sexta-feira, abril 09, 2004

Prepare seu chá verde

O doutor Frederico A. N. Berardo nos ensinou a maneira correta de preparar o chá de modo que se preservem os princípios ativos da planta. O chá deve ser feito com folhas frescas da planta ou ainda com o chá seco, vendido em saquinhos nas farmácias de manipulação. Ele chama atenção para a necessidade de ficar atento a procedência do chá, que deve ser consumido em farmácias de manipulação e distribuidores certificadamente idôneos.
- ferva a água sem nada
- desligue o fogo
- só depois de desligar o fogo, jogar as folhas
- abafa e deixa coberto de 5 a 10 minutos
- seu chá está pronto!

O doutor Frederico A. N. Berardo não vê problemas em adoçar o chá, mas orienta o uso do mel ou ainda do açúcar mascavo por serem naturais e não prejudicarem a saúde como o açúcar refinado. É possível ainda misturar o chá com um chá de camomila, por exemplo, fazendo um chá misto. Ele pode ainda ser bebido gelado. Só não vale chá industrializado de saquinho, eles perdem os princípios ativos na manufatura.
[...]
Para ficar atenta:
O médico acupunturista Norvan Martino Leite alerta ainda para a quantidade máxima que deve ser ingerida do chá por dia: 1,5 gramas. Tomado em excesso, o chá pode causar irritabilidade, insônia, tontura e palpitação devido presença de cafeína.


Notas pessoais:
1. se deixar as folhas de chá muito tempo na água fica amargo dum tanto que nem com um quilo de mel resolve.
2. eu prefiro sem doce.
3. a sensação de depuração é mesmo fenomenal. Especialmente quando a gente abusa da carne vermelha.
4. se deixar esfriar e beber gelado nesse calor faz o mesmo efeito. Não é obrigatório que seja quente.
5. o meu acabou.
:o(