Último capítulo de novela,
concurso de miss e final de Copa assisto sempre. E como a apresentadora disse ontem que os dois últimos são as maiores audiência no mundo, bamos lá.
A apresentadora da Band foi Renata Fan, Miss Brasil'99 [se não me engano], e os comentaristas Evandro Hazzy e Adalgisa Colombo, Miss Brasil'58.
A
apresentação de trajes típicos foi gravada no dia 20 - minha memória é curta, mas não me lembro de ter acontecido assim nas edições anteriores, nem de mostrarem a correria das candidatas nos bastidores depois de saírem da passarela. Gostei! O tempo de exposição de cada uma é bem curtinho, eu mal consegui prestar atenção nas fantasias. Em todo caso, reparei na da Miss EUA, que foi disfarçada de Elvis Presley e tomou uma vaia. A Miss EUA, aliás, sofreu todo tipo de revertério possível: se
estabacou de bunda no desfile de traje de gala e foi vaiada mais uma vez na prova da pergunta.
Outro detalhe que reparei e me deu agonia até o fim foram os brincos da Renata Fan. Eu adoro brincão, mas aqueles estavam sem proporção, pesados demais. O lóbulo parecia de índio pataxó, que gastura.
Já o missólogo, que desde o concurso anterior dá a entender que ossos saltados são sinais de corpo ideal, para ele, apareceu com as sobrancelhas modeladas. Nem no Beckham ficou bom, tio.
A comentarista Adalgisa, por sua vez, cometeu a gafe da noite: disse que há muitos anos o Brasil não tinha uma representante forte na presença da Renata Fan, que concorreu em 1999. Ela fez que não ouviu.
Eu também fiz que não ouvi dizerem para colocar a roupa da Japão [melhor vestido de gala] na Coréia [preferida] que ficaria perfeito, tudo em casa. Decerto nunca ouviram falar nas rusgas seculares entre os dois países, nos "testes" coreanos jogando mísseis pros lados do Japão, nos traumas de guerra... Também fiz que não ouvi a teoria de que a Japão só venceu porque tinha dois
japoneses no júri: os norte-americanos descendentes de chineses James Kyson Lee e Michelle Kwan. Depois ficam brabinhos quando dizem que a capital do Brasil é Buenos Aires.
Como eles tanto gostam de dizer, não é só a beleza física [parâmetro muito subjetivo] que está em julgamento, mas principalmente cultura, simpatia e outros detalhes que não me lembro agora. Ah, cor do vestido! Segundo os especialistas, candidata com vestido preto ou azul escuro saem prejudicadas no julgamento, porque a Adalgisa disse que ela foi instruída a não usar cores escuras. Em 1958. Três das cinco finalistas de 2007 usavam preto.
Enfim, foi pura diversão!
---
Diálogo pão com mortadela e chá-preto pós-final.
-- Quem ficou em terceiro no "Miss Brasil" [sic]?
-- A Venezuela, era a favorita pra ficar em primeiro.
-- Por que não ficou?
-- [Longa pausa] Porque ficou em terceiro.
Marcadores: diálogos, miss