sábado, março 25, 2006

Sexta tecnocientífica*

Webinsider: "São filmes que caíram em domínio público ou tiveram o direito autoral expirado, hoje disponíveis gratuitamente na web para download ou visualização em tempo real – de forma completamente legalizada. "

BBC: "Mulheres com um seio muito maior do que o outro têm mais tendência de desenvolver câncer de mama, sugere um estudo feito na Universidade de Liverpool, na Grã-Bretanha."

Yahoo!: "Brasil é pioneiro na entrega da declaração de IR pela internet, mas há outros serviços úteis disponíveis. Na rede, você pode fazer boletins de ocorrência, consultar se possui multas de trânsito, atualizar dados do seu imóvel ou ainda verificar seu saldo de FGTS."

Jornal da Tarde: "Pare de implicar com seu filho. Pesquisadores do Brasil e dos EUA garantem que os jogos, se bem escolhidos, estimulam o desenvolvimento das crianças. Na Austrália, são usados até como terapia."

Estadão: "Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) retirou do ar vinte diferentes páginas da internet que anunciavam a venda o medicamento Cytotec, indicado para problemas gástricos, mas utilizado indevidamente como abortivo porque promove fortes contrações uterinas."

Folha: "Caramujos cujas conchas têm abertura virada para a esquerda conseguem escapar do assédio do caranguejo, o maior predador de sua espécie."

Último Segundo: "Pesquisadores chineses conseguiram desenvolver uma nova tecnologia para confeccionar uma roupa "ecológica" por meio da mistura de fibra de milho com bambu."

BBC:"A China produz cerca de 15 bilhões de pares de palitinhos por ano, consumindo 2 milhões de metros cúbicos de madeira."

E ma totalmente fora do escopo tecno, porém relacionado a palitinhos.

NippoBrasil: "Com cerca de 360 hashi, eles criaram uma cortina para dividir ambientes. Mas, se você preferir, pode fazer uma para colocar na janela. Neste caso, o número de hashi será menor."

*Eu sei que hoje é sábado, mas já que não dormi de ontem para hoje podemos considerar uma sexta estendida.

terça-feira, março 21, 2006

Chegou!

Chegou chegou chegou chegou. Com boné, que estreei já na chuva.

segunda-feira, março 20, 2006

McTreta, peixe

Folha: "Pressionado pelo Ministério Público Federal, o McDonald's concordou em passar a vender o brinquedo que acompanha o McLanche Feliz sem a necessidade da compra do sanduíche."

Honestamente? Não concordo. Se é *brinde* não deve ser vendido separadamente, e se os pais das criOnças não querem que seus filhinhos sofra danos permanentes por serem obrigadas, pobrezinhas, a comprar o lanche para ter o brinquedo então não os levem à lanchonete.

Merry Meet

Como bem lembrou o Ivan Freitas: Feliz Equinócio de Outono! [Ou de Primavera, se gira a Roda do Norte.]

Vai torcer?

UOL: "A Rede Globo, detentora dos direitos de transmissão da Copa, publicou no final de fevereiro dois anúncios divulgando uma restrição de exibição pública das partidas da Alemanha. Muitos donos de bar nem viram os avisos. E mesmo quem viu custou a entender do que se tratava."

Verdade. Aqui foi assim: na lanchonete vai ter telão nos jogos do Brasil e o dono acabou por enviar um ofício solicitando permissão pra emissora. O que vale, na verdade, é que qualquer bar pode fazer isso *desque* não cobre ingresso, entrada ou o que seja.

"O problema somente surgirá se o estabelecimento pretender cobrar ingresso, fazer uma promoção comercial com a veiculação dos jogos da Copa ou se associar com um patrocinador sem a nossa autorização", responde a Central Globo de Comunicação."

Vender Skol durante as transmissões não entra nesse quesito, espero. Se bem que não poderei dar umas escapadas pra assistis no horário de selviço, que dirá beber. Nhai.

domingo, março 19, 2006

Ajuda dos universitários

Tem alguém que manje de chinês lendo isso aqui? Tou com um ninho de pulgas atrás da orelha: recém-assisti a refilmagem de Volta ao mundo em 80 dias e tem uma cena niqui Jackie Chan é recepcionado com um banquete na casa de sua família num vilarejo chinês. A mãe brinda a ele dizendo "kanpai!". "Saúde!" é dito do mesmo jeito em japonês *e* chinês ou foi apenas outra falta de cuidado do cinema de entretenimento americano? Considerando-se que apresentam os irmãos Wright como os inventores do avião, tou muito propensa a crer na segunda alternativa mas em todo caso não custa perguntar. No meio da algaravia acho que ouvi também um "boku" ["eu" em japonês, usado mais por homens. mulheres costumam falar "watashi"]. É estranho porque Jackie Chan, afinal, é chinês e não deixaria isso passar batido. Deixaria?

Programa

Na próxima quarta-feira [22], na Recrê de Pedra Lascada, o grupo de taiko de Marília fará uma apresentação dentro do evento oriental, a partir das 19h30.

Não adianta procurar notícia em nenhum lugar, divulgação zero. Soube por acaso, porque a mãe de uma das alunas contou. Sorte.

Taiko, tecnicamente, são aqueles tambores grandes - gigantescos, na verdade - mas no mundo ocidental serve para denominar qualquer tambor japonês ou, melhor ainda, o ritmo. Vale a pena dar uma olhada porque, além do interesse cultural, a música e a coreografia são de encher os olhos. Para quem não é da região basta procurar algum kaikan por perto: alguns mantêm grupos de taiko, especialmente as Associações de Okinawa.

sábado, março 18, 2006

Na zorêia

Ouvateca anda meiqui às moscas caus que tou ouvindo mais a Rádio Fênix2, rádia online dedicada à j-pop, ou música pop japonesa, j-rock, enka e pop coreano e chinês. E quando quero mudar um pouco acedo a sua irmã gêmea, Rádio Fênix, que toca música brasileira pros dekasseguis.

E isso me lembra que tinha tou com os filmes Fullmetal Alchemist e AirTV pra terminar de assistir...

sexta-feira, março 17, 2006

Unhé

Terra: "O brasileiro Rubens Barrichello voltou a reclamar do carro da Honda após marcar apenas o 13º tempo (1min37s270) nos treinos livres para o GP da Malásia, segunda etapa do Mundial de Fórmula 1."

Puxa, até que demorou, considerando-se que a Ferrari só o liberou em janeiro. Dois meses e meio, deve ser algum recorde.

quinta-feira, março 16, 2006

.

Helldesk.

Créditos: Samurai

segunda-feira, março 13, 2006

They all say she's crazy*

Mary convocou, tá convocado!

"Cada bloguista participante tem de enunciar cinco manias suas, hábitos muito pessoais que os diferenciem do comum dos mortais. E além de dar ao público conhecimento dessas particularidades, tem de escolher cinco outros bloguistas para entrarem, igualmente, no jogo, não se esquecendo de deixar nos respectivos blogues aviso do "recrutamento". Ademais, cada participante deve reproduzir este "regulamento" no seu blogue."

Ayjizuis... E agora? Segundo o Houaiss:

mania
1 hábito extravagante; prática repetitiva; costume esquisito, peculiar; excentricidade
2 gosto ou preocupação excessiva (por ou com algo)
2.1 Regionalismo: Brasil. Uso: informal.
fixação repetida
3 alvo desse gosto ou fixação
4 costume nocivo, prejudicial; vício

De acordo com a primeira acepção, então, lá vai: tenho mania de puxar o lóbulo da orelha, ficar passando a unha no brinco [na frente e atrás]. Isso desde que era nenê, vou morrer com ela.

Também ficou ouvindo a mesma música repetidamente dias a fio quando pego gosto. Entra na 2.1, né?

Gosto de combinar cores. Não chego ao abuso da Roseane ex-Collor, entretanto. Acepção 4, se considerar que isso é nocivo esteticamente.

Tenho identificador de chamadas em quase todos os aparelhos de telefone de casa [são quatro, sem contar o controle remoto/celular]. Acepção 2. Não atendo nenhum, mas isso não vem ao caso.

Se uma pontinha de cutícula sobe, fico futucando até arrancar sangue. Entra na 3.

Acho que é isso. E quase todo mundo para quem ia passar já respondeu, entonces quem quiser entre e sirva-se.

*Trecho da música "She's a maniac" de Michael Sembello, trilha sonora do filme Flashdance.

quarta-feira, março 08, 2006

VI

-- Sabe chuva de pegar trouxa?

-- Sei. Pegou você?

terça-feira, março 07, 2006

Da ficção para o mundo real

Terra: "O arquiteto e designer Peter Yeadon criou um conceito de uma mala de viagens que segue o proprietário."

Será que é feita de madeira de pereira sapiente?

Prêmio

O blogue PdUBT tem a honra de iniciar uma nova tradição: pelo segundo ano consecutivo apresenta sua própria premiação para o Oscár [v. aqui a primeira edição].

Para seguir o script estritamente, temos uma espiada no episódio do Big Bode Besteirol que precedeu a transmissão do Oscar propriamente dita - pelo menos as partes que consegui ver entre cochiladas. Foi uma surpresa descobrir que as pessoas ali sabem ler: vi pelo menos três livros diferentes nas mãos dos participantes. A Profecia Celestina de James Redfield, O Monge e O Executivo de James C. Hunter e Jesus, o maior psicólogo que já existiu de Mark Baker. Não por nada, não por nada, tudo de auto-ajuda. Fim da espiada, vamos à premiação.

Troféu Eu Sou Eu e Não Tem Pra Mais Ninguém de mais bem-vestido - versão hômi
Morgan Freeman, pelo segundo ano seguido. O homem é um dândi.

Troféu Eu Sou Eu e Não Tem Pra Mais Ninguém de mais bem-vestido - versão mulé
Reese Whiterspoon e a minhoquinha que ela tem em cima do olho. A mulher sabe portar uma roupa, v. Golden Globe.

Troféu Liberdade É Uma Calça Jeans Velha, Azul e Desbotada*
Larry McMutry, o do caubóis. Coerente até o talo.

Troféu Deus É Justo, Mas Este Seu Vestido...
Empate técnico entre Jennifer Lopez e Salma Hayek.

Troféu Se Eu Respirar Mais Forte Os Peitos Vão Pular Fora do Decote
Novamente empate técnico, desta vez entre Salma Hayek e Hilary Swank.

Troféu Comanda o Batatal - versão hômi
Will Smith e Jamie Foxx [foxy, indeed!].

Troféu Comanda o Batatal - versão mulé
Queen Latifah, que decerto não daria mole pra nenhum cafetão [ou gigolô, conforme tradução gRobal].**

Troféu Ooops, Não Consigo Andar e Pensar Ao Mesmo Tempo
Jennifer Garner, realizando o desejo expresso deste blogue ano passado.

Troféu Vim Para Trabalhar E Não Para Me Divertir
Tom Hanks.

Em 2006 são bem menos categorias que 2005, primeiro caus que começaram a transmitir mais de hora depois de começado, e segundo que foi tudo muito certinho e organizadinho. E, talvez porque ao lado estava uma mulher ou talvez porque fecharam o microfone enquanto não estava falando, desta vez não tivemos acesso aos ruídos internos de José Wilker. Quanto ao estilo, no ano passado a tendência dos vestidos foi o estilo sereia; antontem foi o merengue. Ano que vem tem mais.

*Agradecimentos especiais à US Top.
**Breve, numa Ouvateca perto da sua casa.
***Se fez a lição de casa e já assistiu Brokeback Mountain, aproveite e veja Donnie Darko.
E Deus mantenha Maggie Smith lúcida e com boa saúde por muitos anos ainda.

domingo, março 05, 2006

Batendo pino

Você sabe que já tá meio pinel quando tenta abrir a porta de casa, xingando, durante 10 minutos, até perceber que estava usando a chave do escritório.

Ié, ié, prantão provoca esses efeitos colaterais, acho.

[Ouvindo: Palavra Cantada - Peixe vivo - (1:33)]

sexta-feira, março 03, 2006

Pops

Yahoo: " A Globo foi mais ligeira e tirou do SBT a transmissão da cerimônia do Oscar. Na TV aberta, a distribuição de estatuetas começa domingo, depois do Big Brother Brasil 6."

Folha: "A página da E! Online (www.eonline.com), em inglês, transmitirá a chegada dos convidados ao vivo, em Flash, e oferecerá enquetes."

BBC: "O sueco Bjorn Borg está vendendo os cinco troféus que ganhou no torneio de Wimbledon entre 1976 e 1980."

Terra: "O vocalista do Ira! tem, nos últimos anos, cultivado um cabelo espetado e uma barba que o deixam parecido com o personagem Wolverine, da série X-Men."

Algo na água que eles bebem

J. R. R. Tolkien

C. S. Lewis

Diana Wynne Jones

J. K. Rowling

Susanna Clarke

Neil Gaiman

Terry Pratchett

Alan Moore

Douglas Adams

George Orwell

Philip Pullman

Esqueci alguém ou posso me morrer de inveja agora mesmo? [E quem chuta qual o denominador comum da lista?]

Cadê o meu?

Quando terminei de assistir O Clã das Adagas Voadoras já tava irremediavelmente paixonada pelo Jin, interpretado pelo ator taiuanês filho de japonês fluente também em chinês, cantonês, mandarim e inglês [*puf puf puf*], dublador, compositor e cantor Takeshi Kaneshiro. O cara aqui do lado.

Tamanha pluralidade étnica e cultural, claro, precisava ser aproveitada de alguma forma; o braço taiuanês da Sony pegou o gancho - ambos têm pais japoneses e são, por assim dizer, multifuncionais [além de bonitos *cof*]. Nesse comercial dá pra ter uma boa idéia do conceito: Takeshi Kaneshiro interpreta todos os papéis. Parece que é uma peça de uma série de comerciais que o ator gravou para a empresa, mas inda não encontrei os outros.

Tem 12MB, quase 5 minutos de duração e não precisa entender nenhum dos idiomas que ele fala. Só olhar já basta: é um ótimo ator.

quinta-feira, março 02, 2006

Para completar o momento mulerzice

Prestenção: no próximo ciclo os produtos Natura serão reajustados em quase 8%. Bom momento para reabastecer - a linha Chronos Spilol, por exemplo, tá com desconto apreciável.

[Ouvindo: Mamonas Assassinas - Não Peide Aqui Baby - Ao Vivo (2:58)]

V

-- Você gosta do Augusto Cury*?

-- Prefiro a Eloísa Cury**.

*Autor de livros de auto-ajuda.
**Designer de bolsas e bijuterias pedralasquense.