segunda-feira, março 10, 2003

e aí, mano? firmeza?Uma semana depois da final da Copa do Mundo de Futebol entro em um período de luto retardado - digo, retardatário - pela desclassificação da seleção italiana e, conseqüentemente, do jogador Totti.

Francesco Totti, atacante do Roma, provavelmente não se lembra - talvez nem conheça - seu sósia quase perfeito; mas decerto a mãe dele conhece! Trata-se de Franco Gasparri, fotoator. Sim, ator de fotonovelas, uma espécie de romances em quadrinhos em que as falas dos protagonistas aparecem dentro de balões [não apenas as falas, mas também os pensamentos e a "narração" da trama] nas décadas de 60 e 70.

Franco Gasparri parece ter sido um dos mais famosos em sua área tanto pela beleza quanto pelo carisma pessoal: praticante de futebol, pesca e equitação, protagonista de alguns filmes policiais e apaixonado por motos - o que, afinal, foi o que o matou [ninguém imagina que ator de fotonovelas morra, mas acontece; até personagem de desenho morre!]; em 1980 um acidente com sua Kawasaki 900 o levou à cadeira de rodas e em 1999 a uma parada respiratória aos 51 anos.

Apesar de contar com uma extensa obra em fotoromanzi e cinema é muito, muito difícil encontrar uma foto de Franco Gasparri no mundo virtual que nos permita confirmar a parecença com Totti - por isso lanço aqui um apelo para que vasculhem as revistas velhas de suas mães e tias: é bem capaz que uma delas tenha guardado uma Grande Hotel estrelada por Franco Gasparri e Francesca Romana Rivelli, que no resto do mundo é conhecida como Ornella Muti.

Originalmente publicado no 700km em 2002 [bóbvio, depois da Copa, dã].

15 Comments:

Anonymous Anônimo said...

nada a ver cara... o franco gasparri realmente era um homem muito bonito. ao contrário do totti, que é feio pra caramba! nessa você viajou na maionese.

27 de dezembro de 2007 às 15:51  
Anonymous Anônimo said...

Franco Gasparri era bellìssimo....ao contrário do Totti.
Para ver fotos dele, muitas, por sinal, é só coocar o nome dele no Google e ver as imagens nos sites italianos.

24 de janeiro de 2008 às 09:25  
Anonymous Anônimo said...

Nem morta que o Totti se parece com ele, ele é único, o homem mais belo que ja vi em revistas, o rosto perfeito!!!! tirem essa besteira da cabeça.

5 de maio de 2008 às 13:58  
Anonymous Anônimo said...

Eu era uma menina apaixonada por Franco Gasparri... O homem mais lindo que já vi até hoje! Já tinha pesquisado por ele aqui várias vezes, agora tive a triste confirmação de quando e como foi sua morte.
Ele faz parte das minhas saudades da infância. Franco Dani, Paola Pitti, Katiuscia, Michella Roc(?)... Revistas Grande Hotel, Jacques Douglas (Luciano ...), Kolossal. Era muito bom...
Mas o que é isso de que Ornela Mutti é Francesca Rivelli. Lembro-me da Cláudia Rivelli, que era uma alemãzinha na J. Douglas (kartoffel!!!). Dias desses vi um filme com Ornella Mutti, não creio que sejam uma só pessoa, não... Mas vou pesquisar.

14 de setembro de 2008 às 16:36  
Anonymous Anônimo said...

Ih, foi mal...
Pesquisei e achei: Francesca é irmão mais nova da Cláudia Rivelli. E mudou o seu nome para Ornela Mutti, mesmo...
http://www.fotoromanzi-topilio.it/ATTORI/francescarivelli/francescarivellifotoromanzi.htm
e o geral:
http://www.fotoromanzi-topilio.it/ATTORI.htm
Dá para matar uma saudades...

14 de setembro de 2008 às 17:00  
Anonymous Anônimo said...

realmente vc viajou na maionese.Pra confirmar tudo que disseram aqui, eu tb nunca vi um homem tão belo em minha vida, diferente das belezas de hoje, o homem perfeito, pena que morreu tão cedo. abraços não compar ele a esse cara , nada a ver, vai ter que nascer muitas vezes pra ser lindo como o gasparri.

26 de novembro de 2008 às 20:35  
Anonymous Anônimo said...

é, eu tb era uma garota de 16 anos, que adorava fotonovelas, com a Claudia Rivelli e todas as outras garotas da época. Gostava muito do Franco Dani, que tb era um gato, mas o Franco Gasparri era o meu ídolo, eu era totalmente apaixonada por ele, e aí já se vão 34 anos! É triste saber que ele morreu ainda moço, aos 49 anos.

15 de dezembro de 2008 às 22:56  
Anonymous Anônimo said...

O Franco era maravilhoso, único, dono de um rosto expressivo. Sua imagem segue conosco sempre e a lembrança de uma época boa (a das fotonovelas) nos segue também. Como era bom sonhar estar nos braços dele.

17 de janeiro de 2009 às 17:48  
Anonymous Anônimo said...

O Franco era maravilhoso, único, dono de um rosto expressivo. Sua imagem segue conosco sempre e a lembrança de uma época boa (a das fotonovelas) nos segue também. Como era bom sonhar estar nos braços dele.

17 de janeiro de 2009 às 17:48  
Blogger Unknown said...

Pensei ser a unica saudosista, que bom tenho companhia, FRANCO GASPARRI frequentou todos os meus sonhos quando menina de 13, 14 anos.Tenho até hoje uma coleção com umas 20 Jaques Douglas e algumas KOLOSSAL ( Gasparri e Katiúscia).
Também conheci uma carioca na NET que me enviou uma fotonovela com ele em ITALIANO, através dela soube passo a passo do sofrimento dele nos anos de imobilidade que precedam sua morte.
SOU SAUDOSISTA SIM GRAÇAS A DEUS! e sinto pena das meninas de hoje !! pobres moças ! Nunca vão saber o que era conseguir uns trocados e ir na banca com um frio na barriga comprar a revista mais nova e se deliciar com fts que máximo mostravam um selinho.
avsmarx@oi.com.br

2 de março de 2009 às 21:14  
Anonymous Anônimo said...

Também como tantas amava ler as fotonovelas e tenho tbm até hj uma Kolossal guardada .Realmente o homem mais lindo que vi na vida .
Adoraria saber saber mais a respeito , somente hj para minha tristeza vim a saber de sua morte .

18 de junho de 2009 às 02:33  
Blogger Mirtes said...

Vc tem uma história chama "UMA ESTRELA NO PÓ" ?...Obrigada.

25 de setembro de 2009 às 09:48  
Anonymous Anônimo said...

franco gasparri foi e eh o homen mais lindo que jah vi na vida,ninguemjamais tera um rosto daqueles,sortuda da esposa que conseguiu por alguns anos desfrutar da sua beleza

11 de outubro de 2009 às 14:45  
Anonymous Anônimo said...

nooossa como podem querer comparar toti com franco gasparri,isso eh piada ,ele foi o homen mais belo que jah vi na vida, meu sonho de consumo,tristeza saber que sofreu tanto , nao consigo me conformar,ficara na minha memoria por toda minha vida aquele rosto perfeito e deslumbrante.

16 de outubro de 2009 às 15:38  
Anonymous Anônimo said...

franco gasparri è com certeza o homen mais lindo que eu jà vi na vida, bonito de corpo ,de rosto,e pelo que pude constatar lendo suas biografias, também èra um homen muito bonito interiormente,bom marido e bom pai,pena que já nâo està mais entre nós ha tanto tempo,e eu que so soube agóra,estou inconformada..

6 de novembro de 2009 às 15:28  

Postar um comentário

<< Home