sábado, novembro 05, 2005

Há mais coisas entre o céu e a terra

Época: "É a primeira vez no Brasil que ex-adeptos da organização fundada há 77 anos por Josemaría Escrivá contam sua experiência em livro. Na Espanha, onde 'a Obra', como é chamada, surgiu, já existe uma bibliografia com denúncias de ex-integrantes. Os brasileiros criaram também o site www.opuslivre.org, usado pelos dissidentes para trocar confidências. "

Um artigo mais completo que o que indiquei mês passado.

Terra: "A importante publicação católica italiana Famiglia Cristiana mergulhou em uma enorme polêmica na quinta-feira, ao publicar a sua primeira foto de uma mulher nua, num anúncio de um sistema de ventilação de banheiros."

Tem foto, mas quem espera ver mulher pelada pode recolher o cavalinho da chuva. Nem pode ser considerado nu artístico. Na verdade, mal dá pra perceber se é de fato mulher.

História Viva: "Culto e apaixonado por teologia, o rei da Inglaterra rompeu com a Igreja Católica, quando o papa se recusou a decretar seu divórcio de Catarina de Aragão; o cisma estava consumado."

Só para lembrar de quem estamos falando: Henry VIII, amantíssimo esposo de Ana Bolena e pai amoroso de Elizabeth.

BBC: "Um grupo de rabinos recomendou que pais israelenses evitem dar uma série de nomes a seus filhos sob risco de lhes dar má sorte - entre os quais "Ariel", assinado pelo atual primeiro-ministro do país."

"Yitzhak" parece não ter trazido grande sorte a Rabin, tampouco.

Sinapse: "Não acho, é claro, que os garotos tenham desmentido Schopenhauer. Falar sobre a morte é muito diferente do "ver a morte" referido pelo filósofo. Mesmo assim, Ian e David estão se apercebendo de que morrer é um estado um pouco mais sério do que aquele sugerido pelos desenhos animados, em que personagens são esmagados por cofres ou detonados por bananas de dinamite para reaparecer ilesos instantes depois."

Hélio Schwartsman chacoalha as idéias darrente, como sempre. Para concordar ou discordar, mas nunca ficar indiferente.