quarta-feira, junho 27, 2007

Tangram

Tem uma propaganda do Banco Real que usa uma animação com figuras geométricas para formar imagens de casa, pessoas, etc. Eu tava tentando lembrar o nome desse joguinho há semanas, sem sucesso porque o meu tá tão bem quardado que não sei onde tá guardado. Mas tá guardado e não perdido, para registro.

Ontem deu um estalo: é Tangram ou As Sete Tábuas da Sabedoria, um quebra-cabeça de origem chinesa, pequeno gafanhoto. Diz a lenda que um servo do imperador quebrou um espelho quadrado [ou uma peça de cerâmica rara e cara, depende da versão da história] em sete pedaços [os tans. o gram veio da mesma fonte de anagrama, desenhado ou escrito como um diagrama]. Ao tentar remontá-lo, percebeu que os cinco triângulos isósceles, um quadrado e um paralelogramo podiam ser recombinados para formar figuras. Existe uma enciclopédia centenária que resolve mil e setecentos problemas de tangram. São seis volumes, e eu mal consigo chegar nos seis... problemas. Dizem que Lewis Carroll era um aficcionado do jogo [dá pra chamar de jogo algo que não tem um vencedor?]. Napoleão Bonaparte também. Lewis Carroll eu entendo, porque pra jogar tangram tem que ter imaginação fértil, mas Napoleão? Ele era criativo?

A única regra do tangram é que todas as sete peças devem ser utilizadas na figura criada - no Wiki tem o diagrama para fazer um tangram em casa; de papelão, por exemplo. Ou, se for mais habilidoso com uma serra e lixadeira, em madeira [o que definitivamente não é o meu caso. se eu tentasse fazer isso poderia me aposentar por perder um dedo e me tornar incapaz. se bem que aí podia me sindicalizar e concorrer a cargos políticos... ah, sim, voltando ao assunto!].

O meu é de madeira, parece com o desse site donde roubei a foto ao lado, só que veio numa moldura em vez de numa caixa marchetada [gente fina é outra coisa, né?]. Agora bateu vontade de desenterrar o cidadão para brincar um pouco, esvaziar a mente. Com a ajuda de diagramas, claro, porque apanho até pra colocar os tans de volta na moldura.

Marcadores: , ,

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

fddwf

9 de julho de 2008 às 17:01  

Postar um comentário

<< Home