quarta-feira, janeiro 31, 2007

O que não mata engorda?

Folha: "O analgésico Ponstan, do laboratório Pfizer, teve fabricação, venda e uso suspensos no país pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). O remédio é utilizado para o alívio de dores causadas por artrite, problemas musculares e cólicas menstruais, entre outras aplicações. [...] Também o antiinflamatório Feldene SL comprimidos de dissolução instantânea, da mesma empresa, teve a importação para o Brasil suspensa."

Relaxante muscular uso valeriana; para cólicas Brexin.

Madeinjapan: "O mesmo programa que forjou a "dieta" do natto, também manipulou os possíveis benefícios do wasabi e do limão, disse o jornal Yomiuri Shimbun. A farsa teria ido ao ar no ano passado, pelo canal Kansai Telecasting de Osaka."

Terra: "A cobertura de televisão sobre os suposto poderes de cura das folhas de oliveiras causou exaltação na Grécia. As notícias na mídia na última semana sobre a suposta habilidade das folhas de curar doenças, incluindo câncer, têm desencadeado uma dura resposta de médicos e farmacêuticos."

Bão, são dois os lados a considerar, no mínimo. Primeiro o óbvio: a ciência agora busca os princípios ativos na Natureza atrás da cura para alguns males e blah. Ótimo. O segundo é um comportamento que me dá medo há um tempinho, desda época em que pai tinha uma quitanda. Ele assistia o Fanático todo domingo pra saber qual era fruta/verdura/grão milagroso da semana pra abastecer a banca, porque era certo que a procura aumentaria. Impressiona e assusta o poder de sugestão que programas de tv [e algumas revistas] têm sobre o cidadão.

De certa forma, acho até melhor a superficialidade e inconclusão da matéria de capa da revista Made in Japan deste mês, que se propõe a esclarecer quais os verdadeiros benefícios do chá verde mas se limita a dizer que as pesquisas não concluíram nada ainda. Se não ajuda, também não atrapalha.

Marcadores: , ,

terça-feira, janeiro 30, 2007

Paraquedistas do Google

Uma das buscas recorrentes de hoje cai no PdUBT atrás das fotos do ator Daniel Radcliffe na montagem da peça Equus. Na verdade as palavras-chave utilizadas são "nu, sexo, sexy, pelado" e outras na mesma linha filosófica.

Um dos lemas deste blogue é "servir bem para servir sempre", então... Faça bom uso.

[Curiosidade: A Folha publicou duas dessas fotos mas cortou - ops, editou para mais acima da linha da cintura (v. aqui). As fotos do álbum do Estrelando estão mais para baixo. Não, não mostram a varinha do bruxinho, pessoa depravada.]

Marcadores: , , ,

Novo

O Blogger liberou a migração para o novo sistema de publicação para os blogues coletivos - que foi o que atrasou um pouco a transição do PdUBT.

E Marcus já adiantou a notícia triste: o w.bloggar não é compatível com a versão nova do Blogger.
:o(

Marcadores: ,

segunda-feira, janeiro 29, 2007

Tóim na testa

Revendo Homens de Preto no sábado à tarde é que percebi, ali no meio dos seres estranhos, um tipo familiar: Tony "Monk" Shalhoub no papel de um comerciante ilegal de armas alienígenas. Da primeira vez que assisti passei o tempo todo babando pelo Tommy Lee Jones e não prestei atenção nos detalhes.

Revendo Demolidor - O Homem Sem Medo no domingo à tarde é que percebi as referências a artistas da casa editora dos quadrinhos [Joe Quesada, Jack Kirby, Stan Lee, Frank Miller - os dois últimos apareceram em pontas] e a presença de Jon Favreau, que vem a ser o responsável por outra adaptação da Marvel [Homem de Ferro]. Da primeira vez que assisti passei o tempo todo dirigindo insultos contra o Ben Affleck e não prestei atenção nos detalhes.

[E esqueci que o divertido de assistir adaptações da Marvel é brincar de "onde está Stan Lee?", caus que ele sempre faz uma ponta nesses filmes.]

À noite talvez reveja Minority Report, baseado em conto de Philip K. Dick e que homenageia três dos maiores escritores policiais do mundo [Agatha Christie, Arthur Conan Doyle e Dashiell Hammett], pra ver quais detalhes não percebi da primeira vez.

Titia Batata é um tanto quanto distraída.

[Ouvindo: Illegal Alien - Genesis - Platinum Collection (CD 1) (05:17)]

Marcadores:

sexta-feira, janeiro 26, 2007

Running with the devil

Almanaque Virtual: "Pelo que tudo indica, David Lee Roth vai retornar ao Van Halen para uma turnê ainda nesse ano. O contrato está quase assinado. Essa será a primeira vez que Roth retorna à banda, 20 anos após sua saída."

Titia Batata previu isso há quase três anos [v. I get up and nothing gets me down]. Não a data, claro, mas que DLR voltaria - mesmo sendo o guitarrista Eddie Van Halen a figurinha difícil que mastiga e cospe os componentes da banda pra fora [exceto o irmão baterista Alex]. Um gênio, mas difícil.

Marcadores:

terça-feira, janeiro 23, 2007

High School Musical

Garoto conhece garota nas férias de verão e vivem interlúdio terno. Ao retornar às aulas, ele descobre que ela é a nova aluna da escola mas teme assumir que teve um momento terno com a garota por causa da turma. Ela faz amizade com pessoas com interesses diferentes dos dele, mas enfim descobrem que todas as faunas podem conviver harmoniosamente no meio de muita cantoria, ó, o amor é lindo. Parece familiar?

Quase 30 anos depois, High School Musical é uma versão teen, politicamente correta e asséptica de Grease - nada de fornicação em filme da Disney, por favor. Nem beijo. E parece que gerou filhotes mesmo assim.

Ótimo para um domingo à tarde depois de ter ficado de plantão, com o cérebro tão entorpecido que não sai mais nada nem se espremer. E as musiquinhas são bem pop-grudentas, fácil de sair cantando junto - de novo, igual quinem.

[Dueto Start of something new na Ouvateca.]

Marcadores:

segunda-feira, janeiro 22, 2007

Post-it's da vida

Inferno retumbante. Semana passada assisti pouco mais de 40 minutos de tv, o episódio de CSI na Record justinho. Num dos intervalos passou propaganda dum cd de festival que impregnou meu canal auditivo duma tal forma que tou ouvindo o berreiro no cérebro até agora. Kamilla og Sebatian inda não fez efeito reverso caus que estive de pRantão no fim-de-semana, sem música.

---

Tem um teste no site do MSN pra saber se a pessoa é emo; uma das questões é "Que tipo de música você ouve?". Rolei de rir com as opções b e c:

b) Não gosto de música, prefiro pagode.

c) Não gosto de música, prefiro axé.

---

Uma Betty sobe, outra adoece. No dia que anunciarem Uggly Betty no Brasil cogitarei seriamente em assinar tv paga.

---

Um conselho grátis de titia Batata: nunca trabalhe com helpdesk. Perde-se a fé na humanidade de forma irreversível.

Não precisa agradecer.

Marcadores: , , ,

Snifs

Terra: "Um ladrão chinês devolveu um celular e milhares de iuans que havia roubado de uma mulher depois que ela enviou ao aparelho 21 mensagens de texto comoventes."

Será que rola por aqui?

Marcadores:

domingo, janeiro 21, 2007

Procura-se

Alguém tem o MP3 de Kamilla og Sebatian, do Morten Harket? Tou há meses tentando catar no P2P e o máximo que consegui foram 635KB de 3.4MB.

Agradecimentos especiais à Karla, que conseguiu o arquivo: iei! Subi na Ouvateca, trilha sonora de janeiro. Valeu, K.!

[E à Rê, ela mesma, pela oferta de ajuda. Lóvo iú tudo.]

Marcadores:

sábado, janeiro 20, 2007

Javali

NippoBrasil: " Em 18 de fevereiro de 2007, começa o ano astral sob a regência de javali, que vai até o dia 6 de fevereiro de 2008. Com o javali, fecha-se mais um ciclo de 12, do 78° ciclo de 60 (madeira, fogo, terra, metal e água), que começou em 2 de fevereiro de 1984, de acordo com o horóscopo chinês."

Quem nascer até o dia 17 de fevereiro ainda é do signo do Cão, portanto. O javali, além de ser o alimento favorito de Obelix, tem as características parecidas cas do signo de Escorpião: misterioso, arredio, deteminado, honesto com dinheiro e sensual. São nativos deste signo os nascidos nos anos de 1995, 1983, 1971, 1959, 1947, 1935 e de doze em doze anos para trás. O novo sobrinho de titia Batata nascerá no ano do Javali.

Marcadores: ,

sexta-feira, janeiro 19, 2007

Discworld

A tal da matéria sobre Terry Pratchett - mais especificamente sobre o livro mais recente lançado no Brasil - publicado na Veja [pouse o mouse sobre o linque para ler a palavra-chave que libera o acesso]. Apenas fiquei com uma dúvida: será que foi o redator ou o revisor que não leu o livro, para incorrer no engano [comum] de tratar Morte no feminino?

Marcadores: , , ,

O Segredo do Anel

Terminei de ler O Segredo do Anel, que é o primeiro de uma trilogia anunciada pela autora Kathleen McGowan a seguir a trilha de O Santo Graal e A Linhagem Sagrada [citado pelo menos umas duas vezes na trama], assim como O Código Da Vinci: impossível não comparar [hermã que emprestou o livro definiu assim: "é diferente mas é igual"]. Em vez de um professor simbologista, uma repórter acadêmica [?]. Em vez de Da Vinci, Botticelli e de La Tour. Em vez de Paris, a região do Languedoc. Em vez da Opus Dei, uma confraria incógnita. Foi duro agüentar os primeiros dois terços do livro, inda mais porque a autora tem um estilo mais trágico que faz as personagens derramarem lágrimas de emoção ou trocarem "olhares significativos". Tem trechos que parecem tirados de romance da Harlequin.

O terço final é mais interessante porque ela usou essa mesma veia romântica para criar o que seria o Evangelho Segundo Maria Madalena, que mostra os últimos dias de Jesus sob o ponto de vista das mulheres da vida dele. Também é interessante a idéia de que devemos olhar com olhos críticos a História escrita e não menosprezar o folclores e as tradições orais, além de pescar referências sobre os cátaros e Rennes-le-Château. E, também como no Código, o enredo é altamente cinematográfico - quem sabe um filme esteja por vir.

O livro? Bom entretenimento e longo o bastante pra render pelo menos uma semana de leitura antes de dormir.

O Segredo do Anel
Autora: Kathleen McGowan
Editora: Rocco
Trad.: Pinheiro de Lemos
Ano: 2006
Edição: 1
Número de páginas: 429

Marcadores:

Túnel do tempo

Fato 1: sal de cozinha chupa umidade.

Fato 2: tem chovido pra dedéu.

Fato 3: somando os fatos 1 e 2, o saleiro vive melado, às vezes até fechando os furinhos e grudando o sal no fundo.

Pra evitar que isso aconteça tem um truque facim, facim: torrar o sal, mesmo que seja o marinho.

É só pôr o sal numa frigideira, ligar o fogo e dar uma tostada até os grãos ficarem secos, um pouco antes de morenar. Aí põe de volta no saleiro seco e pronto: sal soltinho de novo.

Originalmente publicado em 18/01/05.

Marcadores: ,

Sexta TC

G1: "Brancura de inseto de origem asiática supera em 50% a dos dentes ou a do leite. Complexo arranjo das escamas do animal pode inspirar novos tipos de papel e lâmpada."

Depois das disputas sobre qual sabão em pó lava mais branco, agora resta saber qual o besouro mais branco.

Folha: "Uma série de experimentos conduzidos por um grupo de pesquisadores de Porto Alegre está ampliando a perspectiva de que, no futuro, seja possível criar uma droga do esquecimento."

Não entra aí uma questão filosófica? Se cometo um erro e o apago da memória, como vou usar o erro para aprender e evoluir?

Terra: "Um microchip com a largura de uma borracha pode ser a cura para gatos que sofrem de problemas de visão."

A boa da semana.

Marcadores: , ,

terça-feira, janeiro 16, 2007

Momento mulérzinha

Uma salva de palmas pro[a] gênio[a] que inventou de vender tarrachas de brinco avulsas: clap. Tá certo que até dá pra usar a tarracha de outro par no brinco que perdeu, mas nada como ter cada qual com seu cada um.

---

Outro clap para o Dr. Oetker, o inventor da mistura pronta para bolos, recém-finado.

[Ouvindo: A Change In My Life - Rockapella - Eight is Enough (04:36)]

Marcadores: ,

segunda-feira, janeiro 15, 2007

Post-it's da vida

Rua de paralelepípedo, adoro. Lembra tempo de moleque, charrete de pão, mãe puxando os filhos pela mão pra levar na benzedeira. Virar incréu tem desses inconvenientes, perde-se parte da infância.

---

Disseram que tem matéria na Espia desta semana sobre Terry Pratchett. Saindo daqui farei um desvio no posto de conveniência pra pegar um exemplar.

---

Paciência muito, muito próxima de zero. Pusilanimidade acaba com meu saco - que já não tenho.

Marcadores: , , ,

domingo, janeiro 14, 2007

Duas visões diferentes

O Globo: "Em todo o país, as bibliotecas enfrentam problemas com furtos e danos a livros, e debatem maneiras de conscientizar os leitores."

Eu sei que tem gente que até curte encontrar um livro "personalizado" com linhas sublinhadas ou anotações nas margens, em sebos, mas não consigo fazer isso com meus livrinhos. Malemá identifico nome e ano na folha de rosto. Por outro lado...

Folha: "Livro que se deseja ler são os livros proibidos: precisam ser roubados. Era assim quando eu era pequeno. A gente roubava o livro proibido e ia atrás das passagens mais escabrosas."

De certa forma, é um pensamento que quase me consola quando lembro do meu Lao-Tse sumido. Quase.

[Ouvindo: Kiss/heartbreak Hotel - Nicole Kidman Mash-Up With Hug - Happy Feet OST (02:36)]

Marcadores: ,

4º Prêmio Spoiler de Cinema e Blog

O blogue Pensamentos de Uma Batata Transgênica foi o vencedor da categora "Melhor Pauta Adaptada" do 4º Prêmio Spoiler de Cinema e Blog, conforme divulgado na tarde deste domingo - concorrendo com jornalistas do naipe de Luis Nassif e Pedro Alexandre Sanches, graças ao voto de tantos que acreditaram no trabalho desta que vos escreve.

A todos os que participaram da eleição, titia Batata agradece e promete um 2007 mais engajado [podem puxar minhas orelhas quando perceberem queda na freqüência de publicação - geralmente significa queda no meu nível de energia], além da volta das participações especiais e outras bossas.


[Ouvindo: Breezin' - George Benson & Al Jarreau - Givin' It Up (05:41)]

Marcadores:

sexta-feira, janeiro 12, 2007

Atrasilda

Melecas verdes gargalhantes. Não sabia que saiu o quinto volume da série Mochileiro das Galáxias, de Douglas Adams, já no Brasil. Praticamente Inofensiva tá na minha lista de obrigatórios [e num preço camarada, ê].

Marcadores:

Sexta tecnocientífica

Info: "A Justiça determinou que os administradores do Orkut retirem do ar comunidades que criticam o piloto Rubens Barrichello."

Ostracismo Já.

---

ConJur: "Promotores dos Ministérios Públicos de Minas Gerais e do Rio de Janeiro irão apurar as causas do rompimento de barragens da empresa mineradora Rio Pomba Cataguases. A comissão vai verificar as possíveis medidas emergenciais a serem adotadas, em Mirai, na Zona da Mata mineira."

Ainda bem que é emergencial, né?

---

Bom Dia: "Cerca de 50 mil moradores de Olímpia ficaram sem energia durante todo o dia de ontem. O blecaute começou às 9h e foi causado por uma pomba."

Natureza 3 x 0 Tecnologia ou "Ora, pombas!".

---

G1: "Um sítio arqueológico na Rússia acaba de acrescentar mais uma peça ao quebra-cabeças da história da expansão dos seres humanos modernos pelo planeta. Artefatos desenterrados lá indicam que o Homo sapiens invadiu a Europa há cerca de 45 mil anos, por uma rota que pode ter partido do interior da Eurásia."

Só achei estranho o uso do verbo "invadir".

---

BBC: "O neologismo faz referência ao ex-planeta Plutão, que teve seu status rebaixado em 2006. Dessa forma, o termo "plutonizado" designa uma pessoa que foi rebaixada de um cargo ou algo ou alguém que foi desvalorizado, assim como aconteceu com Plutão."

Rubens Barrichello não foi plutonizado.

---

SciAm: "Com o aumento explosivo do segmento de idosos da população do mundo todo, a corrida para derrotar esse terrível resultado do envelhecimento, o mal de Alzheimer, está se tornando mais urgente. Em 2006 observamos vários avanços encorajadores nesse front."

Especial para Cássia, que trouxe excelentes novidades sobre Mamys [queria poder dizer o mesmo de Vóvys, mas por enquanto não dá].

---

Estadão: "Cientistas canadenses encontraram evidências de que o uso, por toda a vida, de duas línguas pode ajudar a adiar o início de sintomas de demência por até quatro anos, em comparação com pessoas que falam apenas uma língua."

Se alguém esperava um bom motivo pra começar um cursinho de línguas, taí.

---

Folha: "Um grupo de cientistas japoneses desenvolveu uma nova vacina para tratar vários tipos de câncer, independentemente da parte do corpo humano afetada pela doença, informou hoje o jornal econômico "Nikkei"."

Comé que uma notícia dessas sai num jornal de economia primeiro? Tá certo que lá no Japão tudo é ao contrário, mas isso já é exagero.
;o)

Marcadores: , ,

Prêmio Spolier

E aí, já votou? Tem só mais hoje e amanhã.

Marcadores:

quinta-feira, janeiro 11, 2007

Post-it's da vida

Dúvida: o iG mandou fazer a propaganda de TV no mesmo lugar que o UOL? São idênticas... Mas a do iG inda conta com um cacófato, quando a moça diz que lá você encontra "música, games" - que me faz rir toda vez que dá preguiça de mudar de canal.

---

Bites: Smartphones da Claro e da TIM estão com problemas para fazer ligações, provocados pela nova rede GSM da Vivo.

---

Magazine: "Akie [Abe] é uma gracinha. Já foi fotografada com serpentes vivas em torno do pescoço, pinta os cabelos de castanho claro, não gosta de usar o tradicional quimono e não tem papas na língua. Embora tenha nascido num berço de ouro - é filha do presidente da firma Morinaga, um conglomerado que tem o monopólio da produção de balas* e bombons no Japão - é simples e descontraída."

Entrou pra lista de primeiras-damas que admiro.

---

Terra: "A japonesa Kaori Mihashi, 32 anos, foi detida sob as acusações de matar o marido, cortar seu corpo em pedaços e tê-los espalhado por Tóquio."

Aposto que, depois dessas, acabou-se a fantasia de muito marmanjo por aê que sai caçando palavras-chave tipo "oriental nua" Google afora.

---

Madeinjapan: "Um colégio privado feminino de Sasebo, Nagasaki, decidiu aplicar testes para saber se as estudantes sabem usar corretamente o hashi, além de seus conhecimentos em língua japonesa e matemática."

Eu seria reprovada com louvor. Pra mim, hashi é arma, não talher.

---

* Tem uma bala de cana que é a coisa mais gostosa. O sabor lembra um pouco o de melaço, mas é bem menos doce. Nunca mais achei.

Marcadores: , , ,

segunda-feira, janeiro 08, 2007

Censura

IDG Now!: "Três das principais operadoras de telecom brasileiras começaram a cumprir ordem judicial para bloquear acesso ao site de vídeos YouTube, atendendo a determinação do desembargador Ênio Santarelli Zuliani , do Tribunal de Justiça de São Paulo."

O pomo da discórdia é aquela ex-mulher de jogador de seleção flagrada em pleno ato de fornicação que processou o veículo de livre expressão Youtube [e o iG, eo Globo, e o bispo...]. Cá pra mim, acho que se não sabe brincar, não brinca. Muito mais digno - por incrível que pareça - foi o ex-senador republicano George Allen. E as árveres somos nozes.

ConJur: "A interdição do acesso à internet coloca o Brasil na companhia de países como China, Cuba e Irã, que não se destacam pelo apreço à democracia e à liberdade de imprensa. A maneira confusa como se formalizou a proibição revela a falta de entendimento da Justiça para atuar em questões que envolvam novidades tecnológicas como a internet."

Mas afinal mandou tirar ou não mandou? É tecnicamente viável, simples e barato ou o contrário? É fácil bloquear o acesso ao site, complicadíssimo bloquear o acesso ao vídeo específico, que foi a sentença. A esperança é que a palhaçada sirva ao menos para levantar a discussão a um nível mais elevado.

Não seria má idéia, também, introduzir a pena de ostracismo para famosidades [e políticos] que abusassem de seus direitos.

Atualização: "Após receber uma nova notificação da Justiça, a Brasil Telecom acatou a liberação de acesso ao site de vídeos YouTube, informou por telefone a assessoria da empresa. A nova decisão libera o acesso ao site YouTube por usuários que utilizam os provedores IG, IBest e BrTurbo --representando um universo de aproximadamente 5,5 milhões de internautas."

ConJur: "Começou como uma indiscrição de um casal flagrada por um cinegrafista, mas tornou-se um caso de relevância nacional que pode determinar o futuro do livre acesso à informação em nosso país."

Comungo [que verbo feio de conjugar na primeira pessoa do singular] da opinião de Junior: a pessoa em questão tinha mais é que ser esquecida - talvez por isso tenha entrado com a ação na justiça, para ser lembrada [aquela história de 'falem mal mas falem de mim'], embora agora diga que quem entrou [trocadilhos permitidos] foi o namorado.

WebInsider: "Sem o site de compartilhamento de vídeo mais popular do Brasil, onde somos a segunda maior audiência, resta-nos procurar alternativas. Sim, é possível burlar a determinação legal através do uso de proxys e outros artifícios (como o Tor), mas vamos aproveitar a ocasião para apresentar alguns sites tão bons -- ou até melhores -- quanto o Youtube."

Gulp: "Com os recentes sustos da nossa justiça em tentar bloquear o acesso ao YouTube, já desmentido pelo desembargador, porém nunca podemos confiar, porque o processo corre em segredo de justiça, e em virtude dos bloqueios que muitas pessoas sofrem para certos sites no trabalho ou na faculdade, coloco um guia com 10 maneiras que você pode tentar para burlar esses bloqueios e acessar sites que antes não conseguiria."

Estamos no Brasil, o país do jeitinho.

[Ouvindo: Luciana Mello - Olha pra Mim - - (05:05)]

Marcadores: , ,

domingo, janeiro 07, 2007

Cinco besteiras que me irritam muito

Que ninguém insinue que titia Batata foge da raia. Rodrigo chamou na chincha e cá estão as cinco besteiras que me irritam muito - atualmente e em ordem aleatória.

1 - Anúncios Google: pura poluição visual.

2 - Leoni: eu sei que ele tá sumido, mas aquela cadência devagar-quase-parando me dá nos nervos.

3 - Legendas brancas: faço coro, Rodrigo. Anturdia tava revendo Ran e em alguns momentos, quando a leganda branca aparecia sobre os quimonos brancos ou na paisagem nevada, dava até desespero.

4 - Bundas que fecham a rua: sim, você leu certo. Sim, você está no PdUBT, agora na versão 2007 - mais desbocada. Não, não mudei de time. Eu quis dizer aquelas pessoas que andam em bandos, de shortinho "olha-como-eu-sou-dadivosa", no meio da rua, e você tem que decidir se passa por cima ou espera a manada desconfiar que calçada não é apenas o lugar onde se bate o ponto.

5 - Prevaricação: [não confundir com "fornicação"] acho que é o top top irritante permanente, no meu caso. Gentinha que usa de posição de autoridade e/ou pretensa amizade ou grau de parentesco para obter vantagens, em qualquer nível. Desde furar a fila até escapar de punições por faltas cometidas.

Quem quiser continuar o jogo, fique à vontade.
;o)


[Ouvindo: O ritmo da chuva - Demetrius - Jovem Guarda (02:36)]

Marcadores: , ,

Tudo tem um lado bom

Cogito seriamente gravar uma coletânea de músicas pressa época. Além das óbvias Chove, chuva [Jorge Benjor], Raindrops keep fallin' on my head [B. J. Thomas], Chuva de prata [Gal Costa], It's raining again [Supertramp], Medo da chuva [Raul Seixas], Crying in the rain [v. A-ha], Me chama [Lobão] e Here comes the ran again [Eurythmics], lembrei também de Gone with the rain [Matsuda Seiko], Who'll stop the rain [Creedence Clearwater] e Primeiros erros [Kiko Zambianchi]. Se caçar no P2P as palavras-chave certas, capaz que complete o CD rapidinho - finalizando com Oompa Loompa, caus que com toda essa água já tou laranja e verde de bolor.

[Ouvindo: It's Not Enough - The Who - Endless Wire (04:03)]

Marcadores: ,

sábado, janeiro 06, 2007

Tem mas acabou

-- Correios, bom dia.

-- Oi, você tem daquelas caixas de Sedex temáticas no tamanho 1?

-- Que tamanho é esse? Tem pequeno, médio e grande.

-- Do pequeno. Qual estampa tem aí?

-- Tem da caixa azul com amarelo.

-- Mas esse é da comum, você não tem daquela com tema de litoral, do Centenário, de estrela?

-- Não, só da azul com amarelo.

Então tá, né? Pedi para Muleki pegar quando passasse por perto. Meia hora depois ele chega com as caixas - temáticas, da que eu queria. Disse que viu na prateleira e achou bonitinhas [eram as Litoral], trouxe sem saber da conversa anterior. Em vez de "tem mas acabou" aconteceu "não tem mas achou".

Moral da história: para quem tou devendo as balinhas e outras coisas, aguarde e confie. Despacho na segunda.

Marcadores: ,

Come-come

Terra: "Momofuku Ando, considerado o inventor dos macarrões instantâneos japoneses na década de 50, morreu aos 96 anos de um ataque cardíaco, informou hoje a agência de notícias japonesa Kyodo."

O rei do lamen teve a idéia no Japão pós-Guerra, vendo as filas por um prato de sopa ["só haveria paz no mundo quando o povo tivesse comida suficiente"].

---

Invertia: "Um atum vermelho de mais de 200 kg foi vendido nesta sexta-feira a 4,13 milhões de ienes - US$ 35 mil. Se convertido para a moeda brasileira, o peixe custou R$ 75,1 mil. O valor corresponde ao preço de um automóvel no mercado de Tóquio."

Haja sushi e sashimi para cobrir o preço de custo.

---

Magazine: ""Magos" é expressão que vem de Heródoto, "o Pai da História" (420 a.C.), referindo todos os que se interessavam pelas coisas do céu - hoje, equivalente a astrônomos e astrólogos. Com o passar do tempo, a tradição cristã os converteu em reis - "Os Reis Magos", assim ficaram conhecidos. Eram três. O europeu Melquior, com 40 anos. O africano Baltazar, com 30. O asiático Gaspar, com apenas 15."

Aaaaaaah, hoje é dia de desmontar a árvore e de comer bolo de reis, nham!

sexta-feira, janeiro 05, 2007

Sexta tecnocientífica

NYT: "Se há uma resolução de Ano Novo com probabilidade ainda maior de falhar do que "Prometo emagrecer" é "Prometo começar a fazer backup do meu computador"."

Que foi? Quê que tá olhando? Só porque perdi 30GB de dados de finado Miguelito? Não é porque HD morreu uma vez que vá morrer outra.

---
AFP: "Cada vez mais compactos e potentes, os aparelhos eletrônicos estão se tornando cada vez mais sensíveis a uma ameaça vinda de outras eras: os raios cósmicos, partículas emitidas há milhões de anos por astros longínqüos."

Comuniqueichon, ê-ê.

---

Reuters: "Os usuários de Internet na China perderam cerca de 10.000 nomes de domínios na Web por causa das interrupções provocadas pelos terremotos do mês passado na costa de Taiwan, disse a imprensa estatal nesta sexta-feira."

Natureza 2 x 0 Tecnologia.

---

Agência Fapesp: "Agora não há mais dúvidas: Titã tem líquidos em sua superfície. Graças aos dados obtidos pela sonda Cassini, um grupo de 38 cientistas de diversos países descobriu a existência de lagos na maior lua de Saturno."

Novo destino turístico!

---

Rondonia Agora: "O Brasil terá nove dias de feriado nacional e cinco, de ponto facultativo, durante 2007. As datas foram definidas pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e publicadas, na Portaria 740, no Diário Oficial da União."

E mais 9 de julho em SP [Revolução Constitucionalista], 20 de novembro numa porrada de cidades [Consciência Negra] e 7 ou 8 de outubro em Pedra Lascada [nunca lembro direito porque nunca folguei no dia da padroeira da cidade].

---

Folha: "Os exames genéticos para estabelecer o tratamento mais adequado em pacientes de câncer de pulmão, desenvolvidos em Taiwan, estão alcançando bons resultados, informaram fontes médicas."

A boa da semana curta.

quarta-feira, janeiro 03, 2007

Momento mulérzinha

Só quando chego em casa e desmonto é que percebo o quanto contribui para o stress de fim de expediente um soutien apertado.

Liberdade é uma camiseta desbeiçada.
[Ouvindo: Os anjos dizem amém - ZERO - O Quinto Elemento (03:14)]

Con-fusão

Estudando o calendário, já em clima de "quando é o próximo feriado?":

-- Uia, esse ano a Sexta-Feira Santa cai na sexta!

---

Ontem, pós-ressaca:

-- Ficará em teste por dois dias, até quarta-feira. Ahn... não, hoje é terça, né? Então quarta-feira é quinta-feira.

terça-feira, janeiro 02, 2007

Deathly Hallows

Nem há notícia ainda de que a autora tenha terminado o livro 7 e os correios britânicos já se organizam para entregar àqueles que comprarem na pré-venda [não digo que "eu, inclusive" porque os correios britânicos não entregam no Brasil, mas que serei uma das primeiras a comprar na pré-venda nem há dúvidas. Até já deixei meu email na página especial da Saraiva para isso].

Não é à toa que as edições infantil e adulta estejam nos 2 primeiros lugares da lista de bestsellers da Amazon.uk [mas me deu vontade de ler "Por que os pés dos pingüins não congelam? e outras 114 questões". Sem contar que esse já foi publicado].

Quanto à tradução do título, tem uma entrevista recente [29/12/06] da tradutora no site Potterish. O título ***provisório*** é Harry Potter e As Insígnias Mortais.

Ano-novo, banco... novo?

O site do Banco do Brasil agora é o Banco do Bruno. E quem raios é Bruno? Não conheço; alguns conseguem carregar a página inteira [v. Paulino Michelazzo], mas aqui só carrega a imagem do logo alterado [v. printscreen]. E é aquela coisa, Tonhão adverte: na dúvida, melhor não efetuar nenhuma operação - melhor nem loggar.

Atualização: Das três opções possíveis [defacement, hack e marketing], a última que eu apostaria era marketing, justamente porque conheço bem tal do "internauta médio" [e especialmente o "abaixo da média"]. Moral da história: BB fora do ar até desfazer a ação que se pretendia viral.

IDG Now: "A nova estratégia de marketing do Banco do Brasil, que está rebatizando suas agências físicas e a virtual com nomes como ?Banco do João?, ?Banco da Maria? e ?Banco do Antônio?, entre outros nomes tipicamente brasileiros, está confundindo os usuários do serviço de internet banking, que pensam que a página foi alvo de hackers."

Invertia: "Procurada, a assessoria de imprensa do Banco do Brasil destacou que a campanha não gera confusão entre os clientes porque foi amplamente divulgada em jornais e revistas."

Percebe-se...

Ano novo, velhas batatices

Cox Newspapers: "Estão diminuindo as ocasiões para se falar de Watergate, de forma que não se deve deixá-las passar. A morte do presidente Gerald Ford oferece tal momento, o lado positivo de um evento triste."

Eu gostei desta frase: "um perdão implica culpa e a aceitação dele implica confissão" - mas isso aconteceu numa época em que o cidadão ainda sentia vergonha de ser apanhado em flagrante delito.

---

Tem gente que faz dieta e é tranquila. Tem gente que faz dieta e acaba com o humor de quem não faz. Se não pode ou não quer comer alguma coisa, fica na sua, não fica aporrinhando os outros. Ou, melhor ainda, fica em casa com seus biscoitinhos água e sal e suquinhos light. Povo chato.

---

SóNotícias: " Com a chegada do Ano Novo, muita gente propõe mudanças a si mesmo. Entre tantas resoluções importantes, acaba-se esquecendo de um detalhe: o calendário também mudou! E na hora de preencher cheques à mão, é comum colocar o dia certo e errar no ano."

Isso me lembra que esqueci de já deixar as folhas de cheque com o ano preenchido.

---

O ano pode ser novo, mas os problemas continuam tantos que até trouxe bentô pro selvício. Kappamaki, butá e tempurá de salmão. Servido?