segunda-feira, abril 26, 2004

Ghetobôru

Gateball é um esporte derivado do cricket inglês, inventado no Japão pós-guerra como uma alternativa de lazer para as crianças.

Por ser um esporte mais de estratégia do que de força, logo ganhou adeptos na terceira idade. O objetivo é acertar uma bola no pino central passando por três arcos [gate = portão, ball = bola. pós-guerra, 1947, dominação americana na área]. Como na sinuca e na bocha vale acertar a bola do adversário para tirá-la da mira.

Para se espalhar pelo resto do mundo foi mais rápido que a gripe do frango. No Brasil, por causa da comunidade nipônica massiva, o esporte atingiu nível profissional, com campeonatos regionais, estaduais e um nacional.

Em 2004 o Campeonato Brasileiro aconteceu em Marília e teve a participação de 304 [trezentas e quatro!!] equipes. Claro que não significa que foram 304 cidades; Pompéia mesmo tem mais de 15 equipes oficiais. Mesmo assim foi o campeonato recordista em participação.

Yoshio Kaneda, de Ourinhos/SP, era o atleta mais velho em campo e ganhou homenagem na abertura do campeonato, com 96 anos.

Minyo

Neste sábado, 1/5, haverá concurso de karaoke estilo Minyo, pela Alta Paulista. Minyo é - como direi... Manja gato quando tá namorando? Parece um pouco com aquilo.

Vai ser no kaikan da Associação Cultural e Esportiva de Pompéia, às 20h. A entrada deve ser de graça, como sempre. Se houver prêmio para a pessoa mais idosa eu já sei quem leva: obatian Hikawa. 94 anos berrando na nossa zorêia.
;o)