sábado, agosto 14, 2004

Notas Olímpicas

Que coisa mais linda a abertura dos Jogos Olímpicos, ontem! Nos primeiros 30 minutos eu não conseguia fechar a boca e parar de falar "óia! nossa! caramba!" [claro que assisti a gravação, já que na hora mesmo estava trabalhando]. Acho que desde Seul não via uma abertura tão bonita, e desde o encerramento de Moscou não chorava num evento desses. E naquela parte em que um corredor partia as fitas que representavam cada Olimpíada? Putz! Vou assistir de novo hoje à tarde.
:o)



Agora, muito cá entre nós... Na hora em que a pira foi acesa e a iluminação do estádio ficou vermelha, e a tv mostrou tomadas do alto com aqueles fogos todos em volta da estrutura, cês não lembraram do grande Olho de Sauron? Brrr.



OK, OK. Dou o braço a torcer. A delegação mais feia das 201 que desfilaram foi a dos EUA. A do Brasil foi só sem graça. E as mais bonitas foram algumas africanas que não lembro dos nomes e Kiribati. E a grega, claro: simples, elegante e feliz.



Zeca Camargo é ótimo. Quero o Zeca Camargo de volta. Perto da Glória Maria até Zeca Camargo é melhor.



Na semana que antecedeu a abertura só se falava no nadador norte-americano Michael Phelps e sua pretensão de ganhar sete medalhas de ouro modos a igualar-se a Mark Spitz, vencedor das sete em 1972 [Londres Munique]. Há ainda a indefinição sobre se ele competirá em 7 ou 8 provas [a oitava é o revezamento], o que teoricamente lhe traria oito medalhas de ouro. Parafraseando Garrincha, tá tudo ótimo - mas já avisaram o Ian Thorpe, o Alexander Popov, o Fernando Scherer, os outros commpetidores todos que a de ouro é do Phelps?

Michael Phelps me lembra aquele cachorro Mutley, da Corrida Maluca, que só sabia dizer "medalha! medalha! medalha!" [clique aqui para ouvir].



Voltando à cerimônia de abertura. Naquela parte em que os anéis ólímpicos ardem sob a água. Será que usaram fogo grego?

Folha: "O fogo grego _arma secreta dos gregos bizantinos que impediu os muçulmanos de tomarem Constantinopla na época das invasões árabes (século 7º)_ também utilizava uma reação exotérmica. Ele era uma mistura líquida e viscosa que se inflamava em contato com a água. Ainda hoje não se sabe a exata composição dessa arma, mas uma hipótese provável é que ela contivesse cal viva (óxido de cálcio, CaO) e petróleo, entre outras substâncias."



O Centauro. Meninas, será que Ronan vai ser parecido com o Centauro que apareceu ontem? Ui ui ui!! Tomara que sim.

Mas Ronan é baio e não castanho, né? Bah, que seja.
;o)