domingo, maio 29, 2005

I GM

2005 marca os 60 anos do fim da Segunda Guerra Mundial, ou Segunda Grande Guerra - bombas atômicas, Pearl Harbour, Hiroshima e Nagasaki, não nesta ordem, em agosto.

Mas a notícia mais empolgante de hoje é sobre a Primeira Guerra Mundial, aquela que começou com o assassinato do imperador com nome de banda de rock, o austro-húngaro Franz Ferdinand, e terminou com o Tratado de Versalhes: o corpo de um oficial britânico foi encontrado na Bélgica, muito bem conservado. Vale lembrar que já faz quase um século que a I GM aconteceu; o corpo está tão bem conservado que documentos e cartas encontrados junto ainda são legíveis. Dizem que é por causa da composição química da terra nonde foi enterrado, uma tal de terra azul ou terra iperita - por acaso, a iperita compõe um dos gases utilizados na guerra como arma química [popularmente conhecido por gás mostarda]. Segundo o Wikipedia, foi a primeira vez em que armas químicas foram usadas em guerra.

Ouch. Eu gostaria de ter tido professores de História que instigassem a saber mais do que sei hoje em dia; tou tendo que aprender tudo de novo.