sexta-feira, setembro 29, 2006

Células cinzentas

Folha: "DOIS CORPOS foram achados em sets de filmagem da série "CSI", um em Miami, outro em Los Angeles. É sério: dia 12, os restos de um homem morto há duas semanas em um prédio onde estava sendo filmado um episódio de "CSI: NY"; três dias depois, enquanto uma equipe em Miami fazia tomadas aéreas da Baía de Biscayne, um cadáver não-identificado foi dar na praia."

E se o assassino for um fã da série? Um assassino serial, literalmente, que deve atacar de novo e deixar o terceiro cadáver em Las Vegas, desta vez.

Né de se duvidar.

A cerca

Polly já passou por isso tempos atrás. Ontem, no meio da noite, uma mulher ligou no meu controle remoto para perguntar se conheço seu [dela] marido porque meu número aparece várias vezes na conta do celular dele. Não, não conheço, madame.

quinta-feira, setembro 28, 2006

Até que demorou...

Recebi os primeiros SPAMs eleitorais deste ano: de dois partidos niqui não voto de jeito maneira, então não mudou nada nas minhas escolhas.

O ano Juan Rulfo

Trópico: "Após duas décadas de sua morte, completados neste ano, Juan Rulfo (1917-1986) -nome máximo das letras mexicanas- volta às estantes da terra natal. Depois da versão definitiva dada pela família do escritor à sua obra-prima, "Pedro Páramo" (1955) se fará acompanhar em outubro por um livro que analisa a trajetória literária e fotográfica de Rulfo"

Praticamente autor de um livro só - mas um livro inesquecível.

terça-feira, setembro 26, 2006

DA

Fota em alta resolução da Armada de Dumbledore para o novo filme de HP disponível aqui. Segundo lista no LeakyCauldron.Org são, da esquerda para a direita:

. "Primeiro garoto" - a gravata é da Ravenclaw, então chuto Terry Boot [trocadilho não-intencional] ou Anthony Goldstein
. "Garoto em dúvida" - muito provavelmente Ernie McMillan, Hufflepuff
. Ginny Weasley - única menina de calças
. Parvati Patil
. George Weasley [honestamente, comé que eles sabem quem é quem??]
. Padma Patil - que deveria estar com a gravata de Ravenclaw, mas desdo primeiro filme tá na Griffyndor
. Cho Chang
. Fred Weasley
. Harry Potter
. Neville Longbottom
. Hermione Granger
. Ron Weasley
. Luna "Loony" Lovegood
. "Nigel" - que eu não faço a menor idéia de quem seja, mas por vestir a gravata de Griffyndor e ser o menor, desconfio ser um dos irmãos Creevey. Provavelmente Dennis; não tem nenhum Nigel na Armada dos livros
. Dean Thomas [Ganesh, esse menino tomou chá de bambu?]

Hermione foi responsável pela idéia de enfeitiçar falsos galeões [moedas de ouro] para que esquentassem quando uma nova reunião fosse marcada. Será que veio daí a inspiração da Goldsmith para essas alianças lembradoras?

segunda-feira, setembro 25, 2006

Detetivescas

No episódio de sexta-feira de Monk apareceu Ambrose, irmão de Adrian Monk.

Foi inevitável lembrar de outros dois irmãos eclipsados de detetives famosos, todos batizados com nomes inusitados: Mycroft* Holmes, irmão de Sherlock, e Achille Poirot, irmão de Hercule [tá, esse não vale. mas vale].

Fico imaginando as mães das crianças tricotando enquanto escolhem os nomes.

* Além dos livros de Sir Conan Doyle, Sherlock e Mycroft também são personagens principais de dois livros do autor britânico Colin Bruce, niqui resolvem os crimes através da análise científica dos fatos, sim, mas essa análise é feita [e explicada] de forma didática para leigos. Eu li o primeiro em português de Portugal.

Chegou num ponto...

... que nem I Will Survive tá resolvendo.

Nem esmalte vremeio, nem begônias, nem café, vinho ou chocolate.

Será que sou obrigada a apelar para medidas drásticas?

sexta-feira, setembro 22, 2006

...

Jornal da Manhã: "A Polícia Federal de Marília apreendeu, no início da tarde de ontem, um revólver Taurus calibre 38, que estava no interior de uma peça de mortadela, enviada para Assis por meio dos correios."

Depois do Senhor das Armas e do Senhor da Foice, é a vez do Senhor da Mortadela.

---

Made in Japan: "O festejado príncipe japonês, primeiro homem nascido na dinastia Crisântemo desde 1965, recebeu nesta terça-feira, ainda no hospital, seu nome: Hisahito - nome escolhido por seu pai, Akishino, que quer dizer, aproximadamente "sereno e virtuoso"."

Será que lá é igual aqui e vai ter um boom de novos pequenos Hisahitos país afora?

---

Troquei de headset: bão e justo, justíssimo. Até parece as calças de Zezé de Camargo Mariano: dá uma dor nas orêia...

quinta-feira, setembro 21, 2006

O Senhor da Foice

Eis o homem de volta! Depois da decepção que foi A Magia de Holy Wood, voltei a me encantar com Terry Pratchett no 11º volume de Discworld, O Senhor da Foice - talvez por trazer de volta meu personagem favorito da série, o Morte, que sempre suscita grandes viagens filosofo-absurdas.
"Na aldeia de Ramtop [...] só acreditam que a pessoa finalmente morreu quando a agitação que ela causou no mundo se acaba - quando acaba a corda do relógio em que ela deu corda, quando o vinho que ela fez acaba de fermentar, quando a plantação dela é colhida. A duração da vida de uma pessoa, dizem, é apenas o núcleo da sua verdadeira existência."
Nosso mui amado Morte é demitido por se permitir ter personalidade; isso inclui ter curiosidade sobre alguns costumes humanos e desenvolver preferências por palitinhos de queijo e abacaxi, por exemplo, além de se recusar a adotar um cavalo compatível com a sua profissão [geralmente um amontoado de ossos], preferindo o conforto de um cavalo real batizado Pituco.

São duas histórias correndo paralelas, a de Morte em seu novo emprego de ceifador na fazenda de Miss Flitworth e a de Windle Poons, que fez uma prévia em Holy Wood - aliás, desta vez Pratchett manteve o mesmo Arqui-Reitor da Universidade Invisível do livro anterior, Mustrum Ridcully. Windle é o mago mais idoso do Disco; magos, bruxas, crianças e gatos são os seres privilegiados que são coletados por Morte em pessoa mas, como ELE ainda não foi substituído pelos Auditores de Azrael, Poons vira um morto-vivo.

Pratchett adicionou também uma referência a um livro que tecnicamente transcorre em Discword, mas não faz parte da série regular: O Fabuloso Maurício e Seus Roedores Letrados [é raro encontrar referências aos livros anteriores de DW; personagens até se repetem e se reencontram. é um modo de não criar uma seqüência, e sim um universo]. Assim como no outro livro baseado NELE [O Aprendiz de Morte], há uma carga extra de ternura no Senhor da Foice. O autor aprecia dicotomias.

O Senhor da Foice
Autor: Terry Pratchett
Original: Reaper Man, Inglaterra/1991
Trad.: Ludimila Hashimoto
Editora: Conrad
ISBN: 8576161958
Ano: 2006
Edição: 1
Número de páginas: 285

quarta-feira, setembro 20, 2006

..

Já comprei soutiens que prometiam levantar o moral, já comprei daqueles de três fases, nenhum funcionou. Alguns eram tão incômodos que foram pro lixo na primeira semana. Em Quintana, terra de Zé Roberto Guimarães, tem uma fábrica de lingerie chamada Dalena. Comprei um deles só porque era bonito e acabou que fez tudo o que os outros prometiam, com a vantagem de ser confortável. Titia Batata tem seus momentos mulérzinha.

---

Retiraram os tambores que bloqueavam a rua de casa. Confesso que sinto falta: os carros de som não passavam por ali.

---

Estadão: "Já está nas lojas o CD "Mamonas Assassinas Ao Vivo", lançado pela gravadora EMI Music em homenagem à banda Mamonas Assassinas. O CD tem a música inédita "Não Peide Aqui, Baby", muito tocada em shows, mas que não entrou no único disco lançado pelo grupo."

---

A maioria dos carteiros de Pedra Lascada me conhece, a ponto de entregar minha correspondência no local de trabalho porque é raro encontrar alguém em casa. E eles sempre ficam doidos quando chega algo endereçado a "Batata", "Honorável" e outros sobrenomes diferentes, mesmo que o endereço confira. Eu si divirto com isso!

O Senhor das Armas

Se este filme fosse estrelado e/ou dirigido pelo George Clooney seria um thriller político; se fosse estrelado pelo Harrison Ford seria um filme sobre um homem comum politicamente correto que salva o mundo [ou os EUA, no mínimo]. Senquisgóde o ator principal de O Senhor das Armas [Lord of War, EUA/2005] é o Nicolas Cage e assim virou um filme existencial sobre as dúvidas filosóficas dum vendedor [um atravessador, na verdade] de armas, que fornece arsenal para países que o governo americano não pode apoiar publicamente, mas sem lições fáceis de moral.

Valeu cada centavo da locação e inda tem uma versão para La vie en rose* da Grace Jones, toda suingada. Adorei!

* Disponível na Ouvateca.

terça-feira, setembro 19, 2006

Sing-a-song

Tem músicas que são infalíveis para levantar o meu astral. "I will survive" da Gloria Gaynor, por exemplo, que inda por cima tem a ver com o atual estado das coisas pro meu lado.

E pra tu?

sexta-feira, setembro 15, 2006

A magia de Holy Wood

O livro ficou rolando meses e meses. Da estante pra mesinha de cabeceira de volta pra estante pra debaixo do travesseiro pra mesinha de cabeceira e nada de avançar além da 50ª página. A ironia de Terry Pratchett estava ali, a crítica ferina, o jogo de palavras [meio que esmagado pela tradução, é verdade, mas perceptível], a tonelada de referências... todos os elementos que são a marca registrada do autor, quinem as notas de rodapé. E no entanto A magia de Holy Wood não me cativou.

Fiz um esforço para terminar, agora que saiu O senhor da foice; contei zero gargalhadas irresistíveis, um recorde na minha experiência em Discworld, fora a sensação de que são 352 páginas a se arrastar pelo Calabouço das Dimensões [no site da editora consta que são 252, mas deve ser um erro de digitação do mesmo tipo que transformou "um coro de vozes" num couro]. Agora tou na torcida de que o 11º volume seja mais melhor de bão e à procura da versão original de Moving Pictures nos P2P.

A Magia de Holy Wood
Autor: Terry Pratchett
Original: Moving Pictures, Inglaterra/1990
Trad.: Ludimila Hashimoto
Editora: Conrad
ISBN: 8576161494
Ano: 2006
Edição: 1
Número de páginas: 352

quinta-feira, setembro 14, 2006

csi

OFuxico: "A vida imita a arte. O elenco do seriado CSI: New York, acostumado com cenas de violência e morte nas histórias, teve que lidar com um corpo de verdade na última terça-feira, dia 12."

Tirando o fato de que colocam uma foto de CSI: Miami para ilustrar a notícia sobre o spin-off de NY, e tirando o fato de que a fote é meio não muito confiável, a vida segue.

quarta-feira, setembro 13, 2006

Dormi feito um bebê: acordando de hora em hora. A falta de sono somada ao calor e à TPM fazem de Titia Batata uma harpia.

"O laranja é o novo preto da moda", ouvi isso num filme.

Minha mesa anda cheia de parafusos, ultimamente.

segunda-feira, setembro 11, 2006

Escreveu e não leu...

Ooops: "Peter Collins, que demitiu Justus de sua vida no programa "O Aprendiz", deu entrevista ao jornal "Extra", do Rio, na qual atacou duramente o apresentador Roberto Justus, deverá ser processado pela Record."

A sala de reunião niqui o rapaz proferiu a frase "você está demitido da minha vida" está na seção de vídeos do hotsite d'O Aprendiz 3.

[Ouvindo: (pv 05.25.2005 jmr) gackt - metamorphoze - (4:06)]

.

EntreLivros: "Mercado brasileiro se abre para a literatura produzida no Japão. Até 2007, editoras preparam lançamentos de autores contemporâneos - entre eles dois Prêmios Nobel -, em traduções diretas do original."

E nem precisa saber ler! [Ideogramas, digo. Português, sim.]

Dos mencionados, até o momento conheço apenas Yasunari Kawabata [os dois primeiros] e, cRaro, Musashi.

Teje preso

Último Segundo: "A Promotoria do Colorado, que optou por fazer estardalhaço com a detenção de John Mark Karr na Tailândia pensando que tinha solucionado o difícil caso do assassinato da modelo mirim JonBennet Ramsey, está agora recebendo uma enxurrada de críticas."

Uma investigação que começou errada, permaneceu no limbo por dez anos e continua sendo fonte de trapaiadas sem fim. Né priviliégio nosso, não.

---

IstoÉ: "Como funciona a máquina de investigar e prender que surpreende o País pelo arrojo, inteligência e sucesso."

Né privilégio dos outros, não.

---

Ciência Criminal: "Quando o crime exige a intervenção de agentes de mais de um país, entra em cena a discreta e sofisticada Interpol, polícia científica que age sobretudo com inteligência."

Coisa mais chique, a Interpol. E tou pensando seriamente em assinar essa revista.

sábado, setembro 09, 2006

.

Made in Japan: "O nome do herdeiro [do Trono do Crisântemo] será escolhido pelo pai. Pela tradição, ele conterá o sufixo '-hito', que significa 'pessoa virtuosa'. Se fosse uma mulher, levaria no fim do nome a partícula '-ko', que significa 'menina'."

Quando nasci meu pai queria que meu nome fosse Naoko. Errr, momento nada-a-ver.

---

Omelete: "Edward Furlong, o John Connor de O Exterminador do Futuro 2, terá um papel em CSI: NY."

I'll be back. T2 é aquele que tem o exterminador que derrete e que depois virou agente do Arquivo X. O de olho azul que nunca lembro o nome.

---

IstoÉ Dinheiro: "Vale lembrar que, para quem vê no parceiro proveniente de família rica uma boa opção de negócio, herança não conta na comunhão parcial. São cuidados fundamentais para evitar decepções como as de Paul [McCartney], que se imaginava outro aos 64.

Lá se foi meu plano de virar teúda e manteúda.

---

Outdoors de candidatos são proibidos pela legislação eleitoral. Dois cidadãos encheram Pedra Lascada deles, e na inauguração do comitê estacionaram um caminhão em vaga proibida. Aí eu se-lhe pergunto: tem jeito de votar nalguém que não respeitas as leis mais básicas, as que estão escritas?

[Ouvindo: Soundtrack - The Chairman's Waltz - Memoirs Of A Geisha (2:39)]

sexta-feira, setembro 08, 2006

Que língua é essa?

Língua Portuguesa: "Só 20% da língua é para comunicar. A maior parte do tempo, a usamos para pensar, tomar decisões, imaginar. Num sonho, uma personagem conta o que muitas vezes a gente nem sabia ou testemunhou. É a língua em sua potência máxima. O idioma é mais que ferramenta, é um meio pelo qual a pessoa se organiza e reflete."

Leitura leve para o fim-de-semana.

Memórias de uma gueixa

poster do filme memorias de uma gueixaQuando dei minha opinião [pessoal] sobre o livro Memórias de uma gueixa, de Arthur Golden, alguns questionaram como eu podia indicar a leitura mesmo depois de tudo o que disse. Exatamente por isso! Ninguém deveria se abster de ler/assistir/ouvir algo porque outro não gostou. [Tá, exceto a banda calypso, mas isso já é outra história.] O que eu quis dizer e talvez não tenha me expressado bem é que o livro não reflete a realidade das gueixas e devia ser lido como obra de ficção, como entretenimento. Igual quinem o Código Da Vinci: uma isca para atrair a atenção. Quem quiser ler a verdade busca, pesquisa em outras fontes depois. Aquilo é ficção.

Já o filme Memórias de uma gueixa [Memoirs of a geisha, EUA/2005] achei mais difícil de aceitar ca mesma facilidade. Se fosse fiel ao livro já seria irreal; do jeito que o roteirista entendeu, então, ficou ainda mais longe da realidade. A linha que divide gueixas de protitutas desapareceu: na visão do diretor Rob Marshall, a diferença é o preço de cada uma. Também quase excluiu a tensão entre Chyio [Suzuka Ohgo, fantástica, e Zhang Ziyi - na fase adulta] e Hatsumomo [Gong Li], que era o ponto forte do livro. O filme ficou meio que sem uma razão de existir. É bonito, sim, tanto que levou prêmios de fotografia e direção de arte. A música de John Williams é uma delícia, violinos de Itzhak Perlman e violoncelos de Yo-Yo-Ma e taikos e shakuhachi [flauta de bambu tradicional japonesa].

Se serve ao menos de entretenimento? Acho que sim - principalmente porque traz Ken Watanabe da metade do filme pra frente.

quinta-feira, setembro 07, 2006

Sédissetembro

Na minha época [nhai, cof cof] arrente tinha que fazer duas diagonais na folha do caderno, verde e amarela, durante a semana do sete-de-setembro.

Inda se usa isso?

---

Em Pedra Lascada não tem desfile, caus que o aniversário da cidade é dez dias depois. Fazem no dia do aniversário. Umbigos, umbigos, patriotismo à parte.

---

Primeiro foi aquele tal de Caçador de Crocodilos que se morreu ameaçando uma arraia [descobri no Uais que a forma "raia", adotada pelo Estadão, também é correta]. Agora foi um fazendeiro americano gentilmente abraçado por seu bicho de estimação, uma python [a serpente, não a linguagem de programação. Visse, Tonho?].

---

Há uns bons 4 ou 5 meses não voltava ao ff.net - devia nem ter perdido tempo. Nenhuma das minhas autoras favoritas publicou nada novo ou deu seqüência às fics iniciadas. Tísque.

---

Já sei ni quem votarei para 3 dos 5 cargos disponíveis na próxima eleição. [São cinco mesmo? Desta vez é um senador só, né?]

---

Eu consumo o produto que foi tema da prova d'O Aprendiz da terça [5] e não gostei de nenhuma das campanhas, mas achei engraçado titio Justus dizer "minha mulher adora". Ao tentar mostrar o tal do lado humano dele, acabou por divulgar um detalhe que talvez a esposa não quisesse ver exposto. Né todo mundo que alardeia ter prisão de ventre. Ops. He.

---

Tem Discworld novo na praça! O Senhor da Foice, se alguém estiver pensando num presente de desaniversário para a Titia Batata aqui. O personagem principal é o que eu mais gosto em todo o costado da Grande A'Tuin, O Morte. Ele é um fofo. Ele e a Bagagem.

---

Por falar em coisas que não dariam certo num filme [Discworld, ié], recém-assisti Aeon Flux. Atriz linda, efeitos legais, trilha sonora boinha, figurinos cool, plot interessante [distopias, adoro] mããããs acabou e fiquei com cara de "ahn, e aê?". A atriz é linda mas só faz caras e bocas e peitos. Os efeitos são legais mas poucos pra quem gosta de filme de ação e demais pra quem não gosta. A trama é interessante mas não se desenvolve, não se resolve, não faz pensar. E o final edificante só piora as coisas. Cinco reau desperdiçados.

---

Quando o Joelma pegou fogo eu tinha quatro anos. Tou a ler uma série de reportagens da Fôia publicadas na época. [Momento nada-a-ver. Uma das coisas que mais me irrita quando uma pessoa desconhece um assunto é justificar-se dizendo que aquilo "não é da sua época". ]

---

Ao passar o conteúdo de uma bolsa para outra dei uma geral em todas. Encontrei bombom esquecido em 3 delas.

quarta-feira, setembro 06, 2006

Pesquisa eleitoral

Alguém realmente vota nium candidato que telefona no meio da noite, com uma mensagem pré-gravada?

Nasceu

Terra: "A princesa Kiko, nora do imperador do Japão, deu à luz nesta quarta-feira (hora local) um menino, o primeiro herdeiro da família real japonesa em mais de 40 anos - e que poderá, um dia, assumir o trono, informou o Palácio Imperial."

É o fim do suspense, a continuidade do Trono do Crisântemo [pelo menos por enquanto], o fim das esperanças de ter uma Imperatriz [também pelo menos por enquanto] e - bom, uma criança é sempre uma alegria. Mesmo numa família real, eu acho.

O sangue real, aliás, pode ir mais longe do que se pensava antigamente.

terça-feira, setembro 05, 2006

Top Olhinhos Puxados Fazíveis


1- Rex Racer
Piloto e agente secreto

domingo, setembro 03, 2006

Iei!

O Castelo Animado em pré-venda!

Xeu ir ali contar minhas moedinhas.