domingo, agosto 21, 2005

Medo é autodefesa dos ignorantes

Diário de Marília: "As autoridades brasileiras não sabiam ler os caracteres japoneses e queimavam documentos", disse Issei Sakamoto, responsável pela pesquisa que resgatou dados da colônia para construção de memorial em homenagem a imigrantes.

Sakamoto explicou que o memorial é uma forma de preservar a cultura e as raízes orientais entre os mais jovens. "De onde viemos, o que fizeram nos pais, avós?".

Uma boa leitura para tentar entender a época e o que aconteceu na região está no livro Corações Sujos, de Fernando Morais [o mesmo de Olga]. O tema do livro é a associação Shindo Remmei, que pregava que o Japão não perdeu a guerra [a Segunda Grande, niqui Japão, Alemanha e Itália formavam o Eixão do Mal, buuuu]. Em Pedra Lascada os gaijins - muitos dos quais dão nome a ruas, hoje em dia - também perseguiram e destruíram documentos e livros escolares de crianças japonesas nessa época da Guerra Fria. Bem, nem era para me indignar com isso, sabendo da tradição pedralascadense de não dar a mínima pelota para cultura, de se fechar na sua ostra e achar que qualquer coisa daqui vale ouro e o que vem de fora é de barro.

É só ironia então que tenha sido justamente a colônia que manteve essa cidade viva até hoje.

Oh, céus... eu realmente *preciso* ganhar na mega-sena e sair daqui.

Houaiss
Ignorante
. que desconhece a existência de algo; que não está a par de alguma coisa
. que ou quem não tem conhecimento por não ter estudado, praticado ou experimentado; incompetente, inexperiente
. mal-educado, grosseiro; pretensioso, presunçoso

Sinônimos
ver sinonímia de bronco e antonímia de devasso e experiente

Antônimos
civilizado, sabedor; ver tb. antonímia de tolo e sinonímia de devasso e experiente