domingo, novembro 20, 2005

Haka

A Nova Zelândia é um país formado por ilhas habitadas originalmente pelos maoris e colonizadas pelos britânicos, localizadas beeeem a sudoeste do Oceano Pacífico, na Polinésia. Quase embaixo da Austrália, para ser mais exata.

Nenhuma colonização é famosa por respeitar ou preservar os valores das terras invadidas, mas no caso dos times de rugby da Polinésia há uma saudável exceção: cada seleção tem seu próprio haka, a dança de guerra maori que executam antes de cada partida na frente dos seus adversários. O rugby é um jogo introduzido nas ilhas pelos colonizadores ingleses e que lembra um pouco o futebol [soccer] e o futebol americano [nesse site tem as regras em português]. Duas culturas diferentes em harmonia. Ou quase, caus que cada jogo é uma guerra em si.

Segundo a mitologia maori, Tama-nui-to-ra [Deus-sol] tinha duas esposas: Hine-raumati [dama do verão] e Hine-takurua [dama do inverno]. Seu filho com a dama do verão chamou-se Tane-rore e acredita-se que tenha sido ele o inventor do haka. Por ser expressão de força e poder, a dança é executada pelos homens, mas as mulheres os apóiam no canto, que fala de morte para intimidar o oponente [e funciona. se eles fizessem isso na minha frente eu gritaria pela minha mãe. além disso, a seleção neozelandesa tem um retrospecto de vitórias esmagador.]. O haka do All Blacks, talvez a seleção de rugby mais poderosa, que completa 100 anos na liga mundial, diz:

Ka mate -- Ka mate
Ka ora -- Ka ora
Ka mate -- Ka mate
Ka ora -- Ka ora
Tenei Te Tangata Puhuruhuru
Nana i tiki mai whakawhiti te ra
Upane -- Upane
Upane Kaupane
Whiti te ra

Em português:

É a morte - É a morte
É a vida - É a vida
É a morte - É a morte
É a vida - É a vida
É o homem cabeludo
Que faz brilhar o sol novamente
Sobe a escada
Sobe até o topo
O sol brilha!

No site oficial do All Blacks dá pra fazer o download de alguns vídeos, além de conhecer mais um pouco da história do time e da mitologia do haka. A lenda diz que eles se chamam All Blacks e se vestem de preto para simbolizar luto pelos adversários. O vídeo que eu mais gosto não tem no site - pelo menos, não consegui encontrar. É uma propaganda da Adidas, a patrocinadora oficial do time [versão longa 11.2MB aqui, versão curta 3.4MB acolá]. Ah se toda guerra se resolvesse assim, em campo.

O haka, na verdade, é um nome genérico para esse tipo de dança. Cada tribo tem a sua própria apresentação, e é questão de honra para eles que seja bem impressionante - um pouco dessa questão da honra foi mostrada no filme Encantadora de Baleias [Whale Rider, Nova Zelândia/2003]. Uma versão mais leve do haka foi mostrada no final de Be Cool - O Outro Nome do Jogo [Be Cool, EUA/2005] pelo ator The Rock, havaiano.