terça-feira, julho 06, 2004

Agatha Christie Brasil

O novo site da lista de discussão ACBr está no ar [parabéns, Luky!]. Tem tanta coisa nova e legal que ainda não consegui ler tudo, mas do que vi dá pra afirmar que é um dos - se já não for o - mais completos sobre a Dama do Crime em português do Brasil.

E por falar em Agatha Christie, finalmente assisti o filme Identidade [Identity, EUA/2003]. Disseram tanto que tinha a ver com um dos livros dela que achei que seria moleza descobrir a identidade do assassino. O livro em questão é "O Caso dos Dez Negrinhos" [And Then There Where None, 1939] e nisto não há nenhum spoiler porque é o que diz na própria sinopse: "Uma violenta tempestade faz com que 10 pessoas fiquem presas em um motel, onde eles começam a ser assassinados um a um." Até a cortina do banheiro foi usada!

O final, porém, me surpreendeu porcaus de dois detalhes: a natureza dos dez personagens e a identidade do assassino, que acabou que era referência de outro livro de AC - e aqui, sim, há um spoiler no que vou escrever, por isso vai sair em fonte branca. Se quiser ler basta destacar a frase abaixo. Por sua conta e risco.

A identidade assassina remete ao livro "A Casa Torta" [The Crooked House, 1949].

Tirando um excesso de sangue e violência, o filme é muito bom. E é curtinho, menos de hora e meia, nem chega a cansar.

Trailer do filme [requer QuickTime].