terça-feira, novembro 01, 2005

D Evil 2

Fluffy!

Decerto é a última palavra que pensamos em relação a qualquer coisa relacionada ao mundo dos Perpétuos de Neil Gaiman, mas é o que este mangá é: fofinho. A autora Jill Thompson [que vem a ser esposa de Brian 100 Balas Azzarello e colaboradora de Gaiman] adaptou "Estação das Brumas", da série Sandman, e contou a história sob o ponto de vista de Morte, irmã mais velha de Sonho. Todos os irmãos Perpétuos* - exceto Destruição - comparecem à reunião familiar convocada por Destino para decidir o que acontecerá agora que Lúcifer Morningstar aposentou-se e entregou as chaves do inferno para Sandman - não sem antes despachar seus habitantes mundo afora. Delírio, que é um pouco, errr... delirante, acha por bem reunir essas almas numa festa para evitar que saiam por aí atrapalhando o trabalho *normal* de suas irmãs Morte e Desespero, além do seu próprio.

As referências pipocam, milhares em cada quadro. A maior parte mitológica, de todos os panteões - gregos, egípcios, japoneses... especialmente o mito de Orpheu e Eurídice e o de Izanami e Izanagi - mas também históricas e pop. A participação especial de Edgar Alan Poe é hilária. Uma obra para reler várias vezes.

* Só para lembrar quem são os Endless: Destiny, Death, Dream, Desire, Despair, Delirium e Destruction. Destino, Morte, Sonho, Desejo, Desespero, Delírio e Destruição. A tradução quebra a cadeia.