sábado, abril 09, 2005

HP, mitologia e cozinha

Na mitologia japonesa o kappa é um espírito anfíbio que arrasta suas vítimas para dentro da água, do tamanho de uma criança de 10 anos com pele escamosa verde-amarelada, cara de macaco e costas de tartaruga e membranas nos pés e nas mãos. O topo da cabeça do kappa é côncava para reter água, para que ele conserve seus poderes quando em terra seca [um de seus poderes é curar fraturas]. O melhor modo de derrotar um kappa é cumprimentá-lo à moda japonesa, fazendo reverências: ele se sentirá na obrigação de retribuir e com isso derrama a água da cabeça, tendo que voltar para o rio ou lago de onde saiu.

Outro modo de se defender, se ele não estiver em terra seca, é escrever o nome dos familiares em cascas de pepino e jogá-los na água. O pepino é o alimento preferido do kappa e, ao aceitá-lo, fica moralmente obrigado a não fazer mal a essas pessoas. [Cês vêem que é um monstrinho mas tem mais ética e moral que muito anjo pelaê.] É por isso que o sushi de pepino se chama kappamaki.

Tekkamaki / Kappamaki

1 porção = 5 unidades de 15g cada
número de porções = 14 (75.0g)

Valor nutricional e calórico por porção
calorias = 132.5 kcal
carboidratos = 25.2 g
proteínas = 3.5 g
lipídios = 1.0g

Ingredientes

- 1 pepino japonês cortado em 4 (no comprimento)
- 2 filés atum cortado cubos
- 6 xícaras de chá de arroz catete (japonês)
- 30 ml vinagre arroz
- 7 colheres de sopa de açúcar
- 1 colher de café de glutamato monossódico
- 1 colher de sopa de sal
- folhas de algas nori

Preparo por etapas

Coloque a água e o arroz para ferver. Quando levantar fervura abaixe o fogo. Faça um molho com açúcar, vinagre, ajinomoto e o sal e misture no arroz já cozido.
Obs: a quantidade de vinagre e açúcar depende do gosto de cada pessoa.

Modo de Preparo

Espalhe o arroz, já temperado, sobre as folhas de nori (alga). Coloque o atum (para o Tekkamaki) ou o pepino (para o Kappamaki) sobre o arroz. Enrole com esteira própria para sushi. Molhe as mãos com água e passe na borda da alga para que ela se junte.
Serve: 2 porções (35 unidades de cada)

Na série Harry Potter, o kappa mitológico é mencionado no Prisioneiro de Azkaban numa das aulas do Professor de Defesa Contra Artes das Trevas, Remus J. Lupin.

[Agradecimentos especiais à Cacá Borgues que me emprestou o Manual dos Bruxos.]