domingo, maio 09, 2004

Hedy Lamarr

Os mais jovens podem nunca tê-la visto na Sessão da Tarde em Sansão e Dalila, mas se trabalham com artes gráficas é certo que já tenham visto o rosto de Hedy Lamarr nas caixas e aberturas do Corel Draw - pelo qual, aliás, teve de entrar na Justiça para receber seus direitos de imagem.

Hedy foi um a mulher lindíssima, teve uma vida cheia de aventuras e - lado menos conhecido - era brilhante. Inteligente e dotada de raciocínio lógico. É o que diz esta matéria na Espia dessa semana:

Um roteiro cinematográfico agora em fase de desenvolvimento, com apoio da fundação científica Alfred P. Sloan, quer reapresentar a austríaca Hedy ao público no papel de que ela mais se orgulhava: o de inventora de um sistema revolucionário de transmissão de dados por rádio, que permitiria aos aliados controlar bombas sem que a Alemanha nazista pudesse interceptar suas comunicações. Ainda hoje, a descoberta de Hedy vem se ramificando em aplicações na telefonia celular e na internet sem fio.

Só é uma pena saber que nem sendo uma das mulheres mais bonitas e inteligentes do mundo a livrou de morrer pobre e sozinha.

PS: Marcelo, para sua coleção: tive uma professora chamada Hedi Lamar.