terça-feira, dezembro 12, 2006

Top Letrinha Fazível - Mr. Edward Rochester

"É uma grande verdade: "a beleza está nos olhos de quem olha". Aquela face pálida, esverdinhada e angulosa; a testa maciça; as sobrancelhas cerradas e longas, os olhos profundos, as linhas rígidas, a boca firme e cruel, toda energia, decisão, vontade, não seriam bonitas de acordo com os cânones. Mas para mim eram mais que bonitas. Emanavam um interesse, uma influência que me empolgavam de todo, que arrebatavam ao meu domínio os meus próprios sentimentos e os jungiam a ele. Eu não queria amá-lo. Já disse que fiz tudo para extinguir de minha alma os germes de paixão que nela se haviam insinuado. E contudo, mal o via de novo, esses germes reviviam, virentes e fortes! Sem me olhar, Mr. Rochester me obrigava a amá-lo.

[...]

Os outros não me despertavam simpatia, nem pela aparência nem pela expressão. Entretanto, sei que muita gente os achava atraentes, encantadores, e considerava Mr. Rochester ao mesmo tempo fisicamente grosseiro e de ar melancólico. Eu os via sorrir, via-os rir. Nada. A luz dos candeeiros tinha muito mais espírito do que o sorriso. E o tilintar da campainha muito mais vivacidade do que o riso. Vi Mr. Rochester sorrir: amaciaram-se os seus traços duros, os seus olhos se dilataram, a um tempo brilhantes e gentis, agudos e meigos."

Trechos de Jane Eyre, de Charlotte Brontë, pág. 122. Há uma corrente que defende que a personagem do Conde Edward Fairfax foi inspirado em John Wilmot, o real Conde de Rochester [retratado no filme O Libertino]. Quem sabe?

Jane Eyre
Autor: Charlotte Brontë
Trad.: Sodré Viana
Editora: Ediouro
ISBN: 8500913207
Ano: 1999*
Edição: 1
Número de páginas: 313

* Creio que esta informação não procede. A edição que tenho aqui nem tem a folha de catalogação bibliográfica, é anterior à sua implantação. E o CEP ainda é o de cinco dígitos, e não o de oito. Deve ter mais do que 7 anos, de certo.