terça-feira, outubro 04, 2005

Feira de ciências

Sabe que é engraçado ler rótulo de embalagem?

Por exemplo, quando eu tinha já me acostumado com 'conservante' apareceu o 'conservador'. A primeira coisa que me veio à cabeça foi aquela figurinha de livro didático infantil com vários homenzinhos carregando tijolos dentro do corpo humano. Imaginei esses homenzinhos vestindo fraque e cartola, os conservadores :o)

Depois o amido modificado. Isso me lembra isopor, não sei por quê! Deve ser por causa de uma questão do QuizNet: 'do que é feito o isopor ecológico?' Resposta aceita: óleo de mamona e amido.

Tem também o açúcar invertido, que eu achava que era sal, embora não seja, claro.

Em todo caso, a questão do açúcar invertido [invertido!!] foi resolvida numa troca de mensagens com o Levi Quennehen, de São Paulo/SP:

"Açúcar Invertido- (2C6H12O6). Mistura em partes iguais de glicose e levulose o qual é levógira, isto é, desvia para a esquerda o plano de polarização da luz. Forma-se pelo aquecimento da sacarose (C12H22O11) com ácidos minerais e muito diluídos, ou pela ação do levedo de cerveja ou de outros fermentos sobre aquela. Dá-se a seguinte reação:
C12H22O11+H2O=2C6H12O6.
Xarope de Açúcar Invertido
Solução aqüosa contendo aproximadamente 1/3 de glicose, 1/3 de frutose e 1/3 de sacarose
Poder anticristalizante
Poder umectante
Sabor característico
Resistência à contaminação microbiológica
Frutas em calda
Sorvetes
Balas e caramelos
Licores
Geléias
Biscoitos
Bebidas carbonatadas"

Levógira :o)

O que significa que existe açúcar que desvia o plano de polarização da luz pra direita, que é o açúcar comum. E a gente come isso.

700km, maio de 2001. Ah, o poder de uma trufa de chocolate branco recheada de musse de maracujá no humor darrente, levógira ou não...

[Ouvindo: Kiyoshi Hikawa - Akagi no Komoriuta - Enka (3:53)]