segunda-feira, agosto 20, 2007

Oras, bolas!

Quando eu era criança pequena lá em Barbacena Olímpia, carambola era fruta que perdia no pé. Hoje custa doirreau o quilo. E nem é tão doce quanto a de antigamente.

Junto do pé de carambola tinha também cirigüela*, mas dessa eu tenho trauma até hoje porque comi uma com bicho. Bleargh.

* Parece que em algumas regiões o nome dela é umbu ["da manga rosa quero o gosto e o sumo, melão maduro, sapoti, juá, jaboticaba teu olhar noturno, beijo travoso de umbu-cajá" Morena tropicana, de Alceu Valença]. E por falar em nomes regionais diferentes pra mesma coisa, no pacote de salgadinho de mandioca da Elma Chips vem indicado macaxeira e aipim logo abaixo do nome "mandioca". Eu gostei - da idéia, digo, porque prefiro o salgadinho de inhame que, se não me engano, também é conhecido por cará...

Marcadores: