quinta-feira, novembro 03, 2005

D Evil 3

Eric é o menor livro da série Discworld publicado até o momento pela Conrad no Brasil [128 páginas] mas vale absolutamente a pena por retomar o humor insano, bizarro e delirante a que estamos acostumados vindo de Terry Pratchett.

A começar pela capa de Josh Kirby: o campo reservado pro título do livro traz o nome "Fausto", uma referência nem um pouco sutil ao personagem de Goethe que fez um acordo com Lúcifer. Riscado, o nome "Eric" foi manuscrito sobre ele. Eric é um garotinho de 13 anos [estranhamente, ele me lembra muito o Adam de Good Omens] que convoca um demônio modos a satisfazer seus três desejos. O modo como Pratchett deita a mão em mitos universais [e sai correndo antes que o alarme soe, ele gosta de dizer] e os torce de forma a caber numa revisão histórica do multiverso é delicioso.

Assim, além de Fausto revemos as mitologias tolteca [Quetzalcoatl], grega [Ilíada e Odisséia] e cristã [Gênese], e um tico da Divina Comédia de Dante. Tudo isso temperado com as notas de rodapé que servem mais para confundir do que para explicar e que leva, inefavelmente, à conclusão de que é preciso ter mesmo muito cuidado com seus desejos: eles podem se realizar.