quinta-feira, agosto 02, 2007

A verdadeira maionese

Primeiro foram os japoneses a proteger a tradição da sua culinária, seguidos pelos italianos. Agora é a vez dos paulistas - e dos bauruenses, mais especificamente - lançarem uma campanha pela preservação do verdadeiro sabor do sanduíche Bauru.

A iniciativa partiu da cidade que batiza o sanduba [http://www.sanduiche.baurusp.com.br/], embora tenha sido criado em São Paulo [todo mundo conhece a história do estudante bauruense que mandou fazer a receita no Ponto Chic, pois pois?]. Eu sou a favor de que o movimento se estenda pra todo lugar, porque o que vendem como Bauru em Pedra Lascada nada mais é do que um misto-quente com uma fatia de tomate.

Bauru tradicional

Pão francês sem miolo
Uma porção de queijo
Fatias de roastbeef
Rodelas de tomate
Rodelas de pepino (picles)
Sal e orégano a gosto

Divida o pão em duas partes e retire o miolo. Coloque o roastbeef frio (o roastbeef deve ser preparado com antecedência.) em uma das partes. Sobre o roastbeef, disponha rodelas de tomate e as de pepino. À parte, prepare o Banho-Maria, coloque um pouco de água numa assadeira para esquentar. Coloque o queijo que, ao derreter, deve ser retirado e disposta na outra fatia de pão. Una as duas fatias do pão. O calor do queijo aquecerá os demais ingredientes do sanduíche.

Marcadores: