quinta-feira, maio 31, 2007

Lá como cá

Made in Japan: "É o segundo suicídio em menos de 24 horas envolvendo administradores públicos acusados de promover esquemas ilícitos de licitação. Na segunda-feira, o ministro da Agricultura, Floresta e Pesca, Toshikatsu Matsuoka, foi encontrado morto após denúncias de que teria recebido doações ilegais de empresas."

Enquanto isso, num país muito, muito distante...

Folha: "Um acordo entre a base e a oposição permitiu que a presidência do Conselho de Ética do Senado ficasse com Sibá Machado (PT-AC), aliado do presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL)."

Estadão: "Rondeau é acusado de receber R$100 mil de propina em troca de favorecimento da construtora Gautama, de Zuleido Veras, no programa Luz para Todos do governo federal."

Cada vez mais chego à conclusão de que trabalhar e se portar eticamente é coisa de trouxas. Afinal, o mundo é dos espertos, cerrrrto? Pra tudo se dá um jeitinho. Facilita o meu que eu ajeito pro seu lado, e dá um desconto aí pra mim porque sou amigo do dono.

Atualização: Blog Maria Inês Dolci: "Por aceitar propinas para liberar a produção de alimentos que colocam em risco a vida do consumidor, Zheng Xiaoyu, ex-diretor da agência responsável pela regulamentação de alimentos e remédios na China foi condenado à morte em julgamento realizado nesta terça-feira, em Pequim."

Marcadores: , , ,

O Senhor das Moscas

Uma ex-blogueira havia passado a dica do livro quando lançaram o filme - e, não sei porquê, ficou arquivada no fundo do meu depósito mental até recentemente. Resolvi fazer uma faxina naquele canto e aproveitar a promoção de frete grátis para conhecer O Senhor das Moscas.

Comecei a ler e grudei; foi outro que me fez varar a noite até terminar o livro. A história de um grupo de meninos que sobrevive a um desastre de avião numa ilha deserta e daí desenvolve uma espécie particular de sistema de governo é interpretada por alguns como uma alegoria bíblica e por outros, moral ou filosófica. Eu li um romance de aventura que cutucou as minhas idéias de certo/errado e torci pelo Porquinho, ao contrário de Santiago Nazarian, que escreveu a apresentação do volume.

É um livro de leitura obrigatória em colégios e faculdades nos EUA - e para fãs de Lost também. O seriado até é mencionado na reedição pela coleção "40 Anos, 40 Livros".

O Senhor das Moscas - Lord of the flies [EUA/1954]
Autor: William Golding
Tradução: Geraldo Galvão Ferraz
Editora: Nova Fronteira
Ano: 2006
Número de páginas: 220

* No linque do SdM, na sugestão "compre junto", tem O Terceiro Tira disponível; antes tava esgotado.

** Na folha de catalogação, além do "copirraite", tem lá: "1. Sobrevivência após acidentes aéreos, naufrágios, etc. - Ficção." Eu *tenho* que passar a ler essa página com mais atenção daqui pra frente!

Marcadores: ,

quarta-feira, maio 30, 2007

Cultura [In]Útil

Você Sabia...
A palavra pipoca vem da língua indígena tupi e significa algo como "estalando a pele".

Antigamente os índios colocavam a espiga inteira sobre as brasas para estourar as pipocas. Ou dentro de utensílios de barro sobre o fogo.

O grão de milho que não rebenta ao ser feita a pipoca é chamado de piruá ou mururu.

A palavra em inglês popcorn, usada em vários países da Europa, quer dizer "milho que estoura".

A pipoca tem bastante proteína, além de sais minerais importantes para a nutrição, como ferro e cálcio.

Mais de 500 milhões de quilos de pipoca são consumidos a cada ano no mundo.

A pipoca tem gordura vegetal, que forma uma espécie de película e ajuda a proteger os dentes contra os açúcares que provocam as cáries. Mas nada que se compare a uma boa escovação.

Fonte: Recreio Online

Tem que achar uma alternativa para a expressão "fulano não vale a pipoca que come", então. E crítico rotular um filme de "filminho pipoca" na verdade faz um elogio!

Marcadores: ,

Diálogos

-- Um cara saiu do FORVM e acenou... Acho que é aquele advogado, o Van Gogh.

-- Vicentini, mãe.

-- Isso, esse mesmo!

Marcadores:

Doação

Agência Senado: "A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou por unanimidade, nesta terça-feira (29), em decisão terminativa, projeto que inclui a dedução de doações de livros a bibliotecas públicas no cálculo do imposto de renda devido por pessoas físicas (PLS 27/05)."

Marcadores: ,

terça-feira, maio 29, 2007

Final de Copa do Mundo

Último capítulo de novela, concurso de miss e final de Copa assisto sempre. E como a apresentadora disse ontem que os dois últimos são as maiores audiência no mundo, bamos lá.

A apresentadora da Band foi Renata Fan, Miss Brasil'99 [se não me engano], e os comentaristas Evandro Hazzy e Adalgisa Colombo, Miss Brasil'58.

A apresentação de trajes típicos foi gravada no dia 20 - minha memória é curta, mas não me lembro de ter acontecido assim nas edições anteriores, nem de mostrarem a correria das candidatas nos bastidores depois de saírem da passarela. Gostei! O tempo de exposição de cada uma é bem curtinho, eu mal consegui prestar atenção nas fantasias. Em todo caso, reparei na da Miss EUA, que foi disfarçada de Elvis Presley e tomou uma vaia. A Miss EUA, aliás, sofreu todo tipo de revertério possível: se estabacou de bunda no desfile de traje de gala e foi vaiada mais uma vez na prova da pergunta.

Outro detalhe que reparei e me deu agonia até o fim foram os brincos da Renata Fan. Eu adoro brincão, mas aqueles estavam sem proporção, pesados demais. O lóbulo parecia de índio pataxó, que gastura.

Já o missólogo, que desde o concurso anterior dá a entender que ossos saltados são sinais de corpo ideal, para ele, apareceu com as sobrancelhas modeladas. Nem no Beckham ficou bom, tio.

A comentarista Adalgisa, por sua vez, cometeu a gafe da noite: disse que há muitos anos o Brasil não tinha uma representante forte na presença da Renata Fan, que concorreu em 1999. Ela fez que não ouviu.

Eu também fiz que não ouvi dizerem para colocar a roupa da Japão [melhor vestido de gala] na Coréia [preferida] que ficaria perfeito, tudo em casa. Decerto nunca ouviram falar nas rusgas seculares entre os dois países, nos "testes" coreanos jogando mísseis pros lados do Japão, nos traumas de guerra... Também fiz que não ouvi a teoria de que a Japão só venceu porque tinha dois japoneses no júri: os norte-americanos descendentes de chineses James Kyson Lee e Michelle Kwan. Depois ficam brabinhos quando dizem que a capital do Brasil é Buenos Aires.

Como eles tanto gostam de dizer, não é só a beleza física [parâmetro muito subjetivo] que está em julgamento, mas principalmente cultura, simpatia e outros detalhes que não me lembro agora. Ah, cor do vestido! Segundo os especialistas, candidata com vestido preto ou azul escuro saem prejudicadas no julgamento, porque a Adalgisa disse que ela foi instruída a não usar cores escuras. Em 1958. Três das cinco finalistas de 2007 usavam preto.

Enfim, foi pura diversão!

---

Diálogo pão com mortadela e chá-preto pós-final.

-- Quem ficou em terceiro no "Miss Brasil" [sic]?

-- A Venezuela, era a favorita pra ficar em primeiro.

-- Por que não ficou?

-- [Longa pausa] Porque ficou em terceiro.

Marcadores: ,

segunda-feira, maio 28, 2007

Enfim

Terra: "O sétimo e último livro da série protagonizada por Harry Potter já tem título definitivo para chegar às livrarias brasileiras: Harry Potter e as Relíquias da Morte."

J. K. Rowling parece que ouviu as reclamações dos leitores e facilitou a vida dos tradutores quando lançou um segundo título genérico para Deathly Hallows: The Relics of Death. Se não fosse isso, dona Read insistiria em Insígnias Mortais.

Marcadores: , ,

CSI

Estadão: "O secretário de Estado do Meio Ambiente, Francisco Graziano, que assumiu o cargo neste ano, disse acreditar que 'não se terá certeza nunca' sobre as causas da primeira onda de mortes no zoológico de São Paulo - no início de 2004, morreram 73 animais no local."

Houve uma segunda onda atribuída à encefalomiocardite transmitida por ratos, que matou outros 30 animais. A primeira foi por envenenamento, segundo a Fundação Zoológico; a que o secretário acha que não vale a pena investigar.

---

Na revista da Natura deste ciclo há a resposta a uma consumidora sobre se a empresa testa seus produtos em animais. Não estou com a revista aqui para quotar ao pé da letra mas, em termos gerais, a resposta foi que não testam em animais há mais de 6 anos. Se errar é humano, persistir no erro [neste caso] é caso pra SPA [Sociedade Protetora dos Animais].

Marcadores:

Almight Dollar

Duas das provas mais tradicionais do automobilismo no mesmo fim de semana, o GP de Mônaco na F1 e as 500 Milhas de Indianapolis pela IRL, ambas sob suspeita fortíssima de garfagem.

Na F1 a suspeita da FIA é a de que a McLaren de Ron Dennis tenha feito uso do mesmo jogo de equipe que a Ferrari executou em 2002, quando um piloto permitiu a ultrapassagem de seu colega de equipe no GP da Áustria. Ontem o prejudicado foi o estreante Lewis Hamilton, que até antes da corrida era o primeiro na contagem de pontos mas, ainda assim, estreante na categoria e supostamente segundo piloto da equipe que tem o único campeão em atividade.

Nas 500 Milhas o negócio parece mais feio. Pode ser só teoria da conspiração, claro, muitos amam odiar o jeito americano de viver e fazer as coisas acontecerem a seu favor. Só é duro de engolir que a organização da prova faria aquele esforço hercúleo para secar a pista mesmo se as posições estivessem invertidas no momento em que foi interrompida por causa da chuva, com o Tony Kanaan *atrás* do Marco Andretti, por exemplo. Numa corrida em que acenam bandeira amarela até se alguém cuspir no pit? Cada um que julgue por si.

---

Se o instrutor de asa-delta tivesse soltado o turista americano ontem podia-se pensar em vingança por causa das 500 Milhas, mas foi no sábado, então foi só um acidente: "Após o salto, da Pedra Bonita, Eduardo, que havia se esquecido de se prender à asa-delta, logo acionou o pára-quedas e deixou sozinho o americano, que, sem saber o que fazer, acabou caindo na mata, alguns metros abaixo. Ele ficou preso por 45 minutos pelas cordas de segurança, enquanto outros instrutores de vôo acionavam os bombeiros. Eduardo ficou preso a uma árvore." Um vídeo gravado pela fotógrafa Luíza Reis pode ser visto aqui, depois de tirar as crianças e pessoas sensíveis de perto [não tem sangue, mas a dose de palavrões excede a quantidade diária necessária numa dieta de 1.800 calorias].

Marcadores: ,

domingo, maio 27, 2007

Momento mulérzinha

Chapéu fúcsia. Camiseta azul da Copa'06. Cachecol roxo. Legging verde. Meias marrons. Sapatilhas de lã azul-petróleo. Por cima de tudo isso um edredon laranja e amarelo.

Eu não quero ser elegante, eu quero é ficar quente.

Marcadores: , ,

Meleca

Meleca, meleca, meleca. Meleca de corrida.

Só serviu pra descobrir esse repositório de tv's pelo mundo, o que me salvou de ter que esperar o resultado no Raul Gil.

Marcadores: ,

sexta-feira, maio 25, 2007

Gugonautas

Algumas buscas são recorrentes entre as que atraem paraquedistas ao PdUBT: as que procuram *fotos* da deusa Têmis, da Preta Gil pelada, referências ao filme Óleo de Lorenzo, receita de escondidinho de carne seca e informações sobre trilha sonora de filmes, de séries, de novela.

Uma que aparece sempre nesta época do ano é a que procura a música-tema do reality show O Aprendiz, co titio Roberto Justus [e que toca na versão original co Donald Trump também]. Como o lema deste blogue é servir bem para servir sempre [quando não é "dentes brancos e hálito puro"], cá vai: é "For the love of money" do The O'Jays, banda norte-americana de soul music fundada em 1958, e que foi lançada em 1973.

O título vem da Bíblia, especificamente de I Timóteo 6:10*.
For the love of money is the root of all evil: which while some coveted after, they have erred from the faith, and pierced themselves through with many sorrows. [fonte: Bíblia do Rei James]
Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores. [fonte: Bíblia Online]

Os participantes deveriam prestar mais atenção na letra da música, que diz que, por amor ao dinheiro, as pessoas mentirão, roubarão, trapacearão, sem se importar com aqueles que irão ferir ou derrubar. Não, nem estavam falando da Operação Navalha.

Não vou pôr o MP3 na Ouvateca por causa daquele probleminha, mas é fácil de baixar nos P2P quando se conhece as palavras-chave.

* Gânesh, onde será que estão as bíblias de casa? Eu sei que temos duas e não acho nenhuma.

Marcadores: ,

quinta-feira, maio 24, 2007

Veste um santo...

Depois que o Blogger começou o salvamento automático de postes o sistema do Comentar endoidou e joga tudo em Arquivado.

Tecnologia moderna, nhai.

Marcadores:

quarta-feira, maio 23, 2007

Dia da Toalha 2007

"O Dia da Toalha é celebrado no dia 25 de Maio como um tributo em memória de Douglas Adams. A comemoração foi observada pela primeira vez em Maio de 2001, uma sexta-feira, duas semanas após a morte do autor (11 de Maio) e desde então é observada anualmente. Durante as comemorações, fãs carregam consigo uma toalha durante todo o dia, em uma referência a O Guia do Mochileiro das Galáxias."
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_da_Toalha

Indicação surrupiada sorrateiramente do BlogZine. E tem também o site oficial do TowelDay brasileiro, que publicará as fotos enviadas.

Marcadores: , , ,

Vrum?

Propaganda de bandeira de combustível. Quatro galalaus em volta do capô aberto dum carro [gang bang?]. Chega um quinto e *conversa* com o cidadão.

-- Vrummmmm vrum vrum?
-- Vrummmmmm vrum.
-- Vrum?
-- Vrum.
-- Vrumtatatatatata?
-- Tatatatata.

E conclui: motor sujo, gasolina ruim*. Tem que ser Texaco com Techron.

Na mesma hora lembrei da lenda que corre [ainda] em torno de Ayrton Senna, que diz que ele era capaz de acertar o carro pelo ouvido. As imagens dele paradão, só ouvindo os mecânicos mexendo no motor e depois indo direto ao problema, são as que tenho na memória.

Outro que dizem ter esse dom é Roberto Pupo Moreno, considerado um dos melhores acertadores de carro até hoje. E Moreno vai largar na 31ª posição das 500 Milhas domingo agora, substituindo Stephan Gregoire aos 48 anos - e foi ele quem classificou o carro. Quando Gregoire bateu e fraturou a vértebra ainda não tava confirmado no grid. Ele é uma espécie de coringa: sempre que precisam de um piloto substituto urgente chamam o brasileiro.

Não assisti nenhuma corrida em 2007, de nenhuma categoria. Acho que vou começar pelas 500 Milhas mesmo. Basicão.

* Não adianta abastecer com gasolina especial depois de usar da comum ou da adulterada durante muito tempo, caus que gasolina ruim deixa a sujeira incrustada - igual gordura na parede das artérias. Quando a aditivada passa, vai arrancando a sujeira acumulada que chega no motor e bum, funde a cabeça do coitado. Tem que usar de psicologia.

Marcadores:

terça-feira, maio 22, 2007

Vale uma lida

Fapesp: "É melhor tentar entender o gosto dos leitores em vez de avaliar se o gosto alheio está certo ou errado. Mas a atitude de Bloom não é nova: a crítica literária quase nunca aprova obras de grande circulação. É um policiamento: se todos gostam, não é bom. Basta lembrar no Brasil os casos de Jorge Amado e Erico Verissimo, de público fiel e maltratados pela crítica".

Logo no início da matéria, mencionam um artigo publicado na Nature utilizado para elaborar uma questão sobre biogenética no vestibular da UFRGS [v. prova em PDF aqui ou comentada aqui]. Só é pena que a Nature seja restrita para assinantes e eu não tenha acesso... Bem que queria ler tanto o artigo sobre alelos bruxos quanto a réplica da edição seguinte. Enquanto isso não acontece, leio o da Fapesp [mais voltado para a psicanálise] e o do Terra [sobre capas da invisibilidade].

Marcadores: , ,

segunda-feira, maio 21, 2007

A Hidra dos Tênis

Em alguns países as crianças costumam acreditar na Fada dos Dentes, uma moça muito desprendida e boazinha que troca um dente caído por moedas.

O que poucas pessoas sabem é que existem outros seres tão tímidos quanto a Fada dos Dentes: Sininho é até famosa - assim como Morgana dos Gatos e do Vento Sul - mas o mesmo não se pode dizer da Hidra dos Tênis. Tênis, eu disse.

A Hidra dos Tênis não costuma aparecer à luz do dia [tal e qual a maioria dos seres fantásticos] pois sua aparência incomum pode provocar traumas irreversíveis nos incautos. A Hidra alimenta-se de tênis velhos, esquecidos sob armários ou em caixotes no fundo da garagem. Ela costuma comer apenas um dos pés, por isso acontece tanto de termos vários um-pés sem par nas Campanhas do Agasalho.

A Hidra não pode ser mantida em cativeiro exceto caso o carcereiro esteja gripado: o odor que exala asfixia a vítima em menos de quinze minutos. Apesar disso a Hidra não é um ser perigoso ou maléfico: ela come apenas tênis que não terão mais uso ou prestes a serem descartados e que, portanto, não farão falta ao dono. A Hidra não ataca seres humanos.

Uma característica interessante da Hidra foi observada pelo pesquisador Dr. School, um dos raros cientistas a ter contato com este ser: assim como os Montalbanianos, a Hidra não tem UM corpo - e sim DOIS. Veja aqui uma imagem exclusiva da Hidra dos Tênis captada pelo Dr. School em Wimbledon, Inglaterra, quando ele conseguiu mantê-la em ambiente fechado por 7 minutos antes de perder os sentidos.

Marcadores:

sexta-feira, maio 18, 2007

25

Outra lista para concordar ou não: a livraria britânica Waterstones comemorou os 25 anos de existência elegendo os 25 melhores livros do último quarto de século e os prováveis 25 futuros melhores escritores ingleses.

Como Dumbledore diz a Harry em "O Prisioneiro de Azkaban", "as conseqüências de nossos atos são sempre tão complexas, tão diversas, que predizer o futuro é uma tarefa realmente difícil... A professora Trelawney, abençoada seja, é prova viva disso..."; então melhor é ficar com a lista dos livros mesmo [que tem pelo menos 4 títulos de fantasia infanto-juvenil]. Na ordem:

1. Harry Potter e A Pedra Filosofal [1º volume da série Harry Potter] - J. K. Rowling
2. A Mulher do Viajante do Tempo - Audrey Niffenegger
3. A Bússola de Ouro [1º volume da Trilogia Fronteiras do Universo] - Philip Pullman
4. O Canto do Pássaro - Sebastian Faulks
5. O Código Da Vinci - Dan Brown
6. A Sombra do Vento - Carlos Ruiz Zafón
7. Memórias de uma Gueixa - Arthur Golden
8. A História Secreta - Donna Tartt
9. O Bandolim de Corelli - Louis Bernières
10. O Estranho Caso do Cachorro Morto - Mark Haddon
11. O Conto da Aia - Margaret Atwood
12. O Caçador de Pipas - Khaled Hosseini
13. Uma Vida Interrompida: Memórias de um Anjo Assassinado - Alice Sebold
14. A Prayer for Owen Meany - John Irving
15. A Cor da Magia [1º volume da série Discworld] - Terry Pratchett
16. As Cinco Pessoas que Você Encontra no Céu - Mitch Albom
17. Magician - Riftwar saga - Raymond E. Feist
18. A Vida de Pi - Yann Martel
19. Cisnes Selvagens: Três Filhas da China - Jung Chang
20. Os Delírios de Consumo de Becky Bloom - Sophie Kinsella
21. O Nome da Rosa - Umberto Eco
22. Cinzas de Angela - Frank McCourt
23. A Suitable Boy - Vikram Seth
24. Notes from a Small Island - Bill Bryson*
25. Labirinto - Kate Mosse

* Autor do Top Favorito Foréva "Breve História Sobre Quase Tudo".

Marcadores:

quinta-feira, maio 17, 2007

\o/

Titia Batata é titia de novo.

Marcadores:

Ouvateca

Recebi instruções para excluir algumas playlists disponíveis na Ouvateca do Multiply, devido a denúncias de violação de direito autoral. A playlists listadas foram bloqueadas para acesso público pelo mantenedor do serviço, então excluí. Não adiantaria nada mesmo.

Se alguém quiser baixar as que ainda estão por ali, aproveite enquanto pode caus que é quase certeza que cancele minha conta lá.

Isso inclui os vídeos também.

Nhé.

Marcadores:

O ovo da vingança

Samurai deu a dica sobre o preparo do ovo frito que fez duas aparições no filme V de Vingança, testei e... deu certo! Valeu, sêo minino, Jurema agradece, penhorada.
:o)

Para quem quiser provar:

"Pega uma fatia de pão de forma. Unta a fatia com azeite ou manteiga.Faz um circulo no meio,mais ou menos do tamanho de um biscoito bono. Coloca a fatia na frigideira e no espaço do circulo coloca manteiga ou azeite. Ai é soh quebrar o ovo dentro do circulo e fritar no fogo baixo. Se quiser é soh acrescentar uma pimentinha ralada na hora em cima. ou uma erva de provence."

Usei azeite e ficou muitopom. Testado e aprovado.

Marcadores: ,

quarta-feira, maio 16, 2007

Vale uma lida

Digestivo Cultural: "Os brasileiros não são pessoas com uma deficiência genética que as impeça de imergir no mundo dos livros. Mas essa imersão deve acontecer de forma espontânea, sem cerimônia, com a leitura encarada com naturalidade, como uma atividade trivial de prazer cotidiano e não como um ato sacrossanto de ode à grandeza e à excelência intelectual. Ninguém deve se sentir obrigado a ler os clássicos ou a melhor literatura sempre."

Amém dadá.

[Rolando o dado para olhar o outro lado, hoje passei um tempão procurando livros sobre ciências que permitam o aprendizado de forma lúdica, igual quinem Breve história sobre quase tudo, Da falsificação de euros ou O que Einstein disse a seu cozinheiro e só cansei o braço. Depois de ler o artigo de Luis Eduardo Matta, bateu a sensação de que esse é outro campo nonde os detentores do conhecimento protegem a pompa e a circunstância com excesso de zelo no Brasil. Em Portugal, uma única editora chega a ter várias coleções dedicadas a desmistificar física, química e matemática. Aqui é meio disperso - quando existe - e fica escondido no meio dos livros técnicos. Aceito indicações.]

Marcadores:

terça-feira, maio 15, 2007

Top Favoritos Foréva

O Fuxico: "Os filmes que as pessoas mais gostam de rever são Dirty Dancing e Star Wars, segundo uma pesquisa realizada pelo canal Sky Movies Sci-fi & Horror."

Eu não consigo fazer listas definitivas caus que vivo mudando de idéia, mas Tubarão e Duro de Matar dificilmente entrariam nos meus TFF, acho.

Marcadores:

segunda-feira, maio 14, 2007

Uncensored



Buscando o videoclipe da música citada abaixo, descobri que existem duas versões disponíveis: a asséptica pra passar na MTV e a original, que mostra a menina-veneno nua e de frente, ou seja, com os bicos dos seios aparecendo. Isso em 1989. Oh, certo, se considerar que outro peito provocaria tanto escândalo mais de década depois [Janet Jackson no intervalo do SuperBowl] isso nem seria de se espantar tanto; mesmo assim ainda acho que o único fator que desabona Alice Cooper não é o alcoolismo [superado], o assassinato de galinhas [superado - e falso, além de tudo], o sexismo ou a fase glam-rock - e sim o apoio a George W. Bush. Mas como ninguém é perfeito...

O clipe embutido no poste é a versão censurada, com a modelo vestindo um corpete e sem as cenas de simulação sado-masoquista. Tou tentando subir os 90MB da versão sem censura na Videoteca. Versão disponível.

Marcadores:

I want to hurt you just to hear you screaming my name*

Semana passada, cidadã disse que estava com vontade de comer sushi.

Sugeri matar um japonês que conhecesse móde ser chamada para o hooji [se o morto for budista, cRaro].

Dois minutos depois, lembrei daquele tal teste psicológico pra descobrir se uma pessoa é psicopata [o das irmãs].

Será que já tou chegando nesse ponto?

* Poison, de Alice Cooper

Marcadores: ,

domingo, maio 13, 2007

Agenda

Bunkyo: "Em japonês, BUNKA significa cultura, e MATSURI, festa. E, é dentro deste enfoque que a terceira edição deste festival da cultura japonesa buscou atrações para encantar o público com suas diversas manifestações culturais, como shows de musica, danças, exposições de artes plásticas e workshops de artes."

3º Bunka Matsuri – A Festa da Cultura Japonesa
Data: 20 de maio de 2007 (domingo)
Horário: 9 às 17 horas
Local: Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social (Bunkyo)
Endereço: R. São Joaquim, 381, Liberdade (próximo ao metrô São Joaquim)
Entrada gratuita

Release nos comentários do poste Shinobi. Ah, é São Paulo, não em Pedra Lascada...

Marcadores: ,

Domingueira

SuperInteressante: "Ketchup com ingredientes do cimento, insetos para dar cor à salsicha, gases bélicos no creme de barbear. Calma! Ao contrário do que se pensa, poucos aditivos químicos fazem mal e muitos são tão naturais quanto um alface. Conheça a ciência bizarra dos produtos mais comuns na sua casa."

Coméra mesmo aquele ditado? Melhor não saber como são feitas as leis e as salsichas.

---

Quatro corridas na categoria de ponta, quatro pódios in-a-row, atual líder da temporada, o mais jovem da história da F1. Se isso não é a melhor estréia dum piloto em décadas, não sei o que mais pode ser. E locutor insistindo em chamá-lo de "Robinho" merece um pedala ou não merece?

---

Sonhei que fiquei uma semana fora e deixei quatro gatinhos passando fome em casa. Acordei agoniada e fiquei assim o dia inteiro. Me senti uma monstra.

---

A matéria de capa da Made in Japan deste mês é sobre os 100 sobrenomes japoneses mais comuns [dentre cerca de 300 mil]: quais são, sua origem e significado. Tem o sobrenome da avó materna [Okada], do avô materno [Kimura], da avó paterna [Yamashita] e não tem o do avô paterno. Tísque.

---

Eu *preciso* acertar a Mega-Sena.

Marcadores:

quinta-feira, maio 10, 2007

Hai

Henshin: "[...] perguntou na semana passada qual era o melhor mangá ou anime disponível no Brasil entre aqueles que têm esses guerreiros* como tema ou personagens principais. Lobo Solitário, de Kazuo Koike e Goseki Kojima, foi a opção mais votada com 54% dos votos."

Conheço uma pessoa que não concordará com o resultado, mas como ele desistiu do mundo dos blogues não vai contar.
:oP

* Esses guerreiros = samurais.

Marcadores:

A quem interessar possa...

... e esteja em SP/Capital no dia 15, tem lançamento na FNAC/Pinheiros do especial Mentes Criminosas.

"A visão de psiquiatras e psicólogos sobre um dos temas mais discutidos na sociedade: violência e criminalidade."

Tomara que chegue na banca de Pedra Lascada.

Marcadores:

domingo, maio 06, 2007

Nojinho

Rê, ela mesma, tem um problema sério com a famíia vizinha: além de ouvirem axé no último volume, inda têm um karaokê. Imagina um cão duzinferno que deve ser.

Eu não preciso imaginar, caus que daqui eu sofro o ataque sonoro de 37 cachorros [se não for tudo isso, pelo menos fazem barulho por tudo isso] e a criança mais mal-educada que eu conheço num raio de 500km. Cachorro dá raiva [literal e figurativamente] mas ainda dá pra relevar. Pirralho eu não consigo relevar.

Durante o dia ligo o som alto para abafar as malcriações da coisinha, à noite tranco todo o quarto e vou dormir na sala. É um pequeno inferno, mas mantenho a esperança de que um caminhão de esterco um dia caia sobre a cabeça dela, à moda de "De volta pro futuro".

Marcadores:

Domingueira

Senhoura dona mãe em dúvida sobre o que presentear miguxinha no domingo de manhã.

-- Escolhe uma cesta de café da manhã. A maioria das pessoas gosta de cestas.

-- Ahn... *cara de sei não*

-- A maioria das pessoas normais, pelo menos.

---------

Intervalo comercial apresentando o tal do sutiã invisível que levanta a auto-estima da pessoa. Um adesivo transparente que dispensa o uso dos sutiãs convencionais, se usado em conjunto com outro adesivo cor-de-bandeide [porque "cor-da-pele" non ecziste], em formato de flor, para cobrir a auréola [juro que foi isso que o locutor disse]. Para mostrar que o levanta-peito funciona, mostraram mulher de biquini, de alcinha, de tomara-que-caia - usando o Lifty só num lado. Deu gastura ver aqueles bustos zaroios, um apontando pra cima e o outro batendo no joelho. Brr!

---------

Alguém sabe como se faz aquele ovo frito igual quinem o V e o Gordon fazem no "V de Vingança"? Jurema tá assanhada.

Marcadores: ,

sábado, maio 05, 2007

Pajero mental

WebMotors: "Pode parecer estranho imaginar que, mesmo após milhares de anos, a mitologia ainda tenha algum efeito persuasivo sobre as pessoas. Para seres tão poderosos, nada mais simples: os mitos já foram a explicação para a origem do mundo e de todas as emoções humanas."

E serve até para batizar carros, que puxa!

[Mas reza a lenda que o presidente da FIAT sempre diz que fazer carro novo é fácil, difícil é batizá-lo.]

Marcadores:

Nham

NippoBrasil: "O ano de 2008 marcará o 50º aniversário de uma das maiores invenções japonesas do século XX: o macarrão instantâneo. O criador Momofuku Ando seria homenageado com vários eventos, entre eles, a reunião internacional das indústrias do ramo marcada para ser realizada em março em Ikeda (Osaka), a terra natal do 'miojo', como é conhecido no Brasil."

Momento nada-a-ver: tava revendo a primeira temporada de Sakura CardCaptor, aquele episódio niqui Touya e Yukito encenam "A Gata Borralheira" no colégio [hilário! será que já pensaram em fazer "aquilo" na vida real?], quando a Fada-Madrinha diz à Cinderela que ela deve retornar antes da meia-noite para fazer o ramen da família. A-do-rei!

Marcadores: , , ,

quarta-feira, maio 02, 2007

Vou botar esse prédio na chon

No princípio era o Verbo, Izanami e Izanagi. Quando Izanagi limpou seu [dele] olho direito, surgiu Amaterasu, aquela que ilumina o Paraíso, Deusa-Sol, antepassada direta da Família Real japonesa, de acordo com a mitologia shintoista.

Amaterasu mora em Mie-ken, Ise-shi [Japão, claro], no templo Ise, destruído e reconstruído a cada 20 anos com madeira transportada por dois anos no rio Miyagawa, no Festival Okihiki. Esta madeira [troncos enormes, de 300 anos de idade, mais ou menos] é de uma espécie de árvore específica da região, e o costume da reconstrução data de 1500 anos atrás. Não é preciso ser um Oswald de Souza pra perceber que um dia a madeira acabaria. O shogun então determinou que uma grande extensão de terra em Nagano seria preservada para as árvores. Alguns anos atrás, o governo revogou o decreto e a madeira passou a ser comercializada até para os incréus. A próxima reconstrução [em 2013] provavelmente será a última feita com troncos do tamanho tradicional - cogita-se amarrar vários troncos mais jovens para dar um do antigo.

A tradição da reconstrução deve-se à crença shinto na transitoriedade da vida e para transmitir a tecnologia da engenharia civil para a geração seguinte. Ou, em outras palavras, matar dois coelhos com uma "caixa d'água" só.

Japonês é um povo pragmático que só vendo.

Marcadores: ,

Howl's Moving Castle

O desenho animado japonês O Castelo Animado, de Hayao Miyazaki, é um dos meus Top Favoritos Foréva. Há algum tempo soube que a tradução do livro que deu origem ao desenho foi lançado no Brasil, mas a pessoa que comentou isso também disse que a musicalidade da autora Diana Wynne Jones perdeu-se na tradução. Acabei, então, optando pelo livro em inglês mesmo [e saiu por pouco mais do que 1/3 do preço da edição brasileira, inda por cima].

Já conhecia a autora por causa da série Crestomanci, que teve 4 dos 6 livros traduzidos no Brasil e me foi apresentada pela Bruna, mas confesso que Moving Castle me pegou de jeito: tou completamente paixonada de novo. Para quem viu o filme e não gostou eu digo para ler o livro, caus que Miyazaki usou de muita liberdade artística pra contar a história de Sophie, de modo que muita coisa também se perdeu na transcrição de um meio para o outro. Para quem não viu o filme, digo para ler o livro se aprecia histórias de fantasia.

Sophie Hatter é uma jovem resignada com a perspectiva de uma vida apagada, sem amor ou felicidade, até cruzar o caminho da Witch of the Waste. Sophie descobre-se com 90 anos de idade e todas as dores e achaques que vêm no pacote, e vai à procura de quem possa quebrar seu feitiço. É assim que ela acaba faxineira do castelo encantado de Howl, um mago excêntrico, seu aprendiz Michael e seu demônio do fogo pessoal, Calcifer. Até aí é mais ou menos o que vimos no desenho.

O que não vimos foi o humor sutil, algumas referências que devem ter se perdido na versão em português também, uma compreensão melhor dos motivos de Howl ser como é... Hm, na verdade, Howl não é o que aparenta ser. A maioria dos personagens não é o que parece ser e esse é o grande barato da trama: quanto mais conhecia os personagens, mais me apaixonava por eles. Não conseguia largar o livro, ficava o dia todo repassando a história na cabeça, torcendo para a noite chegar logo e descobrir o que aconteceria depois.

A série Castle tem dois livros; o segundo é Castle in the Air, que entrou pra minha lista de "querível" junto com quinto da série Crestomanci [Conrad's Fate, que pelo visto não terá tradução tão cedo] e The Pinhoe Egg, o sexto.

Howl's Moving Castle - Inglaterra/1986
Autor: Diana Wynne Jones
Editora: Harpercollins/USA
Acabamento : Brochura
Edição : 2001/08/01
Número de Paginas : 329

Marcadores: ,