quinta-feira, julho 08, 2004

LJA: Desígnios Divinos

Título Original JLA: Act of God
Editora: Mythos
Ano: 2004
Páginas: 52 cada volume [três volumes]
Roteiro: David Moench
Desenho: Dave Ross
Arte-Final: George Freeman
Cores: Ben de Magmaliw

Bem-vindo ao Túnel do Tempo. Onde os heróis da DC Comics são removidos de seu universo habitual e situados em cenários incomuns. Alguns desses cenários existiram ou podem ter existido, enquanto outros são totalmente inovadores.

Se em Trindade vimos uma saga pré-LJA, em Desígnios Divinos vemos o início do seu fim. Calma!! Como o alerta impresso em cada volume desta trilogia diz, a história faz parte de um dos universos paralelos que não interfere na seqüência linear da Liga.

O que aconteceria se os heróis perdessem seus superpoderes? Em Trindade, depois de levar uma bronca da Mulher-Maravilha por confiar em Batman, Superman responde algo que eu também penso: "Você precisa entender que ele não tem os nossos poderes. Não sei se eu teria a mesma coragem que ele sempre demonstrou se não fosse o Superman." Ou algo assim, não literalmente.

Pois em Desígnios... os supers perdem estes poderes. Apenas heróis "humanos" não são afetados, aqueles que usam sua própria força, treinamento, inteligência e tecnologia. Claro, vento que venta lá também venta cá, e o mesmo acontece com os vilões - o problema é que os heróis que sobraram terão que enfrentar a bandidagem de sempre mais o comportamento por vezes destrutivo dos ex-heróis.

Desígnios também põe lenha na fogueira ao discutir a divindade - de Deus e dos heróis, os relacionamentos interraciais e por fim define o destino de Diana/Mulher-Maravilha. Sim, ela fica com um dos supers. E mais não conto!