domingo, junho 12, 2005

De volta ao passado

O Globo: "Segundo a edição deste sábado do jornal britânico "The Independent", mais de 150 monumentos gigantes, construídos entre 4.800 e 4.600 antes de Cristo, foram localizados debaixo de campos e cidades da Alemanha, Áustria e Eslováquia."

Isso são pelo menos 2 milênios antes da construção de Stonehenge. Vale lembrar ainda que monumentos = cultura = civilização, não um mero agrupamento de seres vivos. É a arqueologia indo audaciosamente onde os primeiros homens estiveram.

É também 2 milênios mais antigo que a maior necrópole do período inicial do Egito Antigo descoberta *até agora*. Quem sabe que novidades o futuro nos reserva a respeito do passado?

Update: Observatório solar de 7 mil anos estará reconstruído até o final do ano, na Saxônia, e já é comparado a Stonehenge [com a pequena diferença de que o observatório de Salisbury é feito de pedras e o de Goseck, de madeira]. A diferença mais marcante, no entanto, é que Stonehenge foi construído para observar o solstício de verão europeu [maior dia - 21 de junho - ou Litha], e Goseck para observar o solstício de inverno [maior noite - 21 de dezembro - ou Yule]. Mais informações sobre solstícios e equinócios aqui.