sábado, agosto 13, 2005

Uma nova panacéia?

BBC: "Adultos que consomem a dose diária recomendada de ácido fólico reduzem "significativamente" o risco de desenvolver a Doença de Alzheimer."

Segundo a matéria, a quantidade diária recomendada é de 400mg da substância que "é encontrada em alimentos como fígado, rim, fermento, frutas (como banana e laranja), vegetais folíferos, pão integral, ovos e leite – embora seja destruída durante o cozimento ou processamento." Não sei qual é a quantidade que eu ingiro, só sei que recebo um aporte em forma de cápsulas por recomendação médica, da época que comecei a apresentar sinais de ansiedade, estresse e hipertensão. Ah, e o ácido fólico está nas verduras [os tais vegetais folíferos] nas folhas escuras externas - o que é um problema, porque eu gosto das mais tenras, clarinhas, que ficam do lado de dentro.

Então, recapitulando: ácido fólico é bom para evitar derrames, ataques cardíacos, má formação fetal, anemia e, agora, Alzheimer. E segundo uma pesquisa feita pelo Centrinho de Bauru pode também evitar a ocorrência de lábios leporinos na gestação. Ah, isso entra na categoria "formação fetal", né? Tsc.