quarta-feira, dezembro 31, 2003



Nós, os bichinhos que habitam a escrivaninha de naomi, desejamos a ela e a todos os amigos BOAS ENTRADAS em 2004!

Assinado:
Clô, o sapo
Tling, o neko
Daruma, o daruma
Zip, o pingüim

muuu

Peguei o Mal da Vaca Louca.

É sério.

Num dizem que o célebro fica quinem uma esponja?

Então.

terça-feira, dezembro 30, 2003

post-it

Xingamento para usar quando a ocasião se apresentar: churrasqueirinha de padaria.

uhu uhu uhu!

Saiu o N-Zine n. 4, dedicado à Felicidade... Tou só admirando as ilustrações da Su e do Erico por enquanto - mas já vi uns escritos que quero ler com calma, depois... Requer Acrobat Reader.

Quer participar? O próximo tema vai ser a Verdade - ou o que quer que se entenda por verdade.
:oD

Update: Tio Nuno avisou que Verdade, na verdade, já tá fechado - então o tópico é... Maniqueísmo. Cê sabe, o bem vence o mal, espanta o temporal. O azul, o amarelo, tudo é muito belo...

Os brasileiros vão poder ver a cara do Programa Fome Zero. Nos próximos dias, Fernanda Tavares invade os intervalos comerciais em filmes produzidos por Duda Mendonça. Vestindo camiseta criada pelo estilista Ocimar Versolato, a top vai incentivar o público a fazer doações. “Empresto a minha imagem à causa com muito orgulho”, diz. “Mas, mesmo que faça uma grande doação em dinheiro, não conto para ninguém.”
Fonte: Isto É

Tudo muito bem, tudo muito lindo... A moça é bonita, o Versolato fez a camiseta de graça, a causa é nobre... Mas fui só eu que fiquei incomodada com uma topmodel dizendo pras câmeras que ela passa fome, que não almoça nem janta e quando chega a noite "é um suquinho e olhe lá"? É quase tão cruel quanto a declaração da Mariah Carey de que ela queria ser tão magra quanto as pessoas que passam fome na Africa, só que sem as moscas e a sujeira...

Para o Fome Zero, sinto muito, não dôo nada - em Pompéia existem pelo menos seis entidades oficiais que precisam de alimentos e outras doações e prefiro passar direto pra eles, sem contar as anônimas que não têm um Duda Mendonça por trás. O que pode ser uma boa coisa, afinal.
;o)
Procês verem e crerem que a perversidade, essa *qualidade* rara, é de família.

Hermã de férias assistindo um desses programas que passam receitas de comida [e hermã faz muita questão de programas com receitas de comida] quando algum telemarketeiro desavisado liga oferecendo assinatura do Estadão. Ouço 15 minutos de silêncio de hermã atendendo telemarketeiro ao telefone do lado da tv, até que ela solta um "muito obrigada, mas eu prefiro a Folha. Até os brindes deles são melhores."

*Click*.

segunda-feira, dezembro 29, 2003

outro uhu!!


700km

Sabem quem tá repaginado de volta?

uhu!!

Me divertindo à beça com um título de música, quem pode?

Did I shave my legs for this?

Só mulher mesmo... ;o)

E, claro, isso acaba de me lembrar que inda não providenciei a calcinha de ano-novo... e nem a cor.

curiosidades discworld

Nestas folgas aproveitei para ler os presentes de natal ;o)
Três deles são os três primeiros volumes da série Discworld, de Terry Pratchett: A Cor da Magia, A Luz Fantástica e Direitos Iguais, Rituais Iguais.

Concordo com a classificação dada pelo Além de Clarice: os livros vão ficando cada vez melhor! Direitos Iguais..., principalmente, apresenta um conceito bem interessante no mundo mágico: a cabeçologia. É assim que Vovó Cera do Tempo [Granny Weatherwax] faz seus feitiços - a maioria não passa de mera cabeçologia. Você põe um chapéu pontudo, usas roupas pretas e as pessoas que não te tratarem bem se lembrarão de você quando o leite das cabras secar.

A Cor da Magia li a versão de Portugal e tem umas diferenças miúdas em relação aos outros livros Br:

- o turista Twoflower continua Twoflower em pt e vira Duasflor em br;
- o metal mágico é octirão em pt e octirona em br;
- Morte, por sua vez, é menina-mulher em pt e menino-macho em br - aliás, preciso perguntar à Su se no Luz Fantástica a pequena Ysabell tem uma mãe ou um pai...;
- a Mala pt é a Bagagem br;
- a vila Burro Mau pt é Cabra da Peste br [já no Direitos Iguais...].

Continuo recomendando a série pra quem gosta de histórias surreais, psicodélicas, mistos de magia, universos paralelos, mitologia e humor alucinante!

Li também a tradução oficial br de Harry Potter e a Ordem da Fênix [finalmente, heh] e... se fosse um filme, seria Matrix Reloaded. Acho que é o primeiro da série que não pode ser lido sozinho: tem referências demais dos anteriores e um final muito "to be continued". O problema é saber *quando* vai sair a continuação...

Enuanto isso não acontece, vamos de Discworld!
;o)

PS: Nuno, o RG tá desatualizado porque o site donde tiro as sinopses tá fora do ar... e dá uma baita preguiça procurar outro tão completo :o|
Vou começar a alimentá-lo com os livros e HQs que li do Natal em diante, enquanto isso...

domingo, dezembro 28, 2003

Ediouro lança ’plano verão’ das palavras cruzadas

Yahoo! Noticias

A Ediouro Publicações está lançando o ’plano verão’ das revistas Coquetel. Entre dezembro e fevereiro, haverá uma série de ações incentivando o hábito de fazer palavras cruzadas em 45 cidades de norte a sul do país. "Vamos distribuir toalhas de bandeja e de mesa para lanchonetes, bares, restaurantes e sorveterias em locais de grande movimento, como praias, shopping centers e cinemas. Imagine, por exemplo, que uma criança poderá distrair-se com as palavras cruzadas enquanto toma um sorvete, ou mesmo nas paradinhas para um lanche rápido antes do cinema", diz Bernardo Monteiro, gerente de marketing da Ediouro.

terça-feira, dezembro 23, 2003

Sabe uma coisa que acho propaganda enganosa? Livros que trazem no título a idéia de que são os portadores da verdade imutável e eterna.

Tipo Livro Definitivo de Dicas e Sugestões de Jardinagem, Livro Definitivo de Dicas e Sugestões de Organização, Livro Definitivo de Dicas e Sugestões Domésticas, Livro Definitivo E Consagrado Do Microsoft Office...

Geralmente são livros fininhos que custam os zóios da cara. Não gosto da idéia de alguém realmente ache que sabe tudo o que há para saber sobre determinado assunto ou - que seja - finja que sabe pra vender mais.

segunda-feira, dezembro 22, 2003


Feliz Solstício de Verão

Pras fãs de Logan:


googlenautas - ou melhor, yahoonautas

Eu perdi alguma coisa?

O que é que têm a ver mediunidade e vitamina B12??

domingo, dezembro 21, 2003

em dezembro...


... eu desejo a todos Merry Meet.

E, é, claro, se beber não dirija.

calos - ou momento "e o kiko?" 5

Diz que saiu num desses jornais matutinos na TV algo que já tinha posto reparo faz tempo: os sapatos tão diminuindo.

Cês também perceberam?

Antigamente [putz, essa doeu] eu dizia que calço 33/34 - estão lá meus sapatos de 5, 6, 12 anos atrás para comprovar. De uns tempos pra cá, no entanto, 34 simplesmente não entra no meu pé.

Outro dia ganhei um par de tênis novinho porque a dona insistiu em comprar do tamanho que sempre comprou e, depois de umas poucas caminhadas, quase lhe arrancou o pé fora.

É a indústria calçadista rendendo-se à lógica da indústria de lingerie... Onde mais se pode comprar um soutien número 42 em 3 [ou mais] tamanhos?

Carpe Diem

Olhou para o lado: sim, ele estava ali. Lembrou-se de quantas vezes sonhou com isso, de quantas vezes desejou isso, e se acalmou.

No colégio era a amiga para todas as horas, a companheira intelectual perfeita, dizia. Intelectual? De que serviam neurônios e sinapses se tudo o que queria era ser linda de um modo que nem ele pudesse recusar? Sofreu quando ele se interessou por outra e se afastou. Chorava à noite e sorria de manhã... Afinal eram bons amigos.

Bons amigos também perdem o contato, ele justificava os meses de ausência. Às vezes aparecia com alguma namorada nova, às vezes sozinho. Muito pouco sozinho. Perguntava da vida amorosa dela, nunca a viu com um namorado. A garota ria; namorado? Já tinha um pai que controlava o que fazia, um irmão para brigar, um gato que a acariciava e depois irava as costas... Para quê namorado? Para quê namorado que não fosse ele?

Não foi à festa de despedida quando ele conseguiu emprego em outro país. Ia beber demais, ia passar vergonha, ia sofrer demais. Quanto tempo ficaria lá? Talvez para sempre... Te ligo quando for à Europa, a gente marca uma cerveja. E a sua namorada? Vão casar, claro. Claro, ela vai contigo. Ah, que bom, felicidades, boa viagem... Não posso ir à festa, já tenho outro compromisso, mas... Felicidades.

You've got a new mail. Ela procura o remetente e sente um frio na barriga: não pode ser! Tem vontade de pular e cantar, chora e ri ao mesmo tempo, esquece um pouco do trabalho como na canção. Notícias, como vai, o que tem feito, eu estou bem, saudades do Brasil... Quantos anos se passaram? Não escreve muito, não escreve sempre e é disso que ela segue vivendo.

Vou passar uns dias aí e pensei... A gente pode se encontrar? De repente ela tem medo. Justo agora que estava quase conseguindo esquecer -- o que ele queria tanto conversar? Não seria sobre as noites que passou chorando, das saudades sem esperança, do rosto que ainda guardava nos olhos... Desejando um homem que não pode ter, procurando um pouco dele em outros homens. Injusto: eles sempre perdem.

Olhou para o lado: sim, ele estava ali. Lembrou-se de quantas vezes sonhou com isso, de quantas vezes desejou isso, e se acalmou.

"Feliz é o que você vai perceber que era, algum tempo depois".
[Millôr Fernandes]

dez/2000

sexta-feira, dezembro 19, 2003

voce sabia?

Que houve um rei chamado Pepino, O Brave Breve? É injusto: o rapaz já vem com piada pronta.

coisas que nao vivo sem

café, chocolate, livro

quinta-feira, dezembro 18, 2003

uia

Estão vendendo o avião invisível da Mulher-Maravilha.

update de poste de ontem :o)



Sonhos

Tem sonhos que até escrevo
Não quero esquecer nunca.
Outros esqueço
Entristeço.
Alguns se perdem no vento
Lamento.
Contudo...
Saber que pude sonhar
Me faz abrir minhas asas
Me faz voar.

(Dati)

Madame Batata - Presente, Passado e Futuro. Consulte Dja!

Terra - Informática: "Novo celular serve como chave de casa e carteira

Imaginem um futuro em que um celular possa servir como chave para portas, carteira de identidade e de dinheiro para compra de qualquer coisa, de passagens de avião a discos ou uma lata de refrigerante. "

Imagino, imagino, imagino!! Alá, Tonho... Não é o chip *ainda*, mas tá chegando perto.
:oD

terça-feira, dezembro 16, 2003

aaaaaaargh!

Eu quero meu sonho de volta!

[Não, não, brigada, não era desse doce que tava falando... É de quê? Goiabada? Ah... passa pra cá.]

Detesto sonhar coisa boa e esquecer antes do almoço. Dá a impressão de que as coisas boas são efêmeras...
:o(
Cidade inca é descoberta no Peru

Arqueólogos afirmam que Machu Picchu fazia parte de um grande complexo

As ruínas de Machu Picchu faziam parte de um complexo muito maior, segundo a descoberta arqueológica de uma equipe anglo-americana patrocinada pelo Royal Geographical Society. O explorador britânico Hugh Thomson e o arqueólogo norte-americano Gary Ziegler disseram que até agora foram descobertos 33 edifícios previamente desconhecidos. Os pesquisadores também disseram que o explorador Hiram Bingham, o descobridor de Machu Picchu, havia mencionado a cidade, mas deixara apenas registros vagos sobre ela e que por isso ela permaneceu desconhecida até hoje. A descoberta só foi possível porque a equipe usou pela primeira vez uma máquina fotográfica infra-vermelho para tirar fotografias aéreas, o que permitiu aos pesquisadores "enxargar" o que há embaixo da corbertura florestal.

---

Machu Picchu é, junto com Grécia, Egito, México e uma parte da Grã-Bretanha, meu sonho de consumo turístico. Capaz que quando e se eu conseguir visitá-los outras descobertas tenham sido feitas.

segunda-feira, dezembro 15, 2003

a volta dos que nao foram

Varig reedita 'Estrela Brasileira' para Natal 10:39 A Varig faz voltar a mídia esta semana sua tradicional cançao de Natal 'Estrela Brasileira', de autoria de Caetano Zamma, criada em 1960. A campanha assinada pela Publicis Salles Norton contempla comercial de TV e spots de rádio.

"Estrela brasileira no céu azul
Iluminando de norte a sul
Mensagem de amor e paz
Nasceu Jesus, chegou o Natal
Papai Noel voando a jato pelo céu
Trazendo um Natal de felicidade
E um Ano Novo cheio de prosperidade
Varig, Varig, Varig!"


Saddam é 'prestativo', mas não 'cooperativo': Segundo o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Donald Rumsfeld, o ex-líder iraquiano, apesar de prestativo, não estava cooperando com os interrogatórios

prestativo . [De prestar + -tivo.] Adj. 1. Pronto para servir; prestável, prestadio, prestante; serviçal, obsequioso: empregada prestativa.

cooperativo [Do lat. cooperativu.] Adj. 1. Que coopera. 2. Em que há cooperação.

Vale lembrar que o cidadão acima ganhou o prêmio de declaração mais confusa do ano por outro exercício da arte de falar e nada dizer.

domingo, dezembro 14, 2003

Folha de S.Paulo - Japão - 14/12/2003: "A NHK, maior emissora de TV japonesa, produz novela épica no Brasil, a ser gravada em SP e no Japão e exibida em 2005
[...]
"Haru e Natsu" é um épico: a história de duas irmãs de dez anos que se perderam em 1935. Uma desembarcou no porto de Santos. A outra ficou no Japão. A história dos dois países será contada, especialmente a da imigração japonesa. A guerra, que devastou um país e perseguiu seus imigrantes no outro, estará no foco.
[...]
a novela é uma ficção com fatos históricos e será narrada a época em que, no Brasil, a colônia japonesa foi proibida de falar sua língua natal e publicar seus jornais."

[Essa época foi retratada por Fernando Morais no livro Corações Sujos.]
Se você gostou da série de postes publicados no PDUBT a respeito daquele maledetos romanos provavelmente também vai gostar da matéria de capa da revista História Viva. Claro que eles não foram tão fundo como a BT: em nenhum momento foi mencionada a perseguição implacável feita a Asterix e Obelix!
;o)

Tirando uma matéria sobre o Getúlio Vargas, li a revista de cabo a rabo e posso dizer: é muuuuuuito legal! A linguagem é acessível, tem umas linhas do tempo entendíveis, ilustrações joiadas... Pra quem detestava a História ensinada na escola, como eu, é a chance de 'estudar' tudo com novos olhos. Olhos interessados, diga-se de passagem.

Já fiz a assinatura.
:o)

Vam'vê se no futuro supero essa ojeriza a Getúlio Vargas e outros nomes de ruas brasileiros...

[Falar nisso, coisa mais sem sentido é cidadão ficar trocando nome de rua por 'grandes vultos da história'. Tem dois ou três aqui da cidade que não fizeram um papel muito bonito no pós-guerra e mesmo assim batizam ruas. Inglório.]

sábado, dezembro 13, 2003

no mercado

-- Oi, cê sabe me dizer se tem 7UP? [Soda limonada, pronuncia-se mais ou menos como sévenâp.]

-- Óia, acho que isso num existe, nunca vi por aqui, não...

[OK, se nunca viu então não existe, é? Tá bom então...]

Um pouco mais à frente, na seção de cerveja e alcoólicos em geral, alá a soda no alto da prateleira.

-- Ô, moço, você disse que não tinha, olha ali! Pega duas pra mim, faz favor?

-- Mas isso aqui é seteúpi, é cerveja.

*Olha bem pra cara do moço sem saber se está de brincadeira.*

-- Tá, tá bom. Mas eu quero duas dessa aí. Pode ser?

E ainda tenho que ouvir que "pede uma coisa e leva outra"...

ho ho ho!

Patrícia Gomes - Diretora de Recursos Humanos
COMUNICADO PARA TODOS OS FUNCIONÁRIOS.
Data: 14 de dezembro

Assunto: Festa de Natal

Tenho o prazer de informar que a festa de Natal da empresa será no dia 23 de dezembro, com início ao meio-dia, no salão de festas privativo a Churrascaria Grill House. O bar estará aberto com várias opções de bebidas.
Teremos uma pequena banda tocando canções tradicionais de Natal...sinta-se à vontade para se juntar ao grupo e cantar!
Não se surpreenda se nosso Vice-Presidente aparecer vestido de Papai-Noel!
A árvore de Natal terá suas luzes acesas às 13:00. A troca de presentes de amigo secreto pode ser feita a qualquer momento, entretanto, nenhum presente deverá exceder R$20,00, a fim de facilitar as escolhas e adequar os gastos a todos os bolsos.
Este encontro é exclusivo para funcionários. Na ocasião, nosso Vice-Presidente fará um discurso bastante especial.
Feliz Natal para vocês e suas famílias.

Patrícia

--

Quer saber a m* que virou? Acompanhe a saga da Patrícia no blog do Claudio Lara: role a página até o dia 09/12 e - hahahahahaha! - veja se isso já não aconteceu com - hihihihihihi! - um conhecido seu ou com você mesmo.
;o)

Baleia do filme "Free Willy" morre aos 27 anos

UOL Diversão e Arte: "OSLO (Reuters) - A baleia orca Keiko, estrela do filme 'Free Willy', morreu aos 27 anos, disseram autoridades norueguesas neste sábado."

Tadinha.

Pensando bem, qual a expectativa de vida de uma orca?

sexta-feira, dezembro 12, 2003

Seria ele o estripador?

Jack, o Estripador, foi o primeiro criminoso a virar celebridade. Depois de 115 anos, ele é nome de pub em Londres, tem roteiro turístico e batiza até um drinque vermelho-sangue. Sobre ele, foram escritos mais de 200 livros com variadas hipóteses. Anthony Perkins e Klaus Kinsky já o representaram no cinema. Mas o curioso, no caso de Jack, é que ele é uma celebridade sem rosto - algo impensável nos dias de hoje. Está nas livrarias - depois de ter causado polêmica nos Estados Unidos - o livro Retrato de um Assassino, a mais recente tentativa de dar identidade ao criminoso que estripou pelo menos cinco prostitutas no miserável bairro londrino de Whitechapel no fim do século XIX.

Os Mistérios de Jack, O Estripador

Ao longo das investigações, vários suspeitos foram levantados. Até hoje não se chegou a uma conclusão, mas muitas pessoas são apontadas como possíveis autores dos crimes, como o príncipe Albert Victor [teoria apontada no filme Do Inferno - From Hell - com o ay ay Johnny Depp], o doutor Neill Cream e Walter Sickert. Mas ainda há muitas controvérsias. O príncipe Albert, por exemplo, não teria os conhecimentos anatômicos suficientes demonstrados pelo criminoso. Dono de distúrbios de temperamento e com indefinição de preferências sexuais, tanto o príncipe, apelidado de Eddy pela família Real, quanto seu amante - por um tempo seu tutor, o nobre James Stephen - foram suspeitos de ser o Estripador, isoladamente ou em cumplicidade.

OK, OK... Primeiro a maníaca da machadinha, O Grito e agora Jack The Ripper [e isso que os poupei das leituras do caso real de Amityville e do fictício 666 No Limiar do Inferno, que andei a reler utimamente].

Antes que mandem me prender, declaro publicamente que trata-se de mera curiosidade científica e histórica e que não pretendo assassinar ninguém. Não por falta de *voluntários*, diga-se de passagem... mas porque tenho medo de ir presa.
;o)

Será a proximidade do Natal que provoca esses sentimentos?
:oP

Obviamente que o livro entrou direto na minha lista de desejos.

aaaaaaaaaaaaah

Por que o céu estava vermelho na tela "O Grito", de Munch?

WASHINGTON (Reuters) - Para quem já se perguntou por que o céu é vermelho forte na tela "O Grito", na qual o norueguês Edvard Munch expressou a angústia existencial moderna, os astrônomos agora têm uma resposta. A culpa teria sido de uma erupção vulcânica ocorrida do outro lado do mundo.

Na primeira análise detalhada daquilo que inspirou o quadro, um artigo publicado na terça-feira na Sky and Telescope identificou o local exato na Noruega onde Munch e seus amigos estavam caminhando quando o artista viu o céu vermelho-sangue retratado na tela de 1893. O artigo também ofereceu uma explicação do porquê de o céu parecer estar em chamas.

O professor de física e astronomia da Universidade Texas State Donald Olson e seus colegas determinaram que os detritos expelidos na atmosfera pela grande erupção do vulcão da ilha de Krakatoa, na moderna Indonésia, criaram crepúsculos de cor vermelho-vivo na Europa entre novembro de 1883 e fevereiro de 1884.

O jornal local da atual Oslo informou que o fenômeno foi amplamente testemunhado, disseram os astrônomos.

Olson e seus colegas sugerem que, quando precisou pintar o céu em sua tela, Munch tenha se inspirado nesses crepúsculos vulcânicos, e não em sua imaginação.

A versão mais famosa de "O Grito" foi pintada em 1893 como parte de "O Friso da Vida", um grupo de trabalhos derivados das experiências pessoais de Munch, incluindo as mortes de sua mãe, em 1868, e irmã, em 1877. Esses trabalhos foram criados na década de 1890, mas sabe-se que suas origens datam de décadas anteriores.

Para chegar à sua conclusão, os astrônomos determinaram o local exato de onde Munch pintou o quadro.

"Um dos momentos mais interessantes da viagem de pesquisa que fizemos a Oslo aconteceu quando passamos por uma curva no caminho e percebemos que estávamos no exato local onde Munch estivera 120 anos antes", recordou Olson em comunicado.

"Foi um momento de grande satisfação estar no lugar exato onde o artista viveu sua experiência", acrescentou ele.

"Mas a verdadeira importância de termos encontrado o lugar foi a determinação da direção da vista no quadro. Pudemos ver que Munch estava olhando para o sudoeste -- exatamente a direção em que os crepúsculos de Krakatoa apareceram no inverno de 1883-84."

quinta-feira, dezembro 11, 2003

ela eh carioca



... por isso não dá preu ajudar muito...

:o(

momento "e o kiko?" 3

Não sei o que dar de presente para minha hermã. Decerto será um livro - o problema é: qual?

Desde que ela entrou em Filosofia todo ano dou livros de filosofia. Agora chegou num ponto que não lembro mais os que ela tem...

Ay, esse meu lado Dory é que me mata!

pudor

Ontem um folheto promocional foi distribuído na cidade por uma gráfica que fez um mosaico de vários anunciantes. Estranhei ver ali no meio um espaço totalmente em branco; não via uma explicação razoável para aquele vazio. Falta de anunciante não podia ser, pois onde não conseguiram vender o espaço colocaram uma piada, um pensamento, alguma coisa assim...

Passei a tarde quebrando a cabeça até que outra pessoa matou a charada. Tinha uma etiqueta branca cobrindo *alguma coisa* que foi impressa ali, uma piada - descobrimos colocando o folheto contra a luz. Alguém achou pesada demais e remediaram com esse serviço.

Será que era muito suja mesmo?

Um cidadão chega numa casa de prostituição e pergunta:
-- Quanto custa para levar uma prostituta pra cama?
-- Depende do tempo - responde a mulher.
-- Então suponhamos que chova...

terça-feira, dezembro 09, 2003

Isso aqui ao lado é um chorão - não, não o vocalista do Charlie Brown Jr.! Faz parte do dia-a-dia brasileiro desde que inventaram o cheque pré-datado.
;o)

O blog Coluna Digital apresentou uma coleção desses pedacinhos de papel, alguns muito criativos.

[Legenda: "Cheque BOI: Chega no caixa e faz HMMMMMM..."]
INFO Online - Plantão Info - Reino Unido vai testar passaportes biométricos - (09/12/2003) "Em janeiro de 2004 os ingleses começam a testar o uso de passaportes biométricos, como parte de um projeto do governo para a criação de uma nova legislação sobre identificação pessoal."

Aaaaaaaaaah! Isso que é sincronicidade...
Folha de S.Paulo - Medicina: Remédios não funcionam para a maioria dos doentes, diz cientista - 09/12/2003: "A indústria farmacêutica engordou por muitos anos com base num mito -a crença equivocada de que todos os remédios funcionem para quase todas as pessoas.
No entanto, era um segredo de polichinelo no interior da indústria farmacêutica que a maioria dos remédios não funciona para a maioria dos pacientes, um segredo agora tornado público pela primeira vez por Allen Roses, que chefia o setor de genética na empresa GlaxoSmithKline (GSK), a maior empresa farmacêutica do Reino Unido."

segunda-feira, dezembro 08, 2003

yes!

Yesssssssss!

Yupiiiiii!!

Ueba ueba uebaaaaaa!



Chegou chegou chegou, pãmpãm-rãm-rãm...

Otografado pelo meu ídalo, o próprio!!

Valeuz, Bruna e Tonho...
:o*

mais borden

"Lizzie Borden with an axe
Gave her father fifty whacks
When she saw what she had done
She gave her mother fifty-one."

"Com muitos golpes de machadinha
Lizzie Borden seu pai matou
Quando viu o que havia feito
Com muitos mais sua mãe golpeou."

[Agatha Christie, Depois do Funeral. Fonte: Lista ACBR]

Ti meigo, não? :o)
Pela Internet encontrei esse site que esmiuça o caso em 8 páginas: um apanhado geral, a descrição do crime, a investigação, o julgamento, a permanência do crime na memória americana, as teorias, a defesa e a bibliografia disponível.

Pra quem gosta de mistério e suspense, aliás, o site todo é um prato cheio! Traz todos os tipos de crimes, desde gangsters até os mais banais como crimes de falsificação [vide Frank Abagnale Jr., recentemente levado às telas no filme Catch me if you can, com Leonardo di Caprio e Tom Hanks].

E uma última curiosidade: a igreja que aparece no clipe de Cryin', do Aerosmith, é a igreja que Lizzie Borden frequentava em Massachussets, no século 19.

BT também é cultura.

momento "e o kiko?" II

Coca-Cola em garrafa de três litros. Três litros. Eu já achava a de 2,5l um abuso de autoridade porque não cabia na porta da geladeira.

Na contramão a Ailiram lançou o 'Toda Hora' Gergelim com Sementes de Papoula [deixei o Toda Hora entre aspinhas pois acho que o nome não é bem esse, mas já joguei a embalagem no lixo...]. O biscoito tipo club soda tem o tamanho perfeito para ficar preso no vão entre os dentes - e o duro é que é gostoso. As tais sementes de papoula têm o tamanho exato do cocô de mosquito. E a aparência idem.

a vida real na ciencia

Um grupo greco-brasileiro de cientistas tenta explicar a existência de miniburacos negros na atmosfera terrestre, um fenômeno tão raro e rápido que só poderia ser explicado se a ciência admitir outras dimensões além das quatro conhecidas: largura, altura, profundidade e tempo [senquis, Tonho!].

Isso abre possibilidades ilimitadas! Universos paralelos como os descritos na série Crestomanci passam a ser viáveis se se comprovar a existência do hipertempo, ou do hiperespaço. O que nos livros é descrito como *magia* pode ser algo científico se uma ou mais dimensões desconhecidas interferir ou disser respeito a matéria, algo como hipermatéria!

O universo conhecido teria que ser todo reestudado à luz das novas descobertas, e o que hoje se reputa 'cientificamente comprovado' teria tanto valor quanto o nhoque do dia 29. Ou menos, já que nhoque dá pra comer.

Putz... seria legal se descobrissem logo o que rola nesses miniburacos negros, de preferência ainda nesta minha encadernação. Como acho meio difícil, o jeito é ler algumas coisas pra manter o espírito alerta...

Enquanto isso, na Sala de Justiça...

Depois do chip babá-eletrônica, que pais britânicos implantam em seus filhos para localizá-los caso sejam seqüestrados ou cabulem aulas, vem aí o chip cartão de crédito. Pessoalmente, nós achamos que estão sub-utilizando essa ferramenta [nós não é outro ataque esquizofrênico de minha parte, foi um diálogo via icq mesmo].

Achamos que esse chip deve conter mais do que o saldo no banco: tem que ter informações que é sempre um pé nas partes carregar ou guardar, como RG, CPF, CNH, CPT, histórico escolar, histórico de saúde e chaves.

Sim! As fechaduras passariam a ser leitoras de chips. Nada mais de carregar [ou esquecer] chave de casa, do carro, da empresa, do penico... Um simples scan na pele e pronto!

Também pensamos em transferência de dados diretamente no cérebro. Nada mais de Internet pelo telefone, WiFi, satélite... nem provedores e muito menos limite de volume de dados transferidos. Mas isso é coisa pra pensar melhor, já que eu prefiro mesmo cogitar na ampliação da rede telepática...
;o)

Philip K. Dick foi um sujeito que adoraria saber dessas coisas. Da década de 60 até sua morte, em 1982, escreveu 32 livros que antecipam coisas como clonagem, chips subcutâneos que informam até suas preferências em lojas de roupas, reconhecimento pela íris, etc... É o autor de Minority Report e de Impostor.

sábado, dezembro 06, 2003

a vida real na literatura

Nos livros de Dame Agatha Christie uma certa Lizzie Borden é mencionada várias vezes por seus detetives, especialmente em casos de assassinato em família - parricídio, matricídio, etc... Por preguiça, nunca me preocupei em pesquisar se houve ou não uma Lizzie Borden, mesmo porque achava que era uma figura de ficção.

Foi chocante, portanto, descobrir não apenas que Lizzie Borden existiu de verdade como também ficou famosa por matar seu pai e sua madrasta a machadadas enquanto dormiam. Outra crença que eu tinha era de que se tratava de uma criança ou adolescente, mas parece que isso aconteceu quando ela já tinha 30 anos...

E também não era inglesa, e sim norte-americana. Parece familiar?

Pois é... a polícia do RJ também achou...
Sabe aqueles trecos que iriam pro lixo e acabaram doados como matéria-prima pro Centro de Saúde Mental? Viraram artesanato e estarão à venda de 8 a 12 de dezembro na Galeria MPI.

Eu tou precisando dum revisteiro.

sexta-feira, dezembro 05, 2003

post-it pessoal

Para janeiro: assinar a revista História Viva sem falta.

O Samurai

Era uma vez um grande samurai que vivia perto de Tóquio. Mesmo idoso, se dedicava a ensinar a arte zen aos jovens. Apesar de sua idade, corria a lenda de que ainda era capaz de derrotar qualquer adversário.

Certa tarde, um guerreiro conhecido por sua total falta de escrúpulos apareceu por ali. Queria derrotar o samurai e aumentar sua fama. O velho samurai aceitou o desafio e o jovem começou a insulta-lo, chutou algumas pedras em sua direção, cuspiu em seu rosto, gritou insultos, ofendeu seus ancestrais. Durante horas fez tudo para provocá-lo, mas o velho permaneceu impassível.

No final do dia, sentindo-se já exausto e humilhado, o guerreiro retirou-se. E os alunos, surpresos, perguntaram ao mestre como ele pudera suportar tanta indignidade.

- Se alguém chega até você com um presente, e você não o aceita, a quem pertence o presente?

- A quem tentou entregá-lo, respondeu um dos discípulos.

- O mesmo vale para a inveja, a raiva e os insultos. Quando não são aceitos, continuam pertencendo a quem o carregava consigo. A sua paz interior depende exclusivamente de você. As pessoas não podem lhe tirar a calma. Só se você permitir...

---

Pra lana, pra Rita e para mim mesma, que nós merecemos.

Recebido poe e-mail sem indicação de autor.

quinta-feira, dezembro 04, 2003

voce sabia?

Laelia purpurataEsta orquídea é a flor que representa o Brasil [e também é a flor oficial do Estado de SC], a Laelia purpurata.

Consta que é uma flor em processo de extinção e é nativa da Mata Atlântica.

[1] nunca imaginei. Desde criança tou acostumada a ver essa orquídea nas casas dos meus avós, parentes e aderentes. Aqui em casa mesmo temos 3 ou 4 vasos.

[2] nunca imaginei 2. Sempre impuseram goela abaixo que era o ipê-amarelo.

[3] é bonita, num é?

[4] ipê-amarelo faz uma sujeira do cão... tem duas em volta do quintal, é trabalho a vida toda.
Blogmark atualizado.

vou estar postando...

Laerte, Folha de SP, caderno Ilustrada, 1/12/03

quarta-feira, dezembro 03, 2003

Perdão não significa esquecimento. Significa deixar de dar importância àquilo que um dia nos machucou. É isso!

Fonte: Bemzen

buemba! buemba!

Comentei ainda ontem com a Kel que ia me dar de presente um Rachel de Queiroz que tou namorando desde o começo do ano:

O Não-Me-Deixes: Suas Histórias e Sua Cozinha

Memórias, sabores

Primeira escritora a integrar a Academia Brasileira de Letras (1977), Rachel de Queiroz escreve desde os 14 anos. Publicou seu primeiro romance em 1930 e não parou mais. Quando herdou a fazenda Não me deixes, no interior do Ceará, a propriedade não possuía uma casa, que foi planejada e construída pela escritora. Daí então o local se transformou em seu refúgio preferido, paraíso de seus netos - principalmente a cozinha, "farta e generosa", segundo o prefácio escrito por Flávio de Queiroz Teles, um deles. E é em torno de odores e paladares que Rachel tece as lembranças daquele seu "lugarzinho". Os textos são intercalados por receitas cujo modo de preparo é descrito de maneira minuciosa, segundo ensinamentos das cozinheiras Antônia e Nise. Queijo de coalho, baião de dois, cuscuz, paçoca e mugunzá, e outras delícias da culinária nordestina são apresentadas.-- por Luiz Chagas


Pois. Fui cotar preços no BuscaPé e descubro que tá numa superpromoção na Siciliano: se você também tava de zóio comprido nesse livro, aproveita enquanto custa oito reau.
:o)

BT é utilidade pública.

terça-feira, dezembro 02, 2003

Inglês descobre que é chefe índio canadense: "Um inglês aposentado de 59 anos descobriu que é na verdade um chefe tribal com direitos sobre milhares de hectares de terra no Canadá. Mick Henry, filho de uma inglesa e de um soldado canadense que serviu no Reino Unido durante a 2ª Guerra Mundial, foi localizado recentemente pela Internet por sua família desconhecida, da tribo Ojibaw, da província de Manitoba. "

Tem certeza que você é quem você pensa que é?

momento "e o kiko?"

Eu sou doadora de órgãos e tecidos.

Para o caso de alguém perguntar.
Folha Online - Educação - 02/12/2003: "Analfabetismo cai, mas 25 milhões ainda não sabem ler e escrever

X@#* #$ZyAw %!$k%&. Não entendeu? Pois é assim que mais de 25 milhões de brasileiros lêem, ou melhor, tentam ler diariamente pelo país.

O dado é do IBGE (Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que classifica a situação da educação nacional como 'perversa'."

segunda-feira, dezembro 01, 2003

yesss!

Se no ano passado procrastinei o envio de cartões de natal dum tanto que acabei desistindo por achar que não ficaria bem mandar em fevereiro, este ano já listei, assinei e escrevi os endereços nos cartões!!

Só falta colar, selar e pôr no correio, mas isso faço amanhã...
;o)


As concorrentes do Miss Mundo 2003. Vinte finalistas concorrem ao vivo no sábado, 6, na Band. Destas, 5 serão escolhidas por voto popular via Internet.


Esta é a brasileira:


Lara BRITO
Brazil
Lara was born in Curitiba in the South of Brazil. From a very young age Lara and her two sisters studied, rehearsed and worked to be theatre actresses. She has now graduated in Journalism and Economic Science and is now working as an actress / TV announcer / Journalist. Her ambition is to become an important TV Sports Commentator. Lara enjoys classical ballet and boxing!

Languages: Portuguese and Spanish


Tem algumas concorrentes que são um espanto; a brasileira é uma das mais aceitáveis.