sexta-feira, dezembro 12, 2003

Seria ele o estripador?

Jack, o Estripador, foi o primeiro criminoso a virar celebridade. Depois de 115 anos, ele é nome de pub em Londres, tem roteiro turístico e batiza até um drinque vermelho-sangue. Sobre ele, foram escritos mais de 200 livros com variadas hipóteses. Anthony Perkins e Klaus Kinsky já o representaram no cinema. Mas o curioso, no caso de Jack, é que ele é uma celebridade sem rosto - algo impensável nos dias de hoje. Está nas livrarias - depois de ter causado polêmica nos Estados Unidos - o livro Retrato de um Assassino, a mais recente tentativa de dar identidade ao criminoso que estripou pelo menos cinco prostitutas no miserável bairro londrino de Whitechapel no fim do século XIX.

Os Mistérios de Jack, O Estripador

Ao longo das investigações, vários suspeitos foram levantados. Até hoje não se chegou a uma conclusão, mas muitas pessoas são apontadas como possíveis autores dos crimes, como o príncipe Albert Victor [teoria apontada no filme Do Inferno - From Hell - com o ay ay Johnny Depp], o doutor Neill Cream e Walter Sickert. Mas ainda há muitas controvérsias. O príncipe Albert, por exemplo, não teria os conhecimentos anatômicos suficientes demonstrados pelo criminoso. Dono de distúrbios de temperamento e com indefinição de preferências sexuais, tanto o príncipe, apelidado de Eddy pela família Real, quanto seu amante - por um tempo seu tutor, o nobre James Stephen - foram suspeitos de ser o Estripador, isoladamente ou em cumplicidade.

OK, OK... Primeiro a maníaca da machadinha, O Grito e agora Jack The Ripper [e isso que os poupei das leituras do caso real de Amityville e do fictício 666 No Limiar do Inferno, que andei a reler utimamente].

Antes que mandem me prender, declaro publicamente que trata-se de mera curiosidade científica e histórica e que não pretendo assassinar ninguém. Não por falta de *voluntários*, diga-se de passagem... mas porque tenho medo de ir presa.
;o)

Será a proximidade do Natal que provoca esses sentimentos?
:oP

Obviamente que o livro entrou direto na minha lista de desejos.