quinta-feira, setembro 22, 2005

Karaoke

Um pouco de história: a palavra japonesa karaoke deriva de karappo, vazio, e de okesutura, orquestra - isto é, orquestra sem voz. Sim, o mesmo princípio de karate, mãos desarmadas. Surgiu no Japão [dãr], mais especificamente na cidade de Kobe [a cidade do terremoto e do bife Kobe, é].

Quando mencionei o campeonato de karaoke em Pedra Lascada esqueci de adicionar essa informação; a competição se dá entre japs e descendentes, que cantam músicas japonesas, caus que foram eles que trouxeram essa mania pro Brasil. Depois é que os brasileiros passaram a cantar músicas em português, inglês e outros idiomas. [Parêntese nada-a-ver: adoooro Cruisin'! Eu tenho, em algum lugar, a versão com Smokey Robinson. É o tipo de música que até eu posso cantar, com essa minha vozinha de curto alcance.]

Esses campeonatos são profissionais: existem etapas regionais, estaduais e a nacional - *se não me engano* os vencedores chegam a competir até no Japão. Os competidores investem tempo e dinheiro para participar e treinam duro o ano inteiro - se eu for vai ser como espectadora mesmo, e não para competir; mesmo porque, digo e repito, não tenho voz. Quando eu canto é só pra atazanar os outros.