sexta-feira, janeiro 12, 2007

Sexta tecnocientífica

Info: "A Justiça determinou que os administradores do Orkut retirem do ar comunidades que criticam o piloto Rubens Barrichello."

Ostracismo Já.

---

ConJur: "Promotores dos Ministérios Públicos de Minas Gerais e do Rio de Janeiro irão apurar as causas do rompimento de barragens da empresa mineradora Rio Pomba Cataguases. A comissão vai verificar as possíveis medidas emergenciais a serem adotadas, em Mirai, na Zona da Mata mineira."

Ainda bem que é emergencial, né?

---

Bom Dia: "Cerca de 50 mil moradores de Olímpia ficaram sem energia durante todo o dia de ontem. O blecaute começou às 9h e foi causado por uma pomba."

Natureza 3 x 0 Tecnologia ou "Ora, pombas!".

---

G1: "Um sítio arqueológico na Rússia acaba de acrescentar mais uma peça ao quebra-cabeças da história da expansão dos seres humanos modernos pelo planeta. Artefatos desenterrados lá indicam que o Homo sapiens invadiu a Europa há cerca de 45 mil anos, por uma rota que pode ter partido do interior da Eurásia."

Só achei estranho o uso do verbo "invadir".

---

BBC: "O neologismo faz referência ao ex-planeta Plutão, que teve seu status rebaixado em 2006. Dessa forma, o termo "plutonizado" designa uma pessoa que foi rebaixada de um cargo ou algo ou alguém que foi desvalorizado, assim como aconteceu com Plutão."

Rubens Barrichello não foi plutonizado.

---

SciAm: "Com o aumento explosivo do segmento de idosos da população do mundo todo, a corrida para derrotar esse terrível resultado do envelhecimento, o mal de Alzheimer, está se tornando mais urgente. Em 2006 observamos vários avanços encorajadores nesse front."

Especial para Cássia, que trouxe excelentes novidades sobre Mamys [queria poder dizer o mesmo de Vóvys, mas por enquanto não dá].

---

Estadão: "Cientistas canadenses encontraram evidências de que o uso, por toda a vida, de duas línguas pode ajudar a adiar o início de sintomas de demência por até quatro anos, em comparação com pessoas que falam apenas uma língua."

Se alguém esperava um bom motivo pra começar um cursinho de línguas, taí.

---

Folha: "Um grupo de cientistas japoneses desenvolveu uma nova vacina para tratar vários tipos de câncer, independentemente da parte do corpo humano afetada pela doença, informou hoje o jornal econômico "Nikkei"."

Comé que uma notícia dessas sai num jornal de economia primeiro? Tá certo que lá no Japão tudo é ao contrário, mas isso já é exagero.
;o)

Marcadores: , ,