segunda-feira, dezembro 25, 2006

Top Letrinha Fazível - Anthony Cade

"Evidentemente, Mr. Cade encontrara um velho amigo. Todos admiravam muito Mr. Cade, sua figura alta, esguia, seu rosto bronzeado, a maneira despreocupada com que apaziguava as disputas e os induzia ao bom humor. E agora havia um amigo - certamente um indivíduo de aspecto curioso. Mais ou menos da mesma estatura que Mr. Cade, porém corpulento e não tão bonito.

[...]

-- Oh, depois disso viajei e vi o mundo. A igualdade que existe é em proporção infernalmente pequena. Note bem, ainda acredito na democracia. Mas é preciso forçá-la ao povo com mão vigorosa... empurá-la garganta adentro. Os homens não querem ser irmãos... pode ser que um dia queiram, mas por ora não. Minha crença na fraternidade morreu no dia em que cheguei a Londres, semana passada, e vi as pessoas num trem subterrâneo recusando-se resolutamente a se mover para dar lugar aos que entravam. Não se consegue fazer as pessoas virarem anjos, apelando-se para seus bons sentimentos, pelo menos por enquanto. Mas, pela força justa, pode-se obrigá-las a um comportamento mais ou menos decente, umas com as outras. Acredito ainda na fraternidade humana, mas ainda está por vir. Digamos, dentro de uns dez mil anos, ou tanto. Não adianta ser impaciente. A evolução é um processo lento."

Trechos de "O Segredo de Chimneys", de Agatha Christie, pág. 7 e 252, Círculo do Livro.

[Ouvindo: (08) Terence Trent Darby - Sign Your Name - Terence Trent D'Arby - Do You Love Me Like You Say: The Very Best of Terrence Trent d'Arby (04:37)]