. Até o Takuma Sato :oD Gostei muntcho! Ah se todas as provas fossem como a de hoje...

Bahrein é um país minúsculo que fica no Oriente Médio, menor que algumas cidades brasileiras. É governado há mais de um século pela mesma família, os Al-Khalifa, que seguem o Islamismo - assim como a maioria da população. Tudo isso aprendeu quem acompanhou a corrida hoje.

Tá, até aí morreu o Neves.

Bahrein é um dos pontos considerados estratégicos pelos EUA [petróleo, muito petróleo, manja?], que mantém no país uma de suas várias bases militares espalhadas pelo mundo.

Agora junte uma princesa da família dominante sufocada pelos preceitos da sua [dela] religião, um marine sensível e bonitão e o que acontece? Romeu e Julieta, obviamente. A princesa Meriam Al-Khalifa fugiu de Bahrein com a ajuda do soldado Jason Johnson para os EUA, onde pediu asilo político e se casou com Johnson, que é mórmon, em 1999.

A historinha virou filme e vai passar esse mês na HBO Plus em quatro dias diferentes.

Apesar do final feliz do filme, na vida real hoje eles estão separados. Tudo por culpa do... Bin Laden. Com o atentado de 9 de setembro de 2001 os desentendimentos entre o casal foram mais fortes que o amor que sentiam um pelo outro [óóóó que frase brega] e Meriam voltou para Bahrein, com medo da intolerância que surgiu nos EUA. Isso a Globo não contou, né? Batata Transgência também é revista de variedades.
;o)

* Eu já vi o filme, é um pouco cansativo. Mas vale pra conhecer a lenda da Árvore da Vida, uma árvore sempre verde que brota no meio do deserto sem fonte aparente de água e é considerada um símbolo do país.

sexta-feira, abril 02, 2004

OSPB = Organização Social e Política do Brasil

EPT = Educação Para o Trabalho

EMC = Educação Moral e Cívica *

Filosofia

Por que não fazem mais parte do currículo mínimo nas escolas?

* Tinha esquecido dessa, Bruna!
Um Traço, Um Ponto, Um Poema, Um Conto não é um livro qualquer de contos e poesias. É a compilação de experiências e observações da autora, extraídas da simplicidade do cotidiano, deliciosamente detalhado em suas descrições. Naturalmente, os 13 anos vividos por Sandra Schamas nos EUA foram também um rico referencial para suas anotações, que acabaram se transformando em estórias para ela nos contar. [...] É quase como o diário de uma alma singela capaz de absorver o que acontece ao seu redor e transformar o comum em emoção.

Lançamento do livro: dia 05/04 às 18h30 na Livraria Cultura do Shopping Villa Lobos em São Paulo [mais detalhes no linque] com coquetel e noite de autógrafos.
Alguém pode me explicar o que O Feitiço de Aquila tá fazendo no meio da promoção de Sci-Fi??

Por falar em

Hoje completam-se 22 21 anos da passagem de Clara Nunes.

Êita, num sei nem fazer conta de chegar. Valeu pela anotação, Marcelo!

quinta-feira, abril 01, 2004

Logística ruim, sô

De todos os sites de e-commerce nonde tenho cadastro, posso dizer que o da Somlivre é o que tem a pior logística.

Senão vejamos: no mês de março fiz compras online no Sebo Osório, Curitiba/PR, forma de pagamento reembolso postal. Recebi a mercadoria em 4 dias e com acompanhamento de objeto pelo site dos Correios, frete grátis.

No Submarino e nas Americanas, com cartão, a mercadoria foi entregue em dois dias. Nas Americanas frete grátis e no Submarino foi dinheiro de pinga, dois reais e pouco.

CD's do Grupo Corpo, de BH/MG, transação feita por email com depósito em conta corrente, também levou dois dias para entrega da mercadoria.

Já na Somlivre a compra foi efetuada em 18 de março, débito na conta corrente autorizada pelo banco no mesmo dia. O frete: quase dez reais por 5 livros, sendo 3 infantis. Pergunta se hoje, dia primeiro de abril, dia da Mentira, eu tenho esses livros em mãos.

Em verdade vos digo: não tenho. Não chegaram.

Amanhã completam-se duas semanas da compra e os livros não foram entregues no prazo [que eu já achei muito elástico, mas a compra tava concluída] que era dia 30 de março.

Por isso, se um dia estiverem frente a essa dúvida "ó, onde eu compro tal livro/cd/dvd?" não compre na Somlivre.

A única coisa que eles têm de bão em relação aos outros é o CD do George Benson. E o da Clara Nunes.