terça-feira, julho 31, 2007

Sabão e saudade

Terra: "Depois de usado, o óleo de cozinha pode ter dois destinos: dar uma enorme dor de cabeça e prejuízo para o seu bolso e para o meio ambiente ou se transformar em economia e, eventualmente, em receita extra. O primeiro caso ocorre quando você simplesmente descarta o óleo doméstico nos ralos e vasos sanitários. O acúmulo de gorduras nos encanamentos pode causar entupimentos, refluxo de esgoto e até rompimentos nas redes de coleta. No segundo caso está transformar esse mesmo óleo em sabão, por exemplo."

Uia, eu não tinha pensado no lado ecológico da questão. Em casa faz tempo que juntamos óleo usado pra trocar por sabão caseiro - como usamos pouco óleo, demora pra juntar uma boa quantidade e o quintal é muito pequeno pra fazer estripulia, vale mais a pena desse jeito. Uma amiga da minha mãe que faz. Só não sei se é a mesma receita do site, mas é bem melhor do que os de supermercado - até minha irmã leva pra Campinas. Se não me engano a Nina usa restos de sabonete na massa. Antigamente, quando morava em Olímpia, lembro de uma vizinha que fazia sabão no quintal num tacho enorme, num fogão rústico montado com tijolos. Ela fazia com banha, se não me falha a memória... Dona Diva. Aquilo borbulhava e ela mexia com uma ripa de madeira, e eu ficava o tempo todo ali perto, olhando. Dona Diva morava na casa em frente quando eu tinha uns 5 anos. Era uma encruzilhada: nós numa esquina, ela na outra, o bar da mãe do tio Neca nioutra e a igreja onde se faziam as melhores quermesses do mundo dos meus 5 anos.

Enfim.

As receitas do site:

Receita 1

- 5 litros de óleo de cozinha usado
- 2 litros de água
- 200 mililitros de amaciante
- 1 quilo de soda cáustica em escama

Colocar, com cuidado, a soda em escamas no fundo de um balde. Em seguida, adicionar a água fervendo e mexer até diluir a soda. Acrescentar o óleo e mexer. Misturar bem o amaciante. Jogar a mistura numa fôrma e cortar as barras de sabão somente no dia seguinte.

Receita 2 com aroma

- 4 litros de óleo comestível usado
- 2 litros de água
- ½ copo de sabão em pó
- 1 kg de soda cáustica
- 5 ml de óleo aromático de erva-doce ou outro a gosto

Esquentar a água. Separar meio litro e dissolver o sabão em pó nele. Dissolver a soda cáustica nos litro e meio de água restante. Adicionar lentamente as duas soluções ao óleo e mexer durante 20 minutos. Adicionar a essência mexendo bem, e despejar nas fôrmas escolhidas. Desenformar apenas no dia seguinte.

Marcadores: , ,