sábado, outubro 27, 2007

TPM 2

G1: "Um artigo escrito pelo filósofo francês Jean-Claude Milner, publicado nesta sexta-feira (26) no jornal 'Liberatión', um importante diário de Paris, insinua que Harry Potter, o bruxinho dos livros da autora britânica J. K. Rowling, consagrado na série de filmes do cinema, tem ideologia política de esquerda."

Dois erros num único parágrafo: se o autor da matéria acha que a consagração da série aconteceu por causa dos filmes, não deve ter ouvido falar nas milhares de crianças que pegaram livros para ler pela primeira vez na vida. O segundo erro é mais uma omissão: o Libération [o acento tá no lugar errado na matéria, mas não vou ser xiita de pôr na conta, nem os erros de digitação do mega-über-portal] é um jornal de esquerda. Merece o mesmo tipo de citação que o veículo da Globo faz quando a Record noticia algo relacionado às igrejas católica ou do bispo.

Nesta outra matéria em inglês o assunto é melhor explicado. Até o fato do nome da tia Guida estar no original [Marge] ajuda a entender melhor a referência a Margareth Tatcher. Isto sim entra na conta de coisas que a gente perde na tradução.

Para quem lê francês: o artigo de Milner no original.

Marcadores: , ,