sexta-feira, julho 15, 2005

-1

Tão próximo do lançamento oficial já surgiram livrarias e farmácias que venderam *sem querer* o sexto volume da série Harry Potter antes do prazo - correndo o risco de ficar de fora da lista de lojas que receberão o sétimo [e último] volume como punição. Aposta arriscada. Outras lojas [Barnes&Noble, por exemplo] mantém os livros ainda encaixotados dentro de salas trancadas até o lançamento oficial: à zero hora de 16/7 em Londres. O serviço de correio Royal Mail contratou 150 caminhões extras para a entrega dos livros - bem que eu gostaria de saber qual vai ser o esquema adotado pelas Lojas Americanas...

Uma festas de lançamento estava programada para acontecer na estação King's Cross, de onde sai o expresso para Hogwarts na plataforma 9 3/4 [ou 9 1/2, segundo a tradutora Read Wyler], mas foi transferida para Wimbledon depois dos ataques terroristas. Menos traumático será o lançamento em Brisbane, na Austrália, nonde uma rádia local fará a leitura non-stop de "Harry Potter and the Half-Blood Prince" com voluntários - iniciativa muito legal, mesmo levando-se em consideração que o lançamento de audiobooks [e, se não me engano, a da edição em braile também] será simultâneo.

Em todo caso, falta muito pouco agora para o fim da agonia da espera. A contracapa da edição infantil britânica já está online [spoilers!!, traduzido aqui] - assim como a capa da edição de luxo da americana Scholastic [sem spoiler].

Enquanto a tradução não-oficial está na boca do forno [primeira página já publicada na comunidade], vale dar uma espiada na matéria do Folhateen de segunda passada e responder o teste de 5 perguntas sobre seus conhecimentos da série para medir o quanto é fã [eu acertei duas questões, a 2 e a 3]. A continuação da matéria é restrita para assinantes daquele provedor lá e é uma entrevista com a tradutora Read Wyler. Ou, em inglês, o especial do jornal USA Today. Ou, ainda, dar uma espiada no que parecem ser a primeira página dos dois primeiros capítulos e os nomes dos primeiros 17 capítulos - podem dar uma dica do que se passa?

Isso, é claro, se resolver desobedecer às recomendações papais. Do papa, sim, não do seu pai - que, aliás, pode recuperar 5 dos 18 dólares que vai pagar por um exemplar da Scholastic [valor cotado na Amazon], se vender seu exemplar usado. Outro que não segue a recomendação papal é o professor de Física de uma universidade de Maryland, EUA, que usa os livros da série para ensinar ciências.

Sweet e Mary e Sama-san, este é o último poste que publico sobre HP and the Half-Blood Prince aqui - até sair a tradução oficial, pelo menos ;o) A partir deste momento, tudo que tiver a comentar a respeito será feito na Cozinha [tá bem cru ainda, vou ajeitar no fim de semana, espero].

[Ouvindo: Aiko Okumura - 03 tasogare my love - Fuyu no Hikari (3:54)]