domingo, abril 24, 2005

Ex-Libris da Tugosfera

Recebi do Branco Leone a incumbência de seguir a corrente, sob pena de nascerem perebas na bunda caso quebre aqui. Mas antes acho que cabe uma breve introdução explicativa, num cabe?

Fahrenheit 451 de Ray Bradbury

"Em 1949, George Orwell lançou o livro 1984, mostrando uma sociedade oprimida por um regime absolutamente autoritário. Quatro anos depois, em 1953, Ray Bradbury revolucionou a literatura com Fahrenheit 451.
[...]
A obra de Bradbury descreve um governo totalitário, num futuro incerto mas próximo, que proíbe qualquer livro ou tipo de leitura, prevendo que o povo possa ficar instruído e se rebelar contra o status quo. Tudo é controlado e as pessoas só têm conhecimento dos fatos por aparelhos de TVs instaladas em suas casas ou em praças ao ar livre.*"

* Qualquer semelhança com o mundo real não é mera coincidência.

"O título Fahrenheit 451 é uma referência à temperatura que os livros são queimados. Convertido para Celsius, esta temperatura equivale a 233 graus."
[Fonte: Adorocinema]

OK, tendo isso em mente ou não, vamos à corrente!

1. Não podendo sair do Fahrenheit 451, que livro quererias ser?
Embora geralmente comungue da idéia de que livro não se queima, tou muito inclinada a indicar a série Deixados Para Trás e a HQ Batman: Pretérito Futuro. A primeira porque promove a intolerância religiosa e a segunda porque é chata, mesmo.

2. Já alguma vez ficaste apanhadinho(a) por um personagem de ficção?
Sim! Edward Rochester de Jane Eyre [Charlotte Brontë].

3. Qual foi o último livro que compraste?
Foi uma compra múltipla:
O Opositor - Luis Fernando Veríssimo
Lobo Solitário vol. 2 e 3 - Kazuo Koike e Goseki Kojima
Constituição Federal (atualizada Até a Emenda Constitucional N. 45 de 08/12/2004)

4. Que livros estás a ler?
Sobre Meninos e Lobos de Dennis Lehane, que deu origem ao filme homônimo.

5. Que cinco livros levarias para uma ilha deserta?
Oba, nem preciso pensar para responder esta! Não que houvesse pensado nas anteriores... ou que pense, de qualquer modo. Basta repetir a mesma resposta que dou sempre que perguntam isso [só varia a quantidade de livros]: Mil e Uma Receitas com Coco, Mil e Uma Receitas Com Peixe, Aprenda a Construir Sua Própria Jangada, Sinais de Fumaça e Código Morse em 10 Dias e, é claro, Robinson Crusoé.

6. A quem vais passar este testemunho (três pessoas) e por quê?
Também é fácil: ao Marcelo, que adora listas, à Bruna, que é uma leitora tão ou mais voraz do que eu, e à Cacau, que nunca quebra uma corrente.