sexta-feira, maio 26, 2006

Sexta tecnocientífica

BBC: "Pescadores da Sibéria descobriram o esqueleto completo de um mamute, uma descoberta descrita como bastante rara por especialistas russos."

Manny!

Folha: "Os fãs de "Harry Potter" já podem ficar animados: a capa de invisibilidade que permite ao bruxo andar incógnito por aí é algo que pode ser obtido um dia, sem apelar para feitiços. Pelo menos teoricamente, afirmam pesquisadores dos EUA e do Reino Unido."

E a penseira? [Linque da Folha restrito para assinantes; liberado no Último Segundo.]

Agrilactor: "Depois do expressivo crescimento das bebidas à base de soja, uma segunda geração de produtos chega às prateleiras. A indústria de alimentos está empenhada em arregimentar os adeptos da dieta saudável e não dispensa criatividade para isso."

Tem uma empresa que lançou grãos de soja torradinhos, natural ou aromatizados. Eu troquei os doritos por eles.

O Globo: "Um cientista, um filósofo e um avicultor acreditam ter descoberto a resposta para uma das perguntas mais intrigantes da humanidade: quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha? A resposta dada pelos pensadores e pelos granjeiros é..." [v. também no Terra].

Faz sentido se a gente pensar na questão da mutação evolutiva.

Terra: "O homem consciente de sua existência e atos surgiu há cerca de 60.000 anos na África, afirma o professor Michal Kobusiewicz do Instituto de Arqueologia e Etnologia da Academia Polonesa de Ciências."

E o Homo superior, hein?

Estadão: "Pesquisadores das universidades de Duke e Rutgers desenvolveram um esquema matemático que, segundo afirmam, permitirá aos astrônomos testar uma teoria da gravidade em cinco dimensões que compete com a Relatividade Geral proposta por Albert Einstein."

Atualmente, as dimensões conhecidas são quatro: as espaciais [altura, largura, profundidade] e o tempo. Confere?

E, por fim, uma que não tem muito a ver com o escopo mas não deixa de ser de utilidade pública.

Terra: "A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo realiza este sábado, 27 de maio, um mutirão gratuito de mamografias. Duzentas e oitenta unidades de saúde de todas as regiões do Estado estarão abertas, das 8h às 17h, para receber mulheres, sem restrição de idade."