quinta-feira, maio 31, 2007

O Senhor das Moscas

Uma ex-blogueira havia passado a dica do livro quando lançaram o filme - e, não sei porquê, ficou arquivada no fundo do meu depósito mental até recentemente. Resolvi fazer uma faxina naquele canto e aproveitar a promoção de frete grátis para conhecer O Senhor das Moscas.

Comecei a ler e grudei; foi outro que me fez varar a noite até terminar o livro. A história de um grupo de meninos que sobrevive a um desastre de avião numa ilha deserta e daí desenvolve uma espécie particular de sistema de governo é interpretada por alguns como uma alegoria bíblica e por outros, moral ou filosófica. Eu li um romance de aventura que cutucou as minhas idéias de certo/errado e torci pelo Porquinho, ao contrário de Santiago Nazarian, que escreveu a apresentação do volume.

É um livro de leitura obrigatória em colégios e faculdades nos EUA - e para fãs de Lost também. O seriado até é mencionado na reedição pela coleção "40 Anos, 40 Livros".

O Senhor das Moscas - Lord of the flies [EUA/1954]
Autor: William Golding
Tradução: Geraldo Galvão Ferraz
Editora: Nova Fronteira
Ano: 2006
Número de páginas: 220

* No linque do SdM, na sugestão "compre junto", tem O Terceiro Tira disponível; antes tava esgotado.

** Na folha de catalogação, além do "copirraite", tem lá: "1. Sobrevivência após acidentes aéreos, naufrágios, etc. - Ficção." Eu *tenho* que passar a ler essa página com mais atenção daqui pra frente!

Marcadores: ,