segunda-feira, agosto 22, 2005

Yaoi*

Quando a gente pensa em mangás e animes lembra logo ou das historinhas de heróis&monstros ou das historinhas bonitinhas e romantiquinhas, mas nem só. Tem também uma vertente dos quadrinhos e desenhos animados japoneses dedicados à fornicação: são os hentais. Alguns são editados com quadriculados ou efeitos de luz, outros são francamente ginecológicos. E, assim como na vida real, tem de todo tipo de fornicação: homem com mulher, mulher com mulher, homem com homem, alien com mulher... Quando tem conotação homossexual masculina o hentai é chamado yaoi [o equivalente ao slash das fanfics].

Toda essa pequena aula sobre pornografia japonesa para introduzir o assunto em questã: uma galeria de arte nova-iorquina foi obrigada a retirar pinturas que retratam Batman e Robin em posições comprometedoras, segundo eles por determinação da DC Comics.

OK, isso realmente vai comprometer o efeito do meu Top Herói Fazível de hoje. Que seja. Afinal, ficção é ficção e vice-versa.

* O antônimo de yaoi é yuri, sexo homossexual feminino.

** Linque roubado do Marcelo que roubou do Edson. Ladrão que rouba ladrão...

*** Para quem se interessou pelo assunto hentai: aqui, aqui e aqui.

**** E, a propósito, já viram o novo blogue de tio Nuno dedicado aos quadrinhos? BêDê [de banda desenhada, história em quadrinhos em português de Portugal].

Batata Transgênica é cultura. Errr... ou algo assim.