quarta-feira, agosto 17, 2005

Do real para a ficção

Quando eu li o título da matéria na rede ("Escritores leiloam nomes de personagens na Web"), entendi que personagens já existentes na ficção teriam seus nomes leiloados, sabe-se lá para quê. Percebi logo que estava enganado: a idéia é que alguém "venda" seu nome para um autor famoso para que este utilize-o como nome de personagem a ser criado em um novo livro.

Cuma ?

A matéria (do Terra, pós-Reuters) começa com a indagação: "Quanto você pagaria para ser imortalizado como zumbi num livro de Stephen King ou como mocinho num suspense de John Grisham?". Justamente estes dois autores estão entre 16 escritores que estão vendendo a quem quiser o direito de ter um personagem em seus livros batizado com o nome do comprador: King vai publicar, em um ou dois anos, seu novo romance chamado "Cell", segundo o próprio "uma obra violenta que terá zumbis acionados por sinais viciados de telefone celular que destroem o cérebro humano. Como uísque barato, é muito ruim e extremamente satisfatório", e acrescenta que, se o comprador quiser que o personagem morra, o nome terá que ser feminino.

Fiquei pensando a respeito:

(1) Que autor eu gostaria que "imortalizasse" (vixe) meu nome ?

Certamente eu escolheria, se viva ainda fosse, Agatha Christie. Entre os nacionais, talvez eu prefira ser alvo de um poema, sem nome nem nada. Mas os autores... também já se foram, e poesia foge ao escopo dessa história...

(2) Personagem vilão, bandido, protagonista, coadjuvante... O que eu escolheria ?

Sendo Agatha Christie, acho que o detetive que soluciona o caso, mas me satisfaço como o coajuvante narrador da história, por exemplo. Se bem que, pela matéria, a única escolha possível é mesmo a do nome do (in)feliz, pelo autor: profissão, cabelos e comportamento, nem pensar.

A questão da possibilidade de morrer no livro também é instigante. Qual será a reação do leitor, absorvido na leitura, ao se deparar com sua própria morte ?

Hum... preciso pensar nisso com calma... Meio "de onde viemos, para onde vamos", não ? :)

O link da matéria está aqui, com direito a foto meio monkey de Stephen King e citações de Nora Roberts, Amy Tan (de "O Clube da Felicidade e da Sorte"), Lemony Snicket ("Desventuras em Série") e Dave Eggers ("Uma Comovente Obra de Espantoso Talento").

O site do leilão é:
http://www.ebay.com/fap

Se quiser (tentar) responder às questões acima, claro, fique à vontade !