quinta-feira, abril 28, 2005

Maquiavélico

Os fins justificam os meios?

UOL: "O DJ Ronaldo Gasparian, que disputou uma vaga em uma das empresas do publicitário Roberto Justus, na primeira edição do reality-show Aprendiz, apelou para seus conhecimentos eletrônicos e fez uma gambiarra, durante sua participação na atração."

E se ele fosse o vencedor e a informação chegasse ao chefão quando o cara já estivesse empregado? Será que vai ter o respeito e a confiança dos colegas? Você contrataria um cara com esse currículo?

terça-feira, abril 26, 2005

Ping? Pong!

Recebi esse video por emeio faz algum tempo: é uma partida de tênis de mesa estilo Matrix. Toda vez que assisto me acabo de rir. Ficará disponível aqui durante uma semana [mais ou menos 1.2MB].

A questão é

Quede Guilherme?

domingo, abril 24, 2005

Envenenamento em Campinas

Cosmo Online, dia 22: "Muitos indícios, dezenas de depoimentos e poucas provas.
[...]
Até hoje, quase três meses após o crime, ainda não há provas materiais de qual tenha sido o meio usado para envenenar a família, nem quem teria feito isso."

Ex-Libris da Tugosfera

Recebi do Branco Leone a incumbência de seguir a corrente, sob pena de nascerem perebas na bunda caso quebre aqui. Mas antes acho que cabe uma breve introdução explicativa, num cabe?

Fahrenheit 451 de Ray Bradbury

"Em 1949, George Orwell lançou o livro 1984, mostrando uma sociedade oprimida por um regime absolutamente autoritário. Quatro anos depois, em 1953, Ray Bradbury revolucionou a literatura com Fahrenheit 451.
[...]
A obra de Bradbury descreve um governo totalitário, num futuro incerto mas próximo, que proíbe qualquer livro ou tipo de leitura, prevendo que o povo possa ficar instruído e se rebelar contra o status quo. Tudo é controlado e as pessoas só têm conhecimento dos fatos por aparelhos de TVs instaladas em suas casas ou em praças ao ar livre.*"

* Qualquer semelhança com o mundo real não é mera coincidência.

"O título Fahrenheit 451 é uma referência à temperatura que os livros são queimados. Convertido para Celsius, esta temperatura equivale a 233 graus."
[Fonte: Adorocinema]

OK, tendo isso em mente ou não, vamos à corrente!

1. Não podendo sair do Fahrenheit 451, que livro quererias ser?
Embora geralmente comungue da idéia de que livro não se queima, tou muito inclinada a indicar a série Deixados Para Trás e a HQ Batman: Pretérito Futuro. A primeira porque promove a intolerância religiosa e a segunda porque é chata, mesmo.

2. Já alguma vez ficaste apanhadinho(a) por um personagem de ficção?
Sim! Edward Rochester de Jane Eyre [Charlotte Brontë].

3. Qual foi o último livro que compraste?
Foi uma compra múltipla:
O Opositor - Luis Fernando Veríssimo
Lobo Solitário vol. 2 e 3 - Kazuo Koike e Goseki Kojima
Constituição Federal (atualizada Até a Emenda Constitucional N. 45 de 08/12/2004)

4. Que livros estás a ler?
Sobre Meninos e Lobos de Dennis Lehane, que deu origem ao filme homônimo.

5. Que cinco livros levarias para uma ilha deserta?
Oba, nem preciso pensar para responder esta! Não que houvesse pensado nas anteriores... ou que pense, de qualquer modo. Basta repetir a mesma resposta que dou sempre que perguntam isso [só varia a quantidade de livros]: Mil e Uma Receitas com Coco, Mil e Uma Receitas Com Peixe, Aprenda a Construir Sua Própria Jangada, Sinais de Fumaça e Código Morse em 10 Dias e, é claro, Robinson Crusoé.

6. A quem vais passar este testemunho (três pessoas) e por quê?
Também é fácil: ao Marcelo, que adora listas, à Bruna, que é uma leitora tão ou mais voraz do que eu, e à Cacau, que nunca quebra uma corrente.

sábado, abril 23, 2005

Qual a sua graça?

Anturdia li em alguns blogues que a atriz Carolina Casting deu à sua filha recém-nascida o nome de Cora. Em outros se mencionava que um certo casal de famosidades escolheu o nome Valentina, caso a criança que esperam seja menina, e João Paulo, no caso de vir um menino. O filho de Luciano Huck e Angélica chama-se Joaquim.

E eu ergo as mãos para o céu e agradeço por essa onda de nomes simples e bonitos.

Loulou de Cacharrel que o diga...

Hm

O Código Da Vinci, hiper-mega-ultra-best-seller do americano Dan Brown repudiado pela Igreja Católica, está em processo de casting móde virar filme. O simbologista Robert Langdon será interpretado pelo Tom Hanks, a criptógrafa francesa Sophie Neveu por Audrey Tatou [Amélie Poulain], o comissário Bezu Fache por Jean Reno [o que já credenciou o filme na categoria *tenho* que assistir].

Notícias recentes dizem que também já foi escolhido o intérprete do Bispo Aringarosa [Alfred Molina - muito mais indispensável] e de Sir Teabing, o real cavaleiro britânico Sir Ian McKellen. Hm. Não tou com o meu exemplar em mãos, mas podia jurar que o Teabing não era tão velho... Pouco mais que Robert Langdon, talvez - embora Ian McKellen seja apenas 17 anos mais velho que Tom Hanks, aparenta bem mais. Na verdade, acho que eu pensava em alguém como John Hannah [de Quatro Casamentos e Um Funeral].

Já o provável Silas não dá pra ter idéia, já que ele vai trabalhar sob muita maquiagem e peruca.

terça-feira, abril 19, 2005

Mundo pequeno

Num dos postes do Canoa Furada, o Marcus menciona um artigo escrito pela Cristine Kist Kruse niqui o c@t revela como criou o grafite de "Celacanto provoca maremoto".

Foi uma boa surpresa, já que fui uma das primeiras pessoas a ler, se não me engano antes até de ser publicado pela primeira vez no dia 14/03/2001 na edição # 20 do e-zine 700km, aquela que o jaburu ia pegar você.

segunda-feira, abril 18, 2005

Saudade

Ele é doido por carros e motos cool, me mandou fotos e fotos dos seus preferidos. Ele é doido também pela filha, uma gatinha. Perdemos horas discutindo a importância do bidê para a evolução da humanidade e trocamos juras de morte umas cinco ou seis vezes por ano - a última que lhe fiz foi quando cortou o cabelo e ficou sem os cachos. Ele ouve blues e moda de viola com o mesmo gosto; devo-lhe um Apanhador no Campo de Centeio e ele odeia Harry Potter. Da última vez que nos falamos ele estava super-empolgado porque o Skype funcionava. Fuma adoidado. Marlboro. Ele sabe a marca do creme para rosto que eu uso. Os cachorros são loucos por ele. Ele já sumiu algumas vezes antes durante esses quase oito anos de papo, mas saber que desta vez vai demorar para reencontrá-lo me deixa com muita raiva. Não foi esse o trato.

Discrepâncias

Roteirista declara que Wolverine: Dívida de Honra é sua HQ preferida e "também informa que pretende abordar um lado do personagem que ainda permanece pouco explorado no cinema: o animalesco", segundo o site Omelete - mas isso não é meio contraditório? Dívida de Honra é uma das HQs que mostram um Logan mais introspectivo, mais humano justamente por causa de Mariko Yashida, seu grande amor.

Que seja. Mal posso esperar.

domingo, abril 17, 2005

Apaato no Paati

Leo Lopes - mais conhecido como DJ Pokemon - criou uma paródia em japonês da música "Festa no Apê", do Latino. Bem, não é exatamente uma paródia, é uma tradução literal mesmo.
;o)

Pra quem entende nihongo dá pra rolar de rir; pra quem não entende é de interesse antropológico.

Download do MP3 e letra da música no blogue O Elo Perdido.

quarta-feira, abril 13, 2005

Coisas que me deixam fula

Enviar emeio para um endereço de contato num site e obter como resposta um número de telefone pr'eu ligar. Inda mais se for interurbano.

Update: Pior ainda quando me fazem passar por quatro atendentes.

Você sabia?

... que nós temos um Secretário Nacional da Aqüicultura e da Pesca com status de ministro? Nem eu. Nem o Boris Casoy. O José Fritsch deu uma entrevista hoje à imprensa a respeito dos casos de parasitose provocados pela ingestão de [provavelmente] salmão cru e, ao final, o Casoy disse "prazer em conhecê-lo, ministro".

Quanto à entrevista em si, foi decidido que suspende-se a importação de salmão fresco chileno, que é o maior suspeito de transmitir o parasita causador da difilobotríase. O salmão congelado não oferece riscos, mesmo se consumido cru.

E, na mesma reportagem, ouvi o repórter dizer "o parasito" duas vezes. Tá certo, concordância de gênero é isso ai.

terça-feira, abril 12, 2005

Mais medão

Também tenho medo da mulher do elevador.

Mente sem lembrança? Quem dera!

Antonte tava lá apreciando a arte em quadrinhos de Don Samael, quando uma lembrança insidiosa perpassou-se-lhe-me a memória.

Muitos anos atrás estava em pleno tédio de férias quando achei um livro escondido na casa de meu tio: era "Horror em Amityville", de Jay Anson.

Para quem não ligou o nome à pessoa, Amityville é a cidadezinha americana nonde o rapaz Ronald deFeo assassinou a família inteira. Não foi um crime elegante nem misterioso, mas foi a base que o autor usou para o livro, dando uma conotação sobrenatural para os motivos do crime. Uma entidade demoníaca seria a responsável por perturbar a mente de quem mora na casa a tal ponto que... leia o livro. E durma depois se for capaz. Eu não dormi por 3 noites.

O livro gerou alguns filmes, e uma refilmagem está para estrear dia 15 agora. Vou ser bem honesta: não assisti nenhum dos antigos e muito provavelmente não vou assistir a nova versão. Só de ouvir a garotinha chamando o Jody no trailer já me deu um cag*ço que nem te conto.

[Muitos anos depois li outro livro de Jay Anson, 666 - O Limiar do Inferno. Pra nunca mais. Luciana é um bichinho muito impressionável.]

segunda-feira, abril 11, 2005

DVDteca

O jornal Folha de SP lança coleção com 12 filmes em DVD por R$ 14,90 cada. Se você é apressado e quer comprar antes, sem ter que esperar na banca, pode comprar online. Veja como proceder e quais os filmes aqui.

Guerra de teles

Folha: "[A presidente da BrT, Carla] Cico contratou os serviços da Kroll Associates para investigar a Telecom Italia, empresa que disputa com o Opportunity o controle da Brasil Telecom. A investigação da Kroll, no entanto, teria atingido funcionários do primeiro escalão do governo, como o ministro Luiz Gushiken (Comunicação de Governo) e o presidente do Banco do Brasil, Cássio Casseb."

Eu vinha acompanhando as notícias desde o ano passado, mas agora parece que a coisa é pra valer. A grande questão é saber se vai até o fim, duela a quien duela, ou se vão prender apenas a raia miúda.

Apostas?

domingo, abril 10, 2005

FlexPower? MultiPower!

Carro movido a álcool e gasolina é coisa do passado; agora saiu um que roda com álcool, gasolina e gás, o Astra Sedã 2.0 Multipower da GM, que tem autonomia de até 980km se usar a combinação gasolina [tanque de 52 litros] + 2 cilindros de GNV [8 metros cúbicos cada cilindro]. Dá pra ida e volta Pedra Lascada-São Paulo-Pedra Lascada. Ou Pedra Lascada-Brasília sem escala.

Mesmo se a opção for álcool ou gasolina, o cilindro de gás deve estar abastecido, por segurança. A autonomia para a combinação álcool + GNV é de 692km. E por falar em álcool combustível, na semana que vem uma comissão chinesa virá ao Brasil conhecer as técnicas de cultivo da cana e a produção do álcool. Segundo o governador de SP: "Nós vamos exportar álcool para o mundo inteiro. Tanto é que já estamos trabalhando para aprontar o segundo pier do Porto de São Sebastião, em águas profundas, para navios de grande calado, e o alcoolduto, de Paulínia até São Sebastião".

sábado, abril 09, 2005

Novidades

Blogmark à esquerda atualizado. Apenas adições desta vez.

HP, mitologia e cozinha

Na mitologia japonesa o kappa é um espírito anfíbio que arrasta suas vítimas para dentro da água, do tamanho de uma criança de 10 anos com pele escamosa verde-amarelada, cara de macaco e costas de tartaruga e membranas nos pés e nas mãos. O topo da cabeça do kappa é côncava para reter água, para que ele conserve seus poderes quando em terra seca [um de seus poderes é curar fraturas]. O melhor modo de derrotar um kappa é cumprimentá-lo à moda japonesa, fazendo reverências: ele se sentirá na obrigação de retribuir e com isso derrama a água da cabeça, tendo que voltar para o rio ou lago de onde saiu.

Outro modo de se defender, se ele não estiver em terra seca, é escrever o nome dos familiares em cascas de pepino e jogá-los na água. O pepino é o alimento preferido do kappa e, ao aceitá-lo, fica moralmente obrigado a não fazer mal a essas pessoas. [Cês vêem que é um monstrinho mas tem mais ética e moral que muito anjo pelaê.] É por isso que o sushi de pepino se chama kappamaki.

Tekkamaki / Kappamaki

1 porção = 5 unidades de 15g cada
número de porções = 14 (75.0g)

Valor nutricional e calórico por porção
calorias = 132.5 kcal
carboidratos = 25.2 g
proteínas = 3.5 g
lipídios = 1.0g

Ingredientes

- 1 pepino japonês cortado em 4 (no comprimento)
- 2 filés atum cortado cubos
- 6 xícaras de chá de arroz catete (japonês)
- 30 ml vinagre arroz
- 7 colheres de sopa de açúcar
- 1 colher de café de glutamato monossódico
- 1 colher de sopa de sal
- folhas de algas nori

Preparo por etapas

Coloque a água e o arroz para ferver. Quando levantar fervura abaixe o fogo. Faça um molho com açúcar, vinagre, ajinomoto e o sal e misture no arroz já cozido.
Obs: a quantidade de vinagre e açúcar depende do gosto de cada pessoa.

Modo de Preparo

Espalhe o arroz, já temperado, sobre as folhas de nori (alga). Coloque o atum (para o Tekkamaki) ou o pepino (para o Kappamaki) sobre o arroz. Enrole com esteira própria para sushi. Molhe as mãos com água e passe na borda da alga para que ela se junte.
Serve: 2 porções (35 unidades de cada)

Na série Harry Potter, o kappa mitológico é mencionado no Prisioneiro de Azkaban numa das aulas do Professor de Defesa Contra Artes das Trevas, Remus J. Lupin.

[Agradecimentos especiais à Cacá Borgues que me emprestou o Manual dos Bruxos.]

sexta-feira, abril 08, 2005

O perigo dos estereótipos

Leitura que vale a pena na revista História Viva: "Existem vários tipos de estereótipos. Alguns são detratores, geralmente descritos para etnias exóticas, outros são utilizados como estimuladores de ideais nacionalistas."

Há damas e damas

Eu gosto muito quando a esposa de um chefe do poder executivo não se limita a posar de mero papagaio de pirata em festas e solenidades. Mulheres que são inteligentes, que trabalham, que são realmente a metade do casal. Assim é que, polêmicas à parte, respeito Hillary Clinton, Cherie Blair, Ruth Cardoso, Lu Alckmin e Tina Januário.

Deve ter outras pelaê, é que de imediato lembro dessas. São mulheres de personalidade forte, além do mais. E personalidade forte significa que nem sempre são fáceis de tratar...

E aí onde você mora, que tipo de primeira-dama tem?

Conta de luz mais cara + trevas da ignorância

A partir de hoje a conta de luz sobe 11,63% para consumidor residencial. Para a indústria danou-se: o aumento foi de 37,41%. Oh, e eu já comentei que a maior indústria da cidade adotou a semana de 3 dias? Moro aqui desde 85 e nunca tinha visto isso acontecer.

Enquanto isso, a maior comitiva brasileira já enviada ao funeral de um papa [segundo as palavras do próprio organizador, o presidente da república] seguiu viagem sem a mãe-de-santo convidada, que se atrasou para chegar ao aeroporto. Até aí morreu Neves, não fosse a declaração desinfeliz do deputado Severino Cavalcanti de que ela não viajou por força dos católicos. Ótimo exemplo de cumprimento da Constituição Federal, que o nobre deputado deve ter jurado defender quando assumiu o cargo e que reza, expressamente, no artigo 5º:

VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;


[Agradecimentos especiais ao Conde Roger Chadel pelo excerto enviado à lista Cafe-Ena.]

quinta-feira, abril 07, 2005

A la carte

Por favor, me vê aí uma porção dupla de otimismo e esperança. Sem fé mesmo.

quarta-feira, abril 06, 2005

Envenenamento em Campinas

Cosmo: "últimas informações [...] davam conta do aparecimento de um frasco contendo uma mistura de canela em pó e açúcar que poderia se tornar uma nova prova para o caso."

Fazia tempo que não aparecia nenhuma notícia sobre o caso na imprensa. Parece que descobriram o significado de "sigilo" em algum dicionário.

terça-feira, abril 05, 2005

Reciclagem

Agente 86 e A Garota de Rosa Shocking, com fortes rumores de que Ferris Bueler também pode voltar.

O que é que há, velhinho?

segunda-feira, abril 04, 2005

Filosofia e inclusão social

Duas notícias legais, uma para quem mora em Campinas/SP e outra não apenas, ambas de Cosmo Online.

Projeto Página em Branco: "O projeto editorial intitulado Não faça de sua vida uma página em branco, colabore com quem precisa de você terá como objetivo transformar a última página de um livro - aquela que geralmente vem em branco -, num meio de divulgação para instituições e associações que focam a ação e a inclusão social."

Módulo de Filosofia: "O módulo, com curadoria dos professores José Arthur Giannotti e Marcos Nobre, é composto por uma série de quatro palestras, programadas para cada segunda-feira do mês de abril, até o dia 25."

As duas iniciativas contam com o apoio da CPFL, empresa que fornece energia elétrica para 234 municípios paulistas - e aí fico naquele dilema de, por um lado, ficar contente por eventos como esses e, por outro, ter o bolso atacado por outro aumento na conta de luz...

Na rádia

Ouva Central AM [transmissão em streaming em fase de teste; requer Windows Media Player instalado], direto de Pedra Lascada.

Bu

Estadão:"A SolidAlliance, de Tóquio, garante que seu GhostRadar detecta assombrações e até já está vendendo a engenhoca no Japão e preparando seu lançamento para breve nos Estados Unidos. "

Ghostbusters
Ray Parker Jr

If there's something strange in your neighborhood
Who you gonna call?
Ghostbusters!
If there's something weird and it don't look good
Who you gonna call?
Ghostbusters!

I ain't afraid of no ghost
I ain't afraid of no ghost

If you're seeing things running through your head
Who can you call?
Ghostbusters!
An invisible man sleeping in your bed
Oh, who you gonna call?
Ghostbusters!

I ain't afraid of no ghost
I ain't afraid of no ghost

Who you gonna call?
Ghostbusters!
If you're all alone, pick up the phone
And call
Ghostbusters!

I ain't afraid of no ghost
I hear it likes the girls
I ain't afraid of no ghost
Yeah, yeah, yeah, yeah

Who you gonna call?
Ghostbusters!
If you've had a dose of a freaky ghost
You'd better call
Ghostbusters!

Let me tell you something
Bustin' makes me feel good

I ain't afraid of no ghost
I ain't afraid of no ghost

Don't get caught alone, oh no
Ghostbusters!
When it comes through your door
Unless you just want some more
I think you better call
Ghostbusters!
Ow!

Who you gonna call
Ghostbusters!

domingo, abril 03, 2005

Não entre em pânico

A estréia do filme do Mochileiro das Galáxias foi antecipado em uma semana, conforme o site quase-oficial: dia 29 de abril.

Bom presente se eu morasse nos EUA.
;o)

Assistindo o trailer, fiquei encafifada com o Marvin, o andróide paranóide. Podia jurar que conhecia aquela voz... e foi batata! É de Alan Rickman, ator britânico que está em outra adaptação de livro para cinema aguardadíssimo em 2005: Harry Potter e O Cálice de Fogo, na pele do amado-idolatrado-tudo-de-bom-upa-upa Professor Severo Snape. Já a voz que dubla o livro [o Guia do Mochileiro em si] é do também cult britânico Stephen Fry. Mais dois motivos extras pra não perder!

sábado, abril 02, 2005

Relógio biológico

MSN: "Um gene mutante -- e não uma tendência anti-social -- pode ser o que faz algumas pessoas dormirem e acordarem cedo demais, disseram cientistas na quarta-feira."

Hah! Se você dorme com as galinhas e acorda com o galo, então, é um X-Men!

sexta-feira, abril 01, 2005

Meninos, eu vi

... o fim de duas eras com o passamento iminente do papa João Paulo 2º e do príncipe Rainier [sem linques, já são notícia em todas as capas].

Só falta a Elizabeth 2ª.