sábado, maio 01, 2004

Carta a uma leitora sobre romance e personagens

Seu escritor preferido ainda é vivo? Você já escreveu para ele? Se não, talvez esteja perdendo a oportunidade única de ver a resposta virar livro. Foi o que aconteceu à leitora que, no princípio da década de 70, escreveu a Jorge Amado.

Como o autor cria os personagens? É baseado em alguém que ele conhece? E os fatos? Existiu mesmo uma Gabriela? E o Vadinho? Respostas a essas perguntas e respostas a perguntas que não foram feitas estão neste livro que foi originalmente publicado para ilustrar um calendário em 1971, reeditado pela Fundação que cuida da preservação e resgate da obra amadiana. As ilustrações dos artistas Carybé, Calasans Neto, Mário Cravo, Jenner Augusto e Floriano Teixeira, baianos se não de nascimento mas de alma, elevam o livro à categoria obra de arte.

Se algo fiz, Senhora, digno de vossas palavras generosas foi jamais tentar tirar partido do nada, do abstrato e do gratuito, a imagem da Bahia e de seu povo. Pensando bem, veremos que a tentativa dos literatos referidos não é sequer ambição ou audácia -- é apenas tolice, resultado da incapacidade de conhecimento e, quase com certeza, da impotência ante a vida. Para criar a vida é preciso tê-la vivido e ardentemente, com apaixonado coração.

Carta a uma leitora sobre romance e personagens - Jorge Amado, publicado em 2003 pela Fundação Casa de Jorge Amado.

[Ouvindo: Clara Nunes - Iansã - (2:31)]