terça-feira, junho 06, 2006

Desmotivação

Quando um funcionário público usa da sua posição para obter vantagens, como aquele juiz que fez um casal descer do avião para que ele e a esposa não precisassem aguardar o próximo vôo, a sociedade se revolta.

Quando um funcionário público usa de sua posição para escapar de punições, como deputados e senadores e sua imunidade parlamentar, a sociedade se revolta.

Quando filhos de autoridades usam seu parentesco para obter vantagens ou fugir de punições, o famoso "você sabe quem é meu pai?" ou "você sabe com quem está falando?", a mesma coisa.

A isto chamamos prevaricação.

A gente costuma se revoltar contra a carteirada quando ocorre numa esfera superior e nos prejudica diretamente, mas faz vista grossa quando acontece mais perto. Quando uma pessoa usa sua "amizade" conveniente com o dono da empresa para atropelar a fila de espera ou para obter descontos.

A isto eu chamo de falha de caráter mesmo. Pode parecer normal, pode parecer mixaria, mas para mim tá no mesmo nível que os outros [maus] exemplos acima. Eu fico fisicamente doente quando me deparo com casos assim, a ponto de vomitar - e não digo no sentido figurado. Acabo por criar asco da pessoa que usa desses expedientes, antipatia indelével.

Feliz ou infelizmente sou exceção, portanto acompanhemos este mundinho maravilhoso continuar a girar.

1 Comments:

Blogger Carlinha said...

Adorei seu texto , apesar de ser um post antigo , muito bom:)

24 de abril de 2008 às 13:56  

Postar um comentário

<< Home