quarta-feira, maio 31, 2006

TI também é gente, tá?

WNews: "O Direito na Internet começa a tomar novos caminhos. Por determinação da Justiça do Trabalho, já é possível penhorar o "nome de domínio", ou seja, o endereço do site de uma empresa devedora, da mesma forma que se executam seus bens e direitos para viabilizar o pagamento do empregado em ações que tratam das relações trabalhistas."

Muito cuidado quando chamar alguém de "meu bem".

IDG Now!: "Habilidade de comunicação tem sido pouco usada pelos profissionais."

Por isso a manutenção dum blogue deve ser incentivada.

WebInsider: "Os usuários não são mais simples consumidores de serviços e conteúdo, mas também agem como criadores, propiciando uma rede de inteligência coletiva."

Ahá.

Info Corporate: " Os profissionais de tecnologia da informação sofrem mais com estresse do que os especialistas de qualquer outra área profissional."

Não vejo o motivo... *socando o teclado e tacando o mouse na testa do primeiro que apontar na porta*.

Quem canta seus males espanta

Grande Prêmio: "Se ninguém vir Jacques Villeneuve na F-1 ou em qualquer outra categoria em 2007, poderá encontrá-lo em algum programa musical ou fazendo shows. O canadense vai lançar um álbum, que ainda não tem nome, no fim deste ano — também sem data definida."

Seqüência, em mais de um sentido. Só acho temeridade dizer que a música "está nos genes": pelo visto, o talento de pilotagem ele não herdou de Gilles; quem garante que tenha herdado o artístico?

O cd do rapaz vai sair na mesma época que o de outra herdeira [material].

A ilha

Preconceito faz a gente perder coisas boas. Porque confundi A Ilha com A Praia quase que embarco nessa também: o disco ficou mais de 40 dias encostadinho, até que uma crise braba de insônia exigiu medidas drásticas. O filme começa com o despertar do personagem de Ewan McGregor e é aí que o sono [meu] vai embora de vez: mensagens exibidas no teto e nas paredes do quarto e do banheiro de Lincoln Six Echo me lembram muito a paranóia absolutista de Philip K. Dick. Um ambiente estéril e estritamente controlado, em que todos são iguais e têm todos os seus atos dirigidos em prol do "bem-estar geral comunitário" reforçam a sensação - descubro depois que não é de Dick, afinal, e sim de um rapaz chamado Caspian Tredwell-Owen. O mundo foi contaminado e esta bolha oferece as condições ideais para os sobreviventes: alimentação balanceada de acordo com o exame de urina feito na primeira visita ao banheiro, roupas limpas e iguais para todos, educação idem, trabalho e entretenimento também. Dá pra perceber uma crítica ao socialismo ali, caus que mesmo com esta idéia de sociedade perfeita [e em que todos são *especiais* e *escolhidos*] o maior anseio é ganhar na loteria que permitirá ao vencedor ir para a tal ilha do título, o último refúgio descontaminado ao ar livre.

Outra crítica aparece quando Lincoln passa a questionar o sentido da vida, do Universo e tudo o mais [42], discutindo suas idéias com um técnico de manutenção que vive nas áreas contaminadas [o sempre excelente Steve Buscemi] e com o médico/psicológo/conselheiro [*ui ui, é aí que as coisas começam a ficar interessantes!*] Sean Bean. Ocorre que as coisas não são o que parecem ser no mundo ideal e, assim como na Matrix, a vida vale pelo que pode oferecer. Dá uma boa discussão ética-filosófica nesses tempos de pesquisas sobre a clonagem humana, embora a parte da ação atrapalhe um pouco [bem-filmada, nervosa, ma num é a minha praia, num adianta. canso fácil. a cena da perseguição inda gostei, achei do mesmo nível da perseguição do T3. as outras vi no esquema fast-forward].

Pra quem pretendia dormir, acabei acordada por quase 3 horas: filme mais extras. Valeu a pena, se não por mais nada, pelas interpretações também de Michael Clarke Duncan e Djimon Hounson, no papel de um soldado mercenário. Na verdade, acho que é o primeiro filme desse diretor que assisto inteiro... Viu? Preconceito faz a gente perder coisas legais.

[Ouvindo: Red Hot Chili Peppers - Taste the Pain - Mother's Milk (4:26)]

terça-feira, maio 30, 2006

Uh

UOL: "O guitarrista da banda britânica Pink Floyd, Dave Gilmour, pediu aos Rolling Stones que deixem de fazer turnês internacionais e "se dediquem a ter uma vida"."

E aê, é guerra ou não é?

OT: O email do UOL é engraçado... qualquer nova conta, mesmo que seja adicional, sai com capacidade gigabítica de armazenamento, mas conta véinha quinem a minha, que xingo mas sou fiel [*caham*] continua nos 20 MB [megabits!], entupindo todo dia. Acho que vou cancelar o plano extra-plus com cereja e passar pro basiquinho, só pro conteúdo.

segunda-feira, maio 29, 2006

Donde se conclui que...

Made in Japan:"Rubens Barrichello encontrou mais um culpado para os seus maus resultados na Fórmula 1: a falta de experiência da Honda."

Grande Prêmio: "A Honda não diz abertamente, o piloto não admite, mas o fato é que Rubens Barrichello se atrapalhou de novo com os botões no volante de seu carro."

... melhor mesmo é torcer pelo fofo do Montoya.

domingo, maio 28, 2006

Preparando o bolso

Omelete: "Uma das mais cultuadas ficções científicas de todos os tempos, Blade Runner - O caçador de andróides será relançado em DVD pela Warner Home Video."

[E quando será que lançarão a box com as versões estendidas de LOTR?]

500 milhas

A prova mais tradicional dos EUA sempre teve essa característica meio familiar por acontecer no fim-de-semana anterior ao Memorial Day: é um evento nonde as pessoas vão com seus trailers, filhos e churrasqueiras para ver a corrida. A 90ª edição foi familiar também no pit line: nunca vi tantos Juniors numa prova só! Teve* Larry Foyt, filho do tetracampeão das 500 Milhas A. J. Foyt Jr., atualmente dono da equipe Foyt Racing; teve Arie Luyendyk Jr., filho do "Holandês Voador" que também é o dono da equipe niqui o pimpolho corre; teve Tomas Scheckter, filho do campeão de F1 Jody Scheckter; teve Felipe Giaffone, filho do campeão das Mil Milhas de Interlagos Zeca Giaffone; teve Al Unser Jr., filho de outro tetracampeão de Indianápolis - mas esse já não é mais nenhuma criança e ele mesmo venceu a prova por duas vezes. Está aposentado há quase dois anos.

Outra característica que torna essa corrida tão diferente é que qualquer piloto pode disputá-la [desque se classifique com um carro dentro das especificações, óbvio], não apenas os competidores da IRL. É por isso que Unser Jr. e Michael Andretti estavam ali no pit. Michael também *estava* aposentado como piloto, também é filho de outro piloto campeão [Mario Andretti, campeão tanto na antiga Indy como na F1] e foi, ele mesmo, campeão da categoria. Ele é o recordista de voltas lideradas nas 500 milhas; nunca venceu. Mario e Michael dirigem a equipe Andretti Green e têm como pilotos o brasileiro Tony Kanaan, o americano Brian Herta, o escocês Dario Franchitti [Mr. Ashley Judd] e o filho de Michael, neto de Mario, Marco Andretti. O pirralho de 19 anos quase consegue o que o pai não conseguiu em todos esses anos: ele chegou em 2º lugar depois de ser ultrapassado por Sam Hornish Jr. [não-filho de ex-piloto, até onde eu saiba] a 100 metros da linha de chegada. Marco é seriíssimo candidato a Rookie of the year**, IMHO.

E ainda cá entre nós, para vencer nas 500 milhas não basta ter [1] equipamento confiável, [2] equipe afinada, [3] preparo físico e mental, [4] boa estratégia e [5] talento: tem que contar ainda com *muita* sorte. Kanaan, por exemplo, teve os cinco primeiros itens à disposição durante 189 das 200 voltas, porém faltou a tal da sorte quando ele estava em primeiro, longos segundos de vantagem sobre o segundo lugar para fazer um splash & go quando aconteceu aquela bandeira amarela que pôs tudo a perder. Vamos lembrar que ele estava usando o capacete do Barrichello. Não que eu esteja dizendo que uma coisa tem a ver com outra, queisso. Loooonge de mim.

Sorte mesmo teve o Hornish Jr., que largou na pole mas não foi nada parecido com o passeio de Alonso na F1 de manhã: na Indy ele teve que superar um erro no abastecimento quando a mangueira de combustível ficou presa no carro, teve que retornar para completar o tanque e ainda tomar um stop & go como punição dessa trapalhada que o deixou uma volta atrás do líder. A diferença entre Hornish e Marco Andretti foi de uma agulha na linha de chegada - e Andrettinho fez bico e bateu o pé.

Para o próximo GP vou torcer pra Danica Patrick, única piloto mulher e com peito suficiente [sem trocadilhos] pra ultrapassar Michael Andretti, reconhecidamente um hit and run ou o nosso velho Mr. Totó: ele bate nos adversários, tira o carro deles da prova e segue firme e forte feito um touro. Talvez por isso não tenha dado certo na F1, nonde os carros são menos brutos e qualquer toque provoca o desacerto psicológico dos pilotos.

* Sem esquecer os irmãos Buddy e Jacques Lazier, filhos de um piloto que disputou as 500 Milhas duas vezes que esqueci o nome.

** Visto que os outros candidatos não terminaram a prova, acho que na opinião da IRL também [Townsend Bell num erro primaríssimo, PJ Chesson - o primeiro a cair fora, Luyendyk Jr. e Thiago Medeiros].

*** Quanto ao meu favorito, Helio Castroneves, aconteceu algo poético: tinha um ceguinho no meio do caminho, no meio do caminho tinha um ceguinho.

Separados no nascimento

O Tony Kanaan num tá *a cara* do Vin Diesel?

* 500 milhas de Indianapolis domingo 28, a partir de 13h30 [hora de Brasília].

Atualizado: A propósito do comentário de Tonhão, os pilotos Tony Kanaan e Rubens Barrichello correrão cos capacetes trocados amanhã. Kanaan com as cores de Barrica em Indianapolis e Barrica, craro, cas cores de Kanaan em Monaco pela F1 [9h da madrugada, tou com sérias dúvidas se vou assistir essa]. Além do fato de serem brasileiros, ambos são empurrados pelos motores Honda e têm o carro nº 11. Até a posição de largada é parecida: Kanaan larga em 5º e Barrica em 5º também [com a punição de Schumacão]; a diferença é que nas 500 milhas a fila é tripla, então Tony sai na segunda fila e Rubens na terceira. Mas vou torcer mesmo é pelo Helio Castroneves ni uma e... qualquer outro na outra.

Nova atualização: Montagem coa foto dos dois no álbum Uia.

sábado, maio 27, 2006

Ajuda dos universitários

Por acaso ou de propósito alguém tem aquela música da Marcia, antiiiiiga pra dedéu, alguma-coisa-Yokohama? Marcia foi umas primeiras - se não a primeira - brasileira a fazer sucesso no Japão, e essa é a música mais famosa dela. Isso foi em 1900 e avião a lenha; tinha completamente esquecido até ouvir na Fênix de novo.

Gol?

Em época de Copa do Mundo, esse é o tipo de notícia que revolta.

Vale quanto pesa

InfoMoney: "As padarias vão deixar de vender pão francês por unidade. É que 70,34% dos consumidores consultados por uma consulta pública decidiram que o peso é a melhor forma de comprar o tradicional pãozinho."

MSN:Conforme orientação do Banco Central do Brasil, os bancos irão alterar seus horários de atendimento nos dias em que a seleção brasileira jogar pela Copa do Mundo de Futebol."

InfoMoney: "Atentas aos jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, a Bovespa e a BM&F (Bolsa de Mercadorias & Futuros) realizarão uma alteração nos horários das sessões dos dias 13 e 22 de junho."

Terra: "O Tribunal Regional Federal da 5ª Região suspendeu todas as multas aplicadas com o uso de radares móveis no Brasil, por meio de liminar em ação civil pública movida contra a União. "

Cosmo: "O ex-Menudo Roy Rosselló abre, na próxima sexta-feira, dia 09/06, as portas do Caribean Food, Drinks & Music para trazer o sabor de Porto Rico à Campinas."

sexta-feira, maio 26, 2006

Imperdível

Perfil de Sir Ian McKellen n'A Arca. Para quem é paixonada no cara igual quinem qui eu.

***

Iei! Outra atriz favorita de titia Batata na tela: Helena Bonham-Carter [esposa de Tim Burton e estrela de quase todos os seus filmes, além de ser a fofa Lucy Honeychurch] substituirá a grávida Helen McCrory no papel de Bellatrix Black Lestrange. Mãos para cima fazendo a dancinha feliz. Para quem não lembra dela [ímpios!] é a mãe do garoto Charlie na refilmagem de 'A fantástica fábrica de chocolate'. Ao contrário do que diz a notinha, não creio que haja saias justas: as cenas niqui ela aparece não têm relação com os personagens de Emma Thompson nem de Kenneth Branagh.

Sexta tecnocientífica

BBC: "Pescadores da Sibéria descobriram o esqueleto completo de um mamute, uma descoberta descrita como bastante rara por especialistas russos."

Manny!

Folha: "Os fãs de "Harry Potter" já podem ficar animados: a capa de invisibilidade que permite ao bruxo andar incógnito por aí é algo que pode ser obtido um dia, sem apelar para feitiços. Pelo menos teoricamente, afirmam pesquisadores dos EUA e do Reino Unido."

E a penseira? [Linque da Folha restrito para assinantes; liberado no Último Segundo.]

Agrilactor: "Depois do expressivo crescimento das bebidas à base de soja, uma segunda geração de produtos chega às prateleiras. A indústria de alimentos está empenhada em arregimentar os adeptos da dieta saudável e não dispensa criatividade para isso."

Tem uma empresa que lançou grãos de soja torradinhos, natural ou aromatizados. Eu troquei os doritos por eles.

O Globo: "Um cientista, um filósofo e um avicultor acreditam ter descoberto a resposta para uma das perguntas mais intrigantes da humanidade: quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha? A resposta dada pelos pensadores e pelos granjeiros é..." [v. também no Terra].

Faz sentido se a gente pensar na questão da mutação evolutiva.

Terra: "O homem consciente de sua existência e atos surgiu há cerca de 60.000 anos na África, afirma o professor Michal Kobusiewicz do Instituto de Arqueologia e Etnologia da Academia Polonesa de Ciências."

E o Homo superior, hein?

Estadão: "Pesquisadores das universidades de Duke e Rutgers desenvolveram um esquema matemático que, segundo afirmam, permitirá aos astrônomos testar uma teoria da gravidade em cinco dimensões que compete com a Relatividade Geral proposta por Albert Einstein."

Atualmente, as dimensões conhecidas são quatro: as espaciais [altura, largura, profundidade] e o tempo. Confere?

E, por fim, uma que não tem muito a ver com o escopo mas não deixa de ser de utilidade pública.

Terra: "A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo realiza este sábado, 27 de maio, um mutirão gratuito de mamografias. Duzentas e oitenta unidades de saúde de todas as regiões do Estado estarão abertas, das 8h às 17h, para receber mulheres, sem restrição de idade."

quinta-feira, maio 25, 2006

Draco dormiens nunquam titilandus

Depois de Terry Pratchett, que batizou uma espécie extinta de tartaruga, agora outra autora britânica de fantasia batiza um animal também extinto; na verdade não ela em si, mas a sua obra. Uma nova espécie de dinossauro foi batizada Dracorex hogwartsia nos EUA: Draco de dragão, rex de rei e hogwartsia de Hogwarts, a Escola de Magia e Bruxaria criada por J. K. Rowling.

quarta-feira, maio 24, 2006

Papo bad mulérzinha

Dicas muito importantes sobre o trato nos cascos, retirados do iGirl:

  • Use as lixas de papel, e não as de metal, que são mais agressivas;

  • [as de metal me dão uma gastuuura na hora de usar.]
  • Não lixe muito os lados, pois isso pode deixar entrar algumas impurezas;

  • [verdade. uso arredondadas mas não muito afiladas.]
  • Em vez de acetona, prefira o removedor de esmaltes, que não afeta a queratina das unhas;

  • [acetona tá com a venda proibida de qualquer forma. num tá?]
  • Para evitar aquelas bolinhas chatas que se formam no esmalte, uma dica de ouro: antes de passar o esmalte, seque as unhas com um secador;

  • [de ouro mesmo... vam'vê se funciona.]
  • Tire o esmalte um dia antes de ir à manicure, para deixar a unha respirar.


Eu gostei da que fala sobre as bolinhas... as minhas sempre têm.

---

Não sei se alguém da 2001 lê este blogue ou se alguém com espírito samaritano incluiu meu emeio na lista de avisos lá; fato é que recebi aviso que os dois filmes de Guy Ritchie que me faltavam na dvdteca de gângsters estavam disponíveis para venda - inclusive 'Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes', em muitos sites indicado como fora de catálogo já. Adivinha.

Venha para onde está o sabor

Memória publicitária: acertei 26 das 30 questões nesse teste que liga o slogan à sua marca. Pra variar, como em todo teste da IstoÉ, não tem gabarito móde saber quais errei e quais que foram puro chute.

terça-feira, maio 23, 2006

Vale uma lida

História Viva [1]: "Quase 60 anos se passaram e muitas cicatrizes continuam abertas na comunidade nikkei brasileira. Terror, fanatismo, incompreensão, surpresa, desilusão são algumas palavras que apenas resvalam no tema, quando se define o que representou a Shindo Renmei."

História Viva [2]: "Para um samurai, desembainhar o katana era um sinal de fraqueza. Um mestre de esgrima digno desse nome devia impor o respeito por seu comportamento."

Tou quase assinando de novo.

Ele tem fome de justiça

Pac Man, the movie!

*rolando de rir*

Do mesmo autor: o que acontece quando bonecos de meia usam dorgas.

.

-- A excursão para Holambra vai ser no dia 3 de setembro.

-- Longe, será que tou viva até lá?

-- Se for em espírito acho que não vão cobrar o ingresso.

*Uah*

Coisa mais boa é lembrar que tem que gravar um trabalho no CD pra entregar na manhã seguinte, dois minutos antes de ir dormir.

Preparação...

... para o próximo fim de semana.

[Ouvindo: L'Arc~en~Ciel - Ready, Steady, Go - (3:49)]

segunda-feira, maio 22, 2006

Meia estrela

Filme repleto de incorreções históricas e interpretações sofríveis. O mocinho não convence e a mocinha não tem carisma. O ritmo parece frenético mas a gente sente cada minuto se arrastando na cadeira. As locações, sim, se salvam: são belas de se olhar.

Hein? Achou que eu tava falando de qual filme? Ora, de Hércules, ontem no Só BesTeira sobre os doze trabalhos do rapaz. Filme até recente, com alguns atores razoavelmente conhecidos, pensei: "com os efeitos especiais disponíveis atualmente deve ter ficado legal!". Vã esperança. Os produtores desse filme são ímpios que serão levados a Hades sem choro nem vela: deturparam a lenda de Hércules duma forma tal que mal se reconhece.

Começo a crer que mitologia não é tema filmável, no final das contas. Melhor quando está só na nossa imaginação.

People in, people out

Manchete no BlueBus: Naomi quer ficar fora da midia mas dá festa de 3 dias em Dubai.

Não foi convidado[a]?

domingo, maio 21, 2006

Uia

Tava assistindo o Domingo Espetacular quando deparei-se-me com um rapaz na Patagônia pegando jararaca na mão, segurando gambá pelo rabo e conversando com um elefante-marinho. O cara dizia coisas como "você é muito bavo!" - assim mesmo, como se falasse com uma criança - e "você é muito lindo!". Vendo aquilo cheguei a uma conclusão: Richard Rasmussen, o rapaz, o tal "aventureiro animal", é o Hagrid dos trouxas! Até fisicamente parecido.

O Código Da Vinci

Assista sem preconceitos históricos, religiosos ou culturais, ignore críticas [inclusive esta]. Leve um baldão de pipoca e uma almofada para as costas. Oh, e por favor, poooor favoooor, desligue o celular na sala. Isto feito, relaxe e aproveite - se não pela diversão, por Sir Ian McKellen. Titio Magneto continua em ótima forma; ele assume o filme na segunda metade [a primeira pertence a Paul Bettany, ninguém tasca, caricato e tudo o mais] e a cena em que duela com Tom Hanks para explicar a simbologia do feminino a Audrey Tautou já vale o ingresso.

Jean Reno também está ótimo como Jean Reno, mas quem rouba a cena é Etienne Chicot, o Tenete Collet. Confesso também que esperava um pouco mais de Alfred Molina; tá tudo bem, sempre teremos Diego Rivera e Dr. Octavio Octopus para lembrar dele.

Propaganda digrátis

Se tiver que escolher entre um dos cinemas em Marília tente o Esmeralda. O atendimento é personalizado, o próprietário passeia entre os freqüentadores perguntando se está tudo bem, recebendo críticas e sugestões, conversando... Ele mesmo checa o ar-condicionado na sala, está sempre atento. Os funcionários acabam por seguir o exemplo, são simpáticos e prestativos. Em 2 meses já estará em funcionamento o elevador para cadeirantes dentro da sala, vai ser o único na cidade - indicativo de empresário que pensa longe.

sábado, maio 20, 2006

Letrinhas

Folha: "Uma lista realizada pelo site da "Playboy" norte-americana elegeu as 25 obras mais sexy da história da literatura."

Li só 4 dos 25.

BBC: "Um romance que teria sido escrito pelo ex-presidente do Iraque Saddam Hussein chegou, nesta sexta-feira, às livrarias do Japão."

Comé que uma pessoa faz a guerra, ditadura um país, se esconde duma força-tarefa e ainda tem tempo de escrever?

UOL Crianças: ""A boa literatura não tem idade". É assim que a editora Cosac Naify define a coleção "Dedinho de Prosa", que traz para crianças grandes obras de escritores do mundo todo."

Para *crianças grandes* = tou dentro!

Bravo!: ""Vim a Comala porque me disseram que aqui vivia meu pai, um tal de Pedro Páramo." Assim, sem rodeios, o mexicano Juan Rulfo (1917-1986) inicia a obra que marcou a fogo toda a narrativa latino-americana."

Pedro Páramo é um dos meus favoritos. Agora é esperar essa edição revista chegar no Brasil.

sexta-feira, maio 19, 2006

Dia de jogo

MSN: "O Banco Central do Brasil decidiu que os bancos poderão alterar seus horários de atendimento nos dias em que a seleção brasileira jogar pela Copa do Mundo de Futebol."

Sou mais a campanha que Tonhão também incentiva.

Sexta tecnocientífica

Estadão: "Segundo o procurador Sérgio Suiama, a diretoria do Google poderá ser responsabilizada por desobediência judicial, favorecimento ao crime e participação, como co-autora, na divulgação de pornografia infantil, já que o Orkut hospeda comunidades com conteúdo desse tipo."

Tá, até aí morreu Neves. Mas como *proibir* o Orkut no Brasil?

IDG Now!: "A Telefônica deixou de comercializar o PIC (personal internet communicator), um terminal de conexão à internet, para atender a população de baixa renda com preço de 800 reais, que podia ser parcelo em até 36 vezes."

Agora só no Submarino, que parcela apenas no cartão.

WNews: "Procon defende que assinantes atingidos pelo bloqueio do sinal dos celulares não paguem assinatura mensal."

É uma coisa meio que óbvia, nénão?

Info: "Os seguidos feriados no mês de abril reduziram a audiência de internautas residenciais na internet, diz o Ibope."

Indústria e comércio também ficaram no prejuízo.

Yahoo: "A Rússia criou seu primeiro banco de cérebros e corpos humanos congelados para atender às pessoas que acreditam que no futuro poderão voltar a viver com o progresso da ciência."

Crioterapia, né isso? Igual quinem aquele filme co Mel Gibson antes dele ficar xarope?

BBC: "A separação evolutiva entre humanos e chimpanzés ocorreu bem mais tarde do que se acreditava, segundo uma pesquisa publicada pela revista especializada Nature."

Eu nem vou perguntar quando houve a separação evolutiva entre humanos e abóboras, melancias, bananeiras...

quinta-feira, maio 18, 2006

Abolição

-- Você tem até as 18h de hoje para apostar na Mega Sena acumulada! Não perca a chance de se tornar um bilionário!

-- ??

-- Se quem ganha um milhão é milionário, quem ganha 39 milhões é bilionário!

Craro. Não fui eu que fugi da aula de matemática.

* A propósito, é 18h de hoje mesmo. O sorteio foi adiado.

Dúvida cruel

IDG Now!: "Com a série de ataques em São Paulo, os bloqueadores de celulares foram para o centro do debate sobre segurança. Saiba como funcionam."

Né por nada, mas não é mais negócio instalar um detector igual quinem nas portas de bancos, órgãos federais, etc.?

3 cinemáticas + 1

Terra: "Sabrina Sato conquistou o ator hollywoodiano Hugh Jackman, intérprete do mutante Wolverine, durante premiére do filme X-Men 3 no México."

Ela é bonita, ele não entende português. Tem futuro.

Omelete: "A Focus Features adquiriu os direitos internacionais de distribuição de Coraline, adaptação para as telas do romance infanto-juvenil escrito por Neil Gaiman (Sandman)."

Iei! A criança dentro de mim agradece.

Blogue niqui Darren Waters conta algumas da perguntas mais esdrúxulas lançadas a Tom Hanks na coletiva de Cannes para o Código da Vinci. Ele pode não ter a voz de chocolate mas é educado, não há como negar.

A Arca: "Halle Berry acha que Mulher-Gato merece uma segunda chance."

Também acho. Tragam Michelle Pfeiffer de volta e não se fala mais nisso.

Folha: "Um misterioso piano foi descoberto por ecologistas a mais de mil metros de altura, na montanha de Ben Nevis, a mais alta do Reino Unido, situada no noroeste da Escócia."

Eu sei, eu sei! É o piano que o pianista misterioso tocava quando foi levado por uma corrente de ar e caiu no mar. A mesma corrente rodopiou e depositou o piano no topo da montanha.
Quando você tiver eliminado o impossível, aquilo que restou, ainda que improvável, deve ser a verdade. [Conan Doyle]

terça-feira, maio 16, 2006

Uia

Propaganda na tv de caldo de frango assado, da marca Knorr, mostra mãe passando instruções de último minuto para filho que vai passar o dia na casa do pai, tipo usar garfo e faca na mão certa. Pai faz frango assado com o produto [senão não teria propaganda, né?] e filho se atrapalha com os talheres. Pai então mostra que pode comer com as mãos, dando o exemplo ele mesmo [pausa para suspirar *awwwwm que fofo*]. Além de quebrar um tabu ao pôr um homem cozinhando, inda atualiza a noção de família colocando pais separados compartilhando a custódia. Gostei.

---

Não faz muito tempo que comentei que paixonei na Angelina Jolie como embaixadora da ONU para refugiados. Agora é Naomi Watts quem foi nomeada "enviada especial para o combate à AIDS e HIV". O trabalho delas é, além de visitar hospitais e abrigos, atrair atenção para estas causas, usar a publicidade que sabem que atrairão duma forma positiva.

Eu não sabia que Nicole Kidman também é enviada da ONU; qual será a causa que ela suporta?

---

Qual a sua superstição? A minha é nunca deixar sapatos ou chinelos virados para baixo, caus que quando eu era pequena senhôura dona minha mãe dizia que quem deixa chinelo virado pra baixo quer que os pais morram. Ó que terrorismo da culpa cristã ela usava com crianças inocentes! Os traumas que carrego! Bom, funcionou. Da matéria da Super gostei disso:

Na tradição chinesa, o número 8 dá sorte. Tanto que a cerimônia de abertura da Olimpíada de Pequim está marcada para 8h08 da noite do dia 8 de agosto de 2008.

segunda-feira, maio 15, 2006

A vida é...

Evito, sempre que possível, comentar sobre minha vida - especialmente sobre problemas de qualquer natureza, na medida do ditado popular "fulano vê as pinga que eu bebo ma num vê os tombo que eu levo". Cada um já tem a sua própria cota pra dar conta.

Hoje abro uma exceção, caus que tenho amigos que viajam para trabalhar e têm que passar duas vezes na frente dum presídio rebelado; tenho amigos que trabalham dentro de presídios rebelados; tenho amigos que trabalham em prédios-alvo; tenho amigos que são o alvo [policiais civis, militares, bombeiros, federais]. Eu mesma moro na frente de um prédio-alvo, a menos de 100m de outro - que eu sei, por fonte segura, detém pelo menos um componente da organização por trás dos antentados. O quarteirão inteiro [na frente, atrás e dos lados] está bloqueado, viaturas passam a noite estacionadas no portão de casa por ser ponto estratégico. Durmo [ou tento] ouvindo a comunicação na freqüência da polícia, do lado de fora. A gente vê pessoas se aproveitando da situação, das maneiras mais torpes. Tá foda.

Se ficar pensando nisso o tempo todo a gente enlouquece no mau sentido [parafraseando um locutor famoso na cidade] então... De volta à programação normal.

Os 23

Senhôura dona minha mãe comentando a convocação do Parreira:

-- Ele chamou o Dida? O Dida?? A bola vai para um lado e o Dida cai pro outro!

Isso porque ela não gosta de futebol, imagina se gostasse. Assistiu ao vivo pela TV.

* Por falar nisso, inda não ganhei nenhuma tabela da Copa. Tá meio fraco, né?

domingo, maio 14, 2006

Que ráquer, que nada

Estadão: "As mesmas portas USB que servem para ligar câmeras digitais, teclados e mouses podem ser usadas para roubar dados e representam um sério risco de segurança para as empresas brasileiras."

Tou tentando me lembrar do nome dum filme niqui uma funcionária rouba dados num pen drive disfarçado no fundo da garrafa térmica de café, mas é claro que absolutamente esqueci. Na época já achei um absurdo deixar a cpu desguarnecida enquanto os funcionários eram submetidos a vistorias policiadas na entrada e na saída do serviço, passando por raio-x inclusive. Mesma coisa passou pela cabeça naquela cena [que já é cRássica] do Tom Cruise no primeiro Missão Impossível: que instituição governamental de alta segurança digna desse nome larga o drive de disquete desbloqueado, Hades?

Atualizada: Tonhão [que ocorre ter uma memória muito melhor que a minha] achou o filme, é O novato. Sênquis!
** Aztronauta confirmou o título brasileiro. 'brigadinha!

Bunka Matsuri

Para quem gosta/tem interesse na cultura japonesa e estará de boa em São Paulo no próximo domingo, dia 21/05, a dica é o segundo Bunka Matsuri [numa tradução beeeem livre: festival cultural]. Além de toda a parte de origami, kirigami, sumiê, mangá, soroban, softbal, gatebal, taiko, yosakoi soran, karaokê, alimentação, inda são três shows durante o dia - mas, se eu fosse e só pudesse escolher um, decerto seria o da banda TonTonMi [é deles a versão de Shimanchu no takara disponível na Ouvateca].

2º BUNKA MATSURI
Realização: Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa (Bunkyo)
Data: 21 de maio (domingo)
Horário: das 09 as 17 hs.
Local: Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa (Bunkyo)
Rua São Joaquim, 381- Liberdade
Entrada Gratuita

sábado, maio 13, 2006

Qual a sua graça?

NAOMI (1)
Gender: Feminine
Usage: English, Jewish, Biblical
Pronounced: nay-O-mee
From the Hebrew name (Na'omi) which meant "pleasantness". In the Old Testament she was the mother-in-law of Ruth. After the death of her husband, Naomi took the name Mara (see Ruth 1:20).

NAOMI (2)
Gender: Feminine
Usage: Japanese
Means "above all, beauty" in Japanese.

Retirado daqui, dica dali.

sexta-feira, maio 12, 2006

Big *Bad* Boys

Acabei por fazer uma sessão com 3 filmes TFF [pra quem não lembra: Top Favorito Foréva] com uma temática muito parecida [sem contar pôster/capa]. Em ordem cronológica:

O filme de estréia do diretor Quentin Tarantino Cães de aluguel, de 1992, começa matando já na escalação: não bastasse Harvey Keitel co-produzindo, inda traz Steve Buscemi, Tim Roth e Michael Madsen de bônus. O orçamento foi de [na época] 900 mil dolares e o resultado é um filme de gângster totalmente fresco - no sentido de renovação do gênero. Os elementos que depois se tornariam parte da mitologia de Tarantino estão lá: a narrativa não-linear, os diálogos frenéticos, a cultura pop e a trilha sonora matadora com hits dos anos 70. E o sangue, litros e litros de sangue - como bem notou Tim Roth nos extras do dvd, muito mais do que um corpo humano tem de verdade. Essa edição de colecionador, aliás, traz extras decentes [é o único dos três]; o que eu mais gostei foram as entrevistas, concedidas em 2002, em locações insólitas. Chris Penn, por exemplo, foi entrevistado no baú de um caminhão. As cenas cortadas também estão OK, mas confesso que não tive coragem de olhar para as duas versões mais cruas da cena da orelha. Mr. Blonde comanda o batatal e deixei a música dele na Ouvateca.

Ni Os suspeitos, de 1995, os personagens principais também são gângsters, corre muito menos sangue e a trama chega quase a ser um "quem é o culpado?", caus que a grande questão é a figura do misterioso Keyser Soze, o mandador dos crimes. De novo o que segura o filme são os atores [Kevin Spacey, Chazz Palminteri e Gabriel Byrne principalmente] - mesmo Stephen Baldwin não consegue fazer grandes estragos, embora cause um pouco de estranheza o Pete Postlethwaite [o zelador freak de Água Negra do Walter Salles] no papel dum japonês e as sobrancelhas depiladas do Benicio del Toro. DVD fraco de extras; compensa porque, depois que descobrimos a verdade, dá vontade de rever pra pegar as pistas perdidas. Não chega a ser o filme de estréia do diretor Bryan Singer, mas como ele tem pouquíssimos filmes no currículo [os dois primeiros X-Men e Superman returns inclusive] é quase como se fosse.

O terceiro da sessão é o vencedor, disparado, do título mais bizarro: Brother - A máfia japonesa "Yakuza" em Los Angeles [2000] do japonês Takeshi Kitano [cê sabe, de Zatoichi]. O título toscolino pode até enganar, mas é um filme que segura a gente na cadeira sem cochilar apesar do ritmo beeeem mais lento do que Cães de aluguel. Os diálogos são um pouco mais complicados também, principalmente porque alguns transcorrem sem palavras - aquela coisa oriental de se comunicar com gestos e olhares, mesmo um dos tais orientais, no caso, sendo o ator Omar Epps; segundo uma das falas de Kitano [no roteiro ou nas entrevistas, não me lembro] o personagem Danny foi o único que compreendeu plenamente a filosofia Yakuza. DVD pelado de extras, ao contrário de Zatoichi; trilha sonora de Joe Hisashi, parceiro habitual do animador Hayao Miyazaki [Chihiro].

Ficaram de fora da lista os dois filmes do diretor britânico Guy Ritchie [vamos combinar que Destino inóspito não conta] Snatch - Porcos e diamantes [também com Benício del Toro mas desta vez com as sobrancelhas normais] e Jogos, trapaças e dois canos fumegantes, caus que estão esgotados há décadas e não acho em lugar nenhum. Ritchie e Singer têm em comum o currículo curto [praticamente filmaram nos mesmos anos]; em comum com Tarantino o gosto musical - até a trilha sonora de ambos os filmes de Ritchie seguem o padrão da trilha de Cães...: uma música, um trecho de diálogo do filme, outra música, outro diálogo [expediente também usado nos dois 11 Homens e um segredo e 12 Homens e outro segredo, só que aí apenas a trilha é legal]; e em comum com Kitano o humor mais do que negro.

Desnecessário dizer que nenhum dos filmes é indicado para menores de 16 anos, néãm?

quarta-feira, maio 10, 2006

Outra espiada no lado escuro

Folha: "O gênero de terror e fantasia nunca saiu de moda, mas já teve momentos melhores no Brasil. Agora, três lançamentos voltam a jogar luz sobre esse filão."

Da lista me interessam Lovecraft - que não é uma biografia real de H. P. [Howard Phillips] - e Ladrão da eternidade, de Clive Barker [e que lembra muito mais Coraline do Gaiman ou Nárnia do C. S. Lewis do que HP - Harry Potter. Mas já que é moda malhar o que está na moda, deixa ele.]

Omelete: "Na aventura, criada pela lendária dupla Chris Claremont e John Byrne, Jean Grey - a quase onipotente Fênix - perde o controle de seus superpoderes e transforma-se numa ameaça ao universo."

Por causa do filme, que usa a história de base.

Nhai

*Teoricamente* eu deveria estar de férias.

[Faltando só mais uma semana, argh.]

Porque de manhã atendo de 5 a 7 telefonemas, todo dia. Eu, que tirei férias para fugir de telefone. Que não suporto mais ouvir campainha de telefone nem em desenho animado.

Dos 5 que atendi hoje, 3 diziam "eu sei que você tá de férias, maaaas..." ou então "já que você tá de férias mesmo, não pode fazer isso ou aquilo?".

E é por isso que minha leitura* não anda.

* Recém-acrescida de "O mundo emocionante do romance policial" de Paulo de Medeiros e Albuquerque, "Mestres do mistério" de William Hjortsberg e "Prelúdio para matar" de Ngaio Marsh. Iei!

Se a moda pega

Última Instância: "Uma telefonista que se apresentava como amante do patrão deverá indenizar, em R$ 5.000 por danos morais, a mulher dele à época."

Precedente legal.

UOL Esportes: "Na última corrida, o GP da Europa, Ide, que foi titular, já tinha sido substituído por Franck Montagny atendendo a pedidos de pilotos e da própria FIA."

Super Aguri, isso é nome de equipe ou de Jaspion?

BlueBus: "A Fischer América está promovendo vacinaçao contra a gripe para todos os seus funcionários."

Essa podia pegar mesmo. Sai vinte-e-poucos reais por cabeça. Comparado com 3 dias de falta por causa duma gripe...

domingo, maio 07, 2006

Uma espiada no lado escuro

Quando li essa notícia lembrei do Barril de Amontillado de Edgar A. Poe [em inglês aqui, em português acolá] mas, claro, no fim resultou em algo muito mais trivial.

Atualizado: De fato, o Terra tirou a notícia. Em todo caso tem no Estadão [e em outros meios] a mesma.
* O site Poe Stories vale uma boa vasculhada.

Ajuda dos universitários

Tou procurando um videoclipe velhinho que é uma animação com gatos. Eu *acho* que é dos Rolling Stones mas não tenho certeza... Alguém sabe qual é? Mais ou menos no mesmo estilo de "Opposites attract" da Paula Abdul.

Âpideite: Nope, não lembro se era inteiro animação ou 50-50... mas *decerto* era parecido com isso.

* Sênquis ao Luis pela dica certa: é Harlem Shuffle e é dos Rolling Stones!

sábado, maio 06, 2006

Faltando 34 dias para a Copa*

BBC: "A dupla de ilustradores suíços Ashi e Jerzovskaja lançou o livro Football Heroes, uma versão artística dos tradicionais álbuns de jogadores de futebol."

BlueBus: "[...] vários jornais estao encartando o álbum de figurinhas da Copa do Mundo."

MediaGuardian: A Adidas instalou o que é provavelmente o maior outdoor do mundo, no formato de álbum de figurinhas, em Birmigham [Inglaterra].

[Se alguém tiver uma repetida do Totti eu aceito!]

* Tem um contador na capa da Deutsche Welle.

Mais Python em HP?

Omelete: "Rumores dizem que Terry Gilliam será o diretor do sexto filme da série Harry Potter."

Weee! Tomara que seja verdade! Fará companhia a outro ex-Monty Python, o Sir Nick-Quase-Sem-Cabeça John Cleese. Se bem que... Sir Nick aparece no Half-Blood Prince? E, honestamente, o próprio Gilliam daria um ótimo Horace Slughorn.

Siga a bolinha

Instalei os plugins do Vaga-Lume, um software que mostra a letra da musga que toca no momento no player do computador. Até o momento existem versões para Winamp, Windows Media Player e iTunes. Confesso que tou um pouco abismada: no banco de dados que o soft busca as letras tem mesmo algumas das japonesas - em romaji, cRaro. E se por acaso ele não tiver a letra tem a opção "incluir", indicativo de que mais cedo ou mais tarde alguém adicione ao banco de dados.

Gostei.

sexta-feira, maio 05, 2006

Sexta tecnocientífica

[Iei! Há tempos não saía uma dessas.]

Folha: "Os defensores de que o Universo existe essencialmente desde a eternidade, ou pelo menos passou por uma longa série de encarnações antes de sua versão atual, estão voltando à carga hoje. Eles afirmam que a existência de um cosmos cíclico é a melhor maneira de explicar porque o Universo atual está em expansão."

Reencarnação?

Último Segundo: "Titã, a maior lua de Saturno, possui dunas similares às dos desertos da Terra, segundo um estudo divulgado hoje pela revista "Science"."

Parentes de pai e mãe, talvez? [Vídeos da alunissagem saturnal da sonda Huygens.]

MSN: "[...] cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachussetts (MIT) são os responsáveis pela novidade nesse sentido: uma colher inteligente que ajuda, através de informações e dicas, o cozinheiro durante a preparação da comida."

A Era Jetsons vem aí.

Yahoo: "A China fabricou seu primeiro "robô doméstico" que, além de fazer os serviços da casa, pode ainda acessar a Internet e contar para seus donos as notícias do dia e como está o clima."

Rose Jetson, tou dizendo.

BBC: "Um feijão mais nutritivo do que o normal e que não provoca gases foi desenvolvido por pesquisadores venezuelanos."

Não bufa.

Folha: "O consumo moderado de cerveja previne doenças cardiovasculares, reduz o risco de infarto e melhora a resposta imunológica contra infecções e alergias."

Mas esta sexta tecnocientífica tá mesmo um espetáculo!

PortugalDiário: "Cientistas sul-coreanos afirmam ter descoberto a principal causa da doença de Parkinson, o que poderá abrir caminho a um tratamento eficaz contra essa perturbação neurológica que afecta milhões de pessoas em todo o mundo."

Em breve Alzheimer e adrenoleucodistrofia, quem sabe?

Estadão: "Um dos maiores especialistas do mundo em gripe aviária disse, nesta quinta-feira, que o vírus H5N1 é diferente de tudo que ele já viu, e que ainda há muitas lacunas no planejamento e conhecimento para o mundo lidar com sucesso com uma possível pandemia."

Porque o mundo não é cor-de-rosa, Sebastião.

Diário do Grande ABC: "No mundo todo, 694 milhões de pessoas acima de 15 anos navegam na Internet, o que representa cerca de 14% da população total deste grupo etário."

Por outro lado...

Terra: " Cerca de 70% dos programas que circulam pela internet para prejudicar o usuário são relacionados com crimes cibernéticos."

Sem contar que...

Folha: "Cerca de 97% dos internautas ainda se confundem na hora de identificar ameaças virtuais, como páginas que instalam secretamente softwares espiões em computadores."

Né?

Época: "Como o YouTube - um site de produções caseiras - se tornou um fenômeno capaz de ensinar as TVs e o próprio Google a lidar com vídeo na internet."

Paixonei no YouTube.

Info: "Após a rede ABC, da Disney, apresentar serviço que transmite gratuitamente séries de sucesso pela internet, é a vez da rede de TV americana CBS apresentar produto similar."

É a tendência.

WebInsider: "Singela constatação: pela lei eleitoral vigente os candidatos à presidência estão praticando propaganda eleitoral antecipada, sujeitos ao pagamento de multa e suspensão da página eletrônica."

Que novidade.

E uma que não tem muito a ver com o escopo, mas de certa forma está relacionada com ecologia: desde o ciclo anterior, o catálogo da Natura é 3/4 feito de papel reciclado - o 1/4 restante é confeccionado em papel virgem, reciclável, caus que traz as linhas de maquiagem [o papel reciclado não mantém a fidelidade das cores]. As matérias que antes eram encartadas na revista Mov agora fazem parte do catálogo, o que significa [1] mais economia de papel e [2] que consumidores também poderão ler.

quinta-feira, maio 04, 2006

AC em DVD

Cláudio perguntou, nos comentários, sobre um boato de que os clássicos de titia Agatha Christie sairiam em DVD no meio do ano. Tá na pré-venda, Cláudio, um box com quatro filmes - todos dirigidos por George Pollock e com Margaret Rutherford no papel de Miss Marple. Os títulos são:

Crime é Crime
(Murder most foul, ING, 1964, PB, 90') [livro: O assassinato da Sra. McGinty - Mrs McGinty is dead 1952. Trocaram Poirot por Miss Marple.]

Sherlock de saias
(Murder at the Gallop, ING, 1963, PB, 81') [livro: Depois do funeral - After the funeral 1953. Tiraram Poirot e colocaram Miss Marple no lugar.]

Assassinatos a bordo
(Murder ahoy, EUA, 1964, PB, 93') [Palavras dela ("in o Mundo misterioso de Agatha Christie, de Jeffrey Feinmann): "Uma das coisas mais tolas que já foram vistas."]

Quem viu quem matou
(Murder, she said, EUA, 1962, PB, 87') [livro: A testemunha ocular do crime - 4:50 From Paddington 1962]

A indicação "Vol. 1" na Saraiva parece ser uma dica de que vem mais pela frente. Tomara! Já nas lojas de e-commerce mais perto da sua casa.

*Participação especial de Zaira Viana Paro em azul. Sênquis e seja bem-vinda!

Frio combina com...

... comer!

Cássia comentou sobre uma massa de peixe que não é kani: será kamaboko ou tikuwa, Cass? Todos são feitos com a mesma base do kani, o surimi, ou seja, pescada sem valor comercial que é limpa, limpa, limpa, cozida e prensada. Esteticamente, a diferença é que o kamaboko é cozido no vapor, costuma ter uma capa rosa e vem sobre uma placa de madeira; o tikuwa é frito depois de passar pelo vapor, tem uma casquinha dourada e é cilíndrico, com um buraco no meio. A placa de madeira substitui o bambu niqui era feito originalmente [a massa de peixe era prensada dentro do tronco oco do bambu e cozida lá dentro]. O tikuwa também tem a forma de bambu. A origem dos dois remonta ao século VIII [Período Nara] - talvez até antes, mas é de quando se tem o primeiro registro escrito [Nihon Shoki] mencionando o kamaboko.

Pessoalmente, eu gosto mais de tikuwa por causa do aspecto lúdico - se bem que tem gente que decora as fatias de kamaboko com carinhas, haja paciência. Mas, Cássia, dá pra comer os dois sem precisar cozinhar antes, tipo tira-gosto [cerveja, nham!] se estiver quente; se estiver frio cabe bem em sopas e caldos [udon, lamen, missoshiro, oden, nabeiyaki, yakissoba...]. É escolher uma opção e mandar pra dentro.

Reencarnação?

Tava aqui assistindo a versão do diretor de "Pink Floyd - Ao Vivo em uma cidade destruída pelo vulcão Vesúvio em 79 a.C, pelaê" quando a iluminação chegou a esta cega: o Leonardo di Caprio num é *a cara* do Dave Gilmour no início dos anos 70? Fiquei impressionada. Com o cabelo comprido e voz de homem ele poderia fazer o papel d'O Cara nalgum filme sobre a banda - e se as feições de Gilmour atualmente dão uma indicação de como será o jovem daqui a uns... 20 ou 30 anos, digamos, então ainda há esperança.

Na fila, uma indicação de Marcus: Tommy. E fica faltando algo do Supertramp.

Curiosidade: na capa do dvd do Pink Floyd a advertência diz "Impróprio para menores de 12 anos. Conflitos psicológicos atenuados e temática adolescente leve." Na capa de Tommy a classificação é de 14 anos por conter "temática adulta, referências a drogas e situações sexuais". Loucos anos 70.

quarta-feira, maio 03, 2006

Presente

A vida imita a arte. Inspirado pelo personagem de Javier Bardem no filme "Mar Adentro", meu dvd player cometeu eutanásia contra si mesmo. Mór-reu. Assim que terminou o filme, impressionante. Nhé. Pelo menos consegui retirar o disco da bandeja móde devolver à locadora. O jeito é assistir os filmes com Miguelito, enquanto não chega o novo.

---

Será que é amor o que eu sinto por ela?
Ceratti é amor, é a mortadela
Vai bem a qualquer hora, sozinha ou no no pão
Mortadela Ceratti é a delícia do Brasil no Japão

Socorro! Alguém desgrude esse jingle do meu cérebro! Não consigo parar de cantar, nem no chuveiro. E nem despistar a vontade dum belo sanduíche de mortadela.

---

Sherlock:
-- Um dia estaremos juntos de novo. Em outro mundo, um mundo muito melhor.

Elizabeth:
-- Eu estarei esperando. E você estará atrasado... como sempre.

*Suspiro*Adoro O Enigma da Pirâmide [senquis! senquis!]; finalmente descobri que não era, afinal, a música que pensei que fosse [memória prega cada peça, néam?] e sim uma composição exclusiva para o filme: Waxing Elizabeth, disponível na Ouvateca junto ca musiquinha original dos Oompa-Loompas.

---

Waxing Elizabeth era tema de abertura do Enigma também, num era? "Um oásis no deserto da televisão".

---

Chiisai hana ya ookina hana
Hitotsu toshite onaji mono wa naikara
No.1 ni naranakutemo ii
Motomoto tokubetsu na only one
La la la la la la…


[Flores pequenas e grandes
Não tem nenhuma igual
Nem queira se tornar o nº 1
Já que sua existência é única e especial
La la la la la la...
]

Sekai ni Hitsotsudake no Hana, SMAP [letra completa e tradução aqui, MP3 na Ouvateca], por causa disto.

terça-feira, maio 02, 2006

Mar Adentro

Ramon Sampedro para Cristian:
-- Você é bom ou mau?

Cristian, após pensar um pouco:
-- Mau.

Ramon:
-- Então vamos nos dar bem.

Mar Adentro
, Espanha/2004.

segunda-feira, maio 01, 2006

Shima Uta

Deigo no hana ga saki kaze o yobi arashi ga kita
Deigo ga saki midare kaze o yobi arashi ga kita
Kurikaesu kanashimi wa shima wataru nami no you


São os versos iniciais da música "Shima Uta" [Canção da Ilha] composta por Kazufumi Miyazawa, da banda The Boom, gravada originalmente no início dos anos 90 e que exalta a ilha japonesa de Okinawa. Deigo é a flor-símbolo da ilha e foi escolhida em 1972, quando a posse da província foi devolvida ao Japão.

Após a Segunda Guerra Mundial, com a derrota do Japão, Alemanha e Itália [Eixo], os países Aliados acabaram por montar bases militares com o objetivo de manter seu domínio sobre os derrotados. A ilha de Okinawa foi ocupada pelos norte-americanos, principalmente. A base militar de Futenma "hospeda" 50 mil soldados e toma 3/4 da área habitável de Okinawa - a transferência da base para outra região vem sendo negociada há dez anos: a decisão avança quando crimes cometidos pelos soldados americanos chegam aos jornais e retrocede quando os EUA impõem o custo da transferência [perto de 9 bilhões de dólares], todo ou na maior parte, ao governo japonês [a respeito do tema tem uma reportagem interessante na revista Made in Japan de abril/06].

Foi essa trajetória de povo oprimido e que mesmo assim mantém a alegria de viver, a musicalidade e as tradições e o espírito utinanchu [relativo a Okinawa] que inspirou Miyazawa a compor essa música, que teve sucesso imediato no mundo inteiro e gerou muitas regravações: na Ouvateca dispus a original com a banda The Boom, a de Rimi Natsukawa [cantora da ilha], a do próprio Kazufumi Miyazawa solo [misturando nihongo e espanhol] e [surpresa] a do argentino Alfredo Casero. Shima Uta foi considerada a música-tema da seleção da Argentina para a Copa do Mundo de futebol em 2002 - pena [*cof*] que tenham caído ainda na primeira fase [hihihihi!! digo, *cof*, que pena, pena].

A música mescla elementos tradicionais como o shamisen [guitarra de 3 cordas] e o taiko [tambor] à guitarra elétrica e teclados, o rock e o ritmo folclórico japonês. Miyazawa gosta mesmo de misturar estilos e é fã de música brasileira; já compôs [e interpretou] com Milton Nascimento, Toninho Horta, Simone Moreno, Pepeu Gomes... Em 2008 voltará ao Brasil com uma música composta especialmente para comemorar o centenário da imigração japonesa - enquanto isso atormento a vida de todo mundo ouvindo Shima Uta sem parar. E assistindo também [versão The Boom; naqui tem o vídeo com a versão Miyazawa & SMAP e naqui a de Alfredo Casero, além da apresentação de Gackt].

Shima uta yo kaze ni nori tori to tomo ni umi wo watare
Shima uta yo kaze ni nori todokete okure watashi no ai wo