segunda-feira, outubro 30, 2006

Ciência espantosa

Estadão: "É uma chamada telefônica, uma mensagem de texto ou simplesmente hora de fazer amor? Um novo telefone celular oferecido pela operadora japonesa NTT DoCoMo pode tocar para avisar mulheres que desejam ser mães de que chegou o momento em que alcançaram a parte mais fértil de seu ciclo reprodutivo mensal."

Automatizaram a tabelinha!!

[Tirando fases de stress, que têm ocorrido com freqüência tão irritante que é quase como se o ano inteiro fosse inferno astral, geralmente eu sei quando estou ovulando - ó que coisa mais romântica e meiga de se dizer. Economizo no celular.]

Update: Mas homem não pode chegar perto. Do celular, digo.

Boa Saúde: "Os telefones celulares poderiam ser responsáveis por danos generalizados na produção de espermatozóides nos homens, com conseqüências potencialmente devastadoras para taxas de fertilidade globais."

Ninguém sabe, ninguém viu

Set: "O lançamento americano da nova versão estendida da trilogia O Senhor dos Anéis reacende a pergunta: o que realmente aconteceu com a caixa especial de DVDs do épico de Peter Jackson no Brasil? [...] Apesar de a versão mostrada nas salas de exibição brasileiras ter sido lançada de maneira correta em DVD, uma edição especial, com dezenas de minutos a mais adicionados pelo próprio diretor e repleta de documentários, nunca saiu por aqui."

Fiz-me esta mesmíssima pergunta enquanto revia A Sociedade do Anel ontem à noite na versão dublada. Não comprei a caixa da trilogia da versão curta porque espero algo parecido com aquela hipermegaultrafashion caixa de Matrix.

Mole, mole

Uma libra esterlina ou soberano [pound] equivalia a 4 coroas, 20 shillings ou 240 pence [plural de penny]. Um guinéu correspondia a 21 shillings ou 252 pence. E Terry Pratchett [ou Neil Gaiman, embora eu ache que esse humor é mais parecido com o de Pratchett] inda diz no Belas Maldições que os britânicos "resistiram à moeda decimal por muito tempo porque achavam que era muito complicado" [v. excerto na ACBr].

Terra: "A partir de 1982, o new penny passou a se chamar simplesmente penny, continuando com o símbolo p. O que até hoje os britânicos não aceitaram foi abrir mão da velha libra esterlina para abraçar o Euro adotado por seus parceiros da União Européia. Ainda hoje, mesmo reduzida a uma mísera fração de seu valor original ela permanece como uma das moedas de mais alto valor aquisitivo e um dos últimos resquícios das glórias do velho Império."

Em cotação* de hoje, dia 30 de outubro de 2006:

1 libra = 4,09 reais
1 euro = 2,73 reais
1 dólar = 2,15 reais

[Alguém me diz, ao fundo:

1 real = 0,99 real]

*Conversor de moedas do Yahoo!.

sábado, outubro 28, 2006

Que puxa

Recall de bateria de notebook, de componente de automóvel, de celular, de calculadora financeira... mas recall de mangá é a primeira vez que vejo.

JBC: "Caso você tenha adquirido o mangá Fruits Basket #9 e/ou XXX Holic #2 com defeitos na impressão, a Editora JBC coloca à sua disposição um serviço expresso para troca dessas edições."

LiBras

JBC: "Gestos Japoneses traz 71 gestos - populares, divertidos e ainda alguns infantis - que são muito usados diariamente no arquipélago."

E tu achava que só italiano fala cas mãos, né?

---

Por falar em LiBras [Língua Brasileira de Sinais]...

ConJur: "O Instituto de Educação e Cultura Tijucussu deve adaptar o projeto pedagógico e reformar o espaço físico para receber pessoas com deficiência, inclusive visual e auditiva. A decisão é do juiz da Vara da Infância e Juventude da Comarca de São Caetano do Sul, em São Paulo, que acolheu a Ação Civil Pública proposta pelo Ministério Público de São Paulo."

Escreveu e não leu...

WebInsider: "Grande parte dos alunos entre 17 e 21 anos tem dificuldade na interpretação de textos. Como o futuro profissional de tecnologia poderá desempenhar tarefas e trabalhar em equipe?"

MeioBit: "Quando do surgimento dos primeiros programas de mensagens instantâneas, foi criada uma grande polêmica em relação à forma como as pessoas escrevem as mensagens para seus amigos neste tipo de programa. Desde então há uma grande discussão acerca de como é a maneira mais adequada de escrever na internet e também as conseqüências que isso pode acarretar a médio e longo prazo."

sexta-feira, outubro 27, 2006

O ônus da prova

Info: "A Corte de Apelações do Texas recebeu, esta semana, uma prova até então inusitada para adicionar a um processo judicial: arquivos txt de cookies. Os arquivos foram apresentados por um homem acusado de desrespeitar decisões judiciais."

O problema dos cookies é que, além de ser um arquivo do tipo editável [ou seja, fraudável], não significa que foi a pessoa em questão que estava a navegar no computador naquele dia e horário, e sim que alguém [um cúmplice ou um bode expiatório] estava a navegar no computador naquele dia e horário. Se fosse um RFID um um sistema de compras ou notebook que utilizasse biometria para comprovar a identidade do cidadão até que poderia servir de prova.

---

Para quem tem tv por assinatura [e se o PAS 6B não ficar inoperante de novo], tem maratona CSI na Sony amanhã: seis episódios da sétima temporada. Eu vou tar no tronco nesse horário, nhé.

quinta-feira, outubro 26, 2006

Sexta tecno-científica antecipada

Terra: "O programa espacial chinês, que está preparando sua terceira missão tripulada, estuda a possibilidade de enviar filósofo ao espaço para que desenvolvam novas teorias."

Que tipos de teorias filosóficas poderiam se desenvolver no espaço e não na Terra?

---

Boa Forma: "Principais causas da queda de cabelo nas mulheres

? Tendência genética
? Oscilações hormonais
? Dietas radicais
? Deficiência de minerais (ferro, cobre e zinco)
? Stress
? Problemas no couro cabeludo (como dermatites)"

Ok, quatro em seis.

---

Estadão: "Vampiros, fantasmas e zumbis podem fazer sucesso nas histórias de terror, mas é preciso lembrar que essas coisas não existem na realizade, adverte o físico americano Costas Efthimiou."

Nada afirma sobre bruxas. Pero que las hay, las hay.

---

BBC: "O rio Amazonas, que corre do oeste para o leste, no passado fluía para o lado oposto, segundo um estudo a ser apresentado em um congresso de geologia na Filadélfia, Estados Unidos"

Será que a rotação da Terra era invertida?

---

Terra: "Segundo a Organização Mundial de Saúde, o ideal é que 5% da população doe sangue pelo menos uma vez por ano. No Brasil, essa taxa é de apenas 2%."

Votos & Presentes

O blogue de Alexandre Inagaki [Pensar enlouquece, pense nisso] concorre na categoria Melhor Weblog em Português no concurso anual promovido pela Deutsche Welle. Para votar o linque é este.

---

E Cláudia Telles concorre, no SBT, ao Rei Majestade - os votos podem ser dados pelo site ou pelo telefone 4002-8985 para quem mora nas metrópoles.

---

Natal chegando e titia Batata dá, totalmente de graça [é, é] e sem segundas intenções, duas dicas de presentes joiados.

O livro de Fal [O Nome da Cousa] com otógrafo e dedicatória. Se o herege inda não tem as Crônicas de Quase Amorrrrr também não sabe o que perde na vida.

A escritora Sandra Schamas e a designer gráfica Marina Gregóri compõem uma obra artesanal exclusiva para o presenteado, elaborado com depoimentos de familiares e amigos, no site Meu Mundo Melhor [livros de bebê exclusivos, também. Tou só esperando pra saber qual gênero está para vir pra encomendar um].

---

Os cartões de Natal da AACD estão à venda. O hotsite não está no ar, mas eu gostei bastantão de um feito com papel recilcado e estampa vermelha. O código... está no catálogo em casa.

quarta-feira, outubro 25, 2006

Viral

Senquisgóde não fui a única a derramar lagriminhas ao assistir o vídeo do abraçador Juan Mann, com a música de fundo do SickPuppies [letra aqui].

A iniciativa [de distribuir abraços, não das lagriminhas] chegou ao Brasil ma, não sei, eu teria medo de ser um punguista.

Fé na humanidade anda abaixo de zero por estes lados.

Aposta

Folha: "A Justiça de São Paulo concedeu uma liminar obrigando a Telefônica a detalhar todas as ligações feitas pelos usuário para telefones fixos. A decisão vale a partir de hoje e depende de solicitação por parte do consumidor."

Quanto tempo a liminar agüenta até a empresa recorrer?

Mas é legal

Amai-vos: "O jornal italiano Corriere della Sera tem em seu website uma pesquisa em que a grande maioria dos que participaram apóiam o retorno da Missa em latim."

Nihil curo de ista tua stulta superstitione.

segunda-feira, outubro 23, 2006

Byebye, baby, byebye

Grande Prêmio: "Quando completar 38 anos de idade, no dia 3 de janeiro, Schumacher será um ex-piloto. Se ele já terá se acostumado com a idéia, não sei dizer. Mas nós todos vamos sentir muita saudade quando for dada a largada de um novo campeonato em março na Austrália."

Confesso que vou sentir falta do Schumacão. Já não tem Montoya, que não ganhava nada mas era divertido, malemá resta Alonso na categoria "piloto com carisma" caus que os demais são meio assim, meio assado... Num digo na capacidade dirigitiva, e sim a capacidade de ser notado, amado ou odiado. Nem japonês pra xingar de barbeiro tem mais, e o que tem ainda é confundido com outro. Tem graça?

Xeque

Veja: "Nos torneios de xadrez tornou-se corriqueiro surpreender jogadores usando telefone celular ou outro tipo de aparelho de comunicação sem fio para receber instruções sobre os melhores lances, quase sempre recomendadas por programas de computador."

Assim até eu, que nunca sei como se move o cavalo. Eu e o Morte de Discworld [v. O Oitavo mago]. Mas me lembro de um livro que li nos anos 80 [não me recordo o autor nem o título] niqui um casal de trambiqueiros também usava de subterfúgios não-intelectuais para derrotar os dois maiores campeões enxadristas de uma vez: a mulher desafiou ambos para uma disputa simultânea em salas separadas; enquanto um dos campeões abria a jogada, ela copiava o movimento contra o outro. Na prática os jogadores estavam se enfrentando, e a mulher era um mero hub. É maomeno o que acontece hoje na vida real.

domingo, outubro 22, 2006

A História Sem Fim

A História Sem Fim [The Neverending Story, EUA e Alemanha/1984] é um dos filmes que marcou minha adolescência e, por consequência, um dos meus TFF [Top Favoritos Foréva]. No começo do ano comentei com outro fã que pensava em comprar o DVD; ele sugeriu aguardar um pouco porque sairia um pack com os dois primeiros filmes da trilogia - como eu só tinha visto o primeiro me pareceu uma coisa lógica a fazer. Ei-lo.

Depois de 20 anos muita coisa muda; não no filme em si, claro, e sim do que a gente lembra, das referências que trazia na memória. Não me lembrava, por exemplo, que os efeitos especiais eram tão toscos, principamente se pensar nos efeitos dos filmes de fantasia mais recentes, mas a magia da história é tão grande que logo me esqueci desse detalhe - de novo. Bastian Bux é um garoto que recém-perdeu a mãe e tem um relacionamento distante com o pai. Os garotos da escola o perseguem, ele é pequeno e usa roupas grandes demais; o ator-mirim consegue transmitir a dose certa de fragilidade, solidão e doçura, sem cair no chororô fácil e caretas forçadas. Dá vontade de trazê-lo pra debaixo da asa.

Bastian descobre um livro no sebo do Sr. Koreander com a tal da história sem fim: no reino de Fantasia, governado pela Imperatriz Criança, o mundo é ameaçado pelo Nada. O conceito do Nada me lembrou muito uma frase de J. M. Barrie em Peter Pan quando ele diz que uma fada cai morta toda vez que alguém diz que não acredita nelas, só que não são palmas que salvarão o reino e suas criaturas [um gigantesco e educado monstro de rochas chamado Come-Pedra, um anão montado num caracol de corrida, uma fauna fantástica. literalmente]. A Imperatriz Criança convoca o guerreiro Atreyu para procurar a cura para a sua doença, que está intimamente relacionada à aparição do Nada. Ele deve partir sem suas armas, portando apenas a Auryn, uma espécie de salvo-conduto.

Enquanto acompanha a jornada de Atreyu pelo Pântano da Tristeza, onde ele encontra Morla, uma tartaruga sábia alérgica à juventude, e de onde é salvo pelo fofíssimo dragão da sorte Falkor, Bastian começa a desconfiar que aquela história também está intimamente relacionada à sua própria história. O ator-mirim que interpreta Atreyu está no mesmo nível do que interpreta Bastian: na dose certa, sem exagerar, do mesmo modo que a menina que interpreta a Imperatriz Criança, que além de tudo é uma menina linda. A música-tema interpretada por Limahl [do Kajagoogo] casa direitinho com o filme e foi usada numa campanha da Unicef pela alfabetização no ano passado. Diz-se que o alemão Michael Ende, autor do livro, não abalizou as adaptações por considerar que não eram fiéis ao original [curiosidade: os filmes A História Sem Fim são do mesmo estúdio da série Harry Potter, a Warner Bros.]; por sorte eu não li o livro ainda, então posso continuar apaixonada pelo primeiro filme - e desconfio que continuarei mesmo depois de ler.

Já o segundo filme não entranhou da mesma forma - nem arranhou, pra dizer a verdade. Outro diretor, outros atores [exceto Sr. Koreander] - até o dragão da sorte parece menos fofo do que o do primeiro filme. Os atores-mirins são irritantes, parecem daqueles saídos de catação do tipo "pequenos brilhantes" que acham que interpretar é esbugalhar os olhos, falar gritando e chorar. Cheguei a torcer para que esse Bastian morresse logo pra acabar com a chateção. Eu sei que sou uma bruxa, graças a isso não sou obrigada a achar que criança é tudo bonitinha. E por falar em bruxa, a ameaça do segundo filme é o Vazio, representado por uma bruxa que batiza tudo com nomes que começam com X: carro, castelo, ela própria...

Parece que existe um terceiro filme; cá por mim fico só com o primeiro e, talvez, com o livro. O que já tá de muito bom tamanho.

[No tópico relacionado dentro do Wikipedia há um link para fazer o download do livro digitalizado em português brasileiro.]

Forno e fogão

-- Vou fazer torta de banana, só que de maçã.

-- ??

Sábado, 21 de outubro de 2006. Nenhuma meia dúzia de bananas maduras para fazer torta nos 3 supermercados mais próximos de casa. Ê, Pedra Lascada.

[De maçã também fica gostoso, mas ainda melhor é a de banana...]

Agenda

Top Olhinhos Puxados fazível hoje à noite na Record: vai passar O Clã das Adagas Voadoras às 21h [eles anunciam para as 20h30, mas nah]. Takeshi Kaneshiro à vontade.

[Na época assisti em DVD, por causa dos extras. Agora descubro que tá em promoção.]

quarta-feira, outubro 18, 2006

Mundo animal

Bichos: "A polícia de Nova York está à caça de um dinossauro perdido, visto pela última vez no fim de semana passado em um subúrbio de Long Island."

Lembrei da campanha institucional da Record, que mostra crianças desaparecidas nos intervalos comerciais. "Viu? Avise."

---

BBC: : "A Islândia anunciou nesta terça-feira que pretende retomar a caça comercial de baleias."

Resolução de ano-novo: não passar férias na Islandia nem na Noruega. Nem se o A-ha em peso [ops] convidar para um passeio em Oslo.

---

Yahoo: "Um cientista da universidade de Durham, no norte da Inglaterra, diz ter descoberto uma nova espécie de rato no Chipre, o que seria o primeiro achado deste tipo em cem anos."

Esse cientista descobriria centenas de novas espécies apenas assistindo o horário eleitoral brasileiro.

domingo, outubro 15, 2006

Post-it's da vida

Titia Batata será titia de novo.
\o/

---

David Lee Roth esteve no Brasil e eu não soube. Além da roupa colorida, conforme mencionado na matéria, outra marca registrada dele é o... errr, como direi... porta-malas tamanho família. A foto é bem ilustrativa.

---

Antontem usei um shampoo de tratamento e não consegui dormir por causa do cheiro. Nem o travesseirinho de ervas deu jeito.

---

Folha: "O físico britânico Stephen Hawking deixará, por algum tempo, suas aulas magistrais de Física Quântica para protagonizar um documentário de ficção científica."

Já tou na fila.

---

Disco rígido de Miguelito está às portas da morte; dá-lhe salvar tudo em CD antes do suspiro final. Resolução de ano-novo: manter as fotos organizadas em mídias devidamente etiquetadas. E os MP3. E os drivers. E não largados de qualquer jeito num canto do HD.

---

Xará Naomi matou a pau: filme de Harry Potter é pra babar no Alan Rickman. Ponto, concordo 100% ! [Blogue de xará irá pro Blogmarks assim que Miguelito retornar do transplante, cRaro.]

[Ouvindo: Jamie Cullum - 05-Everlasting Love - (3:16)]

sexta-feira, outubro 13, 2006

Cola quinem chiclete

Há semanas tou com Onfale na cabeça e ficando doida atrás do significado disso, tentando achar uma conexão entre a rainha da Lídia que usou os serviços de Hercules [entendam como quiserem], a quem travestia durante os três anos em que ele foi seu escravo, e ... qualquer coisa que tenha acontecido na minha vida de setembro pra acá.

[Ouvindo: Kraftwerk - POPCORN - (3:55)]

segunda-feira, outubro 09, 2006

É em cima, é no meio, é em baixo

Estadão: "Um estudo da consultoria Control Risks e o escritório internacional de advocacia Simmons & Simmons, no qual foram entrevistados 350 executivos de sete países, constatou que 42% das empresas brasileiras alegam terem deixado de fechar um contrato porque um competidor pagou propinas nos últimos doze meses."

HP & OdF

Omelete: "Toby Jones, o ator que deu voz ao elfo doméstico Dobby, revelou em uma entrevista à MTV que o personagem não vai aparecer no quinto filme da série."

Excluir as cenas de quadribol eu compreendo, não influenciariam taaanto assim o andamento do filme adaptado dum calhamaço de mais de 700 páginas. E no filme anterior a cena em que Dobby resolve uma das provas do torneio, segundo o livro, foi contornada no filme também sem prejuízo. Mas, sei lá... tira daqui, contorna dali, remodela acolá e será que ainda é compreensível [e interessante] pra quem não leu os livros?

sábado, outubro 07, 2006

Dúvida cruél-él-él

Não assisti da primeira vez, não estou em casa agora que reprisam, mas vi nas propagandas "Pássaros Feridos". Um padre, uma garotinha, uma mocinha, uma senhôura: tirando o padre, que nem sou tão desligada assim, as outras três são a mesma personagem em épocas diferentes da vida ou são personagens diferentes?

Se são a mesma personagem: Santo Botox, Batman.

Sexta tecno-científica atrasada

Estadão: "Um atlas supostamente consultado por Cristóvão Colombo em sua primeira viagem à América será leiloado na próxima semana na Sotheby´s de Londres por um preço inicial de 1 milhão de libras (1,5 milhão de euros)."

Tão pop quanto, e muito mais barato, tem:

Terra: " As grandes calcinhas usadas pela atriz Renée Zellweger durante a filmagem de O Diário de Bridget Jones serão leiloadas em breve na Internet com fins beneficentes."

Elas também apareceram no Limite da razão [que só fui assistir no fim de semana passado, véspera de eleição].

BBC: "Cientistas noruegueses descobriram dezenas de fósseis de répteis marinhos gigantes, que habitavam os mares na época dos dinossauros, em um arquipélago no Ártico."

[Nem] Tanto ao mar, [nem] tanto à terra:

MSN: "Pesquisadores suíços descobriram na região central da Síria vestígios de um camelo gigante, de uma espécie até então desconhecida que viveu há 100 mil anos."

Antepassado dos atuais, de [reles] dez mil anos. Uns bebês, praticamente.

NYT: "Entre os planetas encontrados ao direcionar o Hubble em uma parte do universo muito além da nossa galáxia, na direção da constelação de Sagitário, pelo menos cinco deles foram descobertos em menos de um dia."

Para chegar até eles, uma dia teremos:

Fapesp: "Pela primeira vez, cientistas conseguiram passar informação quântica entre luz e matéria. O teletransporte inédito entre dois objetos de naturezas diferentes consistiu na transferência do estado quântico de um pulso luminoso para um conjunto de átomos. Ou seja, da luz fez-se matéria."

E o Verbo fez-se Luz.

G1: "Como os pica-paus podem não ter dor de cabeça depois de passarem um dia todo bicando troncos de árvores? Qual é o critério que leva um besouro a escolher estrume para comer na hora do almoço?"

Na quarta-feira choveu tanto besouro e sapo, mas tanto, que pensei que Pedra Lascada estivesse sendo castigada com as Sete Pragas do Egito. Mas foi uma esperança vã, claro.

É tudo igual, né?

MSN: "O alemão da BMW-Sauber Nick Heidfeld pediu desculpas nesta quinta-feira ao estreante japonês Sakon Yamamoto, por tê-lo agredido no Grande Prêmio da China do último fim de semana depois de confundi-lo com seu compatriota Takuma Sato."

Yamamoto é assim, Sato é assado. Ah, vai. Até eu confundiria.

Atrasildo

Domingo, 1, eleição. Entreouvido na rua:

-- Votei em Fulano, Fulano, Fulano e no Covas.

Quase virei para perguntar de qual eleição estavam falando - vai que era do Bolão Pé na Cova. Se bem que até neste o Covas é inelegível...

quinta-feira, outubro 05, 2006

Eu quero iiir, manhê

"O Departamento de Polícia Federal, a Diretoria Técnico-Científica e o Instituto Nacional de Criminalística, por meio do Serviço de Perícias em Informática (SEPINF), têm a satisfação de apresentar o evento ICCyber 2006 ? III Conferência Internacional de Perícias em Crimes Cibernéticos."

segunda-feira, outubro 02, 2006

Você voltaria?

Invertia: "Dez funcionárias da rede de supermercados britânica Tesco ganharam 7,5 milhões de libras na loteria (cerca de R$ 28 milhões), mas decidiram voltar ao trabalho."

www.blog.blogs.br

Para quem não tem CNPJ não é possível registrar domínios ".com.br" - mas agora o Registro.br liberou quatro novos DPN's para pessoa física, isto é, só precisa dum CPF válido. São:

. blog.br, destinado a "blogs"
. flog.br, destinado a "foto logs"
. vlog.br, destinado a "vídeo logs"
. wiki.br, destinado a páginas do tipo "wiki"

O custo da manutenção do domínio é de R$30,00 anuais + hospedagem no host de preferência. Maiores informações aqui.

Musicais

CD novo do Iron Maiden na praça - e digo novo mesmo, com músicas inéditas, não uma compilação de músicas antigas regravadas igual quinem o anterior.

Quem está para lançar reedições de seus cRássicos é o Depeche Mode.


Depeche e Iron no mesmo poste: isso é só pra quem mistura panetone com mortadela.